O VICE-PRESIDENTE TEMER USA FUNCIONÁRIA PÚBLICA EM NEGÓCIOS PARTICULARES: o curioso é que ainda nos surpreendamos com isso

O VICE-PRESIDENTE TEMER USA FUNCIONÁRIA PÚBLICA EM NEGÓCIOS PARTICULARES: o curioso é que ainda nos surpreendamos com isso Michel Temer, com Dilma Rousseff, durante cerimônia de diplomação da presidente no Plenario do TSE, em Brasilia, a 17 de dezembro de 2010. (Foto: Dorivan Marinho - Fotoarena)

Engraçado como ainda tem gente que se surpreenda com fatos como este, divulgado hoje pelo site de VEJA: o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), usa uma funcionária pública de seu gabinete para administrar seus negócios privados, em São Paulo. Ela é ao mesmo tempo secretária do vice e administradora e gerente em uma sua empresa.

Gilda Silva Sanchez não trabalha no famoso escritório da Presidência na capital paulista, o mesmo e amaldiçoado lugar que Rosemary Noronha, a amigona do ex-presidento Lula, transformou em balcão de tráfico de influências, segundo apurou a Polícia Federal.

Ela opera no escritório pessoal de Temer em São Paulo.

Digo engraçado no sentido mais triste que a palavra possa ter. Melhor seria ter escrito “curioso”. Pois bem, é curioso que se estranhe o fato, uma vez que confundir o público com o privado é uma velha, antiquíssima prática de homens públicos “neztepaiz” — nem preciso lembrar o caso do impichado ex-presidente Fernando Collor. A lista é interminável, e inclui homens públicos federais, estaduais e municipais.

E, durante o lulalato, passou-se a achar a coisa mais natural do mundo a confusão público/privado — como comprovou o escândalo do mensalão, que incluiu desvio de dinheiro público para rechear bolsos de deputados da “base governista” — porque o lulopetismo considera que faz o “bem-estar” do povo a seu modo, que promove a “inclusão”, e que este valor justifica tudo e está acima de tudo, inclusive da lei. Não exagero: o lulopetismo vive dando provas disso.

Temer não é lulopetista, não entrou na roubalheira do mensalão, mas acabou adotando a prática de misturar público e privado.

Também é uma rotina a forma pela qual que se respondem a questões incômodas, como a de por que, afinal, uma funcionária pública que ganha mais de 7 mil reais por mês oriundos dos impostos que nós, brasileiros, pagamos, está a serviço dos interesses particulares do vice-presidente.

Sua nomeação foi “um lapso”, foi a desculpa esfarrapada esculpida pela Vice-Presidência.

O luxuoso edifício Spazio Faria Lima, no bairro do Itaim-Bibi: Temer possui um andar inteiro, que vale entre 12 milhões de reais (Foto: veja.abril.com.br)

De minha parte, aqui de meu modesto ponto de observação, também acho bastante interessante que o patrimônio de Temer — membro de carreira do Ministério Público de São Paulo e político em tempo integral há duas décadas –, para citar apenas um único de seus itens, inclua um andar inteiro (700 metros quadrados) de um prédio moderno em uma das regiões de escritórios mais procuradas da capital paulista, com valor estimado em 12 milhões de reais.

Trata-se de dois escritórios conjugados com vinte vagas de garagem privativas dotadas de manobristas, alugados para o banco de investimentos BR Partners. Profissionais da área estimam que somente este imóvel renda ao vice-presidente de 80 000 a 100 000 reais por mês.

A assessoria do vice-presidente telefonou para a coluna lembrando que Temer, além de sua carreira como funcionário e como político, também advogou por muitos anos, tendo sido sócio de escritórios de peso como o de Celso Antônio Bandeira de Mello. Da mesma forma, informa que parte do pagamento pelo imóvel, adquirido na planta, foi feito com a transferência à incorporadora de casas de sua propriedade então existentes no quarteirão do prédio.

Fico imaginando se, no tempo de FHC, se descobrisse algo semelhante envolvendo o vice-presidente Marco Maciel…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =

50 Comentários

  • bereta

    Caro Setti, com todo o apreço que tenho por seus escritos, já não me surpreendo mais. Passou a faze do espanto. Agora estou na fase do terror! O que me aterroriza é ver a reação dos brasileiros. A massa não grita, não cobra, não sabe. Mas quando se trata de jogo de futebol, a massa grita, a massa bate, a massa mata. Isso me aterroriza. Quando se trata de opinar sobre a finalização do Itaquerão – tudo o que não presta neste país vem carregado de aumentativo! – aí sim, todos querem dar palpite. É lamentável que vivamos num país onde o povo está anos-luz atrasado em matéria política. Para a maioria política se resume a juntar votos numa urna, agora eletrônica. Ainda, sem querer ser preconceituoso, já notou que os nomes originários do árabe trazem sempre algum prejuízo ao país? Athala, Nahas, Maluf…. e agora, Temer. Sintomático ou emblemático? Simples coincidência?

  • bereta

    fase com “s”.

  • Angelo Losguardi

    ahahha Isso com certeza é fogo amigo, veio de alguém que tá bravo com as rusgas surgidas no episódio da mp dos portos. Que bom, né, que eles briguem entre si, já que oposição inexiste no país. Mas… será que partiu do pt? Tem essa possibilidade também.

  • Ismael Pescarini

    Prezados, nessa semana em meio ao rolo compressor da aprovação da MP dos Porcos, digo portos, a oposição fez o que podia, mas ainda assim deixou de cutucar os interesses escusos e antigos por trás dessa questão. Alguns deles incluem o nome do vice presidente.
    http://veja.abril.com.br/210301/p_044.html

  • Isaias

    O vice-presidente não pode se calar. Seu silêncio o aproximará demais do caso da Rosemary Noronha, ou “rosegate”. Aliás, a Casa Civil deve incluir também esta notícia nas investigacões da sindicância, de preferência sem “acompanhamento” do secretário geral.

  • Youssef Ibn Nacle El-Azziz

    O MOÇO É CARA-DE-PAU. Falta de vergonha na cara. O escritório da presidência em SP deve ser fechado imediatamente e o vice processado juntamente com o lula e rosemary. Até quando os brasileiros vão tolerar essa corja de larápios.

  • VEBF

    Setti, pergunte no Porto de Santos…ali sabem a origem de seu patrimônio…abs

  • SAUDADES DE GEISEL

    Lamento muito não publicar seu comentário, mas, conforme regras do blog divulgadas exaustivamente aqui, não postamos comentários escritos totalmente em maiúsculas. Veja, por favor, no link http://goo.gl/u3JHm

  • Bruno Sampaio

    E, mais uma vez, nada vai acontecer, apesar de isso ser proibido por lei, se não me falha o bom senso.

    Isso está no texto do link que forneci no blog, caro Bruno. É proibido, sim.
    Abraço

  • simonia oliveira

    Mais um sem vergonha na cara. Pior que tudo é que fazem o gênero de respeitáveis, dizem ser contra corrupção, etc,etc.Este é um governo contaminado, começando pelo PTralha- O CHEFE- e pela turma que vem na fila. Impressionante, a cada dia recebemos através da mídia, pela VEJA principalmente, notícias das bandalheiras desses vendidos, que na maior cara de pau negam tudo. Tenho fé que em algum momento isso pelo menos diminua e que os culpados sejam punidos.Olhando a foto do “seu” Temer nesta reportagem, dá pra imaginar o que mais vem da parte dele em termos de trambicagem.

  • Marco Balbi

    Amigo Setti, como você bem diz não dá para se surpreender com nada nestepaís.

  • wilson www

    Lapso é o que o eleitor desavisado e mal informado precisa ter para nunca mais votar no PT, no PMDB ou, pior, ainda, numa chapa formada por essas duas facções. Ninguém com um mínimo de bom senso aguenta mais essas maracutaias, uma após a outra e todas envolvendo dinheiro público. A moral, a ética e a dignidade estão estão em franca deterioração neztepaiz.

  • ricardo carvalho

    Que vergonha… que oportunista. PT e PMDB a aliança da safadeza.

  • Marcela Gianni

    Lapso e agora fica por isso mesmo? Com que autoridade nosso vice presidente pode cobrar as falcatruas dos outros políticos? Enfim nesse balaio poucos se salvam essa e a verdade. Lamentável.

  • simonia oliveira

    A questão não é tino comercial; o buraco é mais embaixo. É usurpar, aproveitando condição política, para usar o nosso dinheiro que nos é arrancado com o absurdo de impostos. Usurpar é muito simpático para o “seu” Temer; a palavra é outra.

  • Heber

    Crime, cadê o Ministério Público para processá-lo e tirá-lo do cargo. Brasil só tem frouxo, por muito menos em um país sério ele já estava preso.

  • ramalho

    É ter vergonha na cara e não votar nesses , a povinho sem vergonha.

  • Heber

    Cadê o Ministério Público, isso é Crime.
    LEI Nº 8.429
    Art. 9°
    IV – utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

    O slogan não deveria ser “Brasil um País de todos” e sim: “Brasil um País de frouxos”

  • ze do matogrosso

    ..gabinete da presidência em SP, deu no que deu. Agora a vice presidência também? É melhor abrir logo uma filial da camara e do senado em sampa, prá igualar a zorra total dos governantes. Racinha insaciável.

  • ze do matogrosso

    Caro Zé, não dá para publicar comentário como este seu, vamos convir. Não dá. Sinto muito.

  • Roberto Souza

    Caro Setti,
    ultimamente está em curso mais uma sofisticação política tupiniquim.
    Nós que estamos tão habituados as falcatruas, escândalos e roubalheiras protagonizadas por deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes estamos começando a ver a proliferação de escândalos e bandalheiras “estrelados” por meros vices que, por definição, detém apenas uma expectativa de cargo.
    Estamos progredindo na bandalheira, já não é necessário ter um cargo importante para chafurdar no lamaçal da bandalha.

  • Paulo

    A sabedoria mineira diz: “Não é a política que faz o candidato virar ladrão, é o nosso voto que faz o ladrão virar politico”.

  • valdir xavier

    O PSDB deve lembrar destes detalhes para usar em 2014, porque o povão tem memoria curta; e não esquecer da amante do Lula tb.

  • Luiz RCA Filho

    Será que o Temer vai pedir demissão? Somos tão tolos …

  • Luis

    O mais assombroso é que o vice-presidente tenha negócios particulares. Com tudo que amealha e amealhou na vida pública, precisa de mesquinharia?

  • Reynaldo-BH

    Aguardo a foto da vice-rainha de São Paulo.
    Ao menos, neste caso, temos com quem compará-la.
    (Espero que Temer se revolte e afirme: “Era só secretária! Mesmo!”. Já faria um bem imenso ao Brasil).

  • toninho malvadeza

    Ciro sobre o PMDB:
    “É que, hoje, quem manda no PMDB não tem o menor escrúpulo: nem ético, nem republicano, nem compromisso público, nada! É um ajuntamento de assaltantes na minha opinião. Eu acho que o Michel Temer hoje é o chefe dessa turma.” (CIRO GOMES)

  • TADEU

    Caro Tadeu, não posso publicar seu comentário porque contém acusações graves sem prova.
    Mas os fatos serão encaminhados para o diretor de Redação de VEJA.
    Abraços

  • HUMBERTO

    Surpresa? Raymundo Faoro, na obra Os Donos do Poder, nos diz tudo. Os fatos na história acontecem duas vezes, a primeira como tragédia, e a segunda como farsa.

  • moacir

    Setti,
    Acho que o jogo é mesmo esse.Tanta patifaria,tanta pouca vergonha todos os dias estampadas em manchetes que a gente passe a considerar normal a falta de decência e a nos perguntarmos inanimados:fazer o quê?
    Tipo assim os coletores de lixo nos lixões pelo Brasil afora,que de tão acostumados com o mal cheiro,passam a nem mais notá-lo,a acreditar que o fedor faz parte da vida.
    Olha aí mais uma estranha notícia sobre a amizade de infância que está surgindo entre a PresidentA e o Prefeito Arthur Virgílio de Manaus
    http://blogdodaniel.com.br/tag/dilma-rousseff/
    Acho que no dia em que deixarmos de nos indignar,
    estaremos perdidos.
    Abraço

  • wilson www

    Já fiz um comentário à tarde mas a minha indignação é tanta que volto a esta tribuna para protestar contra mais este desatino. Um vice-presidente da República não pode cometer “lapsos” dessa natureza. Aliás, uma pessoa que ocupa esse cargo – que de decorativo não tem nada posto que é remunerado e o seu ocupante desfruta de inúmeras mordomias e privilégios – não pode cometer lapsos de espécie alguma. Os milhões de eleitores que depositaram a sua confiança na chapa Dilma – Temer o fizeram na esperança de que eles iriam defender os seus (dos eleitores) interesses, e não os seus próprios interesses. Embora eu não tenha votado nessa dupla, pois não confio nos partidos aos quais eles pertencem, também tenho o direito de cobrá-los quanto ao pleno desempenho dos atributos que lhes foram confiados através do voto popular com o máximo de lisura, transparência e empenho possíveis. Já falei do máximo. Agora, o mínimo que esse senhor tem a fazer é explicar publicamente e com a devida lógica essa situação. Sem cinismo, ironia ou deboche. Sem lapsos e sem aquela retórica dúbia e nada clara que vem caracterizando as explicações desse governo a respeito dos “malfeitos” (êta expressãozinha ridícula!) que vêm sendo sistematica e continuadamente praticados por alguns de seus integrantes durante os tão incensados 10 anos do PT no poder. Ou ele fará o mesmo que o líder supremo da seita e ficará de bico calado, esperando a sopa esfriar? Com a palavra, o tempo.

  • moacir

    Errata
    Desculpem: MAU CHEIRO

  • luis indignado

    Esse Sr no cargo temporário de vice-presidente através dos conchavos políticos, quando secretário de segurança pública em São Paulo, demonstrou o seu mal caráter quando divulgou uma gravação na qual prometia melhoras para os Policiais, que nunca as cumpriu.

  • José Figueredo

    Não me surpreende, porque é a rotina do Brasil contemporâneo:os administradores públicos,por sinal,muito bem renumerados,fazendo no exercício da vida pública,exatamente e na maior tranquilidade, o que fazem na “privada.”

  • nelio manoel dos santos

    brasileiros prescisa aprender a votar ou votar
    em branco porque ta faltando homem serio para comandar este pais.(ta difícil de aquentar tanta
    maracutaia na politica)

  • carmo azevedo

    Caro Ricardo,deixe a galera comentar o post,pare de implicancia com leitores que se revoltam com maus politicos!

    Ué, você não está lendo a torrente de críticas publicadas? Não entendi o que você quis dizer, meu caro.

  • Risa

    Os escândalos estão ai, todo dia estampando os jornais, comentados na imprensa que ainda é livre, mas o eleitorado vai lá e coloca os corruptos ou de partidos corruptos para governar. Como pode? A indescência no Senado e na Câmara Federal é de uma proporção jamais vista. Quem os colocou lá? Enquanto essa corja representar a maioria, vamos colecionando absurdos. O Brasil está muito imoral, indecoroso,feio, muito feio.

  • Nagib

    O que é estranho,a Receita Federal não fiscalize estes Políticos ladroes e seus familiares, veja o caso do Lula que se tornou milionários sem trabalhar, agora o verdadeiro trabalhador tem sérios problemas com o leão.

  • jose

    nao adianta se o povo que nao tem informacao continua a votar no pt teriarmos que expulsar o pt do poder se nao tudo vai comtinuar como esta pra pior.

  • Michel

    Bom dia,devemos parar de culpar os elementos que estão no poder,devemos sim,culpar o POVO que vota nesta tralha,dando para eles um cheque em branco assinado.Povo este,que se vende por um copo de cachaça,por um churrasco de sebo com osso.Povo esse,que se contenta com promessas de 6 mil de tudo e recebe risadas.Estes elementos sabem se aproveitar,e bem,deste POVO que acha ter lucro em vender seu voto em troca de nada.Não tenho pena desta casta chamada POVO,pois tem os elementos que escolheram.Enquanto o povo toma água com fezes,eles bebem vinho importado.Enquanto este POVO morre em filas de hospital,estes elementos tem médico particular pago por todos nós.BEM FEITO.POVO é culpado,que não reclamem.Estes elementos NADA valem,mas este POVO vale menos ainda.

  • DIROFF

    Não publico apologias, diretas ou indiretas, à ditadura militar. NADA justifica roubar a liberdade de um povo e tomar o poder à força.

  • SAUDADES DE GEISEL

    Setti, as normas de Veja são para todos os blogueiros ou para um. Escrevo diariamente para seus colegas Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo ( eu e muitos) em caixa alta e eles nunca reclamaram e publicam todas. Pode ir lá e conferir

    As normas do meu blog são as que publiquei, caro amigo. As do Augusto são idênticas. Além das normas gerais do site de VEJA, temos as nossas próprias, que peço respeitar.
    Abraço

  • SAUDADES DE GEISEL

    Cara de mafioso: me lembra Sam Giancana e Santo Trafficante, da década de 60, amigos de Marilyn Monroe e Frank Sinatra.

  • ze do matogrosso

    ..minhas desculpas caro Setti. É que minha indignação extrapolou os limites. Me aterei as regras do blog.

  • Fabio Cunha

    “Se gritar pega ladrão,não fica um meu irmão…”

  • Antonio Marmo

    A votação da MP dos Portos…tempos atrás não saiu algo em que o STF investigava envolvimento de Temer em negociatas ou cobrança de propina de empresas com contratos no porto de Santos? O que deu aquilo?

    No momento, caro Antonio, não tenho informações atualizadas sobre o caso.
    Lamento.
    Abraço

  • fpenin

    Setti, você foi certeiro: tá tudo dominado. Há muito tempo…

  • fpenin

    Setti,
    Eu admiro , além da competência, a tua classe para dizer aos rebeldes que há normas e limites para a elaboração de comentários. É um traço de civilidade, aceito sem restrições, mas, cá pra nós, os atos antiéticos que protagonizam os políticos provocam os sentidos, dá vontade de disparar um dicionário de palavrões. Usar palavras de nível não aplaca a ira que todos sentimos, infelizmente. Deveria haver um blog, acessado mediante o uso de senha, que permitisse à galera extravasar toda a indignação que acomete as pessoas decentes. Um abraço.

  • Dulce Regina

    Costumo observar a fisionomia das pessoas e, faço minha análise muito pessoal. Nunca vi,com simpatia a figura deste senhor. Algo de suspeito rondava meus pensamentos. Parecendo muito “polido”,” educado”, “ponderado”. Apresentando-se com posse “família”, ao lado de sua jovem e bonita esposa. Huuumm !!! para mim, isto significa uma armadura para esconder muitas ações, não condizentes com seu perfil. Apareceu a primeira falcatrua e, tenham certeza que outras virão. É só puxar o fio da meada. MP, tem que entrar em ação e, apurar cada detalhe.

  • JEBANIEL WOLFF

    Que feio, hein, Michel Temer! A colonia libanesa está muito envergonhada com esse acontecimento. Não foi assim que babai Temer ensinou Michezinho.