Por Daniel Setti

Tom Jobim, Tim Maia, Caetano Veloso. Estes três grandes da música brasileira são também os maiores representantes do seleto clube de compositores tupiniquins que se aventuraram – com sucesso – no ofício de escrever canções no idioma inglês. Dentre eles, o baiano de Santo Amaro da Purificação, 69 anos completos no último dia 7, atingiu um degrau a mais de sofisticação ao misturar, em mais de uma ocasião, a língua dos Beatles com a nossa na mesma música. De forma sublime.

Os exemplos são vários se vasculharmos o catálogo de Caetano produzido entre julho de 1969 e janeiro de 1972, período em que esteve exilado em Londres com Gilberto Gil – após prisão de ambos, no finalzinho de 1968 em São Paulo, por órgãos repressivos da ditadura recém-intensificada com o AI5. No âmbito artístico, o baixo astral por ter sido expulso de seu país fez um bem tremendo ao músico, a ponto de inspirar dois de seus melhores álbuns até hoje, “Caetano Veloso” (1971) e “Transa” (1972), em cujos repertórios a tabelinha luso-anglófona é a grande atração.

Extraída justamente de “Caetano Veloso”, que em junho celebrou seu 40º aniversário, “Maria Bethânia” é uma das composições mais lindas de todo o repertório do veterano astro. Não só por misturar seus devaneios sobre a urbe londrina com trechos de uma hipotética carta à irmã cantora, mas também pela presença do sensacional verso que funde a palavra better (“melhor”) com o nome Bethânia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 19 =

4 Comentários

sheila lima em 24 de agosto de 2011

Concordo com você,Setti.Esta é uma das melhores músicas do Caetano e como ele canta bem!

Reynaldo-BH em 23 de agosto de 2011

Amigo Setti, como sei que estás voltando a bela Barcelona e que você deve ter uma intimidade (e carinho) com esta cidade que é uma das mais belas do mundo, te envio um link do catalão Lluís Llach, cantando em catalão! Gosto muito deste compositor. Você deve conhecer. De todo modo, aí vaí! Abraços! http://www.youtube.com/watch?v=GFhrqZvwi30&feature=related

Leandro em 23 de agosto de 2011

Ainda bem que neste blog "sertanejo univesitário" poderá ser louvado, no máximo, por ser um bom gerador de empregos, nunca como alguém capaz de substituir o talento. Parabéns Setti. E, por favor, continue nos brindando com a qualidade e nos blindando contra o mau gosto. Obrigado, caro Leandro. Agora, mais que nunca, o Música no Blog vai ter substância, porque meu filho Daniel, que é músico e entende barbaridade do assunto, está me assessorando. Abração

Marco em 23 de agosto de 2011

Amigo Setti: Agora sim,depois do Tom do tom, esse é outro cara q é um Encaetaneamento, quase q perfeito, seja na sua obra,ou como ser humano ! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI