Image
A mansão do governador do DF, vista de cima…

Foi patético, e seria de morrer de rir se não revelasse a escuridão e falta de transparência que rege a vida de boa parte dos políticos “deste país”: o governador do Distrito Federal, o petista egresso do PC do B Agnelo Queiroz, passou quase dez horas depondo ontem na CPI do Cachoeira, se enrolou e enrolou os parlamentares diante de uma pergunta que qualquer brasileiro normal e probo responderia de bate-pronto.

Qual foi, afinal de contas, a forma de pagamento utilizada para comprar a espetacular mansão em que vive no Lago Sul, em Brasília? (Um portento de 550 metros de área construída, em meio a um gigantesco terreno e dispondo de todos os confortos possíveis e imagináveis, no valor estimado de 4 milhões de reais).

Image
… e vista de outro ângulo, no esplendor de 550 m2 de construção e de todos os confortos e mordomias

Queiroz teria pago 400 mil reais pela casa em 2007, com a interessante circunstância de que, no ano anterior, o total de seu patrimônio declarado à Receita mal passava de 200 mil.

A principal pergunta que se impõe, porém, não é como pagou — se por cheque, em dinheiro, por meio de TED bancária.

É como um ex-médico do serviço público que há 22 anos só faz, única e exclusivamente, política — foi deputado distrital, deputado federal, diretor da Anvisa e ministro do Esporte, antes de ser governador — pode ser dono de uma mansão nababesca, digna de um industrial, de um potentado do agronegócio, de um banqueiro?

Esta é a pergunta — e pode e deve ser dirigida não apenas a Agnelo Queiroz, mas a muitos políticos que ostentam mansões e outros bens em nada condizentes com o que recebem dos cofres públicos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − dois =

Nenhum comentário

Samuel em 17 de junho de 2012

Essa casa tem no mínimo 1100m² de área construída medido pelo google earth. Só a casa principal são 400m² x 2 = 800m² (a casa é duplex).

fpenin em 17 de junho de 2012

Setti, Por partes: não acredito que a área construída seja de apenas 550 metros quadrados.Não sou engenheiro ou arquiteto. Atente bem para a foto,Setti. Além do prédio principal, que deve ter, no mínimo,uns 600 metros quadrados, há uma maloca e dois prédios menores à direita, mais a piscina e mais um campo de futebol. Eu tenho uma casa de aproximadamente 500 metros quadrados, com piscina,e que, comparada à casa de Agnelo, parece mais uma edícula.A outra parte: durante o depoimento à CPMI, Agnelo Queiroz tentou justificar o seu portentoso patrimônio com as atividades médicas que exerceu juntamente com sua esposa. Ambos eram- ou são- funcionários públicos. Dra. Ilza revelou que nunca teve consultório e que não costuma cobrar das pacientes, nem sabe como fazer.Com pouco tempo decorrido após a residência médica, Dr. Agnelo embrenhou-se na política, tendo sido eleito deputado distrital em 90;posteriormente cumpriu 3 legislaturas como deputado federal, foi ministro do governo Lula e agorá está governador do DF. Eu sou médico, Setti, com mais de 40 anos de formado , não me considero incompetente, sempre me esforcei para fazer uma medicina decente e, como a maoria dos médicos, não estou com essa bola toda. A remuneração do médico no serviço público é aviltante, estão aí todas as greves da categoria para confirmar o que digo. Portanto, que me desculpe o Dr. Agnelo, mas da medicina acho pouco provável que se origine toda a sua fortuna.O que me aborrece, Setti, é a inoperância da Receita Federal. Qualquer bagrinho que apresente algum bem a mais é alvo de investigação dos chamados SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA. Com os políticos, não; possuem mil propriedades, que muitas vezes não são registradas ou têm seu valor real diminuído, e NADA ACONTECE. O contribuinte, que paga para ser estuprado,já não aguenta mais - e ainda tem que ouvir todas a sorte de mentiras que os políticos brasileiros insistem em contar. Cadeia neles!

luiz em 16 de junho de 2012

Eu não consigo entender certos comentários. Um acha que não tem nada a ver, outro acha prematuro julgar, aquele quer ver as "manções do Serra e ap do FHC"( se este tem por que esse não pode ter também), aquele outro acha não ter nada demais e que o custo é compatível, é você que está sendo maldoso e etc e tal. Querem defender o indefensável...

carlos nascimento em 16 de junho de 2012

Ricardo, Voltando ao tema de meu comentário de 14/06/2012 às 18:41 Vc diz que a opção "D" em especial não lhe agrada, sendo assim, então tente me responder o que segue abaixo: Cavendish mandou "recados" ao Congresso, leia a VEJA deste sábado, afirmando que se for convocado vai denunciar os esquemas das outras EMPREITARAS que operam com a mesma similaridade da DELTA, colocando todo o Congresso brasileiro sob suspeita, sim, pois se esse Congresso que ai está não passar à limpo tudo isso, estará desmoralizado, finalmente alguém colocou os honrados congressistas de bruços, em uma genuflexão humilhante, resta aos Parlamentares sérios - poucos - separarem o joio do trigo, fora disso, pra que serve um Congresso que não tem condições morais de apurar nada, me diga, pra que serve.....sendo assim, a opção "D" nunca esteve tão VÁLIDA. Meu amigo RS, não fuga da pergunta, sei que vc entende perfeitamente o que está por acontecer com o nosso País, estamos à beira do precipício, quando as Instituições chegam nesse patamar, só a um jeito.....com sua experiência me diga qual o melhor caminho. abraços Carlos Nascimento.

ALEFE em 16 de junho de 2012

ESTA REPORTAGEM DEVERIA INTERROGAR OS PROMOTORES DO DISTRITO FEDERAL, OU O CONSELHO DO MINISTERIO PUBLICO, NO MEU ENTENDER CABE PREVARICAÇÃO DESTAS AUTORIDADES, POR SE CALAR DIANTE DESTAS ATROCIDADES.

Corinthians em 16 de junho de 2012

Gostaria de lembrar aqui que o grande estadista Agnelo ofereceu seus sigilos bancários, fiscal e telefônico dos últimos cinco anos, em um gesto que comprova o quão honesto que ele é. E daí que a casa foi comprada a mais de 5 anos ? E daí que a Delta e Cachoeira usavam de uma vasta rede de laranjas ? O cara é do PT, por que não haveríamos de confiar em seu julgamento em favor dos pobres ? Incrível como aparece ainde gente defendendo o que é indefensável. Quebra de sigilo nos quatro - Agnelo, Perillo, Cabral e Cavendish. Sugiro que seja feito de 2003 para cá.

Ruy em 15 de junho de 2012

Caro Ricardo, A resposta à sua pergunta é simples. Como ele é um médico excepcional, com certeza encontrou um modo de sobreviver sem comer e sem beber. Assim não gasta dinheiro com essas coisas supérfluas e pode direcionar tudo o que ganha para necessidades mais básicas como habitação popular (aliás democrática e polular, como se alardeia o PT), quadra de tênis, piscina aquecida e quejandos mimos. Pode ser, também, que ele haja se tornado um guru indiano, e tenha aprendido a viver de luz ou de prana... Mistura de PC do B com PT, coisa boa não podia mesmo dar. Além disso, ele consegue fazer um governo pior do que o de Cristóvão Buarque, que até agora ganhava a "taça da incompetência". Pobre Distrito Federal! Seu povo não merece os governos que tem tido e que, cada vez mais, vão ladeira abaixo. Para não perder de vez a fé, só me apegando à crença de que Deus deve estar nos reservando algo muito bom no futuro! ... para compensar tanta incompetência e corrupção. Que Ele nos ajude! Um abraço. PS - O nome da CPI deveria receber um complemento e passar a ser "CPI da Cachoeira...de Lama". Valeu, amigo Ruy. O nome da CPI deveria mesmo ser este, hahahaha... Temos que rir para não chorar. E concordo com você quanto ao pobre DF, onde ainda mora boa parte da minha família, que sofre de perto as desastrosas administrações que se sucedem no Palácio do Buriti. O diabo é que esse futuro a que você se refere não chega... e o tempo passa, não é? Um dia desses estávamos lá no primeiro ano da UnB e hoje, sessentões... Um abração

Claudio Jose em 15 de junho de 2012

Caro senhor muito bom o seu comentario, nao sabia ?????. So uma pergunta . que tem haver a casa dele com a CPMI do Cachoeira???????. Talvez uma nova CPMI para investigar ?????? A CPMI do Cachoeira inclui, ou deveria incluir, o relacionamento do malfeitor com o governo do Distrito Federal e com seu governador.

wande em 15 de junho de 2012

Apartamentos e casas de milhoes vendidos em minutos no lançamento. Mistério? O problema maior é o que passou a acontecer no Brasil...quem trabalha se sente um idiota. Se cada imovel ou carro comprado em dinheiro vivo fosse investigado, como ocorre em muitos paises descobririamos como funciona esse sistema insano que desvirtua o mercado e seus preços.

silvestre em 15 de junho de 2012

Meus Caros. 400 mil em 2007 não dava para comprar um apto de 3 quartos, de no maximo 100 metros numa quadra antiga da asa norte de Brasilia. No máximo! Este terreno valia muito mais na epoca..MUITO MAIS!

Bocage em 15 de junho de 2012

Com apostas. Sou testemunha. Vou contar. Não mentindo, pois Papai Noel não me deixa mentir. Certo dia encontrei-me com o Sr. Agnelo e me propôs uma aposta. Apostou comigo que morderia o próprio olho esquerdo. Topei, "casamos" R$ 500,00, pensei que iria ganhar quinhentos reais no mole. Não é que o espertalhão arrancou o olho esquerdo de vidro e mordeu. Não satisfeito, afinal precisava pagar a mansão de 4 milhões, me propôs outra aposta. Apostava 5 milzinhos que mordia o olho direito. Sei que ele não é cego, lógico que não teria dois olhos de vidro, cinquinho milzinho "facim" no meu bolso, aceitei a aposta. Não é que digníssimo arrancou a dentadura e mordeu o olho direito. Se ele me chamar para testemunhar, vou. Contudo, quero meus R$ 5.500,00 de volta e poder passar uma temporada na mansão como se fosse um político brasileiro.

ascodopt em 15 de junho de 2012

Um dia a " casa " cai. A verdade tarde mas não falha. Até porque vem de dinheiro desviado da saúde, é manchado de sangue. O carma dele deve estar opaco.

Lyon em 15 de junho de 2012

A resposta é clara: Agnelo "adquiriu" a mansão de um diretor de Laboratorio Farmaceutico, a quem ele ajudou quando era diretor da Anvisa.

Pedro Luiz Moreira Lima em 15 de junho de 2012

Amigo Setti: O Agnello abriu seus sigilos,Pirilo os seus - a CPI quebrou os sigilos de ambos também. Julgar-los agora é prematuro - suspeitas,antipatias e posições partidárias são motivos de mãos cheias para atacar ou defender,no entanto provas estão nas mãos da CPI e veremos se ambas quebras de sigilos são desonestas ou não. Abração Pedro Luiz

Lucas em 15 de junho de 2012

Pergunta ao Sarney

Esron Vieira em 15 de junho de 2012

A pergunta deveria ser: Como alguem pode viver numa mansão nababesca, digna de um banqueiro com apenas 22 anos de profissão? Resposta: Sendo politico ou vendedor de fé.

anonimo em 15 de junho de 2012

400 mil mal dá pra comprar um apartamento de 1 quarto no Plano Piloto (só se der "sorte" de achar aqueles bem pequenininhos e que nunca viram uma reforma na vida), que dirá uma mansão no Lago Sul, área mais nobre e cara de Brasília! Só nós sabemos a dificuldade que é comprar um imóvel aqui, pois Brasília é a "Riviera francesa" do Brasil em termos de preço de imóveis. Nunquinha que uma mansão desse porte no Lago Sul, mesmo em 2007, custaria 400 mil. Pra nós, brasilienses, essa aí não cola MESMO!

Markito-Pi em 15 de junho de 2012

Simples: Virou petista. O que sintetiza todas as virtudes que esta agremiação concede a seus asseclas. Estão todas elencadas no código penal.

Razumikhin em 15 de junho de 2012

É o socialismo, no c* do povo!

f tavares em 15 de junho de 2012

- resposta: com renda auferida com trabalho informal. o desajeitado governador pode ter sido garoto-de-programa... até que seja uma profissão reconhecida e legalizada pelo governo das igualdades sociais, não pode ter a renda declarada ao leão, não por desleixo do prestador dos serviços, mas porque provavelmente não interesse ao contratante tornar de conhecimento oficial umas horas de envolvimento, mesmo sem compromisso, passadas com o excelência...

Carlos em 15 de junho de 2012

COmentando o comentário de marcelo - 14/06/2012 às 18:01. Se o governador tivesse adquirido o terreno há 22 anos e construído sua casa a partir de então. Se o governador não tivesse apresentado sua declaração de bens totalizando R$ 200 mil antes de 2007 quando ele disse ter adquirido sua casa. Se realmente o valor da casa naquela época fosse apenas R$ 400 mil, apesar da prática dos brasileiros de efetivar transações imobiliárias por valores bem abaixo do mercado, em função da absurda alíquota do IR, que na época devia custar mais de R$ 1,5 mi. O problema é que os "SE" não ocorreram.

JEBANIEL WOLFF em 15 de junho de 2012

Para sua pergunta há uma resposta muito elementar, meu caro Ricardo Setti: metendo a mão no nosso dinheiro.Concordas comigo?

Eduardo em 14 de junho de 2012

Se eu como cidadão comum responder o que eu acho que foi e como foi posso ser preso, é triste mais do medo se faz o silêncio.

RobertoBH em 14 de junho de 2012

Ricardo, A sua transparência nas respostas dos comentários dos seus leitores é sincera. Parabéns.

Tuco em 14 de junho de 2012

. O Grande RSetti continua a dar trela a quem emerdeia este espaço - e não são poucos! Cada bobagem que se lê nos comentários... Mas vamos ao tópico. Muito já foi escrito, com substância, e só quero acrescentar que, 1000% de valorização, em cinco anos, é algo estupendo! Este é o País do povinho-bunda! .

JOSE Olimpio Castro em 14 de junho de 2012

ELE NAO É DA QUADRILHA DO PT? ENTAO, PODE SIM MORAR NA MANSÃO .

ze do matogrosso em 14 de junho de 2012

..explico:"a mansinha da foto" era um puxadinho da casa da Dinda, nos áureos tempos da tropa de alagoas. Foi cedida a preços módicos ao probo governador que à época despontava na política. O pagAMENTO só o PC sabia. Mas como a exemplo do toninho, celso daniel, "suicidados" óbviamente não falam..dai...

regis em 14 de junho de 2012

acertando na mega sena

J.R.Monteiro em 14 de junho de 2012

Se fizer as mesmas perguntas sobre receita declarada x despesas a qualquer politico, não fica um. É um emprego onde os ganhos são exponenciais e mesmo aqueles que entram sérios, acabam cedendo à tentação ininterrupta. A única saída é liberar e privatizar geral. Quanto menos complicado o país, menor é a corrupção. Como está, eles criam dificuldades para vender facilidades.

Marli em 14 de junho de 2012

Eu respondo: ele conseguiu exatamente por ser político há 22 anos. Existe "profissão" mais rentável neste país?

JT em 14 de junho de 2012

400 mil reais por uma mansão de 550m² em Brasília? Tudo bem que foi em 2007, mas este valor só é plausível se for o valor venal declarado no carnê de IPTU. Com esse dinheiro você não compra uma casa de 150m² num lote de 10 x 30 metros numa cidade de porte médio... E você viu, caro Jean, o tamanho do terreno? Minha mãe, três irmãos e vários sobrinhos moram em Brasília e sei quanto valem os terrenos e demais imóveis. Abração

Julio em 14 de junho de 2012

Se a Receita Federal tratasse a TODOS da mesma forma seria fácil resolver esse problema. Perfeito, Júlio. Concordo totalmente. Lembra dos "sinais exteriores de riqueza"? Abração

CCC em 14 de junho de 2012

COMUNISTA GOSTA MESMO É DE DINHEIRO,ESSA RAÇA VAGABUNDA DEVERIA SER EXTERMINADA DA FACE DA TERRA..........

Claudio Costa em 14 de junho de 2012

Bem, esta e uma pergunta que deve ser incluida com outra pergunta: Como e que certos politicos e ex ministros do Lula conseguem comprar mansoes e predios de mais de 4 milhoes de dolares em Miami? A maioria dos brasileiros que vivem la sabem disso!

jader pereira em 14 de junho de 2012

Os simpatizantes do acusado estão esfregando as mãos de satisfação pela sua 'transparência'.Mas,lembrem-se que o perfeito criminoso do colarinho branco não deixa indícios comprometedores.

jader pereira em 14 de junho de 2012

Os simpatizantes do acusado estão esfregando as mãos de satisfação pela sua 'transparência'.Mas,lembrem-se que o perfeito criminoso do colarinho branco não deixa indícios comprometedores.

João em 14 de junho de 2012

Tem fotos das manções do Serra e do apto de FHC em Paris? Eu gostaria muito de conhecer esses aposentos dos tucanos. "Mansão" se escreve com "s", e não com "ç". Se Serra tivesse "mansões" e FHC um apartamento em Paris, eu publicaria.

anônimo em 14 de junho de 2012

Rapaz pra fazer minha casa olha eu penei e até hoje ainda falta acabar. Agora este Agnelo compra uma Mansao, sem nem ao menos dizer se pagou em cheque ou a dinheiro, será que ele tinha uma varinha mágica, aqui nao da pra intender mais nada.

carlos nascimento em 14 de junho de 2012

Ricardo, Veja o que li hoje na Coluna do Noblat: POLÍTICA O que Miro Teixeira quer saber Há pouco, na sessão em curso da CPI do Cachoeira, depois de ter falado em "tropa do cheque", o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) disse que apresentará um pedido de informações ao Congresso perguntando três coisas: * É verdade que um grupo de senadores e deputados aproveitou a Semana Santa para viajar oficialmente a diversos países africanos? * É verdade que alguns deles retornaram a Brasília via Paris, onde almoçaram com o empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta? * Parlamentares que confraternizaram com Cavendish em Paris fazem parte, hoje, da CPI de Cachoeira? Siga o Blog do Noblat no twitter ______________________xxxxxxx_____________________ Voltei: Se isso que aqui está postado for verdadeiro o que vc me aconselha a fazer ? a)- Fechar para balanço, carimbar o passaporte e tentar viver no exterior. b)- Rasgar o meu título de eleitor. c)- Mandar os escrúpulos às favas, e chamar esses senhores por seus verdadeiros caráteres. d)- Pedir que FECHEM o Congresso Nacional. Fala ai meu amigo, não nos deixe angustiado, de tão p... que ficamos pela podridão em vigor. abraços Carlos Nascimento. Nenhuma das alternativas acima me agrada, especialmente a "d", caro Carlos. Abraços

Peraldo Tavares em 14 de junho de 2012

Essa é fácil. Os políticos têm entre si um código secreto (nem tanto) que faz multiplicar seus patrimônios milhares de vezes. O criador do código foi o matmático PINA. Por esse motivo todo o dinheiro público vai proPINA.

toninho malvadeza em 14 de junho de 2012

Vai ver ele não revelou que Deus ajudou e ele ganhou na loteria !

marcelo em 14 de junho de 2012

Ricardo, quantos m² tem sua casa? Chamar uma casa de 550m² de "mansão nababesca, digna de um industrial, de um potentado do agronegócio, de um banqueiro" é um exagero né... O terreno é grande, realmente permitiu tirar imagens expressivas, mas nao vejo aí nas vossas fotos algo que coincida com seu texto "eloquente". O custo médio de uma construção de 550m² (CUB) é de R$ 630.000,00, mais o custo do terreno. Não parece distante da realidade de um "ex-médico do serviço público" ou ex-ministro da república e atual governador. Então seu patamar de riqueza e pobreza é diferente do meu. Ganhando salário de político? Com o que custam os terrenos em Brasília? Tá bom...

henrique em 14 de junho de 2012

Obrigado pela parte que me toca, caro Henrique. Não hesitarei em fazer o que você sugere. Não publico seu comentário porque não publico críticas a colegas blogueiros. Abração

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI