Cesar Maia considera que, se houver 2º turno, há “chance enorme” de Dilma perder a eleição

Aécio com Dilma durante encontro no Congresso, no final do ano passado: para Maia, é mais provável um 2º turno entre os dois, e ele vê chance "enorme" de Dilma ser derrotada (Foto: Folhapress)

Aécio com Dilma durante encontro no Congresso, no final do ano passado: para Maia, é mais provável um 2º turno entre os dois, e ele vê chance “enorme” de Dilma ser derrotada (Foto: Folhapress)

Um bom analista de pesquisas de intenção de voto, o três vezes ex-prefeito do Rio e atual vereador Cesar Maia (DEM) enviou para os assinantes de seu “ex-blog”, em capítulos, a recente entrevista que concedeu ao jornalista Fernando Rodrigues na qual, entre outras considerações, prevê que, se houver segundo turno na eleição presidencial, Dilma Rousseff teria “uma chance enorme” de perder.

A entrevista de Maia a Fernando Rodrigues foi veiculada pela TV UOL.

Confira este trecho e veja em que se fundamenta o ex-prefeito do Rio para fazer suas previsões:

“Dilma vai para um segundo turno com uma chance enorme de perder eleição. O Aécio [Neves] tem essa consciência. Ele tem essa consciência de que um segundo turno muda completamente o patamar dele, (…) o patamar do voto contra a Dilma, porque quando você espalha um pouco [o eleitorado entre vários candidatos], o voto contra ela fica disperso, fica oculto.”

“Agora, quando você coloca o segundo turno e vê quem não votaria nela, certamente é uma eleição completamente indefinida. A chance de que em um segundo turno a Dilma perca a eleição no Brasil é muito grande.”

Para Maia, “o problema é ter segundo turno. Essa deveria, no meu ponto de vista, a estratégia dos dois adversários de Dilma, Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB): produzir segundo turno, mesmo que eles tenham que focalizar a Dilma, como o Eduardo Campos tem feito. E o Aécio de certa maneira também, com menos agressividade que o Eduardo Campos. Talvez pela parceria com a Marina, porque seu entorno exige que tenha uma comunicação mais forte e a gente vê isso.”

Em havendo segundo turno, Maia vê mais chances de o adversário da presidente ser Aécio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

15 Comentários

  • Sidney

    Setti
    Se deixarem – sangrar – e nao ; ( digamos assim ) dispersos etc etc … como antes , ja estarao sim de frente para o Gol e batendo de pronto.
    Oxalaaaaa Brasillllll
    Baita abraco

  • J.R.Monteiro

    A Dilma não será derrotada no segundo turno, nem no primeiro. Ela não será derrotada, pois não vai concorrer.
    Quem acredita que não estava tudo combinado com o Lula, é muito inocente ou mal intencionado.
    Se não entrar em coma alcoolico antes da eleição, ninguem tira do Lula o terceiro e quarto mandatos. A Dilma é, e sempre foi, boi de piranha…

  • Meia verdade

    Acho que vai ter segundo turno, porem nao arrisco o Aecio, o PSB pode sair vitorioso, nao podemos esquecer que o povo quer mudancas e quem mais representa mudancas e o PSB….Assim que comecar a exposicao dos candidatos acho que o PSB e quem mais vai tirar proveito disso.

  • Meia verdade

    Agora se o Lula for candidato o PT leva no primeiro turno.

    E você, pelo jeito, ficaria muito feliz, não é?

  • Meia verdade

    Eu acho que se fosse lesse com atenção tudo que postei ate hoje, em seu blog, não diria tamanha bobagem. O fato de falar que nao concordo com o tudo errado, pois acho que o PT, algumas coisas acertou, …digo ALGUMAS, uma mente sa jamais poderia me “credenciar” como petista. Talvez pelo fato de eu ser um eleitor “comum”, sem interesses, alem do voto, independente de tudo, algumas vezes critiquei, por assim achar certo, algumas coisas erradas, do meu ponto de vista, de acoes praticadas pelo PSDB. Fico muito LONGE do tudo errado como tudo certo, mas claro tenho discernimento para pesar numa balanca o que presta do que nao presta…SEMPRE independente.

  • aparecido f.

    Lula pode entrar até vinte dias antes da eleição…..Mas o César Maia faz uma avaliação muito errada, tipica do DEM, um partido que perdeu o rumo em meio a neblina… Sempre que vejo algum politico de DEM, me lembra aquele herdeiro que pegou a empresa que o pai fez e tocou durante quarenta anos, enriqueceu a familia, depois passou-a seu filho que, sem experiencia, a faliu em alguns anos…Os caciques não souberam formar os caciquinhos…essa é a verdade…Em vez de colocarem os caciquinhos estudarem em Harvard e Yale, deixou eles farrearem em Copacabana…isso é muito gostoso, mas não dá futuro…Os petistas são grossos e obtusos porque eles vem do sindicalismo, ambiente natural para eles…já os caciquinhos são grossos e ignorantes porque não estudaram, mesmo tendo tempo e dinheiro para isso…Toda vez que alguém fala que a Dilma vence no primeiro turno mostro uma coisa : em tres eleições em que o PT estava nas nuvens de popularidade, contra adversários fracos ( Serra é muito ruim de comunicação – 2002 e 2010)..e Alkmim em 2006 era desconhecido fora do estado de São Paulo… mesmo assim só ganhou no segundo turno…Agora com o PT na maior baixo astral, a sorte indo embora, CPI a espreita, corrupção escancarada, sem apoio da classe média, com os pobres endividados em financeiras e imobiliárias, com o PSB na oposição e Dilma como candidata que nem falar sabe…E o César Maia diz que Dilma pode ganhar no primeiro turno…tenho que ser educado para não falar coisa mais feia ainda para ele…Dilma é o oponente dos sonhos de qualquer politico do mundo…Aécio tem muita chance de ganhar no segundo turno… mas mesmo se não ganhar, o PT e o PMDB vai perder muitas vagas no congresso…e também muitos governadores…Além do voto a presidente, as eleições vão surpreender muita gente…pelo menos metade da Câmara Federal não vai ser reeleita…e os deputados ainda não se deram conta disso…que vão ficar em casa a partir de 2015….O pessoal do DEM precisa usar o dinheiro que ainda eles tem ( se ficarem algumas décadas fora do poder vão perder)..e estudar os filhos e netos em boas escolas americanas , onde se aprende os valores da civilização e democracia…onde não tem ambiente gay e esquerdista e se formam homens de verdade…A maioria dos presidentes mexicanos são formados em universidades americanas…é por ai…

  • pd

    Pode ser só meu sonho, mas não creio que Dilma vá ao segundo turno, que será disputado pelos 2 ex-governadores.

  • Ronaldo Barra

    Na verdade, existe uma grande chance da Dilma Roussef não passar do primeiro turno e o sonho do pd torna-se-a realidade. Estas são previsões possíveis, pois que o PT está abrindo suas entranhas de corrupção e só vota neste partido sujo quem está envolvido no lamaçal existente e quem recebe bolsa família. Isto dará no máximo 25 % do eleitorado. Os outros 75% ficarão com Aécio e Eduardo Campos.

  • Na minha opinião não é a possibilidade de 2o turno e sim, uma desordem perigosa com as manifestações pois, essa mulher, realmente está perdida.

  • Zé Henrique

    O único que pode ganhar do PT no segundo turno é o Eduardo Campos – e o PT sabe disso.
    Se o Aécio for ao segundo turno se instalará a velha dicotomia PSDB x PT que já domina o cenário nacional há 20 anos.
    Esse é o sonho do PT, pois sabe que leva vantagem contra o PSDB, nacionalmente falando.
    Eu mesmo fui eleitor do Lula e da Dilma, estou descontente com o governo da presidenta, mas não voto nos tucanos nem a pau.
    E esse eleitorado – os descontentes com o PT, mas que não votam no PSDB – que daria a vitória ao Eduardo em um provável segundo turno.

  • Corinthians

    Setti,
    Acho que nunca fiquei tão esperançoso com a derrota do PT como agora.
    É ladeira abaixo.
    Estavam contando com a melhora do clima – tanto o meteorológico com as chuvas como da economia.
    Não está ocorrendo. A inflação parece que rompeu as amarras e está se alimentando livremente. As chuvas não caem onde deveriam.
    Estavam preocupados com a Copa e as obras inacabadas e superfaturadas. Antes mesmo já está explodindo uma CPI da Petrobrás, e um petista graúdo dança com um doleiro assim como uma estrela dançá com um buraco-negro antes de afundar.
    Perderam a confiança do mercado – que foi extremamente benevolente com elles. Estão indo ladeira abaixo…
    Dependendo de como for, é capaz de nem chegar ao segundo turno. Com Lulla ou sem Lulla. Caso continue na mesma toada, o PT vai perder a federação.
    O estranho é notar que a história se repete… foi assim também que Maluf perdeu seu capital político… “Se o Pitta não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim…”
    Quem diria hein… parece que o Lulla vai perder para a Dillma – ou por causa dela, tanto faz…

  • MOISÉS

    Como ele disse! “Se houver segundo turno”. Mas a paulada vai ser no primeiro mesmo. Dilma vai triturar eles já no primeiro turno pra não dar espaço de conversinhas.

  • valdomiro

    A **** da Dilma foi para o brejo.

  • Breno Sansão

    Já começou a decadência só os lunáticos que torcem para o PT,não querem enxergar o declínio.
    Essa gerentona e o ***** destruíram a economia do país e se continuarem vão acabar com o pouco que sobrar, isto é se sobrar alguma coisa.
    FORA PT E SEUS *****.

  • Cristiane

    Ótimo se Dilma perder.