Image
Como parte de um novo acordo entre as duas agências espaciais, a Agência Espacial Europeia irá fornecer o módulo de serviço para a nave espacial Orion da NASA (Foto: NASA)

NASA já está anunciando o primeiro voo de exploração da espaçonave Orion em uma fantástica animação. A Orion é uma nova espaçonave que terá tripulação e capacidade de, levada por um novo veículo espacial, aterrissar na Lua, observar de perto asteroides ou mesmo baixar em Marte, se agência espacial americana assim decidir.

O voo de exploração, não tripulado, deve ocorrer em 2017, e será o primeiro teste de voo integrado tanto da própria Orion como do novo  Space Launch System, o veículo que substituirá os já aposentados ônibus espaciais. Pode-se ver, na animação, que o Space Launch sai de sua base na Terra, vai descartando partes de sua estrutura, libera o seu “nariz”, onde se aloja a Orion, e depois deixa a espaçonave fazer seu trajeto em órbita terrestre, também fazendo descartes em seu retorno, até pousar suavemente no mar.

O interessante é que o módulo de serviço da Orion, o ATV (Automated Transfer Vehicle), onde estão encaixados os paineis solares e instalados muitos outros mecanismos importantes, não foi fabricado nos Estados Unidos, mas pela Agência Espacial Europeia, a ESA, um consórcio formado por 20 países. Os ATVs, descartáveis, são responsáveis pelo reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).

A dica para este post é do amigo do blog SergioD.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + onze =

2 Comentários

Ronaldo em 31 de janeiro de 2013

Muito bom o vídeo.Tinha a impressão inicial que pousaria em Marte, porém o texto esclareceu o pouso no mar. É impressionante os descartes dos módulos e a propulsão do que permanece.

Marco em 30 de janeiro de 2013

Don Setti: Concluindo, sobre concurso públicos, tenho um amigo metafísico, q diz q esses salários ou empregos são amaldiçoados. Tenho visto cada caso, q não duvido. Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI