Image
A medusa “Turris Digitale”, uma das criaturas marinhas reproduzidas em artesanato de vidros pela dupla pai-filho Leopold e Rudolf Blaschka, da República Checa, e fotografadas pelo americano Guido Mocafico (Fotos: Hamiltons Gallery/Museus de História Natural de Dublin e Geneva)

A combinação só poderia gerar beleza.

De um lado, o fotógrafo italiano Guido Mocafino, conhecido por retratar com grande delicadeza e detalhismo tanto seres vivos – já realizou ensaio com serpentes e rosas – quanto objetos de nosso cotidiano, como cédulas de dinheiro.

Do outro, a dupla pai-filho formada por Leopold (1822-1895) e Rudolf Blaschka (1857-1939), oriundos de cidadezinha hoje na República Checa, verdadeiras lendas do artesanato feito com diferentes tipos e cores de vidros. No caso deles, com a particularidade de que se especializaram em recriar, com rigor e objetivo científico, espécies animais, sobretudo marinhas, com sua arte.

Fascinado pela perícia e precisão dos Blaschka – “eles passaram a vida elaborando estes modelos”, diz – Mocafino tratou de dar a parte da obra dos dois o merecido registro fotográfico.

Sem modéstia, o fotógrafo afirma ainda que, sob suas lentes, “as peças se abrem e revelam um universo inacreditável que você não espera ao observá-las com os olhos”.

Abaixo, as criaturas marinhas – e seus nomes científicos – reproduzidas por Leopold e Rudolf Blaschka e clicadas por Guido Mocafino. Abundam águas-vivas, amebas e uma série de outros bichos para lá de curiosos.

Image
“Terebella emmalina”
Image
“Spongospora Streptacanth”
Image
“Raphidiophrys elegans”
Image
“Physalia pelagica”
Image
“Pelagia Noctiluca”
Image
“Ophiothrix Serrata”

 

Image
“Ophicoma Picta”
Image
“Lymnorea trieda”
Image
“Apolemia uvaria”
Image
“Glaucus longicirrus”

 

Image
“Enoploteuthis veranii”
Image
“Comatula Mediterranea”
Image
“Callicatis Decorata”
Image
“Beccaria tricolor”

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 14 =

2 Comentários

Vera Scheidemann em 13 de abril de 2014

Incrível ! Quanta delicadeza !

Marco em 12 de abril de 2014

D. Setti, realmente bem visualizado os detalhes anatômicos. E tb muito bem moldado. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI