Aécio Neves responde à crítica sobre uso de camiseta de cerveja no Carnaval

Amigos, em resposta ao post que publiquei nesta quarta, 9, criticando o fato de o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ter comparecido a evento no Carnaval do Rio usando uma camiseta de uma empresa patrocinadora, recebi e-mail pessoal do ex-governador de Minas que achei justo publicar, solicitando a ele permissão para isso. Segue a mensagem de Aécio:

“Prezado Setti, concordo com a base das ponderações do seu post sobre o Carnaval, em especial sobre o uso de camiseta com marca de empresa privada.

Há tempos, criou-se o hábito, em todo o país, de substituir o convite ou ingresso em eventos de diversos tipos pelo uso de camisetas-convite, desenhadas para a ocasião. A convite do prefeito Eduardo Paes, participei da abertura do carnaval carioca e, a convite de Ricardo Amaral, meu amigo há mais de 30 anos, assisti a um dia de desfile no Sambódromo. Nos dois eventos, usei a mesma camiseta-convite que as outras centenas de convidados.

Durante o desfile das escolas, por exemplo, como é de praxe, vesti a camiseta da Beija-Flor para cumprimentar o Roberto Carlos no seu camarote.

Não acredito, no entanto, que o simples uso de uma camiseta, notadamente contextualizada, possa significar qualquer tipo de vínculo com os patrocinadores . Mas reconheço que esse costume, por mais disseminado que seja, não impede que outras pessoas tenham leitura diferente da minha. Leituras que eu certamente respeito e às quais estarei atento. Imagino que outros politicos que há anos participam desse tipo de evento em todo o país também farão uma reflexão sobre o tema.

Estamos, caro Setti, diante daquele proverbial abismo que costuma separar o gesto da intenção que o originou.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 15 =

Nenhum comentário

  • Carlos

    É realmente algo que eu já havia dito no outro post. Infelizmente as empresas dominaram os camarotes. Isso não é só no rio, é em são paulo é na bahia é em todo o brasil. Quem circula por esses locais sabe como funciona. Nem se entra nesses espaços sem colocar essas camisas. Estas empresas compram o direito de explorar o espaço das prefeituras. O Aécio não foi o único político e nem é a o primeiro ano que isso acontece. Isso é coisa de mais de 10 anos para cá. Tenho certeza Setti, que não foi nada pessoal, acho sinceramente que vc se preocupa com o senador e só queria lhe dar um alerta. Acompanho seu blog e sei perfeitamente que vc jamais faria uma coisa dessas só por ser o Aécio um adversário político do serra. Se fosse em outro blog aqui da veja, teria certeza disso, no seu não. Acho que a resposta do senador exclareceu muito bem toda a questão, e ainda bem que ele respondeu. A resposta dele mostra o tanto que ele se importa com sua opnião e a de seus leitores. Parabens ao senador.

  • Eduardo

    Mas isso é óbvio. Mais do que clara essa situação. Temos que questionar aos políticos que cedem estes espaços públicos à empresas privadas. Até onde sei essas empresas são as patrocinadoras do carnaval. É com o dinheiro do aluguel dos camarotes que a prefeitura financia as escolas de samba. O que deveria ser feito? substituido por venda de ingressos? Talves. Temos que ver com a prefeitura porque ela optou por alugar estes espaços à empresas ao invés de vender os ingressos no guiche. Deve ser mais rentoso da forma atual. O senador nada pode fazer à respeito disso.

  • Neto

    Ricardo, vc está completamente certo!!!
    Li o post anterior sobre o assunto e teve um monte de gente confundindo fucinho de porco com tomada!! Não tem ligação a administração de Minas com o assunto, o ato em sí tem a ver com os princípios de um político. O senador expôs a situação como se ele não tivesse escolha, como se as opções fossem “coloca a camisa ou coloca a camisa”, um absurdo, ele tinha opção sim, não ir!! Pensar com seus botões que ele, como disse gente no post anterior não é “um reles mortal”, porque não é! Ele é um senador da república, e de acordo com a lei poderia até estar na linha de sucessão presidencial! Se cobravamos do molusco a função de presidente 24 horas quando ele se transformava em animador de comício, devemos cobrar de todos os políticos o mesmo – ser o cargo e não estar no cargo, alguns princípios morais não deixam de ser relevantes depois das seis ou nos fins de semanas e feriados!

  • Paulo Bento Bandarra

    Um ponto positivo foi que este dedicado blogueiro foi lido e causou meditação.

  • Mauricio F. Bento

    O Senador deu uma resposta muito digna, Setti. E acho muito bom esse seu hábito de postar respostas, parabéns.

  • FCBezerra

    Aecio, de4veria esudar melhor a biografia do seu Avo-Tancredo, com certeza se estudasse melhor a cartilha do Velho nao faria certas fanfarronices..

  • Jaime Rosa

    Taí uma forma de os políticos arrecadarem dinheiro para suas campanhas,quer queiram ou não,usando uma camisa de uma determinada marca,está se fazendo propaganda,pois são pessoas conhecidas ou seja famosas,agora,nos dias de hoje,com os políticos em baixa,dizer que fazem isso gratuitamente,é dizer que papai noel existe,principalmente o ser que não esta incluido no bolsa família,e o que esta abaixo da linha da pobreza que acreditam em papai noel etc,um dia vai acabar,com certeza o povo vai fazer acontecer,o que acontece la pelos lados do oriente médio,basta que tenham o mínimo de cultura.

  • JulioK

    Ricardo,
    Esses “políticos-vaselina” não estão acostumados com democracia onde a vigilância é fundamental.
    Deveria partir deles o exemplo de moralidade, porém só quando são pegos com a boca na botija é que fazem mea-culpa!!
    JulioK

  • Valdivino Alves

    Olha Setti, eu acho normal um representante do povo aparecer em eventos vestidos de camiseta, neste caso aí foi esclarecido que não é patrocinador. Como como você sabe outros governates e deputados, senadores e prefeitos etc, sempre aparece vestido com camiseta e quando você observa lá tem uma marquinha de alguma empresa. Por exemplo o Lula sempre usa em eventos camiseta do Timão segundo ele rs. Outra pessoa que observo e sempre apareceu de camiseta em eventos é o Requião. Na minha opinião se o coroa tem beleza e um corpo bonito porque não mostrar nas praias e eventos etc. Já disse o Requião no Twiter para ele fazer um regime rs. Meu amigo Setti, em em resposta em outro comentário meu você disse: acesse seu sites e fiquei impressionado com tantas informações, mas você refere que tipo de informações. Quem sabe posso melhorar o layout pois sou eu mesmo que faço meus sites.

  • sandovalsader

    Caro Jornalista,

    Temos que concordar com nosso Ex- Governador e futuro Presidente da República. Seu passado de seriedade, pessoal e politica, permite-lhe
    alguma diversão e pequenos deslises,como este, não o denigrem.Claro que Voce tem todo direito de publicar o fato e emitir sua opinião. Veja assim: Voce e outros jornalistas apontam patifarias de outros politicos e êles nem se dão ao trabalho de responder. Já quem não tem culpa no cartório……

  • Caro Setti….

    Talvez seja possível aplicar, diante das considerações feitas pelo atingido, a observação feita com relação a mulher de César. “”NÃO BASTA QUE A MULHER DE CÉSAR SEJA HONESTA. ELA PRECISA PARECER HONESTA”. Longe de mim dizer ou aventar a possibilidade de que Aécio seja desonesto. O que vemos já de algum tempo, são pessoas que se submetem a certas imposiçõesmda mídia ou do mercado e nem sequer atinam com o que possa advir de seus atos. E com isso “criam jurisprudência”, que passa a valer para novos comportamentos. Se fulano faz ou pode, eu também posso ou faço. As marias-vão-com-as-outras proliferam e conspurcam a tão combalida moral nacional. Como o povo não analisa, copia! Tudo normal, tudo beleza, mano!!! É nóis na fita!! Pelo menos ele nos deu uma satisfação! Mostrou ser educado… não fugiu a luta!

  • fafa

    Tá ai… nada o além.
    Setti, com todo respeito, esse tema não merecia um post.
    Abs

  • Eduardo Araújo

    Infelizmente as pessoas quando tomam a vida pública para si são impedidas de serem elas mesmas. Qual o problema de uma camisa de carnaval? Parece-me que 2014 já começou!

  • raimundo nonato

    tá certo Aecio. gente vamos parar com essa patrulha desnecessaria. o senador tava só se divertindo como outro qualquer. um abraço.

  • Terêncio Desmatamento Zero

    Não devia, sinhozinho Aécio, não devia. Há diferença, sim, entre intenção e gesto. Mas o que sempre aparece é o gesto. A intenção navega o oceano da subjetividade: jamais conheceremos.

  • fafa

    Setti, sei que voce só cuida do seu espaço aqui, mas por acaso, voce não saberia dizer porque a coluna do Mainard não tem espaço para comentários?
    Eu estava louca para perguntar a ele sobre as revelação do Wikileaks….

    O Diogo Mainardi, com “i” no final do sobrenome, nunca quis ter espaço para comentários na coluna dele. Ele está escrevendo um livro trabalhoso sobre paralisia cerebral, mal que acomete um de seus filhos, e imagino que não tenha muito tempo para dedicar a comentários.

  • moises bispo dos santos

    O senador Aécio é um homem público notável, um político com credibilidade e essas criticas direcionadas a ele é simplesmente um absurdo e de uma insanidade sem precedentes. Nunca antes neste país, se viu tamanha boçalidade neste contexto. Não tem nada a ver o senador usar a camiseta do patrocinador. Isso não quer dizer nada. Se fosse o caso então, em época de Copa do Mundo nenhum político poderia usar a camiseta da Seleção Brasileira, pois a mesma, na maioria das vezes vem com a estampa por exemplo do Guaraná tal, da cerveja tal etc e tal, ou a camisa do Cruzeiro, do Flamengo, ou até mesmo a griffe de uma roupa, de um calçado, ora,ora, pelo amor de Deus vamos deixar de banalidades. Salve Aécio, futuro presidente do Brasil

  • O fato é que não pode. Então Aécio é um vereadorzinho iniciante que não sabe de nada? Eu não aguento essa gente. Neves, Cabral e Paes: o Brasil deles é muito diferente da realidade.

  • Memyself

    Está na hora de políticos começarem a pensar no efeito de seus atos, mesmo aqueles da vida particular, já que homens públicos tem vidas públicas.

  • marcos

    A VEJA CADA DIA QUE PASSA PERDE MAIS ASSINANTES, VCS SERÃO A PROXIMA REVISTA VISÃO, LEMBRA, SUMIU.

    Não sei de onde você tirou isso, meu caro. VEJA continua com tiragem acima de 1,2 milhão de exemplares e uma carteira de assinantes de mais de 1 milhão. Uma das edições de fim de ano tinha tanta publicidade que a revista se aproximou de 300 páginas, sinal de grande prosperidade — para sua tristeza, pelo que constato.

  • EUDAS MARQUES

    Esse sim é o discurso convicente de um Presidenciável. Vamo!!!

  • J.B.CRUZ

    CARO SETTI:
    São atitudes expressivas como essa(publicar a resposta de AÉCIO) que mostra a diferênça entre os seres humanos..Realmente você é DIFERENCIADO entre outros jornalistas, até entre seus colegas de VEJA..As explicações do EX-GOVERNADOR e atual SENADOR por MINAS,para mim foram totalmente convincentes..Mais uma vêz, parabéns pela publicação deste texto que ao mesmo revela mais uma de suas faces boas, A HUMILDADE!!

  • Ismael Paulista do ABC

    Ricardo, estou com o Aécio. Antes usar uma camiseta convite e “ser oposição” do que usar um moleton da Nike e ser ditador de Cuba. Torçamos para que o Sr Aécio nos deixe orgulhosos e esperançosos de devolver ao Brasil a dignidade perdida nesses últimos oito anos.

  • gaúcha indignada

    Aécio, PELOAMORDEDEUS, vai fazer oposição democrática pelo cidadão brasileiro.

  • carlos nascimento

    Tenho absoluta certeza de que o abismo de separação, não é tão largo assim, é apenas o reflexo do espelho em várias performances, a simbiose feita nos turvos laboratórios politicos, como o “dilmásia” é a síntese, as demais ocorrências do cotidiano são apenas variaveis.
    Tenho também plena certeza, de que os seus atuais conselheiros não foram formados na Escola de seu avô, êle certamente, se vivo estivesse, não estaria concordando com várias de suas atitudes.
    Reflexionar e fazer correção de rumos, nunca é tarde, muito pelo contrário, é sábio, ser líder é antes de mais nada, ser humilde, agregador, inspirador, os resultados irão ocorrer pela força de gravidade, nunca, em qualquer situação, conspirar dá resultado profícuo.
    Aproveito essa oportunidade, em sua manifestação de apreço ao RS, para solicitar que seja vigoroso na defesa dos ideais do PSDB, que faça OPOSIÇÃO de verdade no Congresso Nacional, estamos solitários nessa disputa, os ABISMOS reais são à depreciação dos valores éticos e morais, as injustiças e a vergonhosa IMPUNIDADE que grassa no Pais e a Casa onde o Senhor voltou à frequentar está precisando de urgente ASSEPSIA, contamos com sua AJUDA.

  • Decepcionado

    Prezado Aécio,
    Você conhece o clichê de que nem Jesus agradou todo mundo?
    Será que nem para se defender você consegue tomar uma posição?
    Dizer que foi convidado ou que comprou convite não responde nem esclarece nada.
    Você poderia dizer que preferiu agir como todos, não quis tratamento especial, que estava descansando com sua namorada, que não vê problema alguma na camiseta, que faz propaganda do que quiser…
    Votei Aécio e Itamar para o Senado. Achei que votava no grande Aécio e que Itamar ia na garupa. Que engano! Itamar é combativo, já mostrou serviço na discussão do salário mínimo. Aécio não fala nada, não faz nada. Só produz notícia negativa: reunião com Paulo Pereira da Silva, oposição mais dócil que os governistas do PDT, propõe juntar o pior entre as duas propostas de reforma eleitoral, quando governador era todo amiguinho da turma do PT em BH…
    Não demora e o Kassab já pode contar com a adesão de um senador na criação do seu partido que servirá de ponte para o governo.

  • Heitor Bragança

    Prezado, tem politicos e temo Aecio Neves, por isso que nos mineiros e Itabiranos temos o orgulho de votar e acreditar no compromisso dele nao com Minas tao somente mas com todo o Brasil. E Viva a Liberdade meu caro Setti.

  • Picheu

    Aqui, meu velho, aparece o velho dilema da mulher de César, à qual não basta ser virtuosa, mas é também necessário que pareça virtuosa.

  • Ricardo Quintana

    Em outras palavras. Comigo é convite com outro é propaganda. Isto sim é que é oposição. Meu jabá primeiro. Não aprendeu nada com o avô.

  • Cassiano

    Apesar de nao votar neste elemento,ele deveria ver que sua imagem ,esta figada a um grande mineiro , tancredo neves,pare e pense aecio voce so chegou onde esta ,por causa de tancredo e do povo de minas ser idiotas como sao em sua grande maioria.Ve se voce consegue ser pelo menos 1% tancredo.

  • ARAUJO

    Senhor Aécio, gostaria de sua atenção para outras críticas, estas sim mais condizentes e pertinentes a sua condiação de Senador e em especial, da Oposição, votei no Senhor e gostaria de ouvir minhas idéias e anseios através de sua Voz. Eu nao estou satisfeito com as coisas como estão. mas nao tenho como me expressar, confio no Senhor. Aliás em 2014 levarei meu apoio nas urnas novamente, com mais entusiasmo ainda se fora para Presidente. Obrigado e Boa sorte.

  • Genesio Primo

    Prezado Senador Aécio:

    Acho que o senhor não avaliou em profundidade esse gesto e pegou pesado mesmo!!!!!

    Nem o senhor, nem o Lula e nem um homem público que tenha a popularidade que senhor tem pode se dar ao capricho de aceitar um convite por uma camiseta ou coisa parecida, isso é vergonhoso!!!

  • Ataíde

    Lula usou um colar de folhas de coca e também um boné do poderoso MST se saiu muito bem… Deite e role com a camisa do carnaval, Aécio.

  • Leandro

    Aécio, a despeito da mensagem que não parece nem negativa nem reconhecimento, agora é só mais um que errou e não receberá qualquer punição. Nestes casos, inexistindo chance de repreensão política ou criminal, sobraria apenas a imprensa com a repreensão ética, moral… Aparentemente, também não virá, muito apesar da tentavia de Setti
    .
    Aos poucos vai parecendo que até o próprio Aécio está lentamente se mostrando rendido aos métodos e flexibilidades morais dos seus amigos de política.

  • Carlos mineiro

    Aécio, agora que o carnaval passou, gostaria de saber se agora como senador e Anastasia no governo de Minas, vai sair a variante ferroviária da serra do tigre (a linha nova que já tentastes construir entre o triângulo mineiro e Sete Lagoas)? Aguardo uma resposta na imprensa. Obrigado.

  • eunice vaz

    Muito sensata, a opinião do colunista, mas foi so uma camiseta apropriada ao evento. Não diminui em nada o valor de nosso senador. Piores, mesmo, foram as vestimentas de governo recentemente terminado

  • Roberto Sterling

    Apenas mais um político da lavra que aí está !!!! O Brasil que se dane, primeiro o meu…
    Uma lástima que não tenhamos mais um Mário Covas para defender quem realmente está preocupado com a nação e não em encher os bolsos seus e dos seus…

  • Sinceramente,Sr.Setti,há coisas mais importantes para serem publicadas, e mais sinceramente ainda,estranhoseria se num camarote onde todos tem de usar a camisa,um ou outro não o fizesse.
    Aécio, muitos, muitos brasileiros esperam em ti um futuro melhor, siga em frente!!!!!!

  • Decepcionado

    Alguém mais já reparou que a turma de puxa-sacos do Aécio é a mesma de puxa-sacos de Lula e PT? É o mesmíssimo vocabulário, o mesmo analfabetismo. Quem financia essa gente para patrulhar os blogs? Quem coordena?

    Olhem só o comentário do moises bispo dos santos
    – 11/03/2011 às 10:26! É típico!

  • meire

    A minha admiração pelo Aecio cresce a cada nota. Parabens senador, por mais este esclarecimento.

  • gaúcha indignada

    O Sr. Tancredo Neves deve estar agonizando….

  • Dawran Numida

    Tudo bem, mas poderia ter evitado o uso da camiseta. Ninguém iria dizer nada. O que vale em tais eventos é a presença de um e de outras personalidades. Se assim o é assim deveria ter sido feito. Sem camiseta.

  • darci delfino

    Aècio nâo de ovido para estes babacas que meter o bico no seu lazer.oque interèça è que voce faz la embrasilia.

  • sebastião barroso felix

    Acredito que o nobre colunista, deva ter assuntos mais importantes para colocar em discursão. Acredito que não vai ser a camiseta de um patrocinador de um evento ou camarote que vai mudar a índole ou o caráter de um homem de bem.Procurar chifre em cabeça de cavalo, não deve fazer parte da agenda tão importante de um nobre jornalista.

  • Paulo Paglia

    A observação do colunista está correta. O que me intriga é o peso da mão em relação ao Aécio. Lula já vestiu camisa da Brahma e nunca foi admoestado por isso. José Eduardo Cardozo, ministro da Dilma, também já participou de eventos patrocinados, assim como outros políticos. Só que nunca vi ninguém sofrer algum tipo de advertência. Quem realmente os nossos políticos possam avaliar melhor como participar deste tipo de evento. No final das contas o que vale é a transparência, tanto de quem participa, como os políticos, como de quem realiza esses eventos.

  • Felipe Roberto

    Podemos notar que Aécio Neves é um político sério que ao invés de ficar “nervosinho” quando recebe críticas, as pondera com clareza e simplicidade.

  • Ricardo Amaral

    Blablabla… Até parece que Aécio não entraria no camarote sem camiseta de patrocinador… É muita cara-de-pau.

  • Mario

    Reprovo a atitude do Aécio e não adianta dar justificativas. Ele, como político experiente deveria ter recusado usar este tipo de camiseta ou recusar estes tipos de convites. Aliás, ser convidado por Eduardo Paes já não é grande coisa. Deveria é estar se preocupando com a oposição. A pergunta que faço é: será que ele ja aderiu ao governo Dilma? por suas atitudes tudo indica que sim.

  • Carlos Matos Jr

    No Google está cheio de fotos de Lula e o Cardoso ( Min Justiça) com a camida da Brahma. Então é uma questão de marca?. Para o PT Brahma pode?
    É bom o PT avisar aos críticos que gostariam de estar no camarote mas que não estavam…Eu mesmo estou tambem morrendo de inveja….

  • Rebeka

    Por isso que os assessores de imprensa de políticos ganham bem. Para escrever essa resposta em nome do chefe!!!!!!!

  • Eduardo

    O José Serra deve estar se revirando de tanto dar risada em sua casa com alguns comentários daqui. Sera o maquiavélico. Não gosta de gente, não gosta de carnavala e fica atacando os outros por pura inveja.

  • Carlos

    Não entendi o problema com a bendita camiseta. A menos que ele tivesse sido pago pra fazer a propaganda, não vejo problema nenhum.
    Tipo, se um político fosse visto usando uma camiseta da Lacoste, com aquele jacarezinho visível, ele teria de deixar de usá-la? Afinal, a marca está visível, seria propaganda também, certo?
    Às vezes acho que as pessoas leem demais nas entrelinhas.

  • umberto

    Amigo Ricardo,
    Entendi sua mensagem de preocupação com aquela atitude como alguém que chama a atenção pela falta de sensibilidade.É compreensível que uma cantora como a Sandy receba R$.1 milhão para colocar no peito uma camiseta devassa, mas não um homem público mesmo que sem ganhos.Meus parabéns pela repercussão do blog e mesmo pela demonstração de humildade do senador ao responder.

  • Adele Neubauer -Florida

    Todo gesto e precedido de uma intencao(pre-elaborada)para chamar a atencao ou simplesmente (ingenuamente)mostrar o produto que esta a venda.
    Nesse caso particular,(o senador)jogou PESADO – ao comparecer a maior FESTA CARNAVALESCA brasileira usando (a propria) festa para se mostrar e a camiseta para atrair comentarios(sejam a favor ou contra)sempre conta pontos.
    Nesse mundo de POLITICALHA so sai ganhando, quem sair na frente.Essa licao o neto do velho TANCREDO ja aprendeu dos outros. 2014 ja !!! e acompanhado,quem sabe ,da futura primeira dama. Querem apostar??

  • Lúcia - Gyn

    Claro que pra tal cervejaria, foi muito bom ter o senador Aécio Neves como garoto propaganda, mas não vejo nisso motivo para tanto auê, até dá para aceitar que ele tenha usado a tal camiseta por ser praxe mesmo. O mais importante, que poucos fizeram aqui, é cobrar do senador Aécio que ele se posicione como oposição (só oposição, sem adjetivos contemporizantes) no Congresso, afinal de contas ele é ou não é oposição? Penso que ésse é o ponto, não essas picuinhas de carnaval.

  • Siará Grande

    Podia ter sido pior, o nobre senador Aéssio podia ter vestido a camiseta do PT que elle usa no Senado Federal e em sua vida política. Mas elle sempre pode se redimir, elle devia abandonar o sobrenome do Grande Tancredo.

  • Silvio

    Aécio, em sua resposta, confirma que pisou na bola.Experiente com é, poderia ter se negado a usar a camiseta e é óbvio não seria barrado na porta por não portar o “convite”. Os executivos da empresa têm juízo e sabem que o senador poderá se tornar presidente no futuro.O fato é ainda agravado pelo histórico não muito elogiável da cervejaria, que há alguns anos teve quase toda sua diretoria presa por sonegação de impostos.Sem dúvida, a Devassa não é uma boa companhia para quem quer ser um dia presidente.

  • R. Lhero

    Ora, que beleza!
    O cara deu voltas apenas para enrolar. E tudo no mais evidente estilo rolando lero – não quer discordar do colunista e tampouco ofender “nossos” patrocinadores.
    Mineiro? Não, apenas um político tradicional, como quase todos.
    Se esse senhor representa (como dizem as revistas de moda & ‘celebridades’ e alguns jornalistas de boa vontade) o futuro da política no Brasil, obrigado, não quero.
    Próximo, quem é o próximo?

  • Josina

    O Ecim tá acostumado com a imprensa mineira comprada que não faz uma crítica sequer a ele ou ao seu governo, pois ele manda demitir jornalistas, como podem procurar no youtube.

    Mas a imprensa nacional, não se compra com tão pouco. Vai ter que se comportar agora, Ecim.

  • João Máximo

    Setti, foi ótimo você ter levantado esta questão. Infelizmente muitos dos comentários acham tratar-se de picuínha, isto mostra o quanto nos tornamos permissivos com a falta de ética no Brasil.

  • Reinaldinho

    No carnaval, vários políticos foram a blocos e camarotes usando camisas com patrocinadores. Curiosamente, só Aécio Neves configura notícia.
    O PT implica com Aécio Neves pois a cerveja era “Devassa”. O maior garoto propaganda petista tem outra preferencia, o Lula já pouso com a camisa da Brahma ao lado da primeira dama.

    Francamente !!!!

  • elionier

    Não esperava outra atitude de Aecio, ele fez muito bem em ter respondido ao seu artigo. Podemos concoradr ou não, mas uma coisa temos q reconhecer, ele não fica em cima do muro.

  • Karla

    Lembre-se do seu avô.
    Pergunte-se o que ele diria a respeito.
    Basta a Aécio meditar sobre isso.
    A resposta ele sabe bem qual teria sido.

  • Janjão Santiago

    Blz. Agora gostaria que todos que fizeram críticas (positivas ou negativas) fizessem os comentários das imagens seguintes: Lula – http://tinyurl.com/4c8bkyk e Cardozo – http://tinyurl.com/4zah6d8

    Caro Janjão, na época desses fatos o blog não existia. Começou só em setembro.
    Só para esclarecê-lo.
    Abraço

  • caio cezar

    Me engana que eu gosto.A ética de um homem de bem,manda que não se submeta as determinações recebidas,se não concrda com elas.Se dignificasse o cargo que exerce,não compareceria aos eventos aos quais sempre comparece e nos quais faz questão de aparecer.

  • carlos nascimento

    Ricardo,
    Veja as grandes diferenças empresariais e conceituais.
    Algum tempo atrás o irreverente Jorge Kajuru, ousou, sim, naquela época um dos patrocinadores do programa esportivo da Band era mineiro – Casas Bahia – agora já é de paulista, fazer forte critica ao agora ex.governador mineiro, pela vergonhosa manipulação politica das vendas dos ingressos de um evento esportivo da seleção em BH, ao vivo, durante o Jornal da Band, o Jorge mandou ver os salamaques que faziam em Bh com a seleção, era uma verdadeira festa politica, tudo bancado com os nossos suados impostos, resultado:
    Após algumas ligações das figuras conhecidas, o Jorge Kajuru – coitado – foi D E T O N A D O, não conseguiu nem voltar com a matéria no mesmo programa, foi marginalizado, ficou na geladeira em várias emissoras, os patrocinadores exigiram o seu afastamento.
    Cuidado, essa turma não brinca, joga confetes, mostra os dentes e, depois vem o chumbo.
    No seu caso eu fico tranquilo, sei quem é o profissional, como também sei quem é a ABRIL CULTURAL.
    Carlos Nascimento.

  • Jota

    Estão criticando Aécio por apenas utilizar uma camiseta (ou abadá), só porque a peça tem a marca de um patrocinador privado estampada?

    Já vi políticos fazerem coisa muito pior e poucos se dignam a criticar… menos hipocrisia por favor.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Gostaria de lembrar ao senador que à mulher de César não basta ser honesta; tem de PARECER honesta. Vivemos um momento de nossa vida pública em que toda e qualquer forma de compostura parece ter sido posta de lado. Esse “BBB” diário que toma conta de nossa mídia eletrônica parece ter contaminado corações e mentes, de forma que todos fazem questão de se expor nas mais variadas situações. Lembro o caso do ex-Presidente Itamar Franco, fotografado ao lado de uma “modêlo” sem calcinha em um desses camarotes carnavalescos. Acho sinceramente que essas demonstrações públicas de “entusiasmo”, essa tentativa de se mostrar moderno, feliz, antenado, bacana, viril, enfim, tudo isso ao invés de popularizar a imagem do político só o vulgariza. O que quer o ex-governador ao ser fotografado ao lado de várias mulheres bonitas? Provar ao mundo que é “pegador”? Terá ele algum problema com relação a isso? A justificativa dada pelo sr. Aécio de que estava no camarote da cerveja Devassa atendendo a um convite feito pelo Prefeito do Rio é no mínimo pífia. Era muito simples agradecer e declinar do convite. Finalizando, entendo que essa relação estranha entre o poder público, através de seus representantes, e empresas privadas, deveria ser objeto de normatização específica, fazendo uso da legislação existente. Não tem cabimento Presidente, Governador, Prefeito, Senador ou qualquer outra autoridade posar (como diria nosso mestre Reinaldo Azevedo, Emir Sader diria pousar) de garoto propaganda de cervejaria ou de qualquer outra empresa. Se não é ilegal, é no mínimo imoral.
    Um abraço.

  • @victoramorimcs

    Tomou! Tá bom ou quer mais? deve estar morrendo de vergonha do tópico depois da resposta né Setti?
    Não estou morrendo de vergonha de forma alguma, caro Victor. Publiquei por minha iniciativa a resposta, educadíssima, do senador Aécio, que me enviou o email como correspondência particular e, depois, aceitou que eu a publicasse, por minha conta, no blog.
    Abraços

  • Glorinha de Nantes

    46 Comentários

    Glorinha de Nantes – 12/03/2011 às 17:09
    Seu comentário está aguardando moderação
    Cada representante do povo veste e investe de acordo com o conceito que faz dos grupos aos quais representa! Resta-nos observar e considerar o perfil e a atuação política incluindo esse dado. A camiseta, o boné, a empresa ou entidade, afora aspectos éticos e estéticos, podem acrescentar informaçōes jamais reveladas em momentos formais, em ambientes profissionais, em eventos públicos ou privados.
    .
    No caso específico, o Senador fez publicidade, e não devia. Exatamente por ser um Senador representante de Minas Gerais, onde “entrar mudo e sair calado” vigora acima de partidos políticos e exigências de maior assertividade. Estranhíssimo e esquisitíssimo, para qualquer mineiro de boa cepa! Ou ignora-se a tradição da política mineira em nome da modernidade-Pop?! Ou adePTo da desconstrução PolíTica?! Nada significa?! Irreflexão, no mínimo!
    .
    Setti, obrigada pela grande contribuição que você oferece a nossas reflexōes sobre o cotidiano da Política e seu entôrno! O nicho Vasto Mundo incluso!

    Obrigado pelo comentário gentil sobre o blog, cara Glorinha.
    Abraços

  • Ruy

    Caro Ricardo,
    Essa história do Aécio no carnaval, no camarote da Devassa é fichinha se comparada à do Requião fazendo – aí sim, e de forma exolícita – comercial de empresa importadora de pneus usados (atividade em boa hora barrada pelo Supremo Tribunal Federal).
    A história do Aécio pode ser entendida como mero descuido, dado o contexto. A do Requião, ao contrário foi propaganda deliberada, só se explicando pela sua condição de goverdador do Paraná, à época. Isso sim é utilização do cargo público em benefício de empresa privada, e o que é pior, exercente de atividade econômica ilícita.
    Mas acho que não dá para esperar muito mais desse indivíduo.

  • Tuco

    .

    Ao homem público não são permissíveis, sequer,
    pecaditos… Melhor seria ao sr. Neves ter-se
    desculpado.
    Separar “gesto da intenção” é pura conversa
    fiada.

    .

  • Maurício

    De novo, problemas relacionados à espionagem. Colocavam toda a culpa no PT, mas devemos analisar o seguinte: desde a época de FFHH, a espionagem interna no PSDB existia! Era tucano espionando tucano, tucano investigando tucano, tucano quebrando sigilo fiscal de tucano… enfim, tudo em família! Nas eleições passadas… a mesma coisa… agora, antes mesmo da definição do quadro sucessório municipal, a problemática vem à tona. De novo a culpa é do PT? Pior cego é aquele que não quer ver a sujeira dentro de sua própria casa! Na casa dos outros pode, na nossa casa sujeira não existe! Quanta hipocrisia…
    PS. Desculpe estar postando esse comentário nesse tópico… é que em outros blogs da Veja eu sou censurado…
    Abraços…

  • Evandro

    Muito boa a redação e argumentação do seu assessor Aécio. Parabéns!

  • costamcs

    Ricardo, modestamente, vou tentar fazer o resumo da ópera sobre o carnaval do Senador: a maioria dos comentaristas aqui, não considera problema o gesto de Aécio; uma parte, incluindo alguns que não o apoiam politicamente, enxergam no seu gesto, (para eles, problemático) distancia em relação a sua intenção; outra parte, o condenam, sem atunuantes, porque não deve haver distancia entre intenção e gesto, já que o Senador poderia ter passado o carnaval em casa. No meu entender, o político, hoje, busca um certo tipo de projeção midiática que o popularize, ainda mais, quem pretende ser presidente. Negar isso me parece muito ingênuo, dado o cenário político atual do Brasil pós-Lula. E para aqueles que criticam a atuação do político no Senado por não a conhecerem melhor, não há como não admitir que suas aparições no Carnaval o colocam, de certa forma, na mídia e que isso é desejável. Sendo assim: boa sorte à Aécio Neves em seu caminho rumo à Presidencia.
    Abraços, Marcia Costa

  • LIMA

    RICARDO.
    O PLAY BOY MINEIRO PODE USAR A CAMISETA QUE QUISER, MAS OS PAULISTAS NÃO VOTARÃO NO TRAIDOR DAS ALTEROSAS. ELE FOI O CALABAR DO SERRA E SUJO O NOME DO AVÔ. ESSE GAROTÃO NÃO MERECE RESPEITO.

  • Jota

    Curioso como tem paulista que quer culpar Aécio pela derrota de Serra. Queriam o que? Que Aécio fosse o vice de Serra para estarem os dois agora sem mandato?

    Se Serra não tivesse sido frouxo na campanha, com medo de atacar Lula talvez tivesse vencido. Agora não venham dizer que a culpa é do “traidor” do Aécio. Serra foi fraco, vacilante, copiou programas eleitorais do PT, apelou até para colocar a imagem de Lula em seu programa… pífio… o resultado não poderia ser outro.

    Só lembro que faz 5 eleições que os paulistas emplacam candidatos à presidência no PSDB: 94, 98, 2002, 2006, 2010. E Aécio por ser mineiro não pode? É “traidor das Alterosas”? Traidor é Kassab, esse sim o legítmo traíra: vai criar um partido ponte pra aderir ao governo Lula e se opor ao PSDB: E ele se elegeu prefeito nas costas do Serra. ISSO É QUE É TRAIÇÃO.

  • Como incomodam com AÉCIO.Nem no carnaval?kkkkkkk Quero ver qdo ELE for nosso presidente.AECIO se vc sair pelado vc esta certo.

  • josé arnaldo leite santos

    Olá meus amigos, o que aconteceu com o camoeão de voto, poderá acontecer com qualquer um; tudo sso é ciume, inveja, e vontade de está em seu lugar, será se quem está fazendo essa discaração? é despeito de nosso futuro presdidente; mande todos *** **** ***** lugar… , e vamos trabalhar para vc Aécio ser o proximo Presidente, não temos nenhum nome há sua altura, ao longo dos quatros anos, faça sua parte,e ajude aos menos favorecidos, aqueles que só serve para a maioria dos politicos de leão de chacara, e depois oma um chute no bubum. Vou trablhar para vc, mas só quero uma coisa, ajude-nos a votar a tal dessa PEC 300. Serão no futuro “EM 2014, SOU 100% AÉCIO NEVES”, conte com o Nordeste, Vc vai fazer a diferença.Deixe que falem de vc; mas fale. Já começou sua campanha eleitoral antecipada, no momento que vc está encomodando alguém, é porque está provocando medo, da oposição. Outra coisa veja se vc não se vender ao PT; sei que dinheiro fala mais alto, mas confio muito em sua personaidade, caráter e ombridade moral, pela sua rtagetória politica. Ore e reze, para não caí em tentação, e nem caí o mensalão. bo noite.

  • Paulo Ponciano

    Vergonha e ver Ronaldo f,desfazer da massa jovem q,deveria dar ex,fuma,bebi este sim deveria ser punido por envergonha e dar mau exemplo a já punida juventude,deste pais,estou triste com este senhor e bem pior do que usar uma camiseta.

  • francisco penin

    Setti,
    Aécio Neves tem o direito de fazer o que bem lhe venha à cabeça.A justificativa que o assessor elaborou não atenua a sua posição.Ao pedir votos aos eleitores, o senador mineiro estabelece quase que um contrato de risco; há normas implícitas que ele tem de seguir. A não ser assim, que não peça mais votos. Caro senador, entube essa. É mais prudente. E mais elegante…

  • Sonia Ramos

    Barack Obama por favor em seu discurso no Rio, submeta-se a usar uma camiseta com patrocínio de cervejarias, afinal aqui no Brasil pode…

  • Jota

    ao Ataíde – 11/03/2011 às 13:13

    Mandou bem!!!

  • luis claudio

    O cara é senador lá no senado deixem as pessoas se divertirem ele tem esse direito, é um ser humano igual aos outros.Essa nossa emprensa é mesmo uma mala!!

  • Juju

    Essa nossa “emprensa” é mesmo uma mala??? Senhor amado, o povo não tem dó mesmo de “esculachar” a língua portuguesa…como podemos nos transformar em país desenvolvido se nosso povo sequer sabe escrever?? Cruzes, quando leio essas coisas até me assusto…afff, você deve ter muita paciência para ler tanta bobagem, Setti…
    Quanto à resposta de Aécio…diplomático, como de praxe. Ele é mesmo um político nato, isso não temos como negar…
    Abraços

  • Sonia Ramos

    Caro Senador Aécio, VSa é pago para nos representar, aprovar leis que certamente influenciará a vida de muitos brasileiros, por favor peça desculpas e da próxima vez vista a camiseta às avesssas, pra não ficar mal com seu amigo Amaral.

  • silas

    Muito barulho por nada. Os críticos de plantão não querem ou preferem não ler que a camiseta é uma camiseta convite. A leitura crítica de cada um é feita bem de acordo com sua conveniência em condenar ou absolver. Excelente a resposta do Senador que sempre é elegante e probo em seus atos. Não se pode afirmar que quem não concorda conosco ou vê as coisas de forma diferente está errado.

  • maria mariana

    Vergonha! Vergonha! Vergonha!
    Quem deveria ser exemplo joga no lixo sua imagem, é deprimente ver um formador de opinião incentivar o povo a cair na bebedeira, assim com a sandy, ivete sangalo, débora seco. Nota zero para aécio neves.

  • MRT

    Que nada, está tudo certo esse país é um balaio de gatos mesmo!

  • Henrique

    Nossos governantes ao invés de fazer propaganda de cerveja, deveriam é vestir a camisa do funcionalismo publico. Tolinhos !!!! a final é tão conveniente…

  • Eduardo

    Que sabonete de resposta, hein! O rapaz se ensaboa bem, não?

  • Eduardo

    Então temos: camiseta-convite. Deve ser por isso que aquela que apareceu com o Itamar sem nadinha, entrou sem convite, né?

  • J NEVES

    hehehehe, com uma gata como essa , ate eu vestiria ate a camisa do corintians, parabens Aecio nao da bola para a torcida q morre de inveja, jovem boa pinta, e, um p…….governador, se sobrar uma gata igual aquela manda para mim, ponho ate uma camisa de gay, hehehehehehe

  • everardo araujo

    SR AÉCIO NEVES, O SR É UM HOMEM PÚBLICO BRILHANTE E PODERÁ CHEGAR A NOSSA PRESIDÊNCIA, LOGO FAZER PROPAGANDA DE UMA EMPRESA DE BEBIDAS ALCÓLICAS FOI MUITO DESAGRADÁVEL. GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR COMO SEU ASSESSOR DE (MARQUETING)E GANHANDO UM QUE UM DEVE GANHAR NÃO DEIXARIA ACONTECER UMA GAFE DESSA MAGNITUDE.

  • Jose Roberto

    Caramba, o cara vai ao senado , faz a sua parte e não pode ter uma vida normal. Se ele tem que ser exclusivo como diz comentarista, então não sei mais o que pode ou o que não pode ser feito por uma pessoa que é representante do povo .

  • Rodrigo

    Acho mais proveitoso publicar um artigo sobre o desvios de verbas, tráfico de drogas, a educação do país, do que sobre o que Aécio Neves anda vestindo em dia de desfile de carnaval no sambódromo.

  • cristian

    Aecio esqueceu de Minas. Agora e só carnaval,

    A trẽs meses no senado o ele fez por minas, nada, o funcionalismo público a pura insatisfação, com o governo apoiado por ele,

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Prezado Setti.
    Você é um jornalista brilhante e sobretudo honesto.Sou amigo há mais de cinquenta anos de seu irmão Arnaldo.Conheço a estirpe honrada de sua família.A laboriosa carreira de seu pai na Procuradoria é irretocável.Estou lhe dizendo tudo isso,porque você realmente carregou a mão nas críticas ao senador mineiro.Aécio Neves é daquelas honrosas e raríssimas excessões,no artigo de minha autoria,publicado,ontem,no Jusbrasil e no site da Tribuna da Imprensa,que lhe mandei anteriormente e que voce está inteiramente a vontade para deletar.
    Só peço,o obséquio de que leia.
    Um grande abraço
    Werneck

    Lerei com grande prazer, caro José Carlos. Muito obrigado pelas boas palavras sobre minha família.
    Um grande abraço.

  • run, dont walk.

    Ah, Roberto o eterno “jovem guarda” e Aécio, sempre o “garotão” expressivo e sei lá mais o quê!

  • Rose

    Meu caro Aécio! A questão é que não basta ser, ter de parecer…

    Os políticos não consideram “nada de mais”!!! !!!
    Expressão recorrente!

    Talvez, por isso, NÓS, OS CONTRIBUINTES tenhamos “tudo de menos”! enquanto os políticos desfrutam das benesses do “nada de mais”!!!!

  • Mauricio

    “Quem sai aos seus não degenera”…creio que o ditado é esse mesmo. Neto e secretário de Tancredo Neves, o Aécio sempre tem uma resposta na ponta da língua. Mas nem sempre convence aos mais astutos.
    Político não deve usar camisetas de empresas que sempre têm algum interessa junto ao governo.
    É a velha história da mulher de César!