Image
Militantes sul-coreanos protestam contra as deportações de norte-coreanos pela China diante da embaixada chinesa em Pequim, em setembro passado (Foto: VOA)

A pragmática China que adota o capitalismo mas mantém a ditadura comunista como forma de controle sobre a sociedade é o único país do planeta que é aliado firme do regime pária, delirante da Coreia do Norte.

Como variação de seu vastíssimo elenco de violações de direitos humanos em casa, objeto de modesta preocupação do Ocidente tendo em vista os interesses comerciais com Pequim, o regime comunista chinês contribui para violações fora, como acontece, agora, uma vez mais, com a deportação de levas de miseráveis refugiados norte-coreanos.

A devolução forçada de cidadãos norte-coreanos para o regime de Pyongyang significa, para eles, o inferno na acepção da palavra: tortura, prisão perpétua com trabalhos forçados sob um regime de fome ou a pura e simples condenação à morte, por “traição”.

A despeito da vigilância severa que os dois países exercem em sua fronteira comum e das barreiras quase intransponíveis existentes ao longo de 1.400 quilômetros — muros de 2,5 metros com dispositivos eletrificados em boa parte do território chinês, cercas de arame farpado eletrificadas do lado norte-coreano –, cidadãos desesperados conseguem escapar da Coreia do Norte percorrendo remotas trilhas nas montanhas.

A China os mantém presos por um tempo e os devolve para o inferno de onde procedem.

Os apelos veementes do governo da Coreia do Sul, e os mais discretos feitos por Washington, não serão, como de hábito, atendidos pelo regime chinês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dois =

Nenhum comentário

Leticia em 07 de fevereiro de 2013

Eles comem cachorros e vocês comem carne também, mas de vaca... Qual a diferença? Ah é, esqueci, aqui a gente não tem o costume de comer cachorro ainda, mas de resto é normal a gente comer vaca, leitoa....

Comunista Até a Alma. em 02 de março de 2012

Jamais fale mal do comunismo! Para chegarmos ao nosso fim, todos os meios são justificáveis!

Paulo Matter em 28 de fevereiro de 2012

A COréia do norte é o paraíso para o qual deveriam ser despachados todos os simpatizantes da turma de Fidel e Chaves. Inclusive os facínoras brasileiros que ora estão no poder.

Marcos Conservador em 28 de fevereiro de 2012

Onde está o Luiz Claudio Costa??

Razumikhin em 28 de fevereiro de 2012

O que se poderia esperar de um país onde se comem cachorros?

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI