Por Daniel Setti

Na letra de “Sampa”, a clássica homenagem de Caetano Veloso a São Paulo, há um verso que menciona a “dura poesia concreta de suas esquinas”.

Pois no clipe de “Precaução”, faixa de abertura de Outro Lugar, primeiro álbum do projeto Faria & Mori (alter-ego do cantor, compositor, multi-intrumentista e redator publicitário André Faria, 32), esta poesia concreta não é tão dura assim. Dirigido pelo curitibano Dulcídio Caldeira, o vídeo retrata a beleza e a grandiosidade de algumas paisagens da megalópole que, por serem frequentadas diariamente com tanta pressa e por tanta gente, quase nunca são notadas.

Para que o efeito “cartão postal em movimento” fosse causado, Caldeira se fez valer de uma boa escolha de endereços paulistanos, em uma lista que inclui da Avenida Paulista aos viadutos do centro (até o tenebroso Minhocão saiu bem). Também usou como recurso técnico uma câmera que registra até 1.000 quadros por segundo, o que permite expressar, em tempo lentíssimo, cada mínimo detalhe de todos os movimentos gravados. A simples ideia de captar os protagonistas em pleno vôo, combinada à letra da canção (“Por precaução, os pés que eu vejo/Não tocam mais o chão”) se encaixa à perfeição no resultado final.

As filmagens se dividiram em duas sessões diárias de dez horas cada. Entre os personagens que aprecem no clipe estão amigos de André Faria e o próprio músico (o de roupa negra posicionado à frente das escadarias do Teatro Municipal), mas também pessoas que casualmente passaram por perto e toparam participar. Inclusive Andy Bauer, o baterista da banda dominicana-americana Twin Shadow (o de cabelos compridos e chapéu que posa no canteiro central da Paulista), que se apresentava em São Paulo à época da produção do vídeo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

6 Comentários

Reynaldo-BH em 20 de setembro de 2011

Sacanagem, Daniel! Esta música e clip virou mania! Como os "pôneis malditos" da Nissan. Não paro de ouvir. E a cada audição mando prá alguém! Como recado, como alerta, como novidade... Sei lá! É Red Label sem Club Soda! Irresistível! Valeu Daniel! Genial! Grande Reynaldo. Que bom que gostou. Um abraço Daniel

Marco em 17 de setembro de 2011

Amigo Setti: Daniel,antecipou a primavera com essa música e retratou a alma da cidade. PS: Avisa o teu Pai q em função do Feriadão Farroupilha aqui no RS. Vou dar um pulo no Litoral, e vou ver se consigo visitar um amigo em Laguna SC. Volto Quarta. Abs. Boa viagem e aproveite Laguna, caro Marco. O Daniel depois complement esta resposta. Abração

Tuco em 16 de setembro de 2011

. Extraordinário! .

Paulo Cesar Ferreira em 16 de setembro de 2011

Bonita !!!! São Paulo, pra ficar feia tem que melhorar muiiito.

José Geraldo Coelho em 16 de setembro de 2011

Quimera.

Mirtes Oliveira em 16 de setembro de 2011

A D O R E I Saudades de Sampa...

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI