Image
Berlusconi com o novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti: o ex-premier preferiu seu próprio palácio para as famosas festas

Com a recente mudança do novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, para a residência oficial dos governantes, o Palazzo Chigi – enorme mansão do século XVI decorada com esmero –, ficou-se sabendo de um dado espantoso: nos últimos três anos e meio em que governou o país (dos 17 em que exerceu o poder), o ex-premier Silvio Berlusconi só passou duas noites no palácio.

Image
O Palazzo Chigi, construído no século XVI, residência oficial dos primeiro-ministros italianos, em Roma (Foto ANSA)

Preferia, enquanto estava em Roma, o Palazzo Grazioli, outra mansão magnífica, esta dos finais do século XV, da qual Berlusconi aluga um andar inteiro. Era ali, e também em sua gigantesca mansão de verão na ilha da Sardenha, que ele costumava comandar as costumeiras festas chamadas “bunga-bunga”, título das orgias em que se especializou — repletas de garotas bonitas sem profissão certa, e, frequentemente, de prostitutas, com exibições de striptease, música, muita bebida e comida — e que foram uma das causas do pedido de divórcio de sua segunda esposa, a ex-modelo Veronia Lario, mãe de três de seus cinco filhos.

Image
Um das salas do Palazzo Chigi, decorada pelo pintor renascentista Sano di Pietro

A principal sede das festas lotadas de mulheres semidespidas, de políticos de seu partido, de empresários e amigos vários de Berlusconi era e é, mesmo, a espetacular Villa Certosa, um conjunto de casa principal, com 2.600 metros quadrados de construção, e mais três outras que totalizam 4 mil metros quadrados de área construída, dispostas numa área de 80 hectares.

Além de enorme piscina, de um anfiteatro e de quadra de esportes, a mansão dispõe até de uma cachoeira artificial, acionada por controle remoto. No ano passado, quando pensou em vendê-la, Berlusconi chegou a pedir nada menos do que 450 milhões de euros pela propriedade.

Image
A espetacular Villa Certosa, de Berlusconi, na Sardenha: quatro casas, 4 mil m2 de construção, anfiteatro e até cascata artificial

Mas, voltando ao Palazzo Chigi, entre as malas e as caixas embaladas com objetos pessoais que deixaram a residência oficial para a casa de Berlusconi em Roma figuravam uma espada, recebida de presente do ditador do Kazaquistão, Nursultan Nazarbaiev, e um valioso jarro chinês que foi testemunha da ignorância e da má-educação do ex-primeiro-ministro.

Durante visita oficial à China, ao deparar-se com um magnífico jarro da dinastia Ming (1368-1644) que lhe foi oferecido, adornado com pintura de flores, ele procurou brincar, dizendo que ficaria ainda mais feliz se o jarro tivesse pintado cenas do Kama Sutra, o antiquíssimo tratado indiano – e não chinês – sobre o amor e o sexo.

Não há registro da reação dos chineses, mas pode-se bem imaginar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quatro =

Nenhum comentário

José Alberto Scur em 03 de dezembro de 2011

COMPAREM BERLUSCONI COM SARNEY, ANDOS EX-DIGNATARIOS. Berlusconi fez fortuna na vida privada, Sarney enriqueceu nos cargos publicos. Berlusconi fez festas nas suas propriedades, pagando do seu proprio dinheiro. Sarney faz festa nas propriedades publicas e manda conta ao caixa do governo. Berlusconi fez varios projetos economicos de sucesso, como o superporto em Messina, desregulamentou alguma coisa com grendes lutas, como por exemplo e extinção da carteira do trabalho e outros. Sarney foi um fracassado presidente, quiçá o pior do seculo XX, e ainda influiu negativamente na Constituinte, resultando nessa abominação que ai está, pseudo parlamentarista que ñão é presidencialista, enfim moldou todo sistema de conchavos que vemos diariamente. Berlusconi é empresario da midia e aceita com naturalidade as imensas criticas que recebe, lidando com ela com a galhardia dos democratas. Sarney se ofende com as minimas criticas e manda calar jornais, revistas e televisões a cerca de seus assuntos.PERGUNTA: QUEM É IMENSAMENTE MAIS DANOSO AO PAÍS? A DIFERENÇA É QUE BERLUSCONI SERVIU AO SEU PAIS DENTRO DA CONCEPÇÃO PROPRIA, OU SEJA, COMO UM CONSERVADOR. - JÁ SARNEY SE SERVE DO SEU PAÍS COMO SE ESSE LHE PERTENCESSE...

Rosario em 03 de dezembro de 2011

Berlusconi é a figura mais ridícula e vergonhosa dos ultimos tempos, quer por sua ¨moral¨, quer por sua ignorancia.Espero que fique fora da mídia para sempre.

alberto santo andre em 02 de dezembro de 2011

como la nao havia tido anterior ao mandato de berlusconi ,um fhc para colocar o pais nos trilhos, mas sim um sociocomunista ,a falta de capacidade governamental apareceu logo ,diferentemente do piloto automatico viajante que foi lula.

Daniel Peccini Correa em 02 de dezembro de 2011

Berlisconi governou sim, mas sempre para si e depois para o partido. Para os italianos niente.

dolce vita em 02 de dezembro de 2011

Essa corrupção moral levou à corrupção política e economica = igual a crise e crimes! Como pode enganar tantos a tanto tempo?

marina silva em 02 de dezembro de 2011

Esse devia se naturalizar brasileiro e vir politicar em Brasilia!

Rafael em 02 de dezembro de 2011

Pode-se acusar o Berlusca de tudo, menos de não saber viver.

etiene em 02 de dezembro de 2011

RICARDO, O BERLUSCA PODE SER UM COMEDOR, Ñ SOU CONTRA, NA ITÁLIA É CRIME, POR SER UM MINISTRO, SE FOSSE AQUI ELE ESTARIA ACIMA DA LEI MAS LA ELE TEVE QUE RENUNCIAR. MA S AGORA EM TEMPO: QUE A FILHA DELE É GOSTOSA, ISTO É !

Mari Labbate *44 Milhões* em 02 de dezembro de 2011

A problemática vida de Silvio Berlusconi deve-se ao desequilíbrio de seu Chacra Sexual, motivado pelo desvirtuamento de uso. Como esse líder italiano ofendeu, terrivelmente, a sua Pátria-Mãe, deverá equilibrar-se agora, realizando obras assistenciais, pelo acúmulo excessivo de matéria, visto que nada fica impune, no Universo. Será incentivado a respeitar e a amar os irmãos, dividindo o seu farto pão! Esse processo chama-se Transmutação de Carma. Todos os irmãos italianos que estão envergonhando a nossa primeira Pátria-Mãe, no Brasil, sofrerão os efeitos desse poderoso mecanismo cósmico. Inicio a lista com Silvio Berlusconi, Palocci, Salvatti, Matarazzo (2), Lupi, Vaccarezza, Rocco Casa e finalizo com Cesare Battisti, que retornará a sua terra, a fim de pagar pelos débitos contraídos, devido à descrença em um Ser Maior.

JMello em 01 de dezembro de 2011

Bem, pelo menos ele tinha bom gosto para mulheres...

Depravado consegue ser Honesto e Trabalhador? em 01 de dezembro de 2011

Não tem como acreditar que Berlusconi, um depravado que não respeita a própria família, possa reunir condições de governar um país do porte da Itália. Se fosse apenas um bebum que nunca gostou do trampo e que fala até pelos cotovelos, tudo bem. Nesse caso, não só dá pra acreditar como também já sobrevivemos 8 anos. Tá certo que a fatura quando for cobrada... mas isso é apenas um pequeno detalhe, e que os cidadãos esquecem em pouco tempo.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI