Image
Inchaço enorme no rosto, dificuldade de caminhar, cansaço: a aparência de Hugo Chávez na solenidade da foto, no último dia 6, não condiz com a convicção de governará “até 2031” (Foto: Ariana Cubillos/AP)

Pode ter sido um simples lapso, ou uma maneira de dizer, mas também pode ter sido o primeiro recado do coronel Hugo Chávez sobre a gravidade de sua doença – um misterioso câncer cuja real natureza o ditador da Venezuela, por mais que fale no assunto, jamais explicou direito, mas que VEJA apurou tratar-se possivelmente de um câncer de próstata com metástese que já atingiu também o intestino grosso.

Chávez falou hoje a uma concentração de estudantes diante do Palácio Miraflores, em Caracas, sede do governo, por ocasião do Dia do Estudante Universitário. Como ocorre sempre, sua colossal máquina de propaganda, destinada a esmagar a oposição nas eleições presidenciais do ano que vem, estava em ação: o ato foi transmitido em cadeia nacional de TV.

Lá pelas tantas, a frase:

— Por mais tempo que eu viva, estou certo de que não verei a Venezuela como a sonho, mas que importa isso? Vão vê-la meus filhos, meus netos, vão vê-la vocês, garotos.

A frase soou nostálgica, de alguém que começa a pensar em despedir-se, talvez.

De todo modo, Chávez logo recuperou seu tom de sempre, e jactou-se de que “com certeza” ganhará “por nocaute fulminante” as eleições e que pretende governar até 2031.

A aparência física do coronel, porém – dificuldade de caminhar, um enorme inchaço no rosto, consequência dos tratamentos a que se submete, cansaço físico visível ao fazer pequenos esforços – parece desmentir a convicção de que ainda permanecerá no poder por mais duas décadas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =

Nenhum comentário

Cícero Pithan Reis em 25 de novembro de 2011

Este deveria ir logo para o céu, assim ficaria a infernizar o diabo.

Neide em 25 de novembro de 2011

Como ja disse, moro nos USA ha muitos anos. Tenho amigaas venezuelanas e estou bem a par das barbaridades que o Chaves fez e faz com um paiz que era linda e rico. veja so a coincidencia. Fifel, Chaves e Lula..... O indio da Bolivia deve estar com a pulga atraz da orelha. Vai ser uma limpeza geral " Viva los Hermanos"

Corinthians em 25 de novembro de 2011

Jefff eu vivo no planeta Terra, em São Paulo. Não acho a estação Chácara Klabin um serviço de porco - ela serve seu propósito muito bem. Se não me engano ela está sendo expandida também, já que será a ligação da linha verde com a linha lilás. Aqui em meu bairro houve recapeamento de vias recentemente, e os corredores de ônibus foram criados/remanejados... Qual o seu planeta ? É de cartório ?

Jefff em 25 de novembro de 2011

Setti não estava falando de vc Corinthians 24/11/2011 às 16:23 Jeff – 24/11/2011 às 10:19 Infraestrutura ? Não entendo… Entendido, Jeff. Abraço

Marinho em 25 de novembro de 2011

vade retro satanás! Vc estará bem acompanhado no inferno!!.Meu maior defeito é não ser hipócrita.Coisa ruim tem mais é que desaparecer.

Jefff em 25 de novembro de 2011

Vc esqueceu de elogiar a iluminação publica com as ruas em penumbra, a inspeção veicular, ruas esburacadas pelos carros e pela especulação imobiliaria. Quanto ao metro é só ver a estação chacara klabin e comparar com a estação santa efigenia por exemplo para vc ver o serviço de porco que foi feito. Tem a linha amarela que foi feita com nosso dinheiro mas o lucro ficou com um consorcio que fez uma bela viola por fora e pão bolorento por dentro. E não esqueça de lembrar que varias obras que vc cita tem dinheiro federal. Corredore(s) de onibus???? Em que planeta vc vive!

Jefff em 25 de novembro de 2011

Que novidade vc não entender! Aff Também não entendo uma outra coisa, Jeff: se sou tão burro assim, por que você acessa este blog diariamente?

Corinthians em 24 de novembro de 2011

Jeff - 24/11/2011 às 10:19 Infraestrutura ? Não entendo... metrô sendo expandido há tempos, com participação da prefeitura, recapeamento, alteração e criação de nova pista da marginal Tietê, corredores de ônibus, rodoanel, isso só pra ficar em mobilidade. Poderíamos falar aqui de AMAs, AMEs, escolas também... Não acho que é um ritmo excelente, nem que a infraestrutura seja perfeita, até por nossa legislação de licitações, mas comparando por exemplo com o metrô de Salvador, ou com quando a Marta era prefeita, estamos bem melhores.

Jeff em 24 de novembro de 2011

Claro Setti é mais facil vir com triunfalismo de que "são paulo é o máximo" do que reconhecer a falta de rumo e de politicas publicas nessa cidade. Agindo assim vc se comporta como o capitão do titanic que fica alheio a tudo enquanto o barco afunda. Suas criticas a Alckmin, Serra e Kassab sempre vem com a máxima 'se eles continuarem assim vão dar munição ao PT'. Nunca vi um post seu criticar nossa infraestrutura mal cuidada. E não me venha com o falatório de que a infraestrutura de são paulo é a melhor do brasil. Porque isso já era realidade quando o Maluf era governador. Eu não moro na venezuela por isso a infraestrutura deles pouco me afeta. Mas parece que vc mora em Caracas. Nossa infraestrutura é perfeita? As obras que estão sendo feitas agora são de melhor qualidade?

G.Santargila em 24 de novembro de 2011

Esses candidatos a ditardorzinhos de meia tijela e vale para os do Brasil também devem perguntar se o que sonham é o que sonha o povo.GS

EDSON GANDARELA em 24 de novembro de 2011

Lembram dos 3 patetas, este é reencarnação do Curley.

Sissa em 23 de novembro de 2011

Caraca!!!!!!! O que é isso na cara dele??

Tuco em 23 de novembro de 2011

. Autor do "Recadim" das 22/11/2011 às 23:02 Ô Compadre... A canalha faz até o Diabo ficar vermelho(??), de vergonha! A corja, sim, faz-nos viver num Inferno! . 22/11/2011 às 23:02

Ulli em 23 de novembro de 2011

O povo nao conseguiu derrubar este ditador idiota, mas Deus consiguira tirar este tirano.

luiz em 23 de novembro de 2011

Esta inchadinho, resquicio de festa. Fêz companhia com um companheiro, visitaram o velho barreiro, piracicaba, palhinha, presidente, aristrocata(paraguaia),51 e jamel ouro. até

Jaimisson dos Santos em 23 de novembro de 2011

Caro Jaimisson, seu comentário é ofensivo demais para as pessoas mencionadas, não dá para publicar.

Jaimisson dos Santos em 23 de novembro de 2011

O Chavez nao desiste facilmente...quem mandou ir fazer tratamento nos SUS de Cuba?? Por que nao foi se hospedar no hotel Sirio Libanez como fez o Lula **??? Pelo menos poderiam ter feito companhia um ao outro e comparar as porcarias que fizeram nos respectivos governos!!! Nenhum dos dois vai fazer falta ...com tanta gente morrendo nas filas dos SUS....por que devemos nos preocupar com esses dois...adeus para os dois!!!! Quem vai ser o proximo????

mané brasileiro em 23 de novembro de 2011

Setti Como se diz aqui na roça:Esse, não chupa jabuticaba no ano que vem.

Henrique Filho em 23 de novembro de 2011

Fará um grande favor aos venezuelanos. Afinal, ele está destruindo o país

Luiz em 23 de novembro de 2011

O câncer já, já, se cura do Chávez.

Marcos Conservador em 23 de novembro de 2011

Leonardo Carvalho, não é possível separar o homem do ditador, infelizmente. Quanto antes ele se for (de morte natural, que fique claro) melhor para a Venezuela. Quanto antes a dinastia da Coréia do Norte acabar, melhor para os norte-coreanos e por aí vai. Cada vez que um tirano se vai, o mundo melhora, mas era muito melhor não haver tiranos ou ditadores.

sergio em 23 de novembro de 2011

Se a justiça homens falha, quem sabe a outra não...De tempos em tempos há uma depuração da Humanidade.Quem sabe não nos livramos de vários trastes nos próximos meses.

Leonardo Carvalho em 23 de novembro de 2011

Todos nós desejamos que Chaves se recupere de sua doença, apesar de ser um Ditador, não desejamos o mal a ninguém. Mas esta na cara que ele cometeu um grande erro ao fazer o seu tratamento em Cuba e é obvio que os médicos cubanos cometeram graves erros no tratamento contra o cancer. O que se vê é que Cuba NUNCA foi um centro de referencia em Medicina. Isso não existe e nunca existiu.

mestre zen em 23 de novembro de 2011

Vamos orar por esse filho de Deus.

Atento. em 23 de novembro de 2011

Bem, parece que há uma luz no fim do túnel para a Venezuela.

Apagão em 23 de novembro de 2011

>> Graças a incompetência da cumpanhêrada proprietária da Petrobrás, vem ai o APAGÃO NO FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL, informado pelo petralha presidente do ineficiente monópolio. Vamos sofrer mais uma das consequências da irresponsabilidade e dos desmandos das administrações petistas. <<

Jefff em 23 de novembro de 2011

O chavismo tomou conta de são paulo. A ponte dos remedios caiu de podre. A infraestrutura da venezuela está caindo de podre igual a infraestrutura de São Paulo. Chavismo por chavismo prefira o original! Mas é claro que é mais facil saci perere jogar futebol que um post que analise a infraestrutura podre que a dupla Serra-Kassab deixou para são paulo. Comparar São Paulo com a Venezuela de Chávez foi a melhor piada que você contou desde que nos prestigia com sua atenção, caro Jefff. E não venha com essas insinuações. Cansei de baixar o porrete aqui em Alckmin, em Serra, em Kassab.

Think tank em 23 de novembro de 2011

Este caudilho já causou tanta desgraça aos Chavezuelanos que nem os próprios netos verão a recuperação da miséria, miséria moral e material, que este ditadorzinho de araque causou a Venezuela. Pior, como nós temos gangues no poder que idolatram este filhote do ditador "castrorenho" caminhamos para algo semelhante com infraestrutura em frangalho, corrupção na estratosfera, justiça farsesca, e inversão de valores morais/éticas.

Vera Scheidemann em 23 de novembro de 2011

Embora ache Chavez um ser desprezível, por todo o conjunto da obra, não deixa de ser digno de pena. É triste ver uma pessoa praticamente agonizante e ainda tão apegada ao poder, que é tão ilusório. Coitado... Um abraço ! Vera

Corinthians em 23 de novembro de 2011

Acho Chávez um político mais nocivo que Lulla. Primeiro por que é golpista. Segundo por que é um ditador. Terceiro por que tem uma visão de mundo que simplesmente não é corroborada pelos fatos - e já faz um bom tempo isso. De qualquer maneira torço pela recuperação - ninguém deve passar pelo que ele está passando, seja por displicência ou não. Agora que ele não vai ver a Venezuela com que ele sonha, isso ele não vai mesmo, nem que viva para sempre - o socialismo morreu no século passado, vítima de sua própria incompetência e impossibilidade.

"Recadim" pro Tuco (22/11/2011 às 20:15) em 22 de novembro de 2011

Pô, Tuco! Não espaia não qui não existe inferno, sô! Si o Congresso fica sabendo... tamo frito, uai!

Até caudilhos de 5a. categoria consegue enganar muitos durante um certo tempo... em 22 de novembro de 2011

Castigo, pela soberba em achar que governaria até 2031? Lula também estaria com remorsos de tantas atitudes soberbas, por ter trocada a alma pelo poder aqui na Terra?

alberto santo andre em 22 de novembro de 2011

CHAVEZ ,SE EXISTIR O INFERNO ESPERO ENCONTRA-LO LA ,E QUE VA O MAIS RAPIDO POSSIVEL ,QUE GOSTE E QUE CHAME LULA E TODA SUA CAMARILHA DE BANDIDOS BOLIVARIANOS RETROGADOS E SANGUINARIOSBOM ENCONTO COM SADAM E KADAFI.

Sergio em 22 de novembro de 2011

Que Lúcifer o receba bem e o coloque em um lugar bem quentinho.

rogério mendelski em 22 de novembro de 2011

Essa morte lenta do Chavez está parecendo a versão masculina da agonia de Evita Peron...

Pedro Luiz Moreira Limna em 22 de novembro de 2011

Vamos lá Chavez - força! Torço por voce e sei que a Venezuela em sua maioria também.

Tuco em 22 de novembro de 2011

. Esse canalha tem sorte: não existe Inferno. Aí está mais um a quem eu desejo vida longa - e péssima saúde! .

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI