Image
Hugo Chávez: o filósofo Renato Janine Ribeiro protesta contra seu autoritarismo

Felizmente há intelectuais de esquerda que pensam de forma independente.

Gostei da carta que, como simples leitor, o filósofo Renato Janine Ribeiro, Professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (PUC), publicou recentemente na Folha de S. Paulo fazendo dois protestos – o segundo deles, embora mais brando do que poderia ser, contra o ditador da Venezuela, Hugo Chávez.

“O segundo [protesto] é contra o autoritarismo do governo Hugo Chávez, que mudou a lei eleitoral antes das últimas campanhas, de modo a ter um número de deputados no Parlamento bem superior ao que o voto popular normalmente lhe daria. Além disso, merecem condenação o fato de ele governar por decretos-lei, de ter castrado as competências e até mesmo o número de reuniões da Assembléia [Nacional]. Tudo isso é muito mesquinho e apenas aumenta a tensão dentro de um país que tem tudo para ser rico e feliz”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =

5 Comentários

Mauro Moreira em 22 de janeiro de 2011

Como não tem "cojones" para criticar o absurdo do gasto com cartões corporativos deixados, a vergonha dos passaportes, os 11 caminhões da mudança do mais rico burguês do pais, o inaceitável asilo ao terrorista, ao sanguinário Batistti, que nos enfergonha perante o governo democrático da Itália, como sabe que não poderá criticar a herança maldita deixada por Lula a Dilma, e como sabe que elea não poderá alegar ignorância, pois de tudo participou, começa agora a criticar o amigo venezuelano, como se não tivesse passado todo o governo Lula silenciosamente aprovando todas as barbaridades cometicas pelo ditador amigo de seu chefe Lula no Foro de São Paulo.

carlos nascimento em 21 de janeiro de 2011

Não consido entender expressões "intelectuais de esquerda", verdadeiramente, não consigo, acho essas afirmações estranhas, vejamos, considero vc RS um intelectual, pelo amplo conhecimento que detém, vc seria de Direita ou de Esquerda ? Será que ser intelectual de esquerda é buscar defender os menos favorecidos, ou quem sabe ter o contraditório mais acentuado ? será isso? Uma coisa eu tenho ampla certeza, Regimes que cerceiam às liberdades individuais estão DEFINITIVAMENTE condenadas ao fracasso total, os raros regimes que insistem nessa prática estão caminhando para a derrocada, seja economica, seja moral, vide os exemplos de Cuba, Coréia do Norte, a Rússia já busca mudanças definitivas, a China começa a entender que vai ter que mudar paulatinamente o viés da ditadura e a Venezuela, bem essa, caminha a passos largos para a falência economica, ficará isolada no continente, a era dessa já está derrotada, questão de tempo.

Marco em 21 de janeiro de 2011

Caro R. Setti: Um bom filósofo tem q saber dominar suas paixões, senão as coisas começam a puLULAR... Abs.

Siará Grande em 21 de janeiro de 2011

Caro Ricardo, intelectual de esquerda é um pleonasmo desnecessário, pois neste país todo intelectual é de esquerda. Alem de apoiar o PT, o MST, o Mensallão, o perdão do Battisti, entre outras causas nobres da humaninade.

Jorge em 21 de janeiro de 2011

FHC mudou a lei pra ser reeleito. Porque não conta os detalhes desse episódio? Ou só a direita pode fazer maracutaia pra continuar no poder?

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI