DESEMPENHO DE AÉCIO SURPREENDEU OS LEITORES DO BLOG: na enquete encerrada ontem, o 2º turno entre Dilma e Aécio foi a opção MENOS votada entre as 3 possíveis

Dilma (PT, Aécio (PSDB) e Marina (PSB): quais os dois que estarão no segundo turno? (Fotos: Folhapress)

Dilma (PT, Aécio (PSDB) e Marina (PSB): a maioria dos leitores que votaram em nossa enquete acreditaram na disputa de segundo turno entre as duas candidatas (Fotos: Folhapress)

Aberta no dia 21 de agosto, nossa última enquete contou com um total recorde de 27 210 votos. Fechada pouco antes do início da apuração dos votos para presidente da República, a pesquisa mostra que a maioria dos leitores do blog que votaram acreditaram em uma disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) no segundo turno das eleições presidenciais. A opção, que se revelou errada, recebeu 39% dos votos (10 512 votos).

A segunda resposta mais votada, com 31% ou 8 532 votos, foi a dupla Aécio Neves (PSDB) e Marina. Por último, representando os 30% restantes, 8 165 leitores opinaram que a disputa seria entre Dilma e Aécio.

Os leitores foram surpreendidos, claro, pela arrancada de Aécio no final da campanha.

Temos nova enquete no ar: quem você ACHA que vai vencer a eleição — Dilma ou Aécio? Não perguntamos em quem você vai votar, mas quem, em sua opinião, será o vencedor.

Participe votando no nosso tradicional espaço para enquetes, à direita da coluna.

Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + sete =

29 Comentários

  • Heloah

    Me inclua fora dessa.

  • Payxão

    Não desistir! E ele ainda virará em seu Estado neste segundo turno! Veremos.

  • Maria Augusta

    Apostei em Aécio o tempo inteiro. Tenho convicção de que Aécio vence as eleições. Ficou muito claro que a maioria do povo quer mudança, mas apenas para governos que não são íntegros, nem competentes. A Mudança, tem objetivo concreto. São Paulo deu a Tônica.

  • JT

    Como torcedor do Palmeiras fiquei muito contente na hora de votar. Lembrei que tenho um título válido para este ano, e o melhor: nos classificamos para o segundo turno!

  • Mello

    Não houve nenhuma surpresa. Marina Silva só emergiu devido ao trágico acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos. Não fosse esse episódio, ninguém a teria notado pois nem candidata ela era. Além disso, a sua postura sempre foi suspeita: tinha uma maneira evasiva de se expressar, não deixava claro quais eram seus propósitos, suas relações com banqueiros nunca foram claras e aparentava muita apatia durante os debates. Em suma, uma candidata prosaica e artificial.

  • Celso Manentti

    Se Aécio ganhar, e eu quero que ele ganhe, os “movimentos sociais” (PT e Foro de São Paulo) vão exigir mandar no Brasil por meio do Decreto 8243, que lhes garante isso.
    Em breve, este será o conflito decisivo.
    E daí em diante estaremos a um passo da guerra civil, infelizmente.
    Desculpem, mas este é o futuro que nos aguarda a partir do dia vinte e sete de outubro de 2014.

  • ps

    Setti, fomos quase todos, na onda das tais pesquisas…Mas agora vamo que vamo mandar a petralhada para o seguro desemprego! Aécio 7 X 1 petralhada

  • Cronos

    As pesquisas induziram os leitores ao erro.É preciso tomar muito cuidado.Votei num segundo turno com Dilma e Aécio.Não acredito em pesquisas.
    Comecei a desconfiar delas já nas páginas esportivas, quando indicavam tamanho de torcida e índice de audiência.Uma vergonha!

  • Moacir 1

    Setti,
    Precisamos trabalhar muuuuito: a baixaria e o estelionato eleitoral já começou no Twitter, embora a campanha legalmnete só devesse recomeçar às 17hs.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1528129-em-reacao-a-aecio-dilma-inicia-ataques-a-adversario-nas-redes-sociais.shtml
    Abraço

  • Berta Reel

    Votei no Aécio e Dilma. Sempre acreditei no Aécio!UAU!

  • selminha

    Nunca duvidei da capacidade de Aécio de estar no segundo turno. Meu medo sempre foi a baixaria do PT, incluindo aí a fraude eletrônica. O próprio Lula (argh) falou que “eles não sabem do que o PT é capaz”. Eu sei, já são pelo menos oito ****** nas costas, em Santo André e em Campinas.
    Sugiro ao PSDB abrir bem os olhos, e proteger o Aécio contra os “malfeitos” petistas. Desesperados, Dilma e cia. tentarão os golpes mais baixos. Todo cuidado é pouco. Aécio presidente! Nós merecemos o melhor!

  • JB Figueiredo

    A guerra nao acabou. Cada brasileiro que não quer ser escravizado pela ditadura bolivariana do nazipetismo tem que convencer 10 outros a votar no Aecio. E a corrente da liberdade que começa a tomar corpo. Dizem que estão organizando caravanas de bolivianos e argentinos para invadirem o Brasil e votar em Dilma.

  • Lúcia

    Eu sempre acreditei na virada do Aécio e agora mais do que nunca, firme com o 45 para limpar esse país dessa máfia petista!!!

  • soninha

    Votei Dilma e Aécio, acreditei no Carlinhos Vidente, e espero que no segundo turno ele tambem esteja certo. A disputa será apertada mas Aécio, vence., mas independente disto acredito pessoalmente na capacidade e carisma de Aécio.

  • Winston

    Surpreendente, mesmo.
    Não havia base em pesquisa alguma que permitisse supor tamanho percentual.
    Das duas uma, ou os institutos erraram feio, ou as pesquisas realizadas na véspera da eleição, quase na boca de urna, disseminada menos de dezoito horas antes da votação, influenciou completamente o voto útil.
    Não me parece que Aécio consiga ampliar mais do que Marina conseguiria.
    No entanto, não me sinto mais em condições de avaliar, minimamente, o quadro como um todo, tendo em vista a sua total volatilidade.
    Sem falar na credibilidade dos institutos de pesquisa que ficam a dever maiores explicações, além daquela surrada mudança de humor imprevisível do eleitor.
    Se Marina não conseguia transferir votos para Eduardo Campos, como os seus votos desidratados e desconstruídos, tanto por PT quanto por PSDB, tornar-se-iam transferíveis.
    Além do mais, o nível do debate deve permanecer abaixo da linha da cintura pelo que se viu no primeiro turno.
    Como explicar uma vitória nacional, porque é disso que se trata o resultado obtido pelo neto de Tancredo, diante de uma derrota nas Geraes, onde Aécio mostrou-se ao eleitorado durante oito longos e profícuos anos?
    Só se poderia dizer que a eleição estaria em aberto, por conta da surpreendente e extraordinária resposta das urnas em favor de Aécio, mas não há nada que indique que o seu teto nacional no mano a mano venha a ser muito mais elevado que Alckmin e Serra obtiveram.
    Há uma possibilidade concreta, entretanto, com a qual os tucanos devam estar contando. O erro da adversária e sua conhecida dificuldade de articular pensamento e enunciado com clareza.
    Aécio é um profissional da política treinado no Parlamento e deve se beneficiar disso nos debates de TV.
    Seja qual for o resultado, o país tem problemas de sobra à espera de solução consequente, que nada tem a ver com a retórica triunfalista de ambos os lados.

  • Toninho Malvadeza

    Votei em Aécio x Marina.
    Mas está de bom tamanho;eleger alguém para presidente da República CONTRA o PT,vai me dar uma satisfação enorme.

  • Malu

    Setti, eu mesma errei, achando que ia ser Dilma x Marina, mas foi um erro que me deu grande alegria!

  • Textículos do Jotinha (ES)

    Se somarmos os 8.532 votos dos que optaram pela dupla Aécio/Marina com os 8.165 dos que votaram Aécio/Dillma, obteremos o total de 16.697 dos leitores-eleitores que acreditaram na ida de Aécio ao segundo turno. Portanto, a maioria dos frequentadores do blog acertaram o prognóstico de que Aécio iria ao segundo turno. E eu estou nessa parcela, pois cravei Aécio/Marina. Agora vou votar Aécio Neves Presidente.

  • Ronaldo força

    O voto dos que recebem bolsa família deveria ser proibido, pois leva o dito eleitor ao famigerado voto de cabresto que é ilegal diante da lei eleitoral. Seria o mesmo que receber dinheiro para votar no candidato do governo. Deveria ser transformado o bolsa família em política de estado e enquanto estivessem no programa impedidos de votar, por não serem cidadãos autônomos e dependerem do estado para sobreviver. O Lula que era contra o programa depois entendeu o quanto é eleitoreiro e por isso o ampliou.

  • Mônica Grace

    Eu acertei! Graças a Deus.

  • pierre

    Se não fosse a sacanagem ocorrida em Minas e a malemolência dos baianos, o segundão seria,meu prognóstico, entre Aécio e Marina!
    Mas eles estarão juntos para despachar a governanta e sua turma!
    AÉCIO,súbito!

  • PAULO

    Acredito que vai dar Aécio, ainda mais agora que a marina vai apoiar o tucano, se os eleitores da marina votarem na dilma é porque não levaram em consideração os ataques do pt contra a marina.

  • Carlos Vieira

    Acredito que os valores e as propostas de Marina complementa o programa de Aécio. Vem Marina para somar e mudar e fazer do Brasil uma grande nação.

  • Tuco

    .

    De boa, Grande RSetti… É que por aqui há
    muita liberalidade e permissividade no que
    diz respeito aos imundos petistas arregaçarem
    as manguinhas!
    Teu senso de Respeito, tua Educação e tua Polidez
    acabam permitindo que esses comparsas do mais
    hediondo crime – roubar os sonhos de um povo e
    aviltar os ideais republicanos de uma Nação -,
    essa malta imunda, perambule por aqui.
    Daí, o resultado.

    .

  • Bruno Sampaio

    Os leitores acreditavam em um MÍNIMO de isenção do Ibope, que queria por que queria nos convencer que Aécio era caso perdido. Tenho uma teoria: Não chega a ser uma fraude mas é uma fraude. O pesquisador que quer dar o máximo de intenções de voto para quem pagou/encomendou a pesquisa chega num lugar e escolhe estudantes com cara de revoltados, senhoras ripongas, um jovem com pinta de “intelectual” e roupa de brechó, um cara com boné de sindicalista, outro com camisa do psol ou do che guevara e entrevista estes. “Craro” que vai dar dilma na cabeça, pelo menos dentro da “margem de erro”. Eu sou capaz de farejar um esquerdista caviar de longe, com uma margem de erro praticamente nula. E assim se frauda uma pesquisa sem “fraudar”.

  • Luis Machado

    Eu sou um dos que votou Aécio X Dilma, mas o resultado não deixou de ser surpreendente pela grande vantagem de Aécio sobre Marina e por ele ter se aproximado tanto de Dillma.

  • maria medeiros

    Ricardo, durante a campanha, as redes sociais foram fundamentais, para ajudar aecio a ultrapassar marina, eu mesma, me engajei na campanha, postamos, vídeos de lula de dilma, de reuniões em cuba , de mensalão, de petrolão, vídeos de denuncias no senado, na câmara,de bolsonaro, de pastores deputados falando de leis que prejudicariam a sociedade, denuncias ao governo, gravados pelos opositores do governo,para te dizer a verdade, muitas pessoas, principalmente jovens, começaram se interessar por política, me ligavam fazendo perguntas, falei inbox com muitos deles, expliquei o que fez FHC, no governo, falei de Tancredo, de Aecio, de Covas, de Montoro, de Serra, de Alkimin, consegui mudar os votos de muita gente, minha família passou a me respeitar mais e me ouvir, minhas filhas ficaram apaixonadas por política, antes eram distraidas, todos pediram minha opinião e os numeros dos candidatos que deviam votar! Agora, nós nas redes sociais começamos novamente a luta, e tenho certez que Aecio vai ganhar com os pés nas costas!!

  • Carlos Vieira

    Marina e o PSB de Eduardo Campos só vem somar e engrandecer o projeto de Aécio Presidente. Pela mudança e um Brasil melhor eh preciso aglutinar força, não se pode ficar neutro neste momento. Como cidadão brasileiro desejo o apoio de Marina/Rede e do PSB de Eduardo Campos a Aécio.

  • PT a melhor opção

    Ainda acredito no PT apesar dos intemperes, vejo a Dilma a melhor opção pois programas sociais principalmente minha casa minha vida tem representado a forma mais fácil do pobre conseguir seu lar e tambem o Prouni um programa excelente para o pobre cursar uma faculdade. Não vejo o Aecio discutindo sobre a cuntinuidade desses programas.