CONGRESSO: Eu tenho vergonha de que o Senado e o Congresso de meu país continuem a ser presididos por alguém como o senador Renan Calheiros

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), de novo presidente do Senado e do Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), de novo presidente do Senado e do Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)

Representante do que pior existe na política brasileira, um maria-vai-com-as-outras oportunista que já apoiou e/ou participou de governos de todos os tipos e tendências — Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma –, alguém que já renunciou ao posto de presidente do Senado para não ser cassado por falta de decoro parlamentar e que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) acaba de ser reeleito para presidir o Senado e o Congresso, cargos que já exerce desde 2013.

Entre os 81 senadores da República, Renan teve 49 votos, contra 31 atribuídos ao senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), um integrante histórico do PMDB que esteve em todas as lutas democráticas do país desde a ditadura, sendo muito próximo de figuras do porte do falecido deputado Ulysses Guimarães. Houve um voto nulo.

Como eleitor e cidadão, quero deixar claro, claríssimo — este é um blog de OPINIÃO –, que tenho vergonha de ver à frente do Poder Legislativo de meu país uma figura como essa.

Para checar alguma coisa sobre o passado recente do senador, basta clicar aqui.

Ou fazer uma procura simples e rápida no Google.

Pobre país, o nosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

102 Comentários

  • Odair Guimarães

    Sem dúvida nenhuma, uma figura nefasta que já compactuou com todos os tipos de políticos e políticas deste país, porém foi eleito por outras figuras que não são muito diferentes, é a segunda vitória da mentira e do oportunismo neste Brasil em tampouco tempo, resta-nos a esperança de que a justiça face as descalabros que acometem nosso país possam julgar e cassar o mandato do Sr. Renan.

  • Eliana

    Vergonha! Vergonha!

  • Tucson58SP

    QUANDO A GENTE VÊ NA TV OS GRUPOS DE SENADORES REUNIDOS, naturalmente me veem à mente a ideia de quadrilha, coisa instintiva, que é resultado dessas atitudes como estamos vendo hoje. Não tem creditabilidade nenhuma, é zero, pior, além de não ter, ainda passa a imagem de gente que está lá apenas para aumentar seu patrimônio pessoal e arrumar boquinhas e boconas aos chegados, hoje chamados de mal feitores, o que sempre foi chamado de crime.

  • Meia Verdade

    Nao e nenhuma apologia, mas nao sei o que e pior…….o silencio antes imposto, ou o que hoje me fazem engolir. “Duas ditaduras, uma negra e outra as claras”.

  • Leopoldo Dogher

    O Brasil é uma grande vergonha.

  • Manoel Conceição Araújo Neto

    Fica difícil saber quem é mais cafajeste: se o presidente reeleito do senado (grafado assim mesmo) ou seus pares que o reelegeram!? Mais difícil fica entender o eleitor que coloca essa escória para o representar. TRISTE BRASIL!

  • JB Figueiredo

    O que eu acho engracado e que tantos brasileiros ainda não caíram na real sobre o Brasil apesar das evidencias da sordida realidade serem apresentadas todos os dias o tempo todo.

  • Strapasson

    É isto: uma vergonha. Ponto final.

  • Sergio

    Mais um capítulo da Era da Mediocridade.

  • Charles A.

    Esse é o novo senado? Essa é a renovação feita pelas urnas? Envergonhar-me de ter Renan como novo presidente do senado,por quê?Eu não o coloquei lá,sempre o repudiei,não ungi com meu voto tipos como ele,lulla ou dilma,simples marginais travestidos de salvadores da pátria.Votei em um homem de cara limpa,descendente de um bravo brasileiro, que agora usa um repugnante símbolo dos traidores bolivarianos.Por que a barba,senador Aécio?E onde está a liderança de quem foi preferido por 51 milhões de eleitores? Eu trabalhei (e trabalho) muito,não sou santo,mas considero-me um cidadão decente.Incluo-o na minha lista pessoal de pessoas honradas,prezado colunista Ricardo Setti;a vergonha não nos cabe.Os políticos,eleitos por um povo chulo,idiota e cruel,e embalados em berço esplêndido por uma imprensa repugnante, é que emporcalham o país onde,por acaso e por destino,nasci.A infâmia pertence a Renan e sua trupe de idiotas psicopatas,os que o elegeram agora e os que nele votaram para senador da República! Essa meleca gigante, que ainda se chama “país”,não merece os homens e mulheres decentes que tem! Só nos resta a indignação e o desprezo por essa gente suja! E lutar com armas decentes para derrubá-los e jogá-los na vala do esquecimento.

  • Marcos

    É a ratificação da vitória do mal sobre o bem, sob a chancela do mais nefasto e vergonhoso grupo político que se assenhorou do poder na história republicana brasileira; perdoem-me nominar: PT, liderado por um marginal do poder. Decepção sem fim!

  • ROBERTO

    Concordo. Mas veja, a escolha do Renan é um retrato do quadro político do nosso pais – e em todas as esferas de governo -, com seus favores e trocas de gentilezas. Resumindo, tudo é dinheiro. E nossas instituições não são tão fortes assim como imaginamos para rever esta realidade – o STF poderia fazer isso, se não fosse tão conivente. Por outro lado, a população é mal informada e manipulada facilmente, além de não possuir interesse em mudar o que realmente precisa mudar no país.

  • soninha

    Estamos na boca do lobos, cobras peçonhentas, destruidoras do Brasil, queria ter condições para ir embora do Brasil. Nunca pensei que um dia iria querer embora daqui. Estou envergonhada, triste , desiludida, desmotivada, só Deus para nos salvar.

    desiludida, competaente

  • Andre

    EU TAMBEM!!!!!

  • Angelo Losguardi

    Ele vai ficar lá, corroendo a imagem do parlamento (o que é ótimo pro pt). Ao menos, de consolo, teremos o Cunha na câmara atrapalhando o projeto bolivariano.

  • Antonio de Freitas

    CONCORDO PLENAMENTE CO O JORNALISTA RICARDO SETTI EU TAMBEM TENHO VERGONHA DE TER COMO PRERSIDENTE DO SENADO FEDERAL DO BRASIL UM Rena Calheiros ! E UMA PRESIDENTE COMO a Dilma!

  • João Carlos Carvalho

    Eu fico envergonhado também , mas só confirma minha opinião sobre o Poder Legislativo Brasileiro ,com poucas e honrosas exceções .

  • Ernesto Barros

    Mas o placar foi meio apertado. Isto é sinal de enfraquecimento do deletério poder petista. Devemos comemorar cada centímetro de território conquistado.

  • carlos h. ferreira

    Eu também tenho vergonha.

  • sandovalsader

    Caro Jornalista,
    De fato, o cangaceiro eleito presidente do senado é uma afronta aos brasileiros.Será que as excelencias querem se ver niveladas por baixo? O senado(sempre em minúsculas)nao se dá conta que nos queremos outra coisa da política? renan calheiros, cabeludo por implante é o pior que existe na política brasileira. E se for denunciado, como provável, na lava-a-jato, renunciará da presidencia e manterá o mandato?
    Será que merecemos isto?

  • sandovalsader

    Angelo, será que o Cunha nao vai dilmar?

  • P Faustini

    Compartilho com você esta vergonha, acho que incitatus seria mais digno do cargo.

  • Claudia

    Eu também morro de vergonha!

  • arlete

    Idem!!!

  • J.B.CRUZ

    Vitória apertada que gera desconforto a Renam..
    Agora ele sabe que todos olhares pesará sobre ele…

  • Yara

    Tambem tenho. Nao so’ tenho vergonha, como nao consigo compreender como uma coisa dessas acontece.

  • JB Figueiredo

    Entre cafagestes e idiotas menos de 0.0000001% da populacao do Brasil se salva. Muitos conseguem ser as duas coisas.Triste mas verdadeiro.

  • RICARDO

    Mais do que tu, que eu, deveriam mesmo é ter vergonha o povo de Alagoas, trata-se de um dos estados com mais miseráveis, o de maior violência, a maior precariedade na saúde etc,etc .
    COMO É QUE PODE UM POVO DESTE RECONDUZIR COLLOR DE MELLO AO SENADO , ELEGER RENAN FILHO AO GOVERNO, SEU PAI AO SENADO, DILMA COM MAIS DE 70% . O que fizeram estas pessoas para alagoas? quais os benefícios que proporcionaram para aquele estado?
    O que justificam estes votos.
    Tenho vergonha não somente de ver Renan na presidência do congresso, somente o fato dele pertencer ao senado já me é suficientemente constrangedor, por fim tenho mais vergonha é de constatar que um estado que se encontra em miséria absoluta sobre todos os aspectos seja o exemplo a prova cabal incontestável devido sua condição social: Que ainda impera em muitos grotões brasileiros os verdadeiros CURRAIS ELEITORAIS, MANIPULADOS PELA FOME E PELA IGNORÂNCIA PROPOSITAL IMPOSTA AOS SEUS ELEITORES, TIRANDO DESTES O QUE SERIA O VERDADEIRO SENTIDO DO SOCIAL .
    Nada de preconceito em meu comentário, tenham certeza disto, mas um estado que tem um ex Presidente no senado pelo segundo mandato, um presidente do congresso já partindo para sua 4ª presidência, apoia á 12anos em ampla maioria o governo, e vive nas mais miseráveis e precárias condições entre os entes federativos. Oras com esse aparato político, era para ter no mínimo um dos melhores IDH do país, no mínimo estar entre os três em segurança, entre os 5 em infra-estrutura, entre os 5 em educação, entre os 5 em saúde , entre os 5 em arrecadação, e na menor das hipóteses ser o menor em número de beneficiários do Bolsa família.
    ALGUÉM TENTE ME EXPLICAR DE MANEIRA PLAUSÍVEL, O QUE OCORRE LÁ?
    Enquanto isso VOU VOMITAR

  • ILLA

    RENAN e PT:tudo a ver!O pior é que os idiotas dos Ptistas devem ter imaginado que se votassem no ****** do Renan,os deputados do PMDB iriam votar no Chinaglia pra Presidente da Câmara.O tiro saiu pela culatra!Também sinto uma vergonha imensa por ser representado por isso aí!Lava- jato vem aí!Espero que seja cassado!

  • nena

    Acessei o site com a idéia definida de dizer da vergonha que senti ao ver a reeleição desse sujeito mesquinho, com o currículo que tem, na presidência do Senado. Nem precisei escrever nada, Setti, você já tinha dito tudo. Estamos juntos.

    Sim, estamos, cara Nena. E nem tive mais paciência de repetir as razões de minha posição, tantos foram os posts que publiquei sobre barbaridades e Renan.
    Só em um ponto eu o elogiei, e o faria de novo: ele, como ocorre em geral com o pessoal do PMDB, diferentemente do PT, não é liberticida, e tem sido firme em defesa das liberdades públicas, da livre manifestação do pensamento e da liberdade de imprensa — sendo contra, por exemplo, o tal “controle social” da mídia, com que o PT pretende tapar a boca da imprensa independente.
    Abraço

  • Fernando Duque

    Pois é Ricardo, eu ia escrever exatamente o que você disse na resposta à leitora nena. Não fossem senhores feudais como Renan, Sarney e Romero Jucá, o bolivarianismo teria avançado consideravelmente no Brasil. Com a morte política de Sarney, embora Lobão pai e Lobão filho ainda estejam na parada, Renan Calheiros será peça fundamental para deter o apetite bolivariano dos ideólogos petistas, que rezam na cartilha do Foro de São Paulo. Nunca nos esqueçamos de que na Bahia, depois do carlismo, veio o PT de Jacques Wagner e José Sérgio Gabrielli, figuras tão ou mais nefastas do que Renan.

  • Paulistana

    Caro Setti,
    eu gostaria muito de entender pq Renan Calheiros tem tanto poder. Se pudesse explicar eu ficaria muito grata pq isso para mim é um mistério. Com certeza não é pela pujança de Alagoas.
    E qdo foi a última vez q não ficamos envergonhados com o q acontece na política brasileira? Faz tanto tempo q nem lembro mais.

  • Ivo Leo Hammes

    A história do PT em sua origem pregando ética, contrasta com sua prática posterior. Que moral sobrou ao PT depois que chegou ao poder e lá se querendo mantar a qualquer custo? O atual PT está muito parecido com a foto que está aí ao lado ilustrando reportagem sobre a prostituição na Espanha; é como se fosse um retrato do PT lulopetista. Que horror! Deus tenha pena do Brasil…

  • carlos alberto

    Não podemos esquecer nunca que esse potentado da ética e da coragem referiu-se à jornalista que gerava um filho seu de “a gestante” numa declaração no senado explicando sua pulada de cerca matrimonial. E emendando a calhordice, “vendeu” centenas de rezes ao único açougue da cidade para fazer caixa e pagar indenização à ****** (esperta?) gestante.

  • Rita Troncoso

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Cidadão Quem

    Políticos oriundos de unidades da Federação com IDH tão baixo, como é o caso de Alagoas, não deveriam ter o direito de disputar cargos de nível ou projeção nacional, como a presidência do Senado. É um risco para o país ter gente tão despreparada, e com hábitos político-administrativos tão condenáveis, em cargos como o de presidente do Senado Federal.
    .
    E não nos enganemos: a razão de Renan não ser liberticidade está no fato de ele não ser suicida. Essa é a maneira pela qual ele busca um mínimo de apoio junto à imprensa. Não fosse por isso, já teria aprovado qualquer coisa, sobre a matéria, que o governo lhe enviasse.
    .
    Não se enganem. Políticos são assim: apelam aos mais baixos e sutis subterfúgios para conquistar mentes e corações.

  • Roger O Indignado

    O desabafo seu Ricardo e de seu chara o leitor Ricardo (1/fev 23:29) é o diagnóstico da nossa sina. Temos de mudar isso!

  • Luiz Antônio

    A eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado e do Congresso sinaliza que a moralidade na política brasileira é uma utopia.

  • gunter jr

    poxa era sarney… e vcs ainda nao acostumaram?

    gj

  • Renata

    sÓ vc? todos q tem um pingo de decencia estão indignados!

  • Edson

    POr falar no Supremo, eita investigação que não acaba nunca!!- por que será? estão esperando o quê,hum??. è um medo danado….

  • ps

    Setti, permita-me assinar embaixo. Mas um detalhe escapou: elle agora é outro…depois do implante da cabeleira…

  • Arthur Tavares

    Eu também tenho vergonha …… muita vergonha …… e ninguém da imprensa, seja correta ou chapa branca dá o nome correto a este individuo da pior espécie …. Me pegaram, eu devolvo as passagens e pronto …. É uma vergonha…. O PMDB com Eduardo Cunho só aumentou o poder de barganha com este governo, fraco, mentiroso, canalha e incompetente …. O PMDB sempre foi poder neste País e vejam se estão preocupados com o povo ….. Eu tenho vergonha de Lula, Dilma, RENAN, Collor, Sarney, Maluf, Graça Foster, Gabrielli e outros menos cotados.. Eu me sinto envergonhado com estes safados no poder e triste pela ignorância do povo brasileiro que eles próprios fazem questão de perpetuar …..

  • Adelmo

    Setti. Parabens pelo seu texto. O que vc. escreveu, bate exatamente com a minha linha de pensamento. Tambem fico envergonhado. Mais envergonhado ainda, sabendo que temos 49
    senadores que pensam como ele e com certeza, coadunam com o
    curriculum bandido deste cara. Não saberemos quem são estes
    49 que votaram nele, porém temos a certeza que são 49 alinhados com a bandidagem por ele praticada. Se não concordarem, que me processem. Ai saberemos quem votou nele.
    O país perdeu uma grande oportunidade de ter no comando do senado, um homem integro, da mesma linhagem de Ulisses Guimaraes e que tem suas ações pautadas pelos anseios populares. Com certeza, conhecendo o senador Luiz Henrique, como conheço, o Brasil perdeu uma grande chance.

  • pedrao

    Ora!Ora!Ora! Um candidato reeleito quatro vezes por seus pares só pode ser um candidato puro!
    Tão puro quanto o vestido de noiva da Kátia Abreu!
    Que de pamonha passou a ser de pipoca!
    Renan deve pensar: Que se danny a bonda da Paolla!O que eu quero é desbundar! O lugar é meu e ninguém tira!Quem manda aqui sou eu!
    Por essas e outras que existem correntes para acabar com o senado!

  • Toninho Malvadeza

    Além de vergonha,sinto é nojo da figura acima.
    Mas ele não vai durar pra sempre…

  • joel lima

    O pior não é existir uma figura como Renan. Tal escória existe em qualquer sistema político democrático. O terrível é que a política no Brasil, em nome da governabilidade, permite que Renan seja aquele personagem que faz o que o governo de plantão pede – não importando COMO ele cumpre essas metas.
    Enfim, o problema é a falta de vergonha dos principais nomes da política do Brasil que contaram e contam com os serviços de Renan – que já chegou a um dos postos mais importantes do Brasil, que é o Ministério da Justiça.

    Renan só pode ser o homem certo num país em que seu sistema político está muito, muito errado.

  • Ronaldo força

    Parabéns pela afirmação corajosa e verdadeira. Este político envergonha não só ao jornalista,porém a todos os brasileiros decentes e trabalhadores que desejam um futuro melhor para o pais. Renan Calheiros por sua vassalagem, desonestidade e desrespeito deveria estar atrás das grades e não a frente da casa maior da república -o senado. Ele e Romero Juca são as maiores pústulas que o Brasil já teve na sua história política. Assumiu o lugar de outro indecente e inescrupuloso político -José Sír Ney.

  • mauricio

    Sujeito sem escrúpulos, aproveitador. enganador de pobres alagoanos a ponto de conseguir eleger seu filho merece ir para a cadeia e tomara que isto aconteça quando forem revelados os nomes dos políticos ligados à operação lava-jato. DEUS É PAI e vai nos ajudar;

  • Despetralhando

    Este sr. da foto é um meeiro da política do conchavo do escroto toma lá dá cá, elle é tão subserviente que não importa os meios e sim os fins, fará mais uma vez nossa política ficar mais rasa e claudicante.

  • ROUBARAM O BRASIL DE MIM !

    Ricardo, para temer e ficar com calafrios é ver por ordem de sucessão legal as figuras que podem responder pela Presidência da República em caso de “impedimento” da Presidenta da República, é de fazer chorar ! É lamentável que poderemos trocar 6 por meia-dúzia , e, claro com a mesma linha de pensamento, ação, e interesse pelo projeto de poder do “petralhismo cleptômano bolivariano”, ou seja, temos que ir às ruas para derrubar todos que fazem parte dessa grande “armação ilimitada do mal bolivariano” ! Que DEUS nos proteja !

  • Pedro Luis

    Pior que este, são os que votaram nele.
    Ele está fazendo o que a sua moralidade permite, tentar mais uma boquinha, mas o pior são os demais dessa casa de horror e de larápios.

  • Hellena

    Eu também tenho vergonha!!!

  • Caco

    Em Atenas, pregava-se que a democracia só é plena quando os cidadãos possuem educação para terem a consciência de exercê-la em sua plenitude. Assim havia a democracia de qualidade. No nosso caso, Renan Calheiros, Dilma Youssef…Rousseff quis dizer (são nomes parecidos…parentes?) e Eduardo Cunha são as provas de que a democracia brasileira funciona. Mas é de péssima qualidade. Dá vergonha mesmo.

  • gunter jr

    brasileiros com vergonha na cara nao lotam um onibus…
    gj

  • gilberto

    olá,setti. concordo plenamente. mas você não acha que,quem poupa o lobo condena o rebanho? Abraço(risos)

  • Nelson Bertevello

    Parabéns ao povo de Alagoas. Mandam prá Brasilia todo o lixo de seu estado.

  • Reynaldo-BH

    Não quero – e não vou – cair no jogo proposto pelo que precisa da separação entre todos para continuar a ser o Imperador de Todos. Mesmo sendo o odiado de metade do “todos” que enxerga.
    Tão ou mais assustador que ter um Renan novamente entronizado na presidência da Casa dos Horrores (apud Augusto Nunes), é a resiliência maligna que os novos donatários de capitanias hereditárias demonstram ter.
    É um fenômeno do nordeste do Brasil?
    Não só. É cultural, ou pior, da falta de uma base mínima onde possa ser erguida uma cidadania que mereça esta qualificação.
    Seja no Maranhão dos eternos 50 anos de Sarney (que, receio, ainda voltará travestido em outro herdeiro), em Alagoas (onde um ex-presidente saiu de cabeça em pé, orgulhosamente olhando para frente para evitar assistir a humilhação de estar sendo escorraçado), em Minas Gerais (onde um Newton Cardoso aparece como apoiador de quem se vendia (com duplo sentido, por favor) ao que se dizia o candidato das mudanças), em São Paulo (onde o ex-médico Haddad deve sua eleição a cubanos e a uma absoluta incompetência administrativa incapaz de gerenciar a lojinha de R$ 1,99 de Dilma), do Rio de Janeiro (que troca as patinhas do cãozinho aéreo pelos Pezão de quem sempre seguiu a trilha do ladrão sem cuidados e exebicionista), onde Tocantins troca de duques e marqueses mas mantém a dinastia apodrecida, ec, etc.
    Deste caldo de (falta de) cultura, nasceu um PT e deste um doente por mitomania e outra, por complexo de inferioridade. Cercado de larápios desejosos até mesmo do resto dos banquetes que são servidos até na Papuda.
    Renan não é causa. É consequência.
    Renan é um sociopata, que incapaz de sentir o que faz, age com a certeza de estar de acordo com regras patológicas que criou para si mesmo e que as segue. É um insensível que não dá valor aos crimes que comete. Nem sente qualquer outra emoção por mais intensa ou vergonhosa que possa ser em outra pessoa que não o psicopata.
    Não se trata de ofensas. Nem de raiva incontida por mais uma humilhação que somos obrigados a assistir neste prostíbulo pago com nosso trabalho.
    É constatação. Quem é pior? O reizinho empossado pela corte abjeta ou o sistema que impede que o rei tenha seu próprio reinado em um estabelecimento penal?
    Renan é s síntese do que não ser. A essência do que pior o ser humano produz. O fiel aliado de Collor, que abandonou quando sentiu o navio afundar. Que serviu (e serve) a qualquer poderoso, em troca (declarada e exposta ao distinto público) a transformação do que seria um ser humano em um conde Vlad, herói em sua terra natal e um terror que sobrevive do sangue de seres escravizados.
    O que leva Renan a se a escolha não só do Planalto, mas principalmente de seus pares?
    O Planalto é movido por medo. Da perda de poder que já perdeu.
    E os pares? O medo de não poder ser mais um aprendiz e vampiros? Ou de serem empalados pelo Vlad da Casa dos Horrores?
    Pouco importa. Sabíamos que Eduardo Cunha, o Venal, seria a opção que restava contra Chinaglia, o Boçal. A escolha entre o ruim e o péssimo.
    E que teríamos Renan como presidente da casa que representa os ESTADOS da FEDERAÇÃO.
    Teríamos (e temos) um Al Capone e um conde Vlad.
    Em nome da sobrevivência de Maria Dilma, A Louca e um Pedro I e sua Domitila. Falta uma Quinta da Boa Vista para os encontros pagos com os impostos, das noitadas que só o dinheiro ofertado pelo eterno bebum pode comprar.
    As loucuras da Rainha Muda – que mesmo quando fala, ninguém entende – e do rei das prostitutas dos ares e aviões, estão garantidas por Renan.
    Que sabe como ninguém, empalar os poderosos que lhe atravessam o caminho.
    Dilma e Lula já estão acostumados.
    Nós, continuamos a resistir. E resistiremos sempre!

  • Rogério de Leon

    Também sinto vergonha de ver o Renan como presidente do Senado

  • Airton

    Assino embaixo!!!

  • Trovão

    Setti, essa imundice é o espelho do que temos dentro daquela casa de prostituição, chamada de congresso, onde o crime organizado trabalha com todo o afinco com esse sujeito, falsário, corrupto, como chefe do crime organizado.

  • gonzaga

    Eu nao tenho vergonha!!!! Eu teria vergonha se ele fosse meu filho ou se tivesse traido o meu voto. Como nao votei nele nao o vejo como retrato do Brasil mas “um selfie” daquele eleitores do nordeste que votaram nele. O retrato do meu Brasil se parece mais com o Luis Henrique da Silveira, adversario do Renan.

  • Plínio

    Concordo com tudo que você escreveu Setti.
    Corroboro com a vossa opinião !

  • domenico

    Pois é, prezado Setti, quem tem vergonha está envergonhado dessa sem-vergonhice ! Êta, país de políticos descarados !!!

  • Ciro Lauschner

    Excelente artigo! A eleição do Renan Calheiros mostra que o Brasil é refém dos jeca tatus manobrados pelos espertalhões.Dilma e Renan ganham onde mora a ignorancia.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Tenho vergonha também.Mas não só desse cafajeste que passou a vida balançando o rabo para os poderosos de plantão.Tenho vergonha da política de casa de tolerância que se faz neztepaiz.Tenho vergonha destes partidos à venda.Tenho vergonha das surubas eleitorais.Dos fins justificando os meios , sendo que o povo brasileiro não é o fim é só o meio , desses canalhas enricarem sem fazer esforço.
    Tenho vergonha dos coitados que votam nestas figuras nefastas, em troca de uma dentadura.Tenho uma vergonha alheia generalizada e doída da nossa pobre Banânia.
    Li,por aí , que APENAS 37% dos nossos prezados parlamentares têm pendências no Supremo Tribunal Federal. Nada menos que 222 deles de um total de 594 , estão sendo investigados, indiciados ou já são réus no STF.Tenho vergonha de um Supremo, cujos juízes , na média , estão precisando de uns 6 meses para decidir se um senador ou deputado deve ser INVESTIGADO.
    Além disso,tenho vergonha do corporativismo sem limites ou pudores de suas excelências.Quem pode esquecer que Genoíno e João Paulo, já condenados no mensalão, faziam parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara? O número de legisladores processados pode ser maior ,já que o Supremo ainda não teve tempo para aplicar aquela decisão que determina o fim do sigilo nos nomes de acusados , cujos processos não estejam correndo sob segredo de Justiça.
    Além dos já rotineiros crimes eleitorais e contra administração pública , tem congressista aí respondendo por homicídio, tráfico de drogas , sequestro , cárcere privado e por aí vai.
    Portanto Renan é a cara do Congresso Nacional. Ninguém mais mainstream.E ninguém mais amigo do Planalto.Sem Renan teria sido possível ,por exemplo,a alteração da meta de superávit de 2014 ? Duvido.Esse pau-mandado prostituído presidiu por mais de 19 horas consecutivas a sessão de votação do projeto que autorizou o governo a reduzir o superávit primário .
    Tenho vergonha de ser governado por esses pouca-prática petistas. Que sem os sem vergonhas dos Renans da vida já não governam nada.Sem eles o governo esquizofrênico de Dilma, que nos envergonha perante o mundo, todos os dias , implodiria.Vergonha!!
    Abraço

  • Diana

    Como salvar o Brasil? População em sua maioria passiva e pouco consciente do estrago que esses marginais nos faz.

  • JOSEPH

    Pois é. O ‘sobrenome’ desse ‘elemento’ é Calheiros ou *****? Perdoem-me, mas, mais uma previsão sobre esse ‘elemento’: será ‘alcançado’ por “A.D.” sem nenhuma ‘chance’ de escapar. Aliás, “A.D.” já começou a agir neste País sem ‘juízo’! Esperem e verão. As ‘crises’ já se iniciaram até atingir a “SÉTIMA”… rsrsrs… Todos seremos atingidos, porém, ainda estou recebendo as recomendações de “A.D.” para a ‘proteção’ da última a mais terrível e destrutiva de todas as que estão por vir. Leiam sobre “A.D.” na ‘Torá’… Sinto muito, não tenho culpa nenhuma dos acontecimento e nem tampouco o ‘poder’ de interferir! Saudações…

  • gessimar

    Eu também tenho vergonha de ver um bando de “representantes do povo” ter a canalhice de reeleger um ***** como esse Renan. Estamos nas mãos de uma quadrilha que só quer se locupletar e auferir lucros. Renan ganhou porque é da CORJA, vai fazer o jogo deles. ESSE PAÍS NÃO TEM MAIS JEITO. ESTÁ INFECCIONADO ATÉ O ÚLTIMO ÁTOMO. ACHO QUE SÓ UMA REVOLUÇÃO POPULAR RESOLVERIA ALGUMA COISA. ESTOU DESALENTADO COM TUDO ISSO. ME RENDI.

  • marineusa

    Eu também! Tenho vergonha de constatar os Deputados e Senadores que elegemos. Da minha parte não tenho o peso
    da Presidente.

  • João Azevedo

    O senador Renan Calheiros foi eleito com esmagadora votação do povo alagoano. Sua cria, Renan Filho foi eleito governador daquele estado no primeiro turno. É o Brasil semifeudal, onde as dinastias políticas tudo podem e tudo fazem, com a complacência e até a aprovação tácita dos servos. E esta triste realidade se repete em maior ou menor escala em todos os estados, de norte a sul. É difícil dizer se quem tem menos vergonha na cara são os políticos ou os eleitores…

  • olavo

    Tudo que é ruim se une ao PT…essa esquerda burra, o Renan, os 279 aloprados que votaram contra e lei de responsabilidade fiscal e por ai vai…o PT é mestre em aglutinar gente da pior especie…

  • Claudio

    Esse Gonzaga que trata os nordestinos como ele tratou na sua escrita é tão nojento quanto ao próprio Renan Calheiros! Deveria ter vergonha na cara, esse *********!

  • Grilado

    Eu também! Um **** como esse presidente pela quarta vez do Senado brasileiro é de lascar! Que qualidade esse congresso, hein? Apenas honrosas exceções….

  • Andres Christen

    E a coisa conseguiu mais um mandato, até quando o nosso povo vai esperar calado e sentado. Não é so esse Renan mas tem muita gente, inclusive expresidente que todos se calam e nem comentam dele. Medo???? De que????

  • EduardoCap

    Não é só uma vergonha, é também um deboche, um acinte, uma ofensa, uma agressão ao povo brasileiro. É a confissão não só dele, Renan, mas dos Senadores, que eles conhecem o povo só de ouvir falar, que não precisam do povo e que desprezam o que o povo pensa e quer. Estão seguros nos seus currais eleitorais comprados com dinheiro público.

  • Hulk

    Concordo plenamente com a sua opinião, Ricardo Setti! Aliás eu nem acho que isso é uma opinião; é sim uma constatação lógica! O tal senador é um rato oportunista e somente num país de pernas para o ar é possível ser presidente do senado. Pobre país, o nosso.

  • JOSE

    O senado está sendo dirigido pelo pelo chefe das ****..Mais uma contribuição de Alagoas.!!!!!!!!

  • zoiudo

    Puro CORPORATIVISMO e nao vai acabar nunca!!!!!!!O Brasil pode ir a falencia mas o Senado vai contuinuar mamando nas tetas do contribuiente sempre!!!!!

  • zoiudo

    Eh a famosa HERANÇA MALDITA do BRASIL IMPERIAL!!!!!!!!

  • Francisco Tavares

    Todo cidadão decente também esta envergonhado.

  • JULIO CESAR

    Figura abjeta e repugnante. Da laia de Sarney, ACM, Lobao e outros monstrengos sugadores da nação. Onde se fala em corrupção, aí *** *** *** *** digno senador. Basta ver que sua excrecencia está sendo investigado pela Lava Jato. Oxalá esteja envolvido sim para que possamos nos ver livres desta figura nojenta.

  • Maura

    Eu também tenho vergonha, Setti.
    Abs

  • marcelo

    EU NÃO TENHO VERGONHA,TENHO É NOJO…ESSE RENAN É TÃO FALSO,COMO SEUS CABELOS….
    SERÁ QUE NO SENADO NÃO TEM UMA PESSOA DE BEM? QUEM VOTA EM SAFADO.SAFADO É……

  • Gertonio Ferreira de Almeidagertonio@gmail.comg

    Triste mesmo o Congresso Nacional ser presidido por uma pessoa como Renan Calheiros, um verdadeiro **** ele se **** por qualquer **** e o pior 49 senadores votaram nele e a PresidentA deve estar muito satisfeita por contar com uma figura desse quilate para ajudá-la em suas ******

  • Luiz Eduardo

    É uma vergonha, uma lástima. É a prova de que não existem boas intenções na política brasileira. O Congresso nacional se resume a um balcão de grandes negócios realizados por canalhas e patifes da mesma estirpe deste nada nobre senador. Os que destoam desta caterva são minoria que nada podem contra aqueles que ainda detém o apoio do governo federal, também repleto de tipos da mesma laia. Pior e desesperador é que muitos votam neles. O que pensar destes eleitores então?

  • ricardo feltrin costa

    eu também, caro Ricardo. vergonha do Renan, com amante financiada por empreiteiros, e do Eduardo Cunha, falsificador de documentos, que de santo só tem o fato de ser evangélico… só julio delgado ou chico alencar seriam dignos do posto.

  • alvaro

    Caros, existem algumas figuras na politica brasileira que me enojam, Sarney, Lula, Dirceu, e por ai vai…mas este ******* e demais. Nao me conformo com essas figuras politicas se sustentarem, ou melhor, sustentadas por nos cidadaos no poder, com toda desfacatez posarem de politicos serios. Peco desculpasa pelo comentario a seguir: o pilantra se sustenta pelo burro que vota e pq o povo e inerte e acomodado. Ao seu jeito ele esta certo,.

  • everton pereira

    Maior vergonha não é ele ser presidente, mas um STF que não tá nem ai com as coisas do Brasil, quando interessa aos brasileiros.

  • zeca

    exatamente, é humilhante ver pela TV essa pessoa ser chamada de Vsa Excelência, embora ultimamente o cargo de presidência mostra que não basta ter competência, é necessário ser corrupto ou conivente com desvios da ética.

  • Luiz Tito de Castro Urzêda

    Indivíduos como Renan Calheiros formam a espuma da água podre que se espalhou pela pátria há séculos.

  • João Alves

    O Renan, com Romero Jucá, Humberto Costa e a Gleisi representam o que de pior possa existir na política brasileira ! O fim será triste !

  • ODADOTTO

    O cara é a NATA DA *****………………………..

  • Maru

    Eu, você e milhões de brasileiros sentimos essa mesma vergonha. A minha vem acompanhada de profunda tristeza.

  • Nino

    Esse sujeito é um *****,que emporcalha o Congresso Nacional,um gângster,que estaria preso em qualquer país sério.

  • cpereira

    Um sujeito que está sendo citado na falcatrua do petrolão,e ainda consegue se reeleger presidente do senado, somente em um pais que não é sério. Vai manobrar até o fim para tentar livrar a cara de todos os parceiros envolvidos. Se fosse num país sério já teria sido afastado para ser investigado, no mínimo.

  • mudo

    Esse *****, que se passa por cavalheiro, pedindo respeito à mesa, é deveria ter voltado ao esgoto!
    De onde ele nunca deveria ter saído!
    Envolvidasssssso!

  • Murilo Tibiriçá

    A matéria que indaga onde estão as instituições que no passado lideraram marchas públicas pelas ruas do país para pedir a renúncia ou impeachment de governantes corruptos , incompetentes , ineptos etc…é muito oportuna . Todo mundo calado assistindo a desconstrução do Brasil sem reação alguma ? Por muito menos fomos as ruas pedir o impeachment de Collor , hoje “aliado” de Dilma vejam só . Fernando Collor , PC Farias e Cia ltda perto desse pessoal do PT não passaram de “aprendizes de trombadinha” . Recentemente , no episódio envolvendo as ameaças públicas feitas em rede social por um membro de diretório do PT à vida do então presidente do Supremo Dr Joaquim Barbosa também aconteceu o mesmo. Onde estavam os tão valentes e aguerridos militantes da “consciência negra” do Brasil ? Onde estava Benedita da Silva por exemplo ?? O negro mais importante e ilustre de toda a história do Brasil (me desculpe Zumbi dos Palmares ) não recebeu nenhuma manifestação da consciência negra brasileira em sua defesa ? Hipócritas !! Para defender cotas para negros em escolas e universidades sabem se mobilizar , para fazer alarido a respeito de manifestações de racismo não há preguiça . Mas para sair em defesa do negro mais ilustre e de caráter do país não houve quem se levantasse. A cada dia que passa fica mais difícil entender em que o Brasil se transformou . Em que tipo de gente nós , brasileiros , nos transformamos ? Assistimos a violência desenfreada ceifar milhares de vidas nas ruas do país e não nos indignamos . Assistimos o país ser roubado descaradamente diante de nossos olhos e não nos indignamos ? O dinheiro público para construção de novas hidrelétricas , hospitais , escolas , em suma , o futuro do país foi roubado e isso vai trazer sofrimento desnecessário para nossos filhos e netos e ficamos inertes ? Sem reação ? É isso mesmo ? Estamos com medo de que ? De fazer valer o nosso direito de cidadãos de exigir responsabilização e punição para criminosos ? Mas afinal em que o Brasil está se transformando ? Creio que está na hora do brasileiro começar a buscar uma resposta para essa pergunta . Que tipo de Brasil eu quero para meus filhos e netos ?

  • Vinicius

    Renan foi um dos 11 ministros da JUSTIÇA do FHC. A política no Brasil é muito suja ainda, mas tem melhorado. Hoje peixes grandes estão indo pra cadeia! Torço pra que melhore mais!!!

  • ramesoj

    NÃO APENAS O RENAN CALHEIROS,MAS ,TAMBÉM O EDUARDO CUNHA PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL AMBOS do Maior partido do Brasil PMDB,que mal chegou e já aprovou um Pacote de Bondade para os políticos e seus familiares que nada fazem de bom em prol do Povo,apenas uma injusta reforma previdenciária que pune apenas o Povo e nunca deixa haver reforma agrária nesse país,por ser maioria e persuadir os demais sempre boicotaram e boicotam todos os PROJETOS E REFORMAS que venham beneficiar a maioria da população do Brasil,estamos reféns desse PMDB que governa desde a era Sarney.Fora PMDB boicotador de reformas social,política,administrativa,Jurídica,e principalmente REFORMA NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO QUE SÓ SERVE PARA OS POLÍTICOS ASSALTAREM O ESTADO E NÃO RESSARCIR O ERÁRIO PÚBLICO e não serem punidos com prisão perpétua,e deixar pais sem punição que fazem filhos e deixam á Deus dará nas ruas matando,roubando,assaltando,estuprando e só quem recebe a pena é a vítima que morreu.Fora PMDB !

  • Daniel Crevelario (@DCcrevelario)

    eu tenho vergonha desse senado..que pena que aqui não temos o estado islâmico
    Você tem certeza de que queria o Estado Islâmico no Brasil?

    • Daniel Crevelario (@DCcrevelario)

      fico p..da vida cio=om esses site que dizem que estão aguardando moderação a opinião é minha se tem restrições ..peguem p ip da maquainamoderação
      Olá,
      Todos os sites costumam ter moderação de comentários, porque é necessário saber se quem comenta não está infringindo alguma das regras propostas pela página em questão.
      Obrigado