Amigos, vejam esta: depois de literalmente anos de discussão, a Câmara de Vereadores de Barcelona acaba de proibir que as pessoas andem nuas ou seminuas pelas ruas da cidade – com a ressalva de que a proibição vale para as áreas distantes das praias e das avenidas e calçadões que as acompanham. Os infratores podem receber multas que vão de 120 a 500 euros (de 280 a quase 1.200 reais)

Para quem não sabe, em Barcelona há praias nudistas na zona urbana – e não distantes de bairros densamente povoados, como ocorre em outras cidades — e, mais ainda, cidadãos que andam nus pelas ruas, sem outra peça de roupa que uma eventual sandália, reivindicando seus direitos civis. (O homem da foto está nu em plenas Ramblas de Carcelona, como costuma fazer, e tem uma sunga escura tatuada nas nádegas).

As praias nudistas continuarão sem problema, mas presumo que a decisão irá enfrentar na Justiça a oposição de setores ultra-liberais.

O verdadeiro problema consiste em turistas, geralmente jovens, que circulam pelo centro da cidade, quase sempre vindos das praias, de shorts ou mesmo sungas e sem camisa, os homens, e de biquíni com ou sem cangas, as garotas. Não raro, estão bêbados. Os moradores reclamam, os jornais fazem reportagens e, finalmente, aprovou-se uma mudança em uma “ordenança cívica municipal” de 2006 que regula o comportamento das pessoas no espaço público.

Como tudo na Espanha, porém, a proibição está causando brigalhada política. O socialistas, que governam a cidade, obtiveram o apoio de nacionalistas conservadores, o conservador Partido Popular se absteve e dois partidos de esquerda, um deles republicano, consideraram o ato “desproporcinal” e “arbitrário”.

Jordi Portabella, dirigente do partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) disse ser um “erro” o poder público decidir sobre como cada cidadão deve se vestir. Ricard Gomà, líder de uma coalizão de esquerda, avaliou que a proibição “lança um olhar intransigente sobre o espaço público”.

Não se sabe, agora, como ficarão determinados eventos em que todo mundo sai à rua sem roupas, como os tradicionais passeios de bicicleta que se realizam na primavera — mais ou menos nesta época — e no verão para protestar contra a poluição, o uso de automóveis, a globalização ou tudo isso junto.

Veja um exemplo no vídeo abaixo:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 14 =

8 Comentários

antonio carlos santala em 17 de junho de 2012

se fosse permitido andar pelado pelas rua, eu seria o primeiro a sair pois acho que o nu é muito bonito, pode ser gorda magra feia velha eu acho bonito . e acABOU.

Márcia Maria em 30 de abril de 2011

O babaca do LF. Veríssimo, aderiu a legislação do estrangerismo. Acha q o estrangerismo tem poder em nossa vida, e combatê-lo quer dizer q o dominío acabou e tem gente q confunde colonizado não como submisso mas com moderno. Ele acha isso rídiculo. LF Veríssimo quem é Rídiculo ? Quem está sendo colono ?

Ana Paula em 29 de abril de 2011

Andar nu está mais pra questão cultural do que para moral; só espero que esse debate não chegue ao Brasil, seria uma oportunidade e tanto pro "G"overno tentar fazer a gente esquecer dos "S"eus problemas (que acabam sendo mais nossos que d"E"les)

Vera Scheidemann em 29 de abril de 2011

Imagine ! Nós é que temos a honra de poder acessar um blog como o seu, que nos esclarece, ensina tanta coisa e, muitas vezes, nos diverte. Sinto-me privilegiada. Outro abraço grande ! Vera A honra é minha de ter leitores legais como você, Vera. Abração

Vera Scheidemann em 29 de abril de 2011

Ha, ha, ha ! Gosto não se discute, né ? Um grande abraço ! Vera Obrigado, Vera. Outro pra você e obrigado pela presença constante aqui no blog, que muito me honra. Abração

Malur em 29 de abril de 2011

Já, já vão programar uma passeata por aqui - começando pelo Rio - para que nenhuma nudez seja castigada.

Ismael em 29 de abril de 2011

Não sei porque, asm toda vez que aperece alguém peladão na rua ou invadindo estádio de futebol ou é homem ou alguma tribufú. Cadê as gostosas? Setti, falando em sacanagem, você tem notícias da Jeany Mary Corner, a amiga do Palofi? Quando será o novo escândalo? Caro Ismael, nunca mais ouvi falar da Jeany Mary Corner. Quanto às pessoas nuas em Barcelona, nas praias nudistas a questão estética muda. Abraço

Marco em 29 de abril de 2011

Amigo Setti: Aqui no meu condominio teve uma briga parecida, com vizinhos q andavam nú no seu apartamento. Criaram quase uma revolução. Mas não vejo problema e acho até uma simpatia. Abs. Mas como é que se pode reclamar do sujeito andar DENTRO DE SUA CASA como achar melhor? Há muito moralismo hipócrita em curso, não? Abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI