Image
Os jogadores do Real Madrid comemoram o título em San Mamés, o estádio do Athletic Bilbao, lançando ao ar o técnico José Mourinho (Foto: thesun.co.uk)

Os principais números ligados ao recém-conquistado título de campeão espanhol do Real Madrid foram divulgados pela mídia esportiva do mundo inteiro.

Que, por exemplo, além de 32 títulos da Liga Espanhola, o Real já levantou 9 Copas da Europa e 18 Copas do Rei, que Cristiano Ronaldo havia marcado 44 gols até o jogo em que seu clube matematicamente se sagrou campeão, nesta quarta, 2 de maio, ao derrotar o Athletic Bilbao por 3 a 0, em Bilbao, no País Basco – e por aí vai.

Para os amantes do futebol, porém, relaciono 10 fatos que não foram tão divulgados e que podem ser interessantes. Vamos lá:

Image
Cristiano Ronaldo e Casillas, os dois únicos a disputar as 36 partidas até agora. Mas o goleiro tem mais minutos jogados (Foto: estadao.com.br)

1. O único jogador a disputar todas as 36 partidas do certame, completas, até agora (ainda faltam duas para o campeonato acabar) foi o goleiro Casillas, capitão do time: um total de 3.367 minutos de futebol.

2. O artilheiro Cristiano Ronaldo participou de 36 partidas, mas em uma delas começou no banco de reservas: tem 3.293 minutos.

3. O único jogador que não recebeu nenhum cartão – amarelo ou vermelho – em todo o campeonato até agora foi, justamente, um dos mais caçados pelas defesas adversárias: o atacante francês Karim Benzema, que disputou 31 partidas.

4. Na partida em que o Real Madrid praticamente matou o campeonato por antecipação, no dia 21 de abril, ao enfim vencer o Barcelona por 2 a 1 no terreno adversário , o Camp Nou, os bastidores dos vestiários antes da entrada dos times em campo – aqueles momentos tensos em que os jogadores ou mal se olham, ou se encaram com ar de lutadores de vale-tudo ao ouvir instruções do árbitro – revelaram uma cena de cavalheirismo explícito: Casillas, também capitão da seleção espanhola, saiu da fila de seu time, aproximou-se dos arquirrivais, abraçou o meio-campo Busquets, do Barça, seu colega de título mundial na Copa de 2010, e deu-lhe um beijo no rosto.

Image
A multidão de torcedores que esperava a chegada do ônibus dos campeões à Praça de Cibeles, no coração de Madri (Foto: abola.pt)

5. Desde que o Athletic Bilbao foi fundado, em 1898 – há 114 anos, portanto –, nunca um clube visitante havia sido campeão em seu território.

6. O time do Real chutou 689 bolas a gol até agora.

7. O jogador que mais passes deu foi o meio-campo Xavi Alonso – 2.891, dos quais 2.471 certos.

8. Pouco ou nada se comenta na imprensa, mas o excelente zagueiro português Ricardo Carvalho, titular absoluto até o começo do campeonato, desapareceu de cena não apenas em virtude de uma contusão: ele apresenta também problemas psicológicos.

9. O primeiro jogador do arquirrival Barcelona a felicitar pelo Twitter o time do Real Madrid pela conquista foi o zagueiro Piqué.

10. O valor de estimado mercado do plantel do clube madrilenho é de 530 milhões de euros (1,32 bilhão de reais).

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

6 Comentários

carlos nascimento em 06 de maio de 2012

SANTOS Tri-Campeão Paulista, 2010/2011/2012. A era Ganso e Neymar só está começando.

carlos nascimento em 05 de maio de 2012

Minhas fontes podem estar falhando, insistem em afirmar que Valdés tem sangue basco na origem, independente de raça ou credo, não importa, falando tecnicamente, mantenho minha opinião de que o mesmo é superior à Casillas, a linda morena jornalista esportiva não gostou nada dessa notícia. C.Ronaldo na Lusa do Canindé é apelação de expressão, impossível, mais fácil o Corinthians ser Presidido por Ronaldo Gorducho, agora, o Manchester City, via Sheik árabe já tinha preenchido o cheque, vai ver que os elefantes da África recuaram da ideia.

carlos nascimento em 05 de maio de 2012

Ricardo, Vamos lá : - Mourinho é o responsável por tudo isso, façamos justiça, apesar de sua personalidade fora dos padrões RS. - Vc é fã de carteirinha do Casillas, prefiro o goleiro do Barça, o fantástico Victor Valdés, lembre-se da máxima do futebol , todo grande time começa por ter um grande goleiro, Valdés é injustamente relegado como segundo, acredito que razões políticas o tornaram preterido, sabe como é, o cara é Basco. - A festa ficou incompleta, pois com todo o mérito da conquista, ter ficado de fora da final da Liga dos Campeões é mortal, o prejuízo financeiro é grande. - Era hora do tudo ou nada, o jejum já estava incomodando, cabeças poderiam rolar, inclusive a coroada de C.Ronaldo. Falando nele, tem méritos, entretanto, é individualista, desagregador, narcisista, sei não, o time que ele joga, dificilmente ganhará muitos títulos, ele faz parte daquela raça, só eu, só eu, espelho mágico, tem alguém melhor que eu..... o espelho responde... sim, lá no Brasil, N E Y M A R! - Quanto ao Corinthians, meu caro amigo Ricardo, lamento, a era Ganso e Neymar só está começando, a fila vai ser longa. PARABÉNS pelo título espanhol. abraços Carlos Nascimento. p.s. um pedido, no próximo domingo (13/05/12), o meu SANTOS irá comemorar o título Paulista´- TRI CAMPEÃO- faça justiça, prepare um post também. Prezado Carlos, se você disser ao Valdez que ele é basco, ele, como catalão, vai querer sair no braço com você, hahahahaha... Esses nacionalismos são complicados na Espanha, mas, na seleção, os técnicos conseguem mantê-lo fora. Veja você: o segundo goleiro que mais vezes defendeu a seleção espanhola, e era um ídolo nacional, foi Andoni Zubizarreta, que é basco. Na seleção espanhola campeã mundial dem 2010, a maioria dos titulares era constituída por catalães: Puyol, Piqué, Xavi, Busquets, Capdevilla... e por aí vai. O Casillas tem uma experiência extraordinária. Não dá para comparar. Começou aos 19 anos, está chegando aos 33, é o recordista histórico em participações na seleção espanhola. O Valdez é muito bom, mas vai precisar esperar sua hora. A saída do Cristiano Ronaldo do Real Madrid é tão possível quanto a contratação do Messi pela Portuguesa de Desportos. Ele é um deus para a torcida e para a diretoria do clube, apesar de seu comportamento narcisista. E, olhando só para o futebol, está cada vez melhor. Quanto ao Corinthians, que fila? QUem é o atual campeão brasileiro? Abraços

Reynaldo-BH em 04 de maio de 2012

Fique tranquilo, Setti. Brevemente nós - a turma do Barça ! - voltaremos a postar o hino do Barcelona: "Blau-grana al vent, un crit valent tenim un nom, el sap tothom Barça, Barça, Baaarça." Sem intrigas, hehehe... É um hino belíssimo, é um time espetacular, não há dúvida. Seus principais responsáveis misturam demais política com futebol, mas isso é da vida. Tenho grande respeito pelo Barça e acho Pep Guardiola um técnico fantástico e uma pessoa singular, no melhor dos sentidos. Já a torcida local só agora está mudando: em boa parte vitimista, ao longo do tempo se acostumou a reclamar de barriga cheia, a ser impaciente com supercraques (minha Nossa Senhora, nem o Maradona serviu para boa parte dela!) e ainda não sabe empurrar o time com o mesmo vigor de tantas outras torcidas -- Deus do céu, basta ver a dos times ingleses, como o ManU e mesmo as equipes pequenas, dos times argentinos, começando por Boca e River, de times espanhóis mesmo, como o Atlético de Madrid (que tem um "hino" específico para provocar cada jogador do Real, seu grande rival histórico) ou os bascos do Athletic Bilbao. Sem falar, é claro, no meu Corinthians... Abração

Reynaldo-BH em 04 de maio de 2012

Por que será que eu notei um certo orgulho neste post? Hehehe...Parabéns de novo. Epa, Reynaldo, meu amigo, não me intrigue com a turma do Barça...

ADONIAS MIRANDA SOUZA em 04 de maio de 2012

INDIVIDUALMENTE O REAL É MUITO SUPERIOR AO BARÇA, TIRANDO OS PIORES DO REAL QUE SÃO OS MACAQUITOS "KAGÁ" MARCELO E PEPE, O RESTANTE DO REAL FORMA UM ÓTIMO CONJUNTO BASTA VER AS PARTICIPAÇÕES DESTES QUANDO O REAL JOGA, DIFERENTEMENTE DO BARÇA QUE É PRATICAMENTE MESSI+10, COM ALGUM DESTAQUE POSITIVO SÓ PARA MASQUERANO, PUYOL, PIQUET E INIESTA, O RESTO SÃO RIDÍCULOS E O PIOR DOS PIORES É O "VAMPIRO" TUPINIQUIM, ESSE NÃO JOGARIA NEM NUM TIME DE VÁRZEA PORQUE ALEM DE GROSSO E BURRO, É DESEQUILIBRADO. O futebol é maravilhoso, caro Adonias, e comporta todas as opiniões. Cada um tem a sua, naturalmente. Divirjo de seus julgamentos, e, no caso do Barça, acho o Xavi, que você nem mencionou, um jogador simplesmente extraordinário. Em geral ele é o jogador que mais toca na bola em campo -- e, não raro, acerta 98% dos passes. Um assombro! E tem a virtude rara de ser discreto. Abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI