Argentina: Cristina Kirchner nomeia veterana atriz do cinema erótico como “embaixadora da cultura popular”

Cristina Kirchner e Isabel Sarli, em cena de filme dos anos 50-60 e hoje

Cristina Kirchner (à esquerda) designou como “embaixadora da cultura popular” a veterana atriz erótica Isabel Sarli (ao centro, em foto de um de seus filmes, e, à direita, hoje)

Enquanto sua forma física lhe permitiu, a atriz argentina Isabel Sarli não deixou de aparecer nua, total ou parcialmente, em 29 filmes. Tornou-se a rainha indiscutível do “porno light”, do cinema erótico, e objeto de críticas e reparos na ultra-conservadora Argentina dos anos 50 e 60.

Como atriz, deixou muito a desejar: seus filmes tinham como objetivo central, para não dizer único, mostrar seu corpo, numa época em que isso era tabu. Os títulos de seus filmes já dizem tudo: Tentação Nua, Carne, Nua na Areia, Luxúria TropicalA Deusa Impura

Agora aos 77 anos, a presidente Cristina Kirchner permitiu a Sarli dar a volta por cima nos críticos de outrora, ao designá-la “embaixadora da cultura popular”. O ex-mito erótico, que também atuou como stripper em teatros de revista, foi nomeada, por decreto presidencial, como titular de uma das subsecretarias de governo voltada à cultura.

A presidente, na fundamentação do decreto, derrama-se em elogios à veterana atriz, que seria “uma verdadeira representante da cultura nacional, tanto por seus dotes de atriz cinematográfica, como por ser considerada em sua época um ícone popular e uma figura embémática”.

Cartaz típico dos filmes de Sarli em seu auge: no caso, do filme “Fuego” (“Fogo”)

Isabel Sarli era, como se diria na época, uma morena bonita e voluptuosa quando se elegeu Miss Argentina, em 1955. Logo seria descoberta pelo diretor Armando Bo — com quem permaneceria unida até a morte dele, em 1981 –, e no ano seguinte faria seu primeiro filme, El Trueno entre las Hojas, no qual protagonizou a primeira cena de nudez integral da história do cinema argentino, banhando-se num rio. Aliás, a insistência em cenas da atriz nua em rios, lagos, mares e similares lhe valheu um apelido brincalhão, La Higiénica.

A justificativa da presidente Cristina para a nomeação da atriz diz, em outra parte, que a figura de Sarli, conhecida popularmente como “La Coca”, é “inevitável na hora de enaltecer os valores éticos e culturais, ao representar a síntese da imagem que a Argentina deseja projetar ao mundo”.

Se a frase for levada ao pé da letra, essa imagem será a de uma mulher sem roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + vinte =

38 Comentários

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    SETTI:
    A hoje senhora Isabel Sarli e com traços elegante e bonitos,independente de boa ou má atriz estava passos a frente do tempo.
    Felicito a escolha de Isabel Sarli – não é uma mulher qualquer que esta a frente do seu tempo – MERECE!
    Abraços
    Pedro Luiz

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Pelo menos em termos de Ministra da Cultura estamos melhor servidos.
    Idéias políticas a parte,como mulher,a senadora Marta Suplicy,ainda desperta atenção da platéia masculina,por onde passa.

  • Aposentado

    La “K”, es una boluda!

    Que pasa por su cabeza al decir que esta señora irá representar “la cultura y la etica” de los argentinos en el mundo?

    Ya nos bastó una Evita y una Isabelita de origen similar a “La Coca” para que se hagan chistes de nosotros!

    Seguimos, los argentinos a repetir la historia, sin mirar al futuro.

    Lástima que asi sea.

    “K”, nos lleva a la ruina y volverán los Galtieri … generales de zarzuela.

    Bueno, estimado amigo, espero que no, que no vengan de nuevo los gorilas que tanto infelicitaram a ese gran país que es el tuyo.

    Cordiales saludos.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Setti:
    Na sua resposta ao Aposentado e em relação aos Gorilas Criminosos Argentinos – “Esculunga pé de pato megalô Três Vezes! Toc toc toc!
    Abração
    Pedro Luiz

  • Ismael Pescarini

    J C Werneck, quantos uísques vc tomou hoje? Justo Marta com aquela boca torta de tanto fazer ****…Por favor, se for para falar em projetos autoritários latinos, que seja a gaúcha Manuela D’Ávila. Bom fim de semana.

  • AlexRio

    É a a Tiririca deles, portanto, alvo dos mesmos preconceitos lá e cá.

  • MAYA

    O Werneck você não pode estar falando sério,tá louco
    ou está precisando de óculos.

  • Zaratrusta

    É, com um “colegiado” “cultural” desse nível seja na Argentina que no Brasil com a Marta “Relaxa e goza”, não há do que depois os “Latrino-Americanos” se queixarem de estarem sendo barrados de entrar na Espanha,…. esse tipo de “cultura” de exportação é uma especialidade regional e pelo visto os atuais governantes “democrático-progressistas” estão investindo como íten de primeira linha de exportações. É Aldous Huxley, tinha razão, já em 1932, quando escreveu O Admirável Mundo Novo,… o projeto denunciado está inexoravelmente se realizando…

  • Tuco

    .

    Compreensível.
    Para um governo que
    é um puteiro…


    .

  • RONALDE

    A presidente e a embaixadora da “cultura popular” argentinas estão mais para proprietárias de “bataclãs” do que para executivas de governo.

  • Jeremias-no-deserto

    A companheirada bolivariana é capaz de tudo!

  • veiaco

    Dentro do padrão, aquilo lá ja virou um bordel que quinta. Aonde estão os antes famosos politizados argentinos?

  • Flavio

    E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
    Apocalipse 17:1

    Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Apocalipse 19:2

  • APOSENTADO INDIGNADO

    A ARGENTINA E UMA ****. FAZ SENTIDO. TEM A **** ANTIGA E A **** NOVA.

    A ARGENTINA ATUAL ESTA UM POUCO A FRENTE NO PROCESSO DE BOLIVARIANISMO, KIRSHENERISMO, LULISMO, DEGRADACAO SOCIAL, FAVELIZACAO, CALOTE ECONOMICO.

    VAMOS CHEGAR LA.

    A CLEPTOCRACIA TUPINIQUIM “AGARANTE”.

  • 8 1/2.

    A América Latina.

    eu sabia.

    juro.

  • 8 1/2.

    uma correção.
    de uma maneira geral,
    o Mundo.
    e daí não é para melhor.

  • Rangel

    Uêba! Imagina a festinha de posse dela. *********!

  • carlos eduardo

    Prezado Ricardo

    Quando a gente pensa que a Argentina não tem mais para onde afundar , ela afunda um pouco mais.
    Se fosse só essa ministra , estaria tudo bem , mas , é o conjunto da obra Bolivariano.
    Nesse exato momento o navio-escola ARA Libertaded esta apresado já faz mais de 15 dias em Gana na Africa , por pendencias da divida externa.
    Ricardo se vc acha Isabel Sarli escolha estranha para ministra , a atual embaixadora da Argentina junto ao Reino Unido é uma pelega ex-aeromoça da Aerolineas Argentinas e “caso” de Hugo Chaves , o nome da figura é : Alicia Amalia Castro , essa é barra pesada.

  • ze do matogrosso

    ..Eu sabia que a visita do molusco não ia dar certo. Tai o aconselhamento político. A gretchen já deve ter filiado ao PT.

  • hector oscar loiacono

    moitas criticas sim sentido,dejen a pessoas en pais.

  • ze do matogrosso

    ..Machadão no lugar da Martaxa, relaxa e goza JÁ..

  • Paulo Oliveira

    Considerando que a Argentina está uma ****, acho que a escolha da presidentA portenha está adequado.

  • juscelino

    a argentina , assim como o brasil está virando um verdadeiro bordel, vanguardistas em tudo quando é coisa de baixo nivel. coisas de mentalidades esquerdopatas e libertinos…qualquer um entra e faz politica de estado…aqui temos os joao uilis, irinis da vida…

  • Eddie

    Isto é típico de sociedades atrasadas!

  • Luiz Pereira

    Setti,
    Eu acho que se a Rose di Primo substituísse a Marta, teríamos um salto de qualidade!
    abs

  • Memyself

    Na Argentina k. faz todo sentido.

  • RONALDE

    Alô Werneck, em matéria de mulher, há gosto prá tudo.

  • sabiá cantando na madrugada

    não estou entendendo os comentários…
    por acaso a nossa Ministra da Cultura é muito diferente dela?
    Qual a diferença de uma mulher que se diz ” sexóloga” ( seja lá o que isto quer dizer ) e uma atriz pornô?
    Uma fica na teoria e a outra interpreta.

  • neil ferreira

    Data maxima venia, apenas um reparo à decisão da Presidenta Kirchner. Digou eu: ela deveria nomear também uma cota de atrizes pornô de hoje e não apenas da geração dela, já despencadas. É como voto.

  • Reynaldo-BH

    Setti, você sabe de minha paixão sem cura pelas mulheres! Já disse isto em um post sobre as que você – quando teve o emprego de meus sonhos! – nos brinda constantemente aqui no espaço.

    Eu costumo dizer que Deus é mulher! Só pode! E tem que ser para haver alguma lógica.

    Deste modo, chego a ficar incomodado quando sou obrigado a não estar 100% ao lado delas.

    Mas, confesso, tem hora que é mais fácil. Dilma é homem! Esta tese eu defendo há anos. E Ideli, Erenice e outras, estão em estudos aguardando um veredito final. (Nota: sem critérios machistas de beleza, pois entre as mesmas chego a achar a ministra Maria do Rosário (que se morasse em Portugal teria o belo apelido de Zaira!) uma mulher bem interessante).

    Assim, o que me assusta na sra. Pingüino é exatamente o lado pouco feminino.

    Para dizer o mínimo. Nestor que nos perdoe.

    Quando as mesmas assumem cargos públicos, fico à vontade para criticar a PERSONAGEM POLÍTICA, tentando sempre preservar a MULHER. Algumas envergonham, enquanto mulheres, a minha filha e minhas amadas.

    Neste caso específico (em que pese a brilhante observação – feita aqui no blog – que não assusta ter uma atriz de terceira linha como ministra, já que temos uma “relaxa e goza” no mesmo cargo!) não posso deixar de trazer aos autos (este processo do mensalão ainda vai me deixar sem retorno!) a PROVA PROVADA do talento de Isabel Sarli para ocupar o cargo de ministra da cultura, ainda mais POPULAR!

    Um vídeo, que descobrimos agora graças à Gabriela Antunes (colaboradora do blog do Noblat) que revela a intensidade do talento desta, agora, representante da cultura popular de nossos hermanos!

    Não sabia que a frase antológica (vejam no link!) já tinha se transformado em piada desde muito! E motivo de ridicularização!

    É o grande momento (e quem ver o vídeo, imagina o que virá depois, pelo curriculum da atriz-ministra!) de uma carreira cinematográfica.

    Seria uma piada de primeira. Mas é real!

    Abraços!
    http://www.youtube.com/watch?v=qb9K73fsxJw

  • Um amigo

    Aguardem 2 meses … kid bengala será ministro de alguma coisa, ou ao menos canditato… se brincar será eleito.
    A política nacional é tão torpe quanto a Argentina.
    E a president”a” daqui é tão autoritária e ******* quanto…

  • Teresinha

    Já perguntei por que as mulheres esquerdistas enlouquecem e, cada dia, só temos confirmação, aqui e em outros países.
    Acredito que na Argentina, essa escolha causa muita vergonha. Se a louca tivesse amor pelo País nomearia um casal bailarino ou cantor de tango:
    além do orgulho desta arte, há apresentações em praças públicas, portanto é popular.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Reynaldo BH:
    Esta senhora quanto ao seu tempo de moça – estva muito anos a frente.
    Sua opinião das mulheres ne poder no quesito beleza,existe um fator primordial o TEMPO.
    As fotos de Dilma jovem – não uma beleza incomum mas podemos dizer sem medo bonitinha engraçadinha.Hoje, uma mulher no normal no mais de 60 anos – devemos nos olha antes no espelho.
    Se Hebe Camargo, Derci Gonçalves e outras grandes atrizes populares fossem convidadas para um Secretaria semelhantes no Brasil,teriam meus – aplusos.
    Elas como esta atriz argentina estavam a frente do seu tempo.
    Abraços
    Pedro Luiz

  • Luiz

    Se Isabel representa a síntese da imagem que a Argentina deseja projetar ao mundo, os hermanos tem bons motivos para ficar preocupados.
    Sai Gardel, Piazzola, Sabato, Borges e entra Isabel Sarli
    Fico triste é pelos argentinos que não merecem passar por esse pesadelo de governo.
    Espero que na próxima eleição tirem a viúva da Casa Rosada.

  • Reynaldo-BH

    É Pedro… Luz del Fuego também estava à frente do tempo dela. Mas mesmo assim não creio que seria uma legítima representante da cultura popular do Brasil.

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    ReynaldoBH:
    Sua visão – na realidade Luz del Fuego não se compara a esta atriz da Argentina – enfoques e vidas totalmente diferentes – acredito que a comparação não foi feliz.
    Gtande abraço do amigo
    Pedro Luiz

  • admir

    SOU fã desta encantadora atriz!
    Um beijão pra ela!