Nas últimas semanas, as terríveis cenas de violência explícita no Rio de Janeiro invadiram o noticiário de todo o mundo. Jornais, revistas, sites e telejornais internacionais mostravam grandes áreas da Cidade Maravilhosa, uma das futuras sedes da Copa do Mundo e sede das Olimpíadas 2016, conflagradas pela ação de forças policiais-militares em busca de traficantes, fuzis e toneladas de drogas.

Nesta sexta-feira, dia 3, o presidente Lula tentou minimizar os efeitos negativos  da operação no Complexo do Alemão para a imagem do país. Segundo ele, antigamente, só se falava do Brasil na época da Copa do Mundo e do Carnaval. O presidente parece ter se esquecido completamente de alguns detalhes da cultura brasileira, como a música popular, por exemplo. Ou o sucesso mundial obtido pelo Brasil no combate à inflação.

Mas sigamos em frente.

“Agora, a imagem do Brasil no exterior é melhor do que há alguns anos”, afirmou Lula. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, seguiu o mesmo discurso. “Estamos otimistas que a ação dos governos do Rio e federal tenham impacto positivo na imagem do Brasil no exterior”.

As imagens e as legendas abaixo são apenas algumas das fotos do Rio de Janeiro divulgadas pelas agências internacionais de notícias. Ainda não sabemos em que grau a imagem do país, tão enaltecida pelo presidente, foi atingida pela visão dessas cenas mundo afora.

Image
Os soldados com suas armas durante uma operação contra traficantes de drogas no Complexo do Alemão, conjunto de favelas no Rio  (Foto: Felipe Dana/AP Photo)
Image
Moradores reagem depois que um tiroteio provocou um incêndio em uma casa na favela do Complexo do Alemão (Foto: Silvia Izquierdo/AP Photo)
Image
Supostos traficantes de drogas, um deles segurando uma metralhadora, dirigem uma moto por um cruzamento na favela Morro de Alemão (Foto: Evaristo/Getty Images)
Image
A reação de duas crianças a um tiroteio resultado da operação policial contra traficantes de drogas no Complexo do Alemão (Foto: Silvia Izquierdo/AP Photo)
Image
Soldados do Exército, policiais e jornalistas assumem posições durante uma operação no Complexo do Alemão (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
Image
Menino com a palavra “paz” escrita na testa olha durante um protesto na favela do Complexo do Alemão (Foto: Felipe Dana/AP Photo)
Image
Traficantes apontam armas para a polícia na favela da Grota, no Complexo do Alemão (Foto: Thiago Cardoso/AFP)
Image
Policiais buscam um laboratório de refino de cocaína durante uma incursão no Complexo do Alemão (Foto:Jefferson Bernardes/AFP)
Image
A marca de bala na janela do táxi em que o fotógrafo da Reuters Paulo Whitaker foi ferido durante uma operação na favela de Vila Cruzeiro (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

11 Comentários

eno em 10 de dezembro de 2010

Blz! Pelo menos esses bandidos menores q são protegidos protegidos por uma constituição idiota, levaram chumbo grosso, sem a menor interferencia desses filhos da **** que se diz defensores dos direitos humanos.

Marcos Aarão Reis em 08 de dezembro de 2010

Você conhece o Blog do Piza? Muito interessante... Não, caro Marcos. Vou procurar. Abração

sinisorsa em 07 de dezembro de 2010

Eis aí o mais perfeito exemplo de que “A justiça escandinava só é melhor que a brasileira para aqueles que acham que o Brasil é conhecido apenas por suas bailarinas, quando o mundo inteiro se admira da capacidade e grandeza do brasileiro.” Enfim, o mundo inteiro agora pode se admirar TAMBÉM da sujeira, pobreza, violência, fiúra, desordem, pânico e incompetência reinantes nesse país. As bailarinas estão perdendo espaço.

em 06 de dezembro de 2010

Esse DESgoverno é puro marketing... É SÓ PROPAGANDA, MENTIRA, BRAVATA, PAPO FURADO, LOROTA...É SÓ ISSO... NÓS SOMOS O PAÍS DO B: BATUQUE, BOLA, BOLSA E BUN..

Frederico em 06 de dezembro de 2010

Felismente faltam poucos dias para pararmos de ouvir as bobagens e bravatas ditas por este presidente do PT.

Isabel em 05 de dezembro de 2010

"Deus Jr. deve estar com delirium tremens!" kkkkk... muito boa para quem está bipolar com TMPermanente... morri de rir... Kyrie eleison, Deus Jr. eleison, Kyrie eleison.

Isabel em 05 de dezembro de 2010

Toda maquiagem derrete debaixo de um sol escaldante. A triste realidade sempre mostrará nossa verdadeira cara. Nosso refinamento sempre estará emergencialmente emergente. Somos uma piada grotesca. Nosso povo foi reduzido a sexo e estômago. Um país só se desenvolve com cérebros. Não somos cabeça; somos rabo.

Renato em 05 de dezembro de 2010

Prezado Ricardo : - veja mais imagens nesse link : http://www.boston.com/bigpicture/2010/11/rios_drug_war.html Obrigado, caro Renato. Um abração.

Vítor em 05 de dezembro de 2010

A situação sempre foi uma porcaria nas favelas, é bom que os outros países vejam que há reação aqui. E devemos, agradecer ao Lula, por este ter colocado o exército à disposição do RJ. A situação no blog, beira o ridículo. Tudo que o presidente faz virá, de algum modo, algo ruim. Acordem, é o início de uma guerra contra o tráfico que deveria ter sido travada há mais de década..

Zé Eduardo em 05 de dezembro de 2010

Deus Jr. deve estar com delirium tremens!

gaúcha indignada em 05 de dezembro de 2010

Ñão tem saída. A imagem do Brasil no exterior, sob o comando do Luis 51 é degradante, em todas as áreas. Esta "segurança pública" "aplaudida pelos jornalistas progressistas" é um fracasso total. A operação do complexo do alemão foi um circo, todos os traficantes fugiram, e as armas e drogas ficaram nas mãos da polícia, que agora, com poder maior, "voltarão" novamente aos traficantes. Todos os países democráticos entenderam a situação do Brasil, ou seja, SEGURANÇA ZERO, e todo o resto também.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI