Image
Soldados americanos no Afeganistão com minas desarmadas: ainda há de 10 a 15 milhões delas enterradas no solo do país (Foto: AP)

Pobre Afeganistão. Difícil vir notícia boa de lá.

Depois de três décadas de guerra — dez anos de luta contra as forças da ex-União Soviética nos anos 80, e depois guerra civil, invasão americana após o atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e o atual enfrentamento contra os insurgentes talibãs — tornaram o país um dos mais pesadamente coalhados de minas terrestres no mundo.

Centenas de milhares de afegãos — não há estatísticas precisas — foram mutilados por elas.

Relatório da ONU recente estima que, nos últimos 20 anos, sobretudo depois de 2001, foram desmanteladas mais de meio milhão de minas antipessoas — essa arma pavorosa e traiçoeira, que mata ou mutila quem pisa no solo em que está enterrada — e 22 mil minas antitanques. Além disso, diferentes forças militares, especialmente americanas e britânicas, neutralizaram nada menos do que 15 milhões de peças de munição não explodidas.

Não ocorrem mais as milhares de vítimas por ano do começo da década de 2000: a cifra caiu para 375 mortos ou feridos em 2011 mas, no ano passado, chegou a 1.000. Este ano, com números ainda não inteiramente checados, minas e bombas de fundo de quintal fabricadas pelos talibãs vitimaram pelo menos 250 pessoas.

Nada indica que a tragédia vai diminuir: ainda há entre 10 e 15 milhões de minas enterradas no solo, à espera de mais vítimas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 11 =

2 Comentários

Dalberto J. Lima em 12 de junho de 2013

A foto diz tudo, "QUEM PLANTA COLHE" é o que os "queridinhos" amerinaos fazem no mundo inteiro, PLANTAM A GUERRA, então só resta a eles colherem o estrago que fazem mundo a fora, ao contrário do que todos dizem, que eles são a "POLÍCIA" do planeta, eu discordo até o último dia da minha vida disso. Eles são os SENHORES DA GUERRA isso sim, é só ler apocalípse 13 e verão se essa não é a grande Nação que domina o mundo, e engana toda a humanidade, essa é a minha opinião, e está na BÍBLIA, pelo menos é o que eu entendi quando li este capítulo, é a minha interpretação, e encarei como uma revelação de Deus pra mim, não fui influenciado por doutrina nenhuma, nem seita, nem grupo terrorista, nem religiosos enfim,absolutamente ninguém, e não sou nenhum fanático religioso ou crente bitolado e muito menos um louco, apenas examino e estudo o que me interessa, e não me deixo levar pelos potes de "MEL" dos americanos dominadores de terras alheias, eu não acredito neles, os TIRANOS é claro..!!e Deus um dia se encarregará de mostrar a verdade, e eles terão sua punição e pronto, mas fiquem tranquilos que os inicentes americanos de lá serão poupados e salvos, tenho certeza, porque Deus não tem Nação mas sim um "POVO" só..!!e onde seu povo estiver será resgatado, e ninguém poderá impedir. Acredite se quiser, se não quiser que se unam a eles e continuem acreditanto em seu CIRCO DE HORRORES E TOMEM O SEU MEL, QUE TROCO A LETRA "M" POR "F" QUE VIRA "FÉL"....!!! Fora americanos TIRANOS da minha vida eu não preciso de voces...!!! É um direito que tenho de não engolir eles, É isso.

Marco em 10 de junho de 2013

D. Setti, É, um lugar de vivência trágicas,Infelizmente. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI