Image
O ex-presidento Lula, como se sabe, fala pelos cotovelos sobre tudo, em todos os lugares em que consegue juntar uma audiência. Agora, com milhares de brasileiros protestando nas ruas, está quietinho. Onde está Lula? O que tem a dizer, além das platitudes que postou em seu Facebook? (Foto: SXC.HU)

Líder que é líder — é líder.

Líder está e aparece nas horas gloriosas mas é muito mais importante que apareça nos momentos de transe, difíceis, críticos, decisivos.

Líder precisa ter coragem.

Líder precisa por a cara para bater.

Tem que indicar caminhos, orientar, fazer-se seguir — ou divergir, criticar, trombar de frente com o que não concorda.

Líder não se esconde da multidão, aparece.

Líder não se encolhe, mas se expõe.

Aí, diante das multidões que se manifestam Brasil afora — hoje, entre outras cidades, em São Paulo, Florianópolis, São Gonçalo (RJ), Juazeiro (BA), São José do Rio Preto (SP) –, pergunto: CADÊ LULA?

Onde está o Lula falastrão, discurseiro, palanqueiro, que mete a colher em todos os assuntos, sempre que consegue juntar uma audiência diante de si?

Onde está o Grande Negociador para “sentar” — um de seus verbos preferidos — com líderes do movimento, sejam eles quem forem?

O que é que ele, afinal, tem a dizer sobre o que ocorre nas ruas “deztepaiz”?

Tudo o que se soube do Grande Líder, do Salvador da Pátria, do Criador do Brasil, do Nunca Antes Neste País foram declarações rasteiras, chinfrins, óbvias — e distantes anos-luz do que ocorre nas ruas — e postadas no Facebook. Vejam vocês mesmos:

2-post-face-lula

O que Lula tem a dizer sobre as reivindicações, que recaem inclusive sobre o que deixou de ser feito em seu governo?

O que Lula tem a dizer sobre a baderna no centro de São Paulo, como a tentativa de invadir a sede da Prefeitura (cujo titular, Fernando Haddad, é do PT), a depredação de uma agência bancária, os saques e roubos de lojas, os focos de incêndio provocados?

O que Lula propõe ao que se supõe sejam seus milhões de seguidores?

Sabem por que, acho eu, aqui do meu canto, Lula não aparece, não fala, não se expõe?

Porque nem ele, o santo-dos-santos do populismo, o campeão dos campeões de popularidade, vai acabar sendo VAIADO, vai ser arremessado na vala comum dos politicões tradicionais, da velharia que manda no país e da qual ninguém mais quer saber – uma vez que, como se sabe, ele se tornou há tempo parte importante dela, com seus métodos de fazer política (mensalão), com sua aliança com os sarney, collor, maluf, jader barbalho e renan calheiros da vida, com o liberou geral das Rosemarys da vida.

Não aparece, não fala e não se expõe para não ouvir o que já se grita, em diferentes pontos “deztepaiz”:

– Fora, Lula!

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

TWITTER DO SETTI