Não entendi porque alguns órgãos de imprensa estranharam que a primeira entrevista concedida pelo presidente Lula a onze blogueiros praticamente não comportou perguntas incômodas.

E também foi destacado o fato de que a entrevista conteve críticas à grande imprensa –tanto por parte do presidente quanto dos entrevistadores.

O que se poderia esperar, afinal, de uma entrevista de Lula a blogueiros que se auto-intitulam “progressistas”, participantes, em agosto, de um 1º Encontro de Blogueiros Progressistas, em São Paulo?

Tinha até representante de um blog intitulado “Amigos do Presidente Lula”.

Independência jornalística é isso.

A entrevista durou 2 horas e 7 minutos. Você pode encontrar um resumo dela e também links para o áudio integral ou a transcrição integral aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + três =

Nenhum comentário

Wilson Alves em 30 de novembro de 2010

Cloaca News, impolutos e perfumados senhores, é o blog que reverbera tudo que é estultice de nossa distinta classe média conservadora, por isto tem esse nome. Só por isso. É natural o veículo de comunicação trazer em seu nome a declaração de seu conteúdo.

Sabina em 30 de novembro de 2010

Assim é a vida "no fantástico mundo de Bob", quer dizer Lula, desculpe "O Cara", onde 80% de popularidade cria 80 milhões de empregos em meses e transforma jornalistas medíocres e empresários bem sucedidos..

Lapeno R em 29 de novembro de 2010

So tem ''Tarzan'' ai nessa mesa... todos pendurados no cipo do Lula...

edvaldo leite em 29 de novembro de 2010

O Sr. Cloaca é nome, prenome ou sobrenome? Queria um esclarecimento: se ele, o senhor Cloaca, recebeu esse nome por parte de pai ou de sua genitora (dele, o Cloaca filho). Já fiz essa pergunta diretamente ao Senhor Cloaca, mas não obtive resposta. rsrsrs

João em 28 de novembro de 2010

Faltou **** para tanta mão peluda...

maria em 28 de novembro de 2010

de um lado o presidente que só fala m...e do outro o senhor Cloaca!hahaha!

Fernanda em 27 de novembro de 2010

E o tal Sr. Cloaca? hahahahaha...esse foi o melhor...Sr. Cloaca, do Cloaca News...que tipo de notícias um blog com esse nome comporta? Adoraria saber, mas me recuso a perder meu tempo conferindo pessoalmente...cruz credo! Deixo para o Lula a tarefa de conferir o post do "caro senhor Cloaca"...

Fernando Azevedo em 27 de novembro de 2010

O Franklin Martins não se curvou ao PIG, essa é a diferença meu caro. O Lula finaliza seu mandato com mais de 80% de aprovação gorvernamental e pessoal. O que são vocês hoje? Quem é que lê vocês? O Chico Buarque não ta gostando nada disso.

E.A.L.P em 27 de novembro de 2010

Esse ex presidente foi um péssimo exemplo de apuração da corrupção e, assim , incentivou o crime . O exemplo que vem de "cima" é péssimo !

carlos nascimento em 26 de novembro de 2010

Será que o molusco teria coragem de enfrentar um RODA VIVA, com a bancada composta de jornalistas de primeiro mundo. Ser entrevistado por "cloacas", convenhamos é ridículo.

Frederico em 26 de novembro de 2010

Ricardo, este Wilson Alves é da turma que recebe "mesada" do PT?????Ou é, também, blogueiro progressista??? O que dá no mesmo!!!!

Dermon em 26 de novembro de 2010

Ricardo o meu comentario a respeito do que li a sobre dos bloqueiros é uma boa garglhada, kkkkk ( que pai é esse / )

Gerson em 26 de novembro de 2010

Por que não pode ter um blog "amigos do Lula"? Você não é do "Amigos da família Civita"? Não sou, não. Tenho um contrato com uma empresa da família Civita que me dá liberdade total para escrever o que quiser no meu blog. Como jornalista profissional, já trabalhei em diferentes empresas, pertencentes a diferentes pessoas ou famílias. Você queria que trabalhasse onde? Com o Franklin Martins? E você ainda se intitula "professor", Gerson?

fabio em 26 de novembro de 2010

A Veja entende muito bem de independência jornalística!ahahahahaha Tanto é que publicou reportagens desfavoráveis a todos os governos desde que foi lançada, em 1968, durante o governo do general-presidente Arthur da Costa e Silva, quando, semanas após o lançamento, teve sua edição apreendida. De lá para cá, todos os governos mereceram fiscalização rigorosa da revista, inclusive o do presidente Fernando Henrique. Basta checar na coleção da revista, disponível ao público desde a primeira edição.

Brasileiro de Luto em 26 de novembro de 2010

"O ensino, como a justiça, como a administração, prospera e vive muito mais realmente da verdade e moralidade, com que se pratica, do que das grandes inovações e belas reformas que se lhe consagrem. " Obs.: Plataforma de 1910. [ Rui Barbosa ] " O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices." [ Rui Barbosa ] " Outrora se amilhavam asnos, porcos e galinhas. Hoje em dia há galinheiros, pocilgas e estrebarias oficiais, onde se amilham escritores." [ Rui Barbosa ] " A existência do elemento servil é a maior das abominações. " [ Rui Barbosa ]

Eduardo (BH) em 26 de novembro de 2010

Nada como a dor de cotovelo de quem não foi convidado para a coletiva. Existe uma expressão em inglês (se o senhor preferir) para este comportamento: "bad loser"! Eduardo, você não sabe de nada. Convidado para a coletiva? E você acha que eu iria? Com passagem paga, estadia, tudo? E onde já se viu uma fonte "convidar" jornalistas para uma entrevista? Era tudo jogo de compadres. Imagine se eu estaria lá! Dor de cotovelo, eu? Ahahahahaha, para quem o que já fiz na vida, profissionalmente... Você está brincando. Saudações

Zeli em 26 de novembro de 2010

Pelamordedeus, Setti! Aguentar duas horas e 7 minutos! Vi um trechinho no blog do Nunes e já pareceu interminável show de servilidade (ou servilismo? Cadê o dicionário?), cara de pau e imbecilidade! Mais fácil aguentar, em dia de chuva, véspera de feriado 296km de congestionamento em São PAulo. Mas… foi ótimo que Ali Babá os tenha convidado: finalmente eu pude ver as ilustres desconhecidas ovelhas orwellianas! Nem preciso saber seus nomes! Ver já é suficiente para dar asco! Sorte dessas ovelhas que nestepaís o único Big Brother que a galera conhece é o da Globo!

Pedro Luiz Moreira Lima em 25 de novembro de 2010

Ricardo Setti: A sua coluna prima pela educação,respeito as pessoas que a utilizam para expressar suas opiniões.O nível das pessoas também,é um prazer acessar sua coluna aqui. Abraços Pedro Luiz E eu digo que é um prazer ter leitores como você, caro Pedro Luiz. Abração

Paula Barbosa em 25 de novembro de 2010

E o tal de Cloaca News é feio demais. É o próprio sem jeito mandou lembrança....

Paula Barbosa em 25 de novembro de 2010

E o presidente não deve ter mesmo o que fazer. Vindo dele nada é estranho, nem mesmo o surreal...

Pedro Luiz Moreira Lima em 25 de novembro de 2010

Ricardo Setti: Concordo inteiramente com o Wilson Alves - não foram perguntas levantar e cortar -"pq o sr.não acabou com fator previdenciario,pq o sr.não assinou uma medida provisória das 40 hs semanais,pq os arquivos da ditadura continuam secretos e sem acesso publico?".Ora não são perguntas puramente de entrevista "convescote",acho que deveria opinar as respostaa de Lula as tais perguntas. Não sou eu que devo pautar sua opinião e nem pretendo!apenas dar a minha visão da mesma entrevista. Abraços Pedro Luiz

João Burrão em 25 de novembro de 2010

Quando eu li que havia um tal de Cloaca News, eu achei que fosse uma grosseria, uma piada de mau gosto com, sei lá, Globo News ou coisa que o valha. Fiquei pasmo quando vi que existia o tal Sr. Cloaca. Mas agora, pensando bem, um troço chamado CONFECOM, quer dizer, algo que soa a "fezes", "fecalito", "fecaloma", etc...Bem, acho que eles são auto-explicativos. Na verdade, esses termos representam a prisão-de-ventre mental desses senhores.

Za em 25 de novembro de 2010

Ok, ok. Agora que treinou, que tal encarar a imprensa de verdade?

M.F em 25 de novembro de 2010

Se auto-intitulam progressistas,que lindo são bajuladores,baba-ovos do governo do momento de olho nas boquinhas e financiamentos.A proxima eleita deles (dos progressistas) será a presidente,com certeza já tem um movimento organizando esse encontro e eles(os progressistas) terão que fazer o mesmo jogo:Não fazer perguntas inconvenientes,senão javiu:Acabam se os encontros dos blogueiros progressistas.

Wilson Alves em 25 de novembro de 2010

Senhor Ricardo Setti Os blogueiros progressistas deram uma aula de bom jornalismo, cada um buscando a informação que interessa ao leitor, sem hostilizar, nem fazer armadilhas para o entrevistado. Não faltaram perguntas duras, mas francas e honestas, ou seja, buscando a informação, e não pegadinhas e armadilhas para deturpar e tirar do contexto. Leandro Fortes, do blog "Brasília, eu vi" questionou alguns recuos no PNDH-3 (Plano Nacional dos Direitos Humanos) e ações na Corte Interamericana de Direitos Humanos, pelo Brasil não ter julgado os torturadores. Altino Machado, do Blog de mesmo nome, perguntou sobre o mau desempenho do PT no Acre, nas últimas eleições. Miro (Altamiro Borges), do Blog do Miro, perguntou por que faltou empenho no governo pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, e por que vetou a revogação do fator previdenciário. Pierre Lucena, do blog Acerto de Contas, de Pernambuco, questionou o afastamento de Paulo Lacerda [da ABIN], após a operação Satiagraha. Agora... É bem verdade que os blogueiros progressistas não perguntaram sobre mensalão, aloprados e erenice, nem seria necessário, já que vocês perguntam sobre isto todos os dias.

Wilson Alves em 25 de novembro de 2010

Defesa da Democracia, pelo que você disse, então, a Igreja católica não é cristã porque possui entre suas hostes padres pedófilos? Evangélicos também não são cristãos porque não faltam pastores tarados e oportunistas? Ora, então, entre agnósticos teríamos fervorosos devotos de Jesus, unicamente porque alguns ateus são caridosos? O único problema do sofismo é que não resiste ao mais comezinho argumento...

Defesa da Democracia em 25 de novembro de 2010

Alguém pode me explicar por que alguém só pode ser progressista se for favorável ao Lula e ao PT? Seguindo essa lógica, portanto, podemos entender que alguém só será progressista se também for favorável às Erenices Guerra, mensalão, dólar na cueca. O progressista também deve acreditar que usar caixa 2 é algo natural que todo mundo faz, correto?

jefferson em 25 de novembro de 2010

Imprensa chapa branca é aquela que recebe apoio financeiro do governante de plantão para defender a linha de pensamento do governo. Muito interessante essa definição de chapa branca...dá para incluir muita gente e muitos veículos nessa panela.

Marcus(MG) em 25 de novembro de 2010

Nos 8 anos do governo Lula,ele concedeu pouquíssimas entrevistas coletivas,e estas era preciso fazer revista total no jornalista para se fazer uma pergunta ao Rei Lula,era para inglês brasileiro ver,nunca na história deste país se viu tentativas de cersiamento da imprensa, ao meu ver esta encenação de aproximação com internautas é uma nítida preocupação da importância da internet nesta eleição onde todos divulgam e influenciam o modo de pensar do Brasil e do mundo!lula já está posando para 2014,o problema que ele não´tem intimidade com a leitura,o estudo e a liberdade de expressão, que ao meu ver são a base da internet democrática ele é um peixe ou melhor, um Lula fora d'água!

Wilson Alves em 25 de novembro de 2010

Senhor Ricardo Setti... As perguntas dos blogueiros progressistas ao Lula foram incomodas sim, mas ao chamado imprensalão. O Blog “Amigos do Presidente Lula” é aquele que o Serra tentou silenciar, porém a justiça eleitoral indeferiu recurso. A diferença do blog em questão, bem como, dos outros informativos progressistas, também denominados de “sujos” por José Serra, é que estes têm posição ideológica assumida, ao contrário da esmagadora maioria de nossa imprensa falada escrita e televisada que se esconde sob a capa da imparcialidade, mas atua invariavelmente de forma conservadora.

Eduardo em 25 de novembro de 2010

Fora do assunto, mas importante. Penso ser um pouco estranha a pouca ou quase nenhuma importância que a mídia está dando ao sério desrespeito aos direitos humanos que o governo do Marrocos está perpretando contra o povo Saharaui. Que o nosso governo nao se manifeste ou até mesmo apoie atitudes desse tipo nao é novidade, mas causa espanto a pouca difusao daquela realidade e dos crimes que ocorrem ali.

Joe em 25 de novembro de 2010

Ué, o Nassif não estava presente ? O que aconteceu ? Pelo menos serviria para dar uma aparência de blogs com leitores. Com esses convidados, acho que foi a primeira entrevista para blogs secretos da história deste país.

Reynaldo-BH em 25 de novembro de 2010

Não é exagero. Depois, nós - os tais 44 milhões - acusamos a insistência do PT na busca do pensamento único e somos tachados de reacionários ou que tais. Qual a diferença do jornalismo dos "cloacas" para o exercitado pelo GRANMA? Sugiro que retirem o N do nome do "valoroso" jornal cubano e se unam em um site único: GRAMA; o pasto dos petistas!

Como esperar perguntas incômodas de uma entrevista de Lula com blogueiros “progressistas”? « Alemmart's Blog em 25 de novembro de 2010

[...] Como esperar perguntas incômodas de uma entrevista de Lula com blogueiros “progressistas”?. [...]

Paulo Bento Bandarra em 25 de novembro de 2010

É esta liberdade que Hugo Chávez e Lula gostam. Dos admiradores incondicionais!

Gustavo de Paula em 25 de novembro de 2010

Hahaha, Setti, é surreal ver seus comentários aqui na VEJA. Não pelos comentários, mas pela pedra onde eles estão grafados. Concordo plenamente contigo. Aliás, na CartaCapital deixei comentado que se trata na verdade de um gesto de agradecimento pelos serviços prestados. Não que isso seja bom ou ruim - não julgo, apenas observo. E de fato, são mesmo independentes. O que não quer dizer que sejam apartidários ou neutros ideologicamente. Pelo contrário, assim como a Veja, Estado e outros, assumem publicamente sua ideologia e trabalham com afinco para propagá-la. Cabe ao leitor filtrar o que lê e desenvolver raciocínio próprio. Por isso que leio (na medida do possível) todos eles, os de lá e os de cá. Aliás, será que o Serra não deveria fazer algo similar? Digo Serra querendo dizer PSDB, ou alguém assemelhado sei lá... a direita brasileira, como eu disse ao Reinaldo Azevedo (espero que ele não me censure como o Augusto!) está esquizofrênica, não sabe separar devaneios de realidade. A ponto de não saber quem é índio e quem é cacique. Está na hora de chamar o pajé. Alguém se candidata? Algum blogueiro quer opinar?

Lúcia - Gyn em 25 de novembro de 2010

Quando será que vamos nos ver livres dessa onipresença? O Lula bem que poderia ser mais generoso e nos dar um tempinho que seja sem a sua imagem. Precisamos de descanso.

gaúcha indignada em 25 de novembro de 2010

É só o que o Luis Inácio e seu partido quer (o da MARACUTAIA, DA TAXA DE SUCESSO) - um imprensa, QUALQUER QUE SEJA ELA - falando "bem" da "sua pessoa"(??) e de "seu governo"(???). Este episódio (os blogueiros do Lula) me faz lembrar, NECESSARIAMENTE, do Fidel, do Chavez, etc... enfim, todos aqueles DITADORES, muito bem relacionados com o PT. FORA GENTALHA!!!

Rosa Maria Pacini em 25 de novembro de 2010

Palhaçada, fala sério! Eu não perdi meu tempo para assistir a este "circo". Desde quando os "adoradores do Lula" podem ser considerados progressistas, ainda mais considerando-se que esse encontro teve o anacrônico Franklin Martins como seu articulador? Se tais blogueiros podem ser considerados jornalistas, certamente eles envergonham a categoria a que pertencem. Ou não, Setti?

Antônio Simões em 25 de novembro de 2010

Caro Setti,eu escrevi um comentário semanas atrás relatando que um desses "blogueiros progressistas" Altamiro Borges,membro da direção nacional do PC do B,em um de seus artigos bajuladores do governo,deixava no ar a proposta ao Lulla e Dilma de que os mesmos "blogs" conseguissem financiamento via BNDES para adquirir "melhores equipamentos e mídias","recursos para viagens com a finalidade de acompanhar congressos e simpósios sobre o assunto",entre outras boquinhas.O que nós poderíamos esperar desses "jornalistas"??Independência e seriedade??Todos eles,sem,exceção;Paulo Henrique Amorim,Luís Nassif,Vermelho,Luiz Carlos Azenha,Leandro Fortes,Amigos do Presidente Lula(patético!),Brizola Neto,Carta Maior,Tijolaço et caterva,são comprados a peso de ouro pelo governo petista!Todos tem anúncios de empresas estatais,ou de privadas que mantém estreitos negócios com o governo!Acho que Franklin Martins,presente na entrevista(é claro!),queria fazer um "ciuminho" para a imprensa independente e com espírito crítico intacto.Ficou com ciúmes Setti??!!rsrsrs..Uma vergonha esse espetáculo protagonizado nos estertores do mandato de Lulla e de seu Ministro da NKVD petista,o Nicolai Yezhov tupiniquim,o Sr. Franklinstein!..Um abraço!

alexandre fernandes em 25 de novembro de 2010

caro setti vou ser sincero com vc : blogs independentes são uma minoria hoje em dia. ou são chapa-branca ou então fazem o jogo da oposição. dos que conheço, só considerdo dois blogs independentes : o seu e o do ricardo noblat. o resto,incluindo os dos seus amigos reinaldo azevedo e augusto nunes, leio sempre com um pé atrás Caro Alexandre, obrigado pela parte que me toca. O Reinaldo e o Augusto não fazem "o jogo" de ninguém, exprimem o que pensam. E por mais que seja gentil você considerar a mim e o Noblat como os únicos blogs independentes, há muitos outros jornalistas que mantêm blogs sem alinhamentos partidários ou ideológicos. Mas valeu a gentileza. Volte sempre. Um abração

Marco em 25 de novembro de 2010

Caro R. Setti: E o Jornalismo Papai & Mamãe, parece q vai bem obrigado ! Abs.

Zeca Lins em 25 de novembro de 2010

O q eu estranho é como parte da imprensa não entende q foi um encontro praticamente de confraternização do presidente com seus blogueiros e blogueiros q se fizeram atuantes na campanha. Não era debate e muito menos coletiva tradicional. Fim da picada esperar um embate daí. Parabens ao presidente, aos blogueiros e à assistencia.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI