Nos dez anos do Instituto Fernando Henrique Cardoso, em evento que discutiria em maio de 2014 os rumos da América Latina com vários ex-chefes de Estado e de governo convidados, eu estava próximo do grupo quando o fotógrafo Vinicius Doti — que não me conhecia e não sabia quem eu era –, julgando-me, talvez, um dos pares dos visitantes ilustres, pediu a todos que se juntassem para uma foto.

Eu pretendia conhecer para futura entrevista o ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe González, que venceu quatro eleições consecutivas, governou por 14 anos e mudou dramaticamente para melhor a face do país, e FHC gentilmente se ofereceu para apresentá-lo antes de o evento começar.

A foto foi tirada no mezanino da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, onde se serviam café e outras delicadezas para os convidados. O evento se daria no Teatro Eva Herz da livraria, e na foto aparecem, da esquerda para a direita, o ex-chanceler do México Jorge Castañeda, FHC, Felipe González, eu, o ex-presidente do Uruguai Julio Sanguinetti e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − quatro =

4 Comentários

Carlos Nascimento em 30 de maio de 2020

Caro Ricardo, Observando essa foto, entendo melhor um dos dogmas de Confúcio (o tempo e o Senhor de todas as soluções), minha reavaliação sobre a obra de FHC, estou decepcionado, suas alianças e ações geraram problemas ao Brasil de hoje, por exemplo: Lula é obra sua, deu sustentação ao projeto, reeleição um desastre, Aécio Neves um fiasco, entre outras coisas mais que vamos descobrindo. Bom, essa é minha auto reavaliação, gostaria de saber se vc continua com a mesma opinião de tempos atrás. Abraço. Carlos Nascimento. Caro Carlos, problemas técnicos me impediram durante longo tempo de administrar os comentários. Peço mil desculpas, o site ainda está em construção e é instável. Mas, quanto ao Presidente FHC, a conversa seria longa -- porque conheço muito de perto o que foi seu governo. E continuo avaliando que ele foi o melhor presidente que o país já teve. Infelizmente a grande maioria dos brasileiros não tem ideia do que foi feito em seus oito anos. E é uma grande pena que os governos posteriores tenham colocado abaixo vários pilares que ele ergueu, como, por exemplo, a real independência das agências reguladoras, hoje sem poder algum, recheadas de políticos e obedientes ao poder do Planalto. Um abração

Mauro em 20 de maio de 2015

Todos Homens públicos de PESO...coisa rara no Brasil HJ em dia por EXEMPLO!!

JT em 27 de abril de 2015

Caro Ricardo Setti, Sempre falo para meus amigos que as pessoas se aglutinam por semelhança de caráter. Esta foto comprova minha teoria. Ande com os bons e seja um deles. Desejo sucesso para o novo site, que já nasce grande, com o peso de uma carreira de 50 anos. Abraços do leitor Jean

Lucio Lopes em 26 de abril de 2015

Fiquei muito triste com o fim do blog na Veja.com. Mas entendi as razões. Acho que você vai viver num paraíso, longe da corrupção é junto aos seus. Um forte abraço de seu leitor.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI