Embora seja o que há de melhor imaginável para atender a um chefe de Estado, o avião presidencial da França, que o presidente Nicolas Sarkozy passou a utilizar este ano, custou menos do que um dos dois aparelhos de que o presidente Lula cogita para servir, simultaneamente, como avião-tanque da Força Aérea Brasileira (FAB) e de aeronave oficial da presidente eleita, Dilma Rousseff: 396 milhões de reais, contra 510 milhões, caso o escolhido por Lula seja o Airbus A330 MRTT.

A outra alternativa para o “Aerodilma” seria o Aribus A340 VIP, de preço-base de 340 milhões de reais. Sarkozy, que utilizava um Airbus A319 semelhante ao Aerolula, mas de versão bem anterior e tecnologicamente inferior, preferiu a um modelo novo o que chamou de opção “mais econômica”: seu governo adquiriu no mercado um Airbus A300-200 da companhia aérea Air Caraibes e mandou reformá-lo. Numa brincadeira com o Air Force One, o gigantesco Boeing 747-200B que serve o presidente dos Estados Unidos, a aeronave do presidente francês foi batizada de Air Sarko One.

Construído em 1998 e com capacidade original de 324 pessoas, o aparelho foi totalmente modificado e modernizado para dar conforto a Sarkozy e comitiva. Além de uma suíte com chuveiro e guarda-roupas, o Air Sarko One dispõe de uma sala de reuniões para até 12 pessoas, um centro médico, uma cabine para acomodar até 60 assessores, ministros ou jornalistas e um escritório com um sistema especial de ventilação para que o presidente, politicamente incorreto, possa fumar. A reforma previu uma radical atualização tecnológica: o Air Sarko One abriga uma sala de comunicação com tecnologia de ponta e até um sistema antimísseis.

Depois de visitar o interior do Air Sarko One no vídeo abaixo, elaborado pelo site do jornal Le Figaro, compare-o com o luxuosíssimo avião presidencial russo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

19 Comentários

wandrleysuppo em 29 de outubro de 2011

OS COMENTARISTAS FAVORAVEIS AO GOVERNO LULA,DEVERIAM PESQUISAR O DECRETO FEDERA, 6381 DE 2008, O CONHECER O VERDADEIRO NEPOTISMO COM O DIN HEIRO PUBLICO, QUE ESTA FALTANDO NOS HOSPITAIS, SANEAMENTO, APOSENTADOS DEFASADOS, ESCOLAS, ETC.ETC.

Robson em 27 de outubro de 2011

Isto é uma aberração vergonhosa! Mas que "aerodilma" que nada! O povo já apelidou o brinquedinho da presidente de "VASSOURÃO"!!!

Ailton em 27 de outubro de 2011

Veja ainda diz mais; A quisição do Aero Lula(Um moderno AirBus330) ficou quase pelo mesmo valor dos aluguéis que FHC fezia com as cias GOL e TAM. Apropórito, Diz a Revista Veja, valor de U$44,7 mi inclui todas as manutenções e peças durante vigência do período de garantia da aeronave(dez anos), governo gastará apenas com querosene de aviação nada mais. (Entendem agora porque Brasil faliu em Noventa a dois mil e dois?) Logo se ve que nosso presidente da decada de noventa era um bom sociólogo. porem faltou às aulas de economia. Talvez foi por isso queo Brasil quebrou e encolheu naquele decânio.

Ailton em 27 de outubro de 2011

Diz a Veja: Lula compra o AEROLULA por U$44.7 mi, enquanto FHC aluga os modernos Boeing 737-300 das cias particulares por U$33,9milhões, para voasapenas 9.0 mil kilometros entre Brasil e Europa nos anos 1999 e 2002. Disse a VEJA, confira o site abaixo: http://veja.abril.com.br/180204/p_054.html http://veja.abril.com.br/180204/p_054.html

José Américo C Medeiros em 20 de dezembro de 2010

Pelas declarações de hoje, em programa radiofônico, considerando a sua volta em eleição presidencial, percebemos que: 1 - Dilma, a criação, apenas esquentará o trono para a sua volta: não foi à toa o ministério fortemente escolhido por Lula; 2 - A compra de widebody assegura o seu brinquedo favorito para a sua volta, com a vantagem de que não terá sido o seu governo a enfrentar uma reação popular em relação a um gasto despropositado.

Alberto Porém Jr. em 20 de dezembro de 2010

Olha é empolgante a "saga Contigo-AeroDilma" deste blogueiro. Mas o Airbus A330 MRTT tem esta função principal: http://www.youtube.com/watch?v=7hfOUn3WfFE E para um maior aprofundamento sobre o avião vale uma visita a esta página: http://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A330_MRTT Aqui um trecho de uma reportagem mais isenta sobre o "programa KC-X e a possível escolha do A330 RMTT". "-Lançado no início da década para substituir os quatro Boeing KC-137 (707) cisterna / transporte da FAB, cuja utilização tem sido dificultado por baixas taxas de disponibilidade, o programa KC-X foi acelerado no início deste ano. Problemas com o serviço exclusivo dos meios de transporte aéreos de longo alcance foram destacados pela sua oferta de apenas um pequeno número de voos após o terremoto no Haiti no início deste ano. Os KC-137s foram incapazes de tomar parte no 23 dia do exercício "Cruzex V" que foi realizado em novembro. No entanto, foi o possibilidade como um transporte de longo alcance presidencial que estimulou o governo a buscar uma recolocação rápida. O Brasil comprou um Airbus A319CJ em 2005, mas este é incapaz de satisfazer os requisitos de bem estar e amplo comforto para as viagens presidenciais. Com uma necessidade imediata de dois petroleiros / transportes e uma opção para um terceiro, chamado de "programa KC-X" e para uma das aeronaves a ser reconfigurável para funções de transporte presidencial. A força aérea inicialmente esperava a Airbus apresentar uma proposta com base no seu projeto A330 MRTT; a Boeing e Israel Aerospace Industries para apresentar propostas com base em 767 modificado. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que a seleção será concluído no final deste mês. Apesar de sua ironia, caro Alberto, desde o primeiro post a respeito deixei claras duas coisas: 1) a iniciativa nunca foi da presidente eleit; 2) a eventual compra das aeronaves tem como principal função dotar a Força Aérea Brasileira de aviões-tanque para reabastecimento no ar da frota de jatos de combate, inclusive os de geração mais avançada prestes a ser adquiridos, já que os atuais são os KC fabricanos entre o final dos anos 50 e o começo dos 60.

Wilsoleaks Alves em 20 de dezembro de 2010

Não sei quanto a você Luiz Fernando, mas eu moro no Brasil, na Região Centro Oeste, no Estado de Goiás e na Cidade de Aparecida de Goiânia. Para se ter noção do quanto o Governo Lula foi bom é preciso, infelizmente, fazer comparações. Não se trata de ficar estático olhando o retrovisor, porém, de avaliarmos com precisão o que foi feito para que OITENTA E SETE POR CENTO de brasileiros avaliem de forma positiva um governante no ocaso de seu mandato. Faça isso, Luiz Fernando, pesquise, compare e seja bem vindo à realidade.

Fernanda em 20 de dezembro de 2010

Diante de todos os descalabros a que somos submetidos diariamente no governo do atual Presidente falastrão, diante do desrespeito dos congressistas pelo povo brasileiro, congressistas estes compostos por uma maioria desavergonhada e interesseira, que se preocupa unicamente com seus próprios interesses (financeiros, claro), a ponto de aumentarem estrondosamente os próprios salários na surdina, em poucos minutos, perto do Natal, tudo bem escondidinho "à la" missão secreta, o que é mais um escândalo??? Afinal, tudo no Brasil é mais caro...os parlamentares são uns dos mais caros - bem remunerados - do mundo, ultrapassando países verdadeiramente ricos e desenvolvidos, nossas obras superfaturadas também têm os valores mais elevados...por que não o avião presidencial?? Pode não ser o mais chique, mas é o mais caro...retrato de um pobre país...pobre em todos os sentidos, mas principalmente moral...tem carga tributária de país rico e serviço público de país africano, tem parlamentares mais abonados que seus semelhantes de países desenvolvidos, mas que não possuem a mesma categoria, pois corruptos e despreparados...aqui nosso dinheiro é capim, jogado no "esgoto", usufruído por uma corja mal-intencionada, por pessoas de má-fé...é...o Brasil é um país pobre e um pobre país e suas Casas Legislativas, com seus componentes palhaços, corruptos, demagogos, interesseiros, "espertalhões", são o retrato vivo disso!!!! O que eles ganham e o que o governo gasta em supérfluos e bobagens é um tapa na cara do Brasil decente, das pessoas que não possuem sequer o suficiente para viverem com a dignidade que merecem, que todo ser humano merece!!!! Pois bem, que esses usurpadores de dinheiro público vivam com isso em suas consciências, se é que possuem alguma! Quanto a mim, só posso lamentar por este país que nunca deixará de ser o país do futuro...um futuro que nunca chegou e, a continuar assim, jamais chegará... PS: Desculpe o desabafo, Setti Abraços Aqui você pode desabafar à vontade, cara Fernanda. Só que não perca de vista três coisas: 1. Há muitos políticos decentes e trabalhadores no Congresso. 2. Quem elege os deputados e senadores não são os eleitores de Papua-Nova Guiné, da Namíbia ou da Nova Zelândia: são os brasileiros. A "culpa" é nossa se o Congresso é ruim. 3. Um passo para melhorar isso se dividiria em duas partes: a) o fim do voto obrigatório. Quem precisa votar e vota a contragosto, acaba votando nos Tiriricas da vida; b) fazer descoincidir as eleições legislativas -- Senado, Câmara e Assembléias -- das eleições para a Presidência e os governos estaduais. As eleições para o Executivo sugam toda a atenção dos eleitores e o tempo na TV dos candidatos e o Legislativo vira um mero apêndica nas eleições. E, no entanto, ele é super-importante para o país. Acho até que vou fazer um post sobre isso. Abração

luiz fernando em 19 de dezembro de 2010

Eu acho que não moro no mesmo país do sr Wilson...

Wilsoleaks Alves em 19 de dezembro de 2010

Senhor Setti Se a futura Presidente Dilma produzir para a Nação Brasileira 10% do que seu antecessor produziu a compra da aeronave estará plenamente justificada.

José Américo C Medeiros em 19 de dezembro de 2010

Eu creio que Lula, "O Todo Poderoso", utiliza-se do Governo Dilma para a compra do seu futuro brinquedo a partir de 2014. Uma solução bem mais barata seria a compra do Airbus A 300, da massa falida da VASP, estacionado há anos no pátio do Aeroporto de Congonhas. Uma reforma modernizadora, que incluiría eletrônicos e um tanque adicional para aumentar o seu alcance, levaria o custo dessa pretensão tupiniquim a 1/4 do previsto. O A300 da VASP foi comprado sem o tanque central por imposição do então Ministro da Fazenda, Defim Neto, como forma de barrar a pretensão da VASP aos vôos internacionais, numa forma de cortesia à VARIG. http://www.portalbrasil.net/2005/imagens/aviacao_vasp_2005.jpg

Sou eu mesmo! em 19 de dezembro de 2010

Manter-se no poder custa caro para os contribuintes, pelo menos enquanto dormem!

luiz fernando em 19 de dezembro de 2010

Estou me referindo ao aero dilma, é claro...

luiz fernando em 19 de dezembro de 2010

Pelo que custa aos contribuíntes poderíamos fazer também uma brincadeirinha: AIR SARK OMA.....

Joe em 19 de dezembro de 2010

Se faz muito barulho por nada o governo federal estava voando em um verdadeiro dinossauro alado como o boeing 707 que custa horrores em manutenção e qse nenhuma compania opera com esse equipamento, ai o governo ao invés de encontrar uma solução definitiva vai e compra um A 320 que é indicado para voos de curto a medio percurso, a soluão ao meu ver é vender esse 320 e pegar um A 340 quadri motor ou um Boeing 777, quanto ao A300 da França ao meu ver é um erro pois é uma aeronave q saiu de linha mas a Airbus é na França, tem contrato com a Air France então talvez saia mais barato ou seja mais vantajoso mesmo, o q não pode é pessoas se iludirem q com um avião sucata como o 707 vai economizar q isso é balela pois sai bem mais caro q um novo no final é a mesma coisa que um Maverick velho, bebe pra caramba e cada para é um conserto.

Zé Eduardo em 19 de dezembro de 2010

O detalhe é que a França é um país de terceiro mundo;portanto,pobre.Nós podemos nos dar a esses pequenos luxos... É verdade. País rico pode, país pobre, como a França, não... Abraços

Carlos Costa em 19 de dezembro de 2010

Com todo respeito, só faltou uma comparação,FRANÇAxBRASIL...precisa dizer mais alguma coisa!!!...sem dizer que nosso povo vive muito melhor que aquele povinho francês,não é mesmo.,basta ver o discurso do sapão e da querrilheira...Abraços e CADE A OPOSIÇÃO.

gaúcha indignada em 19 de dezembro de 2010

Caro Setti, tenho absoluta convicção - este interesse em adquirir o avião mais caro e com menos recursos e segurança, tem outras vantagens pecuniárias para os "cumpanheiros". Abraços.

Marcia de Alencar em 19 de dezembro de 2010

Caramba!Queria morar num desses.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI