Acreditem: vereadores de Apucarana, importante cidade do Paraná, decidem hoje se alunos da rede pública serão obrigados a rezar o Pai Nosso antes das aulas

O Estado não é laico? (Foto: Diário do Congresso)

O Estado não é laico? (Foto: Diário do Congresso)

Amigos, Apucarana não fica num fim de mundo, nem é um amontoado de choças habitadas por pessoas distantes da civilização — mas uma bela e progressista cidade do Norte do Paraná. Teve ciclos de riqueza com a exploração madeireira de florestas hoje inexistentes, explodiu com o café, sofreu decadência econômica mas se reinventou como polo de indústria têxtil e, com 120 mil habitantes, é a 11ª maior cidade do Estado.

Fica no eixo de influência de Londrina, a cidade mais dinâmica do Estado.

É, portanto, espantoso que seus vereadores percam tempo com discussões ridículas como a instituição da obrigatoriedade de que os alunos da rede municipal de ensino rezem o Pai Nosso antes das aulas e que os representantes do povo já tenham, antes, aprovado lei semelhante nesse mesmo terreno, como você verá abaixo.

Esse tipo de lei é absolutamente inconstitucional, e alguém, na Câmara Municipal, tem o dever de saber disso. Mesmo assim…

Da Agência Brasil

A Câmara Municipal de Apucarana (PR) analisa na sessão desta segunda-feira, 2, em segunda votação, projeto de lei que pretende instituir a oração diária do Pai-Nosso em todas as escolas da rede municipal. “Nos horários de entrada das primeiras aulas de cada período, nos estabelecimentos oficiais de ensino da rede municipal, deverá ser realizada a oração universal do Pai-Nosso”, diz o projeto, aprovado em primeira votação, por unanimidade, no último dia 25.

Autor da proposta, o vereador José Airton Araújo (PR), que ainda trabalha como vendedor ambulante e é conhecido como Deco do Cachorro-Quente, argumenta que a ideia reduziria os índices de violência e os casos de agressões de alunos contra professores. “Com uma oração, a criança já entra na sala de aula mais tranquila”, justificou o parlamentar, em entrevista à Agência Brasil.

Apucarana (Foto: Jair Ferreira)

Apucarana não fica num fim de mundo, nem é um amontoado de choças habitadas por pessoas distantes da civilização — mas uma bela e progressista cidade do Norte do Paraná (Foto: Jair Ferreira)

Localizada na região norte do Paraná, a 370 quilômetros de Curitiba, Apucarana tem 11 vereadores. O regimento do Legislativo municipal prevê três votações para um projeto ser aprovado. A reportagem da Agência Brasil apurou que, desde 2009, há uma lei sobre o mesmo tema em vigor na cidade. A legislação, porém, parece ser desconhecida pela maioria da população da cidade e não vem sendo cumprida.

Trata-se da Lei Municipal 217/2009, que obriga os professores da rede municipal a ministrar, em sala de aula, a leitura diária de um trecho da Bíblia, de livre escolha, seguida de uma oração. A lei também é de autoria do vereador José Airton.

(Se quiser continuar a ler esta reportagem, com a opinião de cidadãos e a atitude do Ministério Público, clique aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 3 =

Nenhum comentário

  • bene

    Educação religiosa cabe aos pais e não à escola, mas o projeto de lei é muito menos pernicioso do que o Kit gay.

  • Tuco

    .

    Excrescências tornam-se doutrinas na
    concepção desses salafrários, imbecis,
    locupletadores do erário.
    Já a tabuada e a flexão dos verbos…


    .

  • Leniéverson Azeredo

    Ricardo Setti, eis uma notícia considerada por muitos polêmica, mas não vejo a razão da polêmica. Eu, por exemplo, estudei, no ensino básico, numa escola particular aqui em Campos dos Goytacazes/RJ, além de cantarmos o hino nacional, da independência, rezavamos o Pai-Nosso e cantavamos músicas religiosas. A Escola não era confessional, mas os donos eram e são católicos até hoje.Esses cantos e orações não ‘mataram’ a mim e não ‘mataram’ ninguém que estudou na mesma época que eu, nos anos 80.Portanto, quando se arvora isso como uma polêmica, na verdade, é implicância e intolerância.Os país que não querem, saibam suportar, são poucos anos de vida estudantil da criança, para se aborrecer com uma questão menor. O Estado é laico, mas se confunde laicidade com ausência de religião no Estado.E as melhores escolas do Ranking do Enem são religiosas, isso mostra que a religião em nada atrapalha o sistema educacional.

    Rezar obrigatoriamente na escola pública viola a Constituição.

  • Atento

    Devia obrigar a cantar o Hino Nacional e fomentar um mínimo de patriotismo para as novas gerações. Hoje os jovens só tentam cantar em jogos internacionais e mesmo assim poucos conseguem.

  • Izabella

    Não deixa de ser um contraponto à doutrinação marxista em curso. Religião por religião, sempre identifiquei no ateísmo os fiéis mais fanáticos e rancorosos. Parecem se esquecer que é um direito das crianças e dos jovens conhecer diferentes correntes de pensamento, para que possam escolher LIVREMENTE aquela com a qual querem se identificar. O patrulhamento ideológico, este sim, é inconstitucional, além de retrógrado e autoritário. Impor a alguém uma “consciência crítica” é de uma pretensão sem limites.

  • Marcos Araujo

    Ótima idéia. Vamos morar lá.
    Deco do Cachorro Quente é o cara!!!!!

  • Osvaldo Aires Bade

    Um cachorro que é quente.

    Hoje temos um cocharro morno – eterno presidente – pai de uma presidanAnta.
    O mundo está assim:

    O Ob(s)ama sai pelo mundo afirmando que os EUA não é uma país cristão.

    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Osvaldo Aires Bade

    Marcos Araujo – 03/07/2012 às 20:48 pode está certo vamos ter que voltar a termos migrações do bem para locais mais favoráveis a Deus.

    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • guilherme

    moro em Apucarana e posso falar com certeza, é um fanfarrão, só quer aparecer,sabe quanto é o salário do vereador aqui? 10.500,00 é de chorar

  • Rogerio de Toronto

    Quando li a reportagem não acreditei!! sou nascido em Londrina e vivo no Canada, conheço Apucarana, que é a capital do boné para quem nao sabe. O problema é social mesmo, mas ninguem quer enxergar isso, prefere ¨tapar¨ o sol com a peneira. O mesmo tema que é ¨social¨ é liberar o consumo de drogas, já que o estado nao consegue acabar com o tráfico, entaum libera, isso é um absurdo! Bem, pelo visto o vereador é católico e o resto da camara que aprovou o projeta também são, mas e se o aluno(a) for evangélico ou mesmo qualquer outra denominação religiosa seria agredido por não ter o seu valor religioso respeitado. Para mostrar como esses políticos são desinformados e não tem o mínimo de preparo para um cargo público. Depois dessa, acharia bom mesmo é ver o vereador pegar o boné dele, enfiar no saco e voltar a vender lanche na praça.

  • Tico Tico

    Dados os devidos descontos quanto à sapiência que possui o ilustre vereador, julgo que poderia contribuir um pouquinho com a melhoria de compreensão pelas pessoas, mas, pelo caminho antagônico à esta oração apropriada pela Grande Impostura, e que é na verdade egípcia.

    Assim Setti, permita-me trancrever alguns posicionamentos incomodativos, que certamente atingirão uns e outros (impositivos).

    O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
    — H. L. Mencken

    É melhor ler a previsão do tempo antes de rezar por chuva.
    — Mark Twain

    Eu sou contra a religião porque ela ensina a nos satisfazermos em não entender o mundo.
    — Richard Dawkins

    Não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé.
    — Dráuzio Varella

    Se você rezar por chuva por bastante tempo, ela eventualmente cai. Se você rezar para que enxurradas se acalmem, elas eventualmente o farão. O mesmo acontece na ausência de preces.
    — Steve Allen

    A prece ‘não nos deixes cair em tentação’ significa: ‘não nos deixes ver quem somos’.
    — Arthur Schopenhauer

    Rezar é como uma cadeira de balanço – ela vai dar-lhe algo para fazer, mas você não vai chegar a lugar nenhum.
    — Gypsy Rose Lee

    Era uma vez um tempo em que todas as pessoas acreditavam em deus e a igreja governava. Esse período foi chamado de Idade das Trevas.
    — Richard Lederer

    Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.
    — Joseph Campbell

    A religião nunca será capaz de reformar a humanidade, pois religião é escravidão.
    — Robert G. Ingersoll

    Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
    — Carl Sagan

    Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da polícia.
    — H. L. Mencken

    A fé é um eufemismo para preconceito e a religião é um eufemismo para superstição.
    — Paul Keller

    Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus.
    — Mário Quintana

    O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.
    — Benjamin Franklin

    Para mim, um homem rezando e outro portando um pé de coelho para lhe dar sorte são igualmente incompreensíveis.
    — H. L. Mencken

    Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.
    — Ariex

  • Leniéverson Azeredo

    A Constituição diz que temos liberdade de crença, mas não especifica que essa liberdade tem de ser em Igreja.Pode se rezar em casa, em escola, em clubes, em jogos de futebol, dentre outros lugares.O culto a Deus não é ligado a um espaço físico. Muitos professores de história; antropologia; sociologia; ciências sociais, alguns, mas expressivos jornalistas tem visão equivocada do que é a manifestação de religiosidade.E vendo a matéria da EBC, percebo exatamente quem é o personagem, quem é o principal responsável por esse patrulhamento ideológico: A Associação de Ateus.Essa associação, como as que defendem direitos homoafetivos; a legalização das drogas, a própria UNE, as que defendem o aborto, recebem verbas polpudas do PT e da base aliada, através de Ministérios e Secretarias. Verbas que poderiam ir para a saúde, educação, geração de empregos, contratação de mais gente por concurso, etc.Ele gostam quando certos setores da imprensa dão visibilidade as “lutas” deles, que inclui exatamente massacrar e perseguir o cristianismo, num país de raiz cristã.Vc apoia isso, Setti?O que é melhor rezar ou formar marxistas corruptos como os que vc notícia em seu blog?Eu repito, não concordo com isso.

  • Think tank

    Numa época em que o mundo da ciência se esforça para desvendar na pratica a relação energia/massa, a matéria que constitui o universo, o hipotético bóson de Higgs, temos estes saqueadores do erário tupiniquim engatando marcha ré.

  • Think tank

    Seja a doutrinação da ideologia politica seja doutrinação teológica, tudo não passa de artificio dogmático, vírus mental para explorar os carentes em massa encefálica, carentes em raciocínio critico.
    Os otários são os contribuintes ou doutrinados, os vivaldinos estão sempre do lado dos exploradores, exploram sem escrúpulo, sem piedade com seus discursos, mazelas, e lorotas.

  • fpenin

    Ao ler o excelente artigo que você postou, eu nem penso em comentar. Apenas pergunto:dá para acreditar que, algum dia, o Brasil terá jeito, a ponto de tornar-se um país “normal”?

  • Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"

    Setti, é só isso – não pertenço a religião alguma e não rezo.
    Sou religioso e oro correto.

    – FUJAM DO MUNDO MELHOR:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/04/fujam-do-mundo-melhor-meus-prezados-em_26.html

    E ao esforçado Tico Tico – 04/07/2012 às 5:24 sempre é muito bom aprofundamento com em, por exemplo:
    Arthur Schopenhauer.
    Benjamin Franklin.
    e outros citados.

    – ORAÇÃO PARA OBTER OBJETIVOS:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/04/oracao-para-obter-objetivos-poderosa.html

    – ORAÇÃO DE BOM DIA:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/07/oracao-de-bom-dia-voce-chegou-ao-seu.html

    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"

    Só mais essa.
    – ORAÇÃO DA SERENIDADE:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/07/oracao-da-serenidade-deus-dai-me.html

    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Marco Antonio (Curitiba - PR)

    De fato, é errado a OBRIGATORIEDADE da oração dominical em salas de aula – embora OPCIONAL, uma vez que a religiosidade é inerente à natureza humana (e sobre isso até os sociopatas neo-ateus concordam).

    Menos mal que o Pai-Nosso não seja cobrado em provas e vestibulares – ao contrário do mito medieval da geração espontânea, também conhecida como abiogênese (quanto a esse dogma, os “pogreçistas” ficam mais quietinhos que canário na muda, não é, Setti?)

    Então fiquemos assim: é motivo de assombro, revolta e vergonha universal a defesa, ou sequer menção, da religião metafísica em salas de aula, ainda que se trate de uma oração cristã em um pais onde mais de 90% são cristãos. Já a catequese sistemática, todo-abrangente, impositiva e agressiva da religião política secularista é a premissa fundante dos que defendem o tal do “Estado Laico”. O nome dessa estratégia se chama sensibilidade artificial histérica ou, em bom português, cara-de-pau.

  • Osvaldo Aires Bade - Comentários Roubados na "Socialização"

    Ao Marco Antonio (Curitiba – PR) – 05/07/2012 às 9:18.
    Maravilhoso, perfeito, sensacional, muito obrigado pelo cometário. Traga mais que nem você.
    A noção de respeito sem um ser superior – a todos -gera uma idolatria a seres como Lulallate.
    Que tal essa opção de endeusamento?
    .
    Deus e oração não tem nada a ver com religião ou ou reza tem a ver com respeito a vida, ou outro, ao certo, ao justo e etc…
    Simples assim.
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"

    Se é verdade, não se tem como saber.
    Setti, tem esse livro que entre tantos da a receita de como tomar o poder pra sempre – prestem a atenção no item 28.
    .
    – As 45 metas para a comunização do mundo:
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/07/as-45-metas-para-comunizacao-do-mundo.html
    .
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires