Inspirada pelos protestos na Espanha em que os auto-denominados “indignados” pedem desde o dia 15 de maio mudanças, inclusive no sistema eleitoral, nos padrões morais e na economia no país, a cineasta Raquel Diniz, 31 anos, criou um o Mapa da Corrupção, um  gráfico colaborativo que pretende listar os casos de corrupção no Brasil.

Lançado em 24 de maio deste ano, o projeto foi visto mais de 60 mil vezes e já conta com mais de 80 casos. Entre eles, os escândalo do Mensalão, dos Cartões Corporativos e dos Sanguessugas. Além da Máfia da Merenda, do Caso Bancoop, das investigações de subornos e corrupção na CBF e da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo.

Raquel Diniz diz acreditar na força mobilizadora da internet, em especial das redes sociais, e espera que o mapa ajude a refrescar a memória do povo brasileiro. “É uma tentativa de fazer com que as pessoas vejam o mapa e não votem nos corruptos”, afirmou a cineasta à Folha de S. Paulo. “Os políticos corruptos só continuam no poder porque eles ganham votos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dez =

11 Comentários

ito em 01 de julho de 2011

"Tire um corrupto do futuro do Brasil,não vote em políticos do PTMDB e aliados". Ano que vem tem eleição municipal;comecemos pelo município e se possível pelo síndico.Cuidado com o Battisti,pode vir como vereador.

Marcelo em 29 de junho de 2011

“Os políticos corruptos só continuam no poder porque eles ganham votos”. Eles ganham votos porque o povo não sabe votar.

Ailton em 28 de junho de 2011

Muito boa a iniciativa, más percebo que a Sr.ª Diniz deixou de fora os casos: Grupo Francês Alstom e Siemens e os escândalos de propinas com o governo tucano de SP, Cacciola, Daniel Dantas, Azeredo, Paulo Preto, Dersa, Zuleido Veras, Mensalão do DEM/PSDB de Brasília, Licitações do Metrô, com conhecimento dos ganhadores e valores estipulados do jornal A Folha, A Folha sabia quem venceria e quanto custaria com dois anos antes da abertura dos envelopes da concorrência publica. Esqueceram de mapear tantos escândalos, que desde já, o mapa da Sr.ª Diniz carece de credibilidade. Como disse o Paulo Preto: "não se abandona um amigo no lixo"

Ailton em 27 de junho de 2011

O Amazonas ficou de fora do mapa? Logo o Amazonas que tem uma mal explicada prestação de conta do governo do Arthur(PSDB), contas que acusam o sumiço de R$5,0 milhões, MP até o momento não aprovou aquele exercicio. E o caso do funcionário do senado? Rapaz que é muito amigo do Senador Arthur e por isso, senador manteve rapaz como funcionário fantasma e posteriormente o enviou para Espanha, a estudar. Estudos foram pagos pelo Senado brasileiro, e teve um custo total de R$300,0 mil, com duração de um ano e meio. Tudo foi feito sob muito sigilo, MP descobriu e quer o dinheiro de volta aos cofres do povo.

Ailton em 26 de junho de 2011

Ricardo Setti; Desculpe, Aquilo era para ser só um rabisco, rabisquei e fui transferir para o Office, quando selecionei para (cópiar) e colar no Office o texto involuntariamente foi enviado. Estava em estado bruto, ia receber 'lapidação'.

Ailton em 26 de junho de 2011

Seu comentário foi suprimido tendo em vista as regras de civilidade do blog. Veja o link http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/amigos-depois-de-mais-de-8-meses-de-blog-e-40-mil-comentarios-nao-havera-mais-asteriscos-comentarios-com-linguagem-inconveniente-serao-deletados-vejam-minhas-razoes-e-as-regras-para-comentarios/

Mari Labbate em 26 de junho de 2011

Simplesmente genial, Raquel Diniz. Há e muita ESPERANÇA, amigo SETTI. Sei un esponenziale pescatore... ABBRACCIO!

Reynaldo-BH em 25 de junho de 2011

Setti, como diz o Ancelmo Góis, rola aí pela Internet.Politicamente incorreto, eu sei... Mas divertido. Não sei se está fora das regras do blog. Se estiver, vale a pena dar umas risadas em privado... Hehehe... PEDIDO DE ORAÇÃO!!! URGENTE! Por el bien de Venezuela y América Latina... A TODOS: EL COMANDANTE HUGO CHÁVEZ SE ENCUENTRA EN CUBA EN GRAVE ESTADO DE SALUD POR CULPA DE UNA BACTERIA. LOS INVITAMOS A TODOS A ORAR POR LA SALUD DE LA BACTERIA, QUE RESISTA A LOS ANTIBIÓTICOS Y QUE SEA FUERTE PARA QUE PUEDA CULMINAR CON ÉXITO SU MISIÓN... Sendo uma óbvia piada, caro Reynaldo, claro que vale. Um abração

Alexandre em 25 de junho de 2011

Amém!

anonimo em 25 de junho de 2011

Nossa, que coisa boa esse mapa!

Capitán Rodrigo em 25 de junho de 2011

Formidável uma das principais reportagens de 'Veja' desta semana sobre o "Sarneyquistão" e seu "chefão". Mostra que José Sarney e seus prepostos, depois de meio de século de poder, jogaram o Maranhão - rico no século 19 - na acirrada disputa pelo pior IDH (índice de desenvolvimento humano) de todo o mundo. Veja, e leia.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI