Image
Arkana em ação rumo ao Havaí, pouco antes de se aposentar, com o colar havaiano típico: 32 milhões de quilômetros voados (Foto: The New York Times)

Está certo que 40% dos cerca de 110 mil comissários e comissárias de bordo nos Estados Unidos têm 50 anos de idade, ou mais, de acordo com um análise do Censo de 2010 feita pela Universidade do Texas.

E apenas 18% desse pessoal tem menos de 34 anos.

Pois bem, mesmo nesse universo de maduros, Ron Arkana foi uma espetacular exceção: aos 84 anos, comissário de bordo há 63, ele só parou de trabalhar semanas atrás, sempre voando pela United Airlines — a segunda maior companhia aérea do mundo em número de passageiros transportados, após a também americana Delta.

Por coincidência, seu último voo foi de Denver, no Colorado, até a ilha de Kauai, no Havaí, seu Estado natal. Ele está prestes a entrar no Livro Guiness de Recordes como o comissário de bordo a se aposentar com mais idade na história da aviação.

Arkana decidiu se aposentar não por problemas de saúde ou por estar cansado da vida, mas porque a United lhe ofereceu um belo pacote de saída.

Nesses 63 anos, Arkana viu de tudo: casais resolvendo se divorciar a bordo, gente de porre saindo no soco, loucos, tarados, pessoas querendo abrir a porta da aeronave para se suicidar…

Image
“A um Passo da Eternidade”: a famosa cena do beijo entre Deborah Kerr e Burt Lancaster. Arkana preparou cama para Deborah e serviu 12 dry martinis para Burt — que preparou ele mesmo um 13º

Foram atendidas a bordo por ele incontáveis celebridades. Ele se lembra, por exemplo, do elenco inteiro do premiado filme A um Passo da Eternidade voando de Los Angeles para o Havaí — Burt Lancaster, Frank Sinatra, Deborah Kerr, Montgomery Clift… Como esquecer, naquele voo, que ele preparou uma poltrona de primeira classe como cama para a chiquíssima, fina, britânica Deborah?

Ou que o velho e bom Burt tomou doze dry martinis preparados e servidos por Arkana — e depois, ainda com sede, foi até o bar do avião e misturou o 13º ele mesmo?

—  O cara era durão! — admira-se Arkana.

Arkana serviu bandejas e trocou amabilidades com pelo menos um ex-presidente dos Estados Unidos — Bill Clinton, que considerou “um cara simpaticíssimo, divertido e boa praça” — e instituições da música popular americana, como Bing Crosby e Sammy Davir Jr.

Ele se casou em 1963 (e continua casado) com uma aeromoça que, de acordo com as regras da época — que hoje seriam ilegais –, precisou deixar o emprego por não mais atender a exigência de ser solteira.

Em sua longa carreira, Arkana voou 32 milhões de quilômetros — o equivalente a 800 voltas em torno da Terra. E sabem qual é seu principal sonho, agora que está aposentado?

“Viajar”, diz ele, sorrindo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Nenhum comentário

Adilson Minossi em 13 de novembro de 2012

No Brasil o sujeito completa 50 anos e é considerado velho. Trabalhei na Varig 10 anos, nos anos 60/70 no setor de Compras/Importação e conheci muitos tripulantes e comissários com bastante idade. A propósito, ao embarcar em aviões americanos (qualquer empresa) os comandantes, co-pilotos e comissários tem os cabelos brancos. Na terra do Tio Sam os mais velhos são mais respeitados do que aqui no Brasil onde o ex-presidente Lulla Lá disse que o Serra estava muito velho pra continuar se candidatando. Serra tem apenas 70 anos! E não fuma e não bebe como o Lulla! Lula, entre outras coisas, não se olha no espelho. Em outubro ele fez 67 anos...

Filósofo em 13 de novembro de 2012

Caro setti,logo, algum bonzinho sidicalista do PT ou o Suplicy irão encampar a nobre causa:"trabalhador idoso é explorado por áerea".Depois, irão convidá-lo a inaugurar uma nova categoria de exluidos, e não tardará para que a militância comece o patrulhamento.

Rosely em 13 de novembro de 2012

Lindo!

eidia em 13 de novembro de 2012

cOISA MAIS LINDA! aMEI sETTI. BJOS EIDIA WWW.OQUEVIVIPELOMUNDO.BLOGSPOT.COM

Luiz em 12 de novembro de 2012

Maravilha de Post!!! Que vida riquíssima!!! Parabéns Ricardo Setti por mais esta pérola.

Beth Augusto em 12 de novembro de 2012

Que lindo,amei esse Sr vida longa para aproveitar mais ainda.

Marco em 11 de novembro de 2012

Don Setti: Cuidado com esses temas, por aqui os barnabés, vão querer te pegar, V~e se não fala mais nisso, tu mesmo é mau exemplo para eles.Onde se viu não se aposentar com 40 anos de idade. O Paim, é capaz de mandar aí para Barça a interpol tem pegar no bíceps, se for necessário.Para q tu pare com essas inocências,e mania d querer ser exceção na maturidade. Risos. PS- Vai ter Post do Fluzão! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI