Confirmado: nosso blog tem eleitores esclarecidos e responsáveis

urna

Os leitores do blog sabem em quem votaram para deputado estadual nas últimas eleições

Temos hoje uma boa notícia sobre nossos leitores — mais uma. A enquete anterior apurou que cerca de 75% dos nossos leitores se consideravam felizes. Agora acabamos de apurar que a maioria absoluta do leitores, 79% ( 1.218 pessoas dos 1.541 que responderam a enquete) é politicamente responsável: lembram em quem votaram para deputado federal nas eleições passadas, contra 21% (ou 323 votos) que não se lembram.

Esse resultado contraria pesquisas, inclusive uma realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, apenas dois meses após as eleições de 3 de outubro do ano passado, segundo a qual 21,7% dos eleitores não se lembravam em quem tinham acabado de votar.

O cargo de deputado federal é o que registra o segundo maior índice de esquecimento. O campeão nesta triste categoria é o posto de deputado estadual, para o qual 23% afirmaram não se lembrar de quem escolheram. A seguir vem o de senador, para o qual o esquecimento ficou em 20,6% dos entrevistados.

Por falar em votar e em votação, nossa nova enquete já está no ar, bem aí à direita, no local de costume.

Vote!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − seis =

5 Comentários

  • Kitty

    Boa noite Caro Ricardo,
    Fico felicíssima por você e por seu prestigioso Blog,que leitores que fazem parte da sua coluna, sejam leitores esclarecidos e responsáveis.A excelência esta no condutor do Blog, e dos leitores que o acompanham, por encontrar aqui qualidade nos textos muito bem escritos,sempre atualizados, e mantendo um alto nível na mediação dos comentários.Me sinto honrada de fazer parte desta coluna.Parabéns Ricardo Setti!!!

  • Marcelo Meireles

    Eu não participei da enquete, mas me lembro de todos os votos que fiz desde a 1ª vez que votei

    Ótimo! Se todos fossem iguais a você, teríamos outro tipo de representação na Câmara e nas Assembleias.
    Abraço

  • José de Araújo Madeiro

    Ricardo,

    Devemos sempre exigir que os políticos que fazem as leis, que as cumpram primeiro para que o povo possa seguir o exemplo.

    Os políticos devem saber, ainda, que no Brasil tem gente que procura fazer a diferença e que não usa seu voto como troca de mercadorias e q

  • José de Araújo Madeiro

    e que jornalistas como você, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Lauro Jardim, Aluízio Amorim e muitos outros estão dispostos a não dar-lhes tréguas na questão da nossa democracia, do poder repúblicano e da ética na política.
    Abs, Madeiro

  • Atento.

    Prezado Setti,

    Aproveitando a imagem da urna eletrônica, ouso propor outro assunto (off topic).

    Com a torrente de roubalheiras e desmandos que diariamente são noticiadas, venho propor que seja dada atenção a uma questão de enorme importância: a confiança na lisura do voto pelas urnas eletrônicas. Embora estejamos ainda longe das eleições de 2012, não podemos deixar para discutir isso às vésperas da votação, quando nada mais poderá ser feito.

    Na Internet, abundam denúncias e estudos que comprovam que o sistema atualmente adotado é passível de fraude e impossível de ser auditado. Com o aparelhamento da máquina estatal por um partido cuja ética flutua ao sabor dos próprios interesses, é urgente criarmos um movimento que cobre das autoridades o aprimoramento do sistema e uma forma de auditar os resultados obtidos.

    Ao longo dos últimos anos, mais de 50 países vieram avaliar a segurança de nosso sistema de votação e NENHUM o adotou. Por que será? O Brasil estria certo e o mundo errado?

    Convido você, caro Setti, a iniciar este debate, trazendo esse assunto aos seus leitores. É importante a conscientização das pessoas quanto à insegurança das urnas eletrônicas e a impossibilidade de se comprovar a lisura da apuração.

    Veja nos links abaixo algumas denúncias:

    Fraude em eleições municipais (municipais!) no Maranhão:
    http://www.youtube.com/watch?v=nW06yOaMs7k&feature=related

    Em 2010, relatório técnico de especialistas ainda aponta falhas de segurança no sistema das urnas:
    http://blogs.forumpcs.com.br/luis_sucupira/2010/04/21/relatorio-cmind-expoe-falhas-das-urnas-eletronicas/

    Técnicos comprovam em filme a possibilidade de fraude:
    http://www.youtube.com/watch?v=dO5o6fObHYQ

    As pessoas devem refletir a respeito e cobrar melhorias no sistema.

    Nosso futuro, de nossos filhos e netos e da própria democracia no Brasil depende disso.