Image
Aloysio: governo entregou a gestão da Petrobras a partidos políticos e facções sindicais (Foto: Agência Senado)

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) voltou a criticar ontem a atuação do governo petista à frente da Petrobras. Segundo o senador, a “situação dramática” da empresa foi novamente posta em evidência com reportagem na última edição da revista Exame.

Para Aloysio, o PT promoveu uma “privatização disfarçada” da companhia ao entregar a gestão da estatal a partidos políticos e facções sindicais.

— Se quisermos saber como arrebentar com uma empresa, é preciso recorrer às lições do PT. Há grandes professores, a começar por Lula, passando pela Dilma Rousseff, pela atual presidente [da empresa], Graça Foster, e pelo principal artífice de destruição, o senhor José Sergio Gabrielli [ex-presidente da Petrobras] — afirmou.

Os indicadores da petrolífera, disse, só pioram desde a descoberta do pré-sal. Ele citou queda de 36% no lucro e de 2% na produção em 2012.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dezessete =

17 Comentários

Corinthians em 22 de fevereiro de 2013

O maior lucro da empresa foi em 2009, impulsionado pela capitalização de mentira feito, onde o estado colocou dinheiro na empresa em troca de futuros barris de petróleo a serem retirados - além de ter por lei a proteção absurda do estado na compra das ações em detrimento do investimento privado (eu por exemplo não tive oportunidade de comrpar ações, e hoje em dia agradeço por isso). A empresa não ia tão bem, tudo era mascarado para exaltar o governo de ocasião. O prejuízo pela estatização da refinaria na Bolívia é um exemplo. O prejuízo pela compra do super-mico-petroleiro João Cândido - resultado mais expressivo da mudança que trocou a lei que dava preferência para compras de empresas brasileiras para obrigação - é outro exemplo gritante. Outro prejuízo das ações de Lulla/Gabrielli na empresa é a refinaria em pernambuco em parceria com a Venezuela de Chávez, que não colocou um centavo conforme previsto, deixando todo o custo para a estatal brasileira. Tudo mascarado na criatividade contábil. Mas não dura pra sempre - como podemos ver ocorrendo na Argentina. Graça Foster assumiu, já veno o prejuízo de mais de 1 bilhão na compra da refinaria americana. Enquanto podemos ligar a inovação, empreendedorismo e avanço da empresa às ações de governos anteriores, é inegável que as ações do governo de ocasião é que etá causando os prejuízos de hoje. A empresa perdeu 2/3 de seu valor. Isso é um absurdo. E ainda ter que subsidiar preço de gasolina por que o governo não é competente o suficiente para baixar os impostos ? O risco de a petrobrás começar a usar mais dinheiro público para sobreviver é gritante. É a política petista de excelência em administração. Já notaram que o que vai bem é justamente a parte onde o PT resolveu não intervir ? O PT é como o Midas ao contrário... tudo o que toca vira lixo... ou ouro dos tolos.

Paulo em 21 de fevereiro de 2013

Onde já se viu uma empresa que recorre à empréstimos bancários pra pagar as suas despesas, ter lucro pra distribuir aos seus acionistas ? Oras, qualquer economista e contador honesto sabe que ao transformar despesas em uma conta do Passivo, a empresa passa a ter lucros acumulados, mas obviamente lucros fictícios, além de ser uma tremenda trambicagem contábil, o governo fez questão de receber dividendos de uma empresa que não dá lucro, transformando a Petrobras numa empresa de fachada, que transfere o dinheiro do BNDES emprestado à empresa para o governo, através de dividendos aos seus acionistas.

Jorge Medeiros em 21 de fevereiro de 2013

Reinaldo, não adianta, petista de verdade não compreende numeros, e é ruim de tirar conclusões racionais. Êles sempre existirão; faz parte da natureza humana discutir com o óbvio e a razão. Mas. imagine se fosse a oposição que tivesse derrubado à um terço o valor da Petrobras. Nossa oposição não existe, e não conta mais com nenhuma personalidade marcante. Pelo menos o PT está descobrindo que é mais facil criticar do que fazer. É a engrenagem da alternancia de poder educando uma nação.

Fernando X em 21 de fevereiro de 2013

E tem gente que é contra a privatização. PTrobras, privatização já!

JOSE OLIVEIRA - FORT/CE em 20 de fevereiro de 2013

.....esse PTRALHA(JOSE ROBERTO PARANHOS DA SILVA)O FIEL DA SEITA PTRALHA SÓ FOCOU PREÇO.....ESQUECEU DOS INDICADORES PRODUTIVIDADE,FINANCEIROS,RENTABILIDADE,CENÁRIO MUNDIAL,BENEFÍCIOS PARA O POVO,PERDENDO POSIÇÃO RANKING,CUSTO-BENEFICIO,DESEMPENHO PÍFIO,DIRETORES ALOPRADOS,CABINE DE EMPREGO,EXCESSO DE DIRETORES, OU VACA GORDA....P R I V A T I Z E ....J Á.....ROGERIO CONSTANTINO.......OS IMPOSTOS VAI PARA EDUCAÇÃO..............

toninho malvadeza em 20 de fevereiro de 2013

A petralhada consegue até destruir um país inteiro.Que dirá uma empresa...

José Roberto Paranhos da Silva em 20 de fevereiro de 2013

O maior patrimônio da petrobràs é o povo Brasileiro,e graças aos governos atuantes(LULA-DILMA)estamos pagando a gasolina na maioria das regiões,menos de R$3,00,se fosse pela vontade dos tucanos e americanos estaríamos pagando,hoje a gasolina em torno de R$4,50,para ver se sobra alguma oportunidade de jogar o povo contra a DILMA,mas pode tirar o cavalo da chuva,pois o pt não vai dar ese gostinhos para vocês ,turmas do contra.

Fernando em 20 de fevereiro de 2013

Lula arrebentou a Petrobrás? O maior lucro da empresa foi em 2009. Essa oposição, além de sofrível, é mentirosa. Com a fundamental ajuda de uma parte da grande imprensa,claro. Informe-se, meu caro. Informe-se! Até a Graça Foster está alarmada!

Bruno em 20 de fevereiro de 2013

Quem mandou votar nos caras? Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. Mas a companheirada nos cabides de emprego vai muito bem, obrigada...

zm em 20 de fevereiro de 2013

O senador esqueceu de citar um dos três porquinhos Eduardo Dutra, "presidente da Petrobras. Transformaram num cabidão de emprego para essa raça de sindicalista analfabeta e corrupta e petes do mesmo naipe, padrão do chefe da quadrilha que nunca sabe de nada.

GIBA61 em 20 de fevereiro de 2013

Então tá. Devemos aumentar os combustíveis e deixar de fabricar navios e comprar dos coreanos, em nome do Deus Mercado, desfavorecendo a maioria dos acionistas, ou seja, o povo brasileiro?

Fernando em 20 de fevereiro de 2013

O bom era no tempo da Petrobrax... Bom mesmo seria se a Petrossauro, que só trabalha para melhorar a vida de seus funcionários e como instrumento do governo de plantão -- sobretudo se é um governo recheado de sindicalistas, como os governos do lulalato -- fosse privatizada.

GIBA61 em 20 de fevereiro de 2013

O PSDB sempre pautado pela mídia... Ou seja, o desastre da Petrobras não existe? Está tudo bem com a companhia, cujo valor em bolsa hoje está reduzido a menos de um terço do que já foi-- entre outras belezuras?

Leonardo em 20 de fevereiro de 2013

Poxa, até que fim uma voz ecou diante de tanto silêncio, aleluia. Só podia ser o Aloysio Nunes mesmo, o mais atuante, por que o resto sucumbiram-se todos.

Leniéverson Azeredo em 20 de fevereiro de 2013

Pois é, Augusto, as coisas tenderão a ficar pior na cabrocha dessas alas. Com esse desgoverno, a Petrobrás irá falir, se é que já não está.

JOSE OLIVEIRA - FORT/CE em 20 de fevereiro de 2013

....O PSDB/SEN. ALOYSIO NUNES estão se despertando no berço esplêndido....A LAMA VAI ATINGIR TODOS NÓS...FAÇAM ALGUMA COISA.....E AS PESSOAS QUE CONFIARAM O SEU VOTO.HONRE.

E_Megaton em 20 de fevereiro de 2013

É o seguinte: Por que não pegamos toda essa PeTralhada Paspalha citada e colocamos naquela plataforma petrolífera móvel (é a P-171) e reboquemos até Cuba... Lá, espero q esses corajosos "çeres umanus" vivam como o povo vive lá - e não como os hitlers do partidão! Não nos esqueçamos de mandar na viagem o Poppi pai (gilberto carvalho) e Poppi filho (o ‘póprio’!)!!!! E SEM DIÁRIAS!!!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI