Amigas e amigos do blog, a partir de agora não publicarei mais, na área de comentários do blog, a reprodução na íntegra de notícias e artigos divulgados em outros meios de comunicação e nem a íntegra de documentos que interessem apenas ao remetente.

Essa regra é quase universal entre os grandes blogs, no Brasil e no exterior.

Faço isso em defesa e em favor dos leitores REALMENTE comentaristas.

Tais íntegras, que incluem até trechos imensos de processos judiciais — recentemente um senhor enviou um material equivalente a 18 telas de computador –, desestimulam a leitura por parte dos demais leitores e descaracterizam completamente a área de comentários.

Ela se destina à discussão de ideias, pontos de vista, propostas e críticas dos leitores, e não para a divulgação de material de terceiros, já publicado.

Tenho sido também imensamente tolerante com a divulgação de links, em muitos casos de pessoas que querem divulgar blogs (não raro, os seus próprios) que pouco ou nada têm a ver com os propósitos desta coluna.

A partir de agora, só admitirei links que sejam realmente do interesse geral.

Obrigado pela compreensão de vocês.

Um abraço do

Ricardo Setti

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =

39 Comentários

fernandoboi em 30 de dezembro de 2012

setti, esse negocio de ferias e um direito e faz muito bem a saude, mas vc ,o augusto e o reinaldo deviam fazer um plantao de cada um uma semana. fica dificil abrir o site todos os dias[dos tres]e :nada.um feliz ano novo p todos nos.meu abraco. Outro para você, Fernando.

fernandoboi em 25 de dezembro de 2012

setti, ja q vc mora em barcelona , faca alguma reportagem sobre a cidade. dizem q e muito bonita e com uma qualidade de vida muito boa . vai ai a sugestao. feliz natal par vc e os seus e q no proximo ano vc e todos nos tenhamos um pouco mais de esperanca no pais q nascemos. fernando Obrigado pela sugestão, Fernando. Mas se você fizer uma busca no blog, encontrará muitas referências a Barcelona em diferentes posts. Abraço

wilson em 01 de novembro de 2012

Setti bem oportuno, aqui em banania há gente que Se acha um mix de Sartre com Maulraux escrevendo Para um Le monde do dia e envia uma daquelas antigas edições dominicais do Estadão. E o pior nada seu apenas cópias e anexos.

Kitty em 01 de novembro de 2012

Caro Ricardo, Concordo plenamente com esta medida saudável e profiláctica de cortar comentários longos demais e que não interessavam, inclusive alguns off-topic.Eu sofria muito e até desistia de fazer algum comentário, quando a coluna estava invadida de tantos trogloditas que só faziam se aproveitar da sua paciência e educação! Os seus leitores cativos agradecemos, mais uma vez, regras de boa e respeitosa convivência! Um abraço///Kitty

AlexRio em 01 de novembro de 2012

Zaratrusta - 01/11/2012 às 11:03 Realmente para algumas pessoas é muito dificil conviver democraticamente com opostos. Conheço teu tipo. Tbém és da farda?

Bruno Guerra em 01 de novembro de 2012

Caro Setti, . Está certo, IMHO, os ajustes que pretende. Os nossos comentários não devem ser "copy&paste" de outros artigos (coisa de gente preguiçosa). . Sobre os links entendo perfeitamente o que pretende. Mas por vezes o link é necessário. Exemplo, faz dias sobre a Islandia tinha uma notica que eu vi, e que ao fazer o comentário (meu) juntei o link caso vc achasse ter interesse. . No mais uma sugestão: poderia haver um email direto para si. Se alguém tiver alguma coisa de interessante, algo que quer dizer apenas a si, pode usar. Claro, vai receber muitos emails, quem sabe muito lixo...Pode ter um lado mau sim, mas também pode ter beneficios. Considere :) . Faz tempo queria dizer para vc dar uma olhada no blog do Caio Blinder. Ele é mestre em comunicação. E de novo na minha opinião, ele gere bem o fator "comentário". Analise, pois vale a pena. . Abr, BR Caro Bruno, obrigado por seus comentários e sugestões. Os links eu divulgarei, sim, sempre que forem do interesse geral. Propiciar um e-mail meu é inteiramente inviável a esta altura dos acontecimentos. Hoje, sem divulgar, eu não estou dando conta, imagine se o fizesse. Qualquer leitor que quiser se comunicar comigo pode enviar mensagem como comentário. Ninguém lê o material enviado a mim, exceto eu próprio e a Rita, que trabalha comigo. A mensagem a mim sempre chegará. Quanto ao blog do Caio Blinder, é minha leitura diária, por três razões: é um excelente jornalista, é meu colega e meu querido amigo. Ele é ótimo mesmo com os comentários. Um abração!

Geraldo Elton Dias em 01 de novembro de 2012

Caro Setti, concordo plenamente com suas resoluções. As vezes posto algum texto mais longo e alguns até viraram post do leitor. É uma honra quando você publica algum comentário deste espaço. Para evitar erros que ocorrem na pressa de escrever eu atualmente publico no meu Facebook, que ajuda na correção, e realmente depois faço um "control c". Mas procuro sempre contribuir com o debate aberto pelo seu texto, mesmo que às vezes avance um pouco nas considerações. O grande diferencial do seu blog e do Augusto Nunes é permitir esta interação com os leitores e até mesmo permitir algumas considerações mais extensas. Mas o jornalista aqui é você e o espaço de comentários não pode fugir do debate aberto pelo seu texto. Vou policiar para tentar ser mais conciso mas espero continuar contribuindo com este maravilhoso espaço de debate.

Paulo em 01 de novembro de 2012

Concordo com você tem matérias que são boas mais com material muito extenso dissimulando a leitura total.

Vernon Luiz de Campos em 01 de novembro de 2012

Cocordo plenamente! Os comentários devem ser objetivos e claros! Parabéns!

Carlos Albedrto Boff em 01 de novembro de 2012

Apoiado, é mais espaço para quem tem o que dizer. Abraços

RONALDE em 01 de novembro de 2012

Ricardo, ótima resolução. Sugestão aos demais comentaristas deste e de outros blogs: textos longos dificilmente são lidos. Como se trata de jornalismo, os textos devem ser concisos e relacionados somente ao conteúdo apresentado pelo blogueiro.

JONY em 01 de novembro de 2012

Muito boa medida, to dentro! Realmente eu pulava esses links desagradaveis e cansativos, geralmente feito na madrugada por alguem insone ou de porre...hahahaha. abssss

sidney em 01 de novembro de 2012

Setti Certissimas as suas colocacaoes/ideias ; parabens !!! Va em frente que a gente segue atras das suas prazeirosas e sempre inteligentes - TECLADAS - !!! Baita abraco

nena em 01 de novembro de 2012

Setti, concordo inteiramente com as novas regras. Aprecio a sua generosidade ao dar campo às opiniões, muitas vezes contrárias ao artigo, mas há frequentes abusos. As inovações são benvindas. Concordo com o Carlos Nascimento quando diz "tem hora que ocorre inversão de posicionamentos, comentarista querendo ser protagonista ao invés de coadjuvante". Divergências, opiniões pessoais, acréscimos, sim, mas o espaço é para comentários sobre o tema e não para se escrever outro artigo. É foco. E ponto final. Abs.

AlexRio em 01 de novembro de 2012

Apoiado tbém. Tem gente que enche isso aqui de calhamaços que dá preguiça até de ler. Sem falar nos que, desavergonhadamente, usam o espaço para publicação de textos de pouco interesse ao assunto debatido, no afã apenas de conseguir um espaço de grande visibilidade e di-grátis para colocação de ideias e achismos pessoais.

Zaratrusta em 01 de novembro de 2012

Alguns irão ficar MUITÍSSIMO FRUSTRADOS em perder esse CANAL QUE VINHA SE TRANSFORMANDO PARA ELES, DENTRO DA MAIS EVIDENTE TÉCNICA DE PROPAGANDA COMUNISTA, NUM ÓTIMO MEIO DE PROPAGAR E TENTAR IMPOR IDEAIS E IDÉIAS MARXISTAS-CASTRISTAS-BOLIVARISTAS-STALINISTAS. Finalmente essa "porta" lhes foi fechada "na cara". (Estava ficando difícil conviver com alguns que aqui postavam idéias REACIONÁRIAS-PROGRESSISTAS!) Valeu!

Zaratrusta em 01 de novembro de 2012

Decisão mais que oportuna! Confissão: Houveram inúmeros posts que me tiravam o ânimo de postar qualquer comentário pela falta de tempo para ler verdadeiras LADAINHAS (na maioria das vezes completamente desconexas com o tema do post), onde verificava que o comentário tinha apenas e EXCLUSIVAMENTE a intensão de FORÇAR A PURA PROPAGANDA DE IDÉIAS E TENDÊNCIAS COMUNISTÓIDES SEM APRESENTAR QUALQUER ENRIQUECIMENTO DE OPINIÃO SOBRE O TEMA POSTADO! Lameto antecipar que alguns dos seus vários amigos com esse perfil deixarão de visitá-lo, mas será um ALENTO e uma DESPOLUIÇÃO hà muito desejada!!! Ótima providência !!!

Mairalur em 01 de novembro de 2012

Boa, muito boa decisão. Mas continuaremos com os textos, mesmo grandões, do Reinaldo-BH, não? Mairalur, comentários de leitores -- COMENTÁRIOS -- não têm limite de tamanho, não. Não só do Reynaldo-BH. O que não publicarei mais é o control C, depois control V que atulhava a área de comentários do blog. A área é para isso: comentários, não é mesmo? Um abração

neil ferreira em 01 de novembro de 2012

(Meu comentário de apoio à explicação do Editor sobre comentários): Sem comentários.

Nina - RS em 01 de novembro de 2012

Apoiadíssimo caro Setti!!! Devo confessar que textos muito longos nem leio (o tempo urge!!rsrs) e links não abro. Agora vai ficar mais fácil, rápido e menos cansativo.

Esron Vieira em 01 de novembro de 2012

Tambem detesto comentários longos. Fico desestimulado de ler. Parece aquelas rezas longas, que deixa qualquer um entediado de ouvir rsrs.

A.Ferreira em 01 de novembro de 2012

Perfeito, Setti! O "Ctrl + C / Ctrl + V" estava extrapolado mesmo!

Alberto Porém Júnior em 01 de novembro de 2012

Oi Setti, bom dia, gostei da nova regra, mas peço para olhar para a caixa alta. Nas normas que conheço usa-se a caixa alta em determinados momentos somente para uma ênfase. Agora "gritar" o comentário inteiro é exagero que "dói" aos olhos.

Atento em 01 de novembro de 2012

Apoiado! Precisava mesmo de algum filtro.

Beth Augusto em 01 de novembro de 2012

Apoiado.

Vera Scheidemann em 01 de novembro de 2012

Muito bem ! Um grande abraço ! Vera

Dexter em 01 de novembro de 2012

Olá Sábia decisão. Sua tolerância chegou a me incomodar, no bom sentido , é claro. Explico: acho que quando um lado é educado demais, o outro se acha no direito de ultrapassar limites. Todos sairemos ganhando.

Angelo Losguardi em 01 de novembro de 2012

Muito bom, apoiado! Nem apenas (apenas?) por muitas vezes ser material de sites obscuros, quadrilheiros ou defensores de ditaduras. Mas também porque é muito ruim por motivos de formatação ler um artigo que foi socado (sim, essa palavra é bastante apropriada) na seção de comentários. Essa seção tem limitações que são normais, daí esses artigos socados aqui podem poluir a leitura por parte dos frequentadores do blog. É tudo muito embolado, a vista até dói... e olha que nem sou o lulla... Obrigado por sua compreensão e apoio, caro Angelo. Na verdade, faço isso sobretudo em benefício dos leitores. Esses tijolos imensos desanimam os internautas que querem ler COMENTÁRIOS dos demais, além de essa área do blog não ser destinada à "desova" de todo tipo de material -- desde abaixo-assinados até artigalhões, manifestos e trechos de processos judiciais. Um abração!

Wagner em 01 de novembro de 2012

Setti boa noite! Sempre tive opiniões muito contundentes relacionadas a imprensa, principalmente a grande imprensa. Tenho minha maneira de pensar e até, que eu mesmo me prove o contrário, as terei até morrer. Acho que é assim com todos de opinião contundente. Não somos seres políticos de aluguel, aqueles que ficam sempre ao lado do poder! Voto no PT. Isso é fato. Assim como o Srº tem as suas opiniões contundentes também, e temos nossos embates. As vezes ásperos, as vezes concordo com Você. É do jogo democrático, é do respeito entre Homens! Te veria na rua, e apesar de divergir de Você, em 90% das vezes, teria muito prazer em lhe apertar a mão! Saiba disso. Meus parabéns, sinceros. Não leio Veja, não concordo com a abordagem de temas dos seus colegas de revista, porém respeito a maneira como conduz seus textos e suas palavras, sabe discordar sem ofender. Sabe ser contraditório sem ser leviano. Essas qualidades que possui me fazem ser um destes UM milhão que estão ai. Parabéns, fique com Deus, e vamos ao embate!! KKKKkkk Abraço. Att. Wagner Ferraz Muito obrigado, Wagner. Uma mensagem como essa me produz uma grande alegria e um grande alento. Divergir é saudável e é até belo. O problema é agredir, ofender, xingar. Conviver na diferença é essencial numa democracia. Abração

carlos nascimento em 01 de novembro de 2012

Já não era sem tempo, acredito que agora minha "azia" fique curada. Uma sugestão: na Coluna do RA ele aplica "reinaldox", dedetizando as baratas cascudas, na Coluna do AN ele aplica os famosos "abraços de jegues", é hora de se aplicar algum remédio por aqui,há muito que se passou do tolerável, com vários abusando da benevolência do espírito de "gentleman" de RS, tem hora que ocorre inversão de posicionamentos, comentarista querendo ser protagonista ao invés de coadjuvante. Creio que agora o limpa-para-brisas vai funcionar. UFAAAAA! Obrigado por seu apoio, prezado amigo Carlos. Abração

Reynaldo-BH em 01 de novembro de 2012

Setti, aplaudo sua decisão. É muito bom saber que, acima de tudo, você nos dá um voto de confiança e de atenção, ao privilegiar opiniões próprias. Mesmo que embasadas em comentários já publicados. Encaro como mais uma ação de sua integridade, espírito democrático e fidalguia. Quem tem blogs próprios que exerçam - nos mesmos - o legítimo direito de expor as próprias ideias. Nós, que somos leitores e comentaristas, queremos expor nossas ideias e debater. Com os outros. E não com autores de outros blogs, que frequentemente, me censuram e sequer publicam minhas opiniões. "Por tabela", estes blogueiros acabam tendo, por aqui, o espaço que negam a outros. Grande abraço. Fico feliz com seu apoio, caro Reynaldo-BH. Um grande abraço e obrigado

Marcelo Meireles em 01 de novembro de 2012

Correto. Apoiadíssimo.

Pedro Luiz Moreira Lima em 01 de novembro de 2012

Combinado! Mandei um email para você - preciso de ajuda! Abração Pedro Luiz

sandra em 31 de outubro de 2012

Está correto. Abs. Obrigado pela compreensão, cara Sandra. Abração!

Pedro Luiz Moreira Lima em 31 de outubro de 2012

Setti: As notas sobre direitos humanos,militares condenados na Argentina,Brasil etc estão na nova regra? Gostaria de continuar somente nestes assuntos. Abraços Pedro Luiz Você poderia, caro Pedro, fazer como muitos outros: relate o que houve com suas próprias palavras, cite trechos, produza um comentário seu com trechos do que achar conveniente. OK?

jorge em 31 de outubro de 2012

CARO RICARDO SETTI: PEÇO A GENTILEZA DE ORIENTAR A MIN E,DEMAIS LEITORES QUANTO A ALGUMAS DÚVIDAS. SABE-SE QUE A CPI DA DELTA ESTÁ DIRECIONADA APENAS A INVESTIGAR AS TRANSAÇÕES FEITAS EM GOIASM PRORROGARAM APENAS POR MAIS 45 DIAS SEU PRAZO,O QUE NÃO VAI LEVAR A NADA. GOSTARIA DE SABER DE FORMA BEM CLARA,SE A POSSIBILIDADE DE ALGUN DEPUTADO OU ALGUM SENADOR PODE ENTRAR COM ALGUMA REPRESENTAÇÃO JUDUCIAL EM ALGUM ORGÃO,NO SENTIDO DE TER-SE UMA INVESTIGAÇÃO EM TODO O PAÍS,JÁ QUE O QUE ESTÃO GASTANDO E DESVIANDO DE RECURSOS PÚBLICOS É CENTENAS DE VEZES MAIOR DO QUE O ESCANDALO DO MENSALÃO. DA MANEIRA QUE ESTÃO DESVIANDO GRANA DOS COFRES PÚBLICOS,O ÚNICO LEGADO QUE VAI FICAR PARA O POVO SERÁ AUMENTO DE IMPOSTOS E UM BRASIL FALÍDO.POR FAVOR ME ORIENTE POIS VÁRIAS PESSOAS COMO EU ESTÃO COM A MESMA DÚVIDA. Caro Jorge, a questão deve primordialmente ser resolvida no plano político, com pressões de líderes partidários sobre a presidência da CPI, em ações junto às Mesas do Senado e da Câmara e coisas do tipo. O recurso à via judicial, se não houver sido cometida uma clara ilegalidade, não vejo possibilidade de dar certo. Uma lástima, não é? Abraço

Debora em 31 de outubro de 2012

Deu piti. Não, não sou dessas coisas. Não me ofenda, Debora. O blog não está aqui para servir de plataforma nem de ponto de propaganda para ninguém. A área de comentários se destina a isso: co-men-tá-rios. Acabo de deletar três vezes a mesma íntegra que deveria equivaler a 40 páginas de texto.

JT em 31 de outubro de 2012

Caro Setti, Com um milhão de pageviews por mês em seu blog, você tem todo direito de acrescentar um ou dois itens nas regras para os comentaristas. Estou entre aqueles que de vez em quando envia links para textos externos, mas sempre deixei a ressalva de que o comentário poderia ficar em off. Só lamento não dispor de mais tempo para fazer comentários mais longos, daqueles que viram "Post do Leitor", pois estou com saudade de sentir aquela emoção e alegria de ver um texto publicado na sua coluna, quando o leitor vira amigo do blog - o que certamente é um grande diferencial deste espaço. Infelizmente, mesmo com todas as regras que se criam para moderar blogs, ainda não inventaram um detector automático de desonestidade intelectual e imbecilidade, que não raramente invadem os blogs mais populares. Mas até para conter isso é preciso ter bom humor e é muito legal ler as chaves de galão que você dá em alguns elementos - até consigo imaginar eles se roendo por não ter como reagir a um enquadramento, o que deve ser feito sempre que preciso. Como disse Clint Eastwwod, aqueles que tentam agradar a todos não conseguem agradar a eles mesmos. Por falar nisso, tem filme novo dele na agenda. Será que sai resenha dele por aqui? Grande abraço! É difícil discordar de você, caro Jean. E estou aguardando mais um Post do Leitor. Uma hora você arranja tempo. Quanto ao grande Clint, vou ver. Um abração

Marco em 31 de outubro de 2012

Dom Setti: Não considero fácil a tua tarefa, acho de um esforço sobrenatural conseguir ler todos os textos dos comentários, e o pior às vezes ter q responder ou liberar quase q imediatamente. Em elevados números a sempre vir. E o pior o enorme trabalho de verificação dos fatos. É meu amigo para quem acha q é mole, é um trabalhão e tanto antes de publicar um comentário. Abs. Obrigado por sua compreensão, caro Marco. Eu tinha certeza de que poderia contar com ela. Um grande abraço

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI