Image
O avião presidencial , o Airbus A319 CJ “Santos Dumont”, da Força Aérea Brasileira: já com quase 10 mil horas de voo (Foto: Agência Brasil)

Passou batido, mas em fevereiro passado completou-se dez anos da aquisição do Airbus A319 CJ presidencial, batizado de Santos Dumontmas que ficou conhecido durante um tempo como “Aerolula”, por causa do presidente que determinou sua compra por 56,7 milhões de dólares.

Pelos padrões da aviação moderna, e obtendo manutenção cuidadosa e frequente, não se pode considerá-lo uma aeronave “velha”, mas é sem dúvida um avião rodado: até hoje, o avião presidencial voou precisamente 9.779 horas e 10 minutos, realizando um espantoso número de pousos — exatos 6.747. Há alguns meses, o Palácio do Planalto desmentiu que a presidente Dilma tivesse a intenção de comprar um avião maior e mais novo para atender à Presidência.

Assinado o contrato de compra em fevereiro de 2004, o então aerolula aterrissou pela primeira vez em Brasília a 15 de janeiro do ano seguinte, 2005, e Lula já o estreou quatro dias depois, no dia 19. Voou a Tabatinga (AM) para o relançamento do Projeto Rondon –destinado a familiarizar universitários com a realidade brasileira, realizando voluntariamente trabalhos comunitários — e para um encontro com o então presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, na vizinha cidade colombiana de Letícia.

O primeiro voo para o exterior do aparelho foi logo depois, no dia 27 de janeiro, levando Lula e comitiva para Zurique, na Suíça, de onde o então presidente seguiu para a pequena cidade de Davos para participar do encontro anual do Fórum Econômico Mundial. Mais uns dias e, a 1º de fevereiro, e a aeronave conduziria o então vice-presidente José Alencar para Maputo, capital de Moçambique, em visita oficial.

O voo mais longo do Santos Dumont foi entre Glasgow, na Escócia, e Brasília, numa distância de 5.100 milhas náuticas (9.445 quilômetros).

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + vinte =

21 Comentários

aparecido f. em 23 de março de 2014

Não publico comentários contendo acusações sem provas.

marcio r. g. cortes em 19 de março de 2014

10 anos...então só falta cair com a petezada toda...sarcasmo de vez enquato faz bem...não seje tão sério...

Trovão em 19 de março de 2014

Será que a rose, aquela que servia o lulla X9 nas viagens, foi chamada para a comemoração? Será que a rose, aquela mesmo, tinha a acomodação exclusiva no aerollulla, para as noitadas viajadas? Aliás será que a mulher do lulla X9, a oficial, conheceu o interior do aerollula pessoalmente, ou só por fotos sem a presença da rose, aquela mesmo?

carlos antonio castelo branco em 19 de março de 2014

Aerolula transportou e transporta nulidades para eventos sem propósito e ou simplesmente para turismo com dinheiro público. Diga um exemplo de qualquer decisão em proveito do país, após essas milionárias viagens, uma só.

Sérpico em 19 de março de 2014

Quantos litros de Bebida carregou ... Quantos ASPONES , e PAPAGAIOS de PIRATA ... Que desprezo à EMBRAER ! Qual seria o uso/nº horas comparado ao Air-Force One ? Alguém sabe ?

Pelo menos não tinha pó.

Setti
Policarpo Trintim em 19 de março de 2014

O Brasil vai bem obrigado! Estão computados as horas daquela escala fora de rota em Lisboa para comer um bacalhauzinho do Porto? Mais também pudera o ex-Pres. Lulalá morava nele, odiava estar em Brasilia, quem se lembra daquele comercial "Nas asas da PAN-NAM"? Inventava qualquer pretexto para esta nas asas do aerolula como ficou conhecido na época.

Passageira secreta! em 19 de março de 2014

Esse avião da era petista, tem o capitulo único no planeta. A amante do presidente viajava sem registro. Toda a bagagem da ilustre, torna-se assim invisível. Esse é o milagre-corrupto-petista!

paulo quartarolli em 19 de março de 2014

brasil dos es quinto mundo, pode! yes! we can!

o desPTtizador em 19 de março de 2014

E a súcia vermelha chamavam o Fernando Henrique de VIAJANDO HENRIQUE... são campeões em canalhice estes hiPócriTas!

Jonathan Viena em 19 de março de 2014

Milhagem do Aerolula = Milhagem de Rosemary. Será que as vantagens que ela angariou com o gov. Lula sao do programa de milhagens da Aerolula Transportes de CorruPTos SA? Abcs, JV

Jonathan Viena em 19 de março de 2014

Milhagem do Aerolula = Milhagem de Rosemary. Será que as vantagens que ela angariou com o gov. Lula sao do programa de milhagens da Aerolula Transportes de CorruPTos SA?

The Wall em 19 de março de 2014

Equivale a praticamente a um ano de dois meses no ar. E falam que tucanos voam?

vicente em 19 de março de 2014

A Rosemary estava em quase todos viagens com o Lula para o exterior, depois do escandalo, nunca mais lula falou nela e ela esta no autrasimo, domou Doril e sumiu

JEBANIEL WOLFF em 18 de março de 2014

Se ler este seu post, Ricardo Setti, Rosemary Noronha vai ficar com muita saudade. Afinal, teve bons momentos nessa aeronave. Mas, acabou-se o que era doce.

odivar meneghetti em 18 de março de 2014

Lamento não publicar seu comentário, Odivar, mas ele passa dos limites das regras do blog.

Moacir 1 em 18 de março de 2014

Prezado Setti, Dona Dilma pode ter mudado de ideia ,mas foi cogitada SIM - e nesse sentido a Aeronáutica chegou a fazer algumas consultas de preço - a compra de um AERODILMA,em substituição ao Força Aérea 51 - Ups! - como se refere à aeronave a prezada Wikipédia. Na época a intenção da compra foi fartamente divulgada. * http://www.istoe.com.br/reportagens/203983_AERODILMA * Quanto à famosa escala TÉCNICA INESPERADA em Lisboa decidida 2 dias antes,ninguém melhor que o vizinho resumiu essa matéria * http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/a-entrevista-em-havana-adverte-chegou-a-hora-da-escala-tecnica-numa-oficina-especializada-em-neuronios-avariados/ * Agora que a PresidentA é uma legítima representantA dazezqueradaz caviar perdulárias...não há quaisquer dúvidas. Por exemplo,o Itamaraty bloqueou dia desses,em Santiago do Chile,uma suíte presidencial e mais uns 30 apartamentos no hotel Ritz Carlton para outra mega comitiva presidencial da DilmA,quando da posse da Michelle Bachelet.No entanto o trem da alegria,no jargão turístico, DEU NO SHOW. Ou seja, nem apareceu nem teve a delicadeza de cancelar as reservas por lá.Porém o governo (NÓS) teve de arcar com os custos da 1a diária de todas as unidades reservadas,pois elas estavam GARANTIDAS,segundo uma funcionária do hotel de nome Mercedes Troncoso. Quando se garante uma reserva se dá ao hotel e formalmente , o direito de nos cobrar a 1a diária da mesma,no caso de não darmos o ar da nossa graça.Quanto pagamos pelos apartamentos não utilizados? Praí uns R$ 124.604 ! Segundo o Itamaraty a PresidentA & cia ia se hospedar em Santiago pois lá teria agendada uma reunião com a Bachelet.A reunião teve seu local mudado.Em vez de em Santiago se realizou em Viña del Mar.Daí fizeram novas reservas em um novo hotel em Viña. E as diárias do Ritz pré-garantidas? Bota na conta dos eleitores. Detalhe: Viña del Mar dista 119 km de Santiago.Se pode chegar até lá de táxi ,metrô novinho em folha ou ôninus confortável.E eu tenho certeza que um vôo de helicóptero para levar a Mandatária para a tal reunião ,não teria nos custado R$ 124 mil reais * http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/03/1424671-comitiva-de-dilma-paga-por-quartos-de-hotel-que-nao-usou.shtml * Fazer socialismo com o dinheiro dos outros é moleza! Abraço

Precisamos do teu apoio, Ricardo! em 18 de março de 2014

Caro amigo, o blog tem como um de seus princípios não servir de veículo de divulgação para campanhas, abaixo-assinados ou similares, seja qual for seu conteúdo e objetivo. Este espaço é destinado exclusivamente a comentários dos amigos leitores.

lAERCIO vARISON em 18 de março de 2014

Sacanagem

Michel em 18 de março de 2014

Tem um erro ali "Assinado o contrato de compra em fevereiro de 2014, o então aerolula aterrissou pela primeira vez em Brasília...". Seria eu acho, 2004, a confirmar. Já consertei. Obrigado.

Jose maria em 18 de março de 2014

Lula viajou o suficiente para detonar esse avião. O tal presidente de então, não despachava, se é que despachou alguma vês do gabinete presidencial. O tal presidente era viajante inveterado, ******* e insolente, o mais demagogo que já se viu, virou lobista de empreiteiras. Pode um ex presidente agir assim, tendo tantas informações? Se pode, está ele no país certo. Afinal, aqui tudo pode, não é?

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI