Image
Klose ao marcar seu 68º gol pela seleção alemã, contra a Áustria, em Munique, em setembro passado, em partida pelas eliminatórias da Copa de 2014 (Foto: Thomas Niedermueller/Bongarts/Getty Images)

O atacante grandão é um perigo: aos 36 anos e ainda aterrorizando defesas, o polonês naturalizado alemão Miroslav Klose é o maior artilheiro da história a seleção tricampeã do mundo, com 69 gols, tendo superado o mítico goleador Gerd Müller, o infernal baixinho que fez história na Copa de 1974.

Mais do que isso, Klose tem 14 gols marcados nas Copas de 2002, 2006 e 2010, e está a apenas um de distância do maior goleador da história do certame, Ronaldo Fenômeno, que fez 15 nas Copas de 1998, 2002 e 2006.

A Alemanha estreia nesta segunda, 16, às 13 horas, em Salvador, contra a sempre perigosa seleção de Portugal. Um golzinho só que faça Klose, e o recorde do Fenômeno estará igualado.

Image
Ronaldo celebra o primeiro de seus 2 gols contra a Alemanha, na final da Copa de 2002: recorde ameaçado — por um alemão (Foto: FIFA)

Se o atacante alemão não se contundir ou for afastado por razões técnicas da equipe, terá pelo menos mais duas partidas pelo grupo da Alemanha para ultrapassar Ronaldo — sem contar, é claro, que a Alemanha dificilmente deixará de estar nas oitavas e mesmo nas quartas de final.

Por uma injustiça ou ironia da história, o maior craque de todos os tempos, Pelé — que foi o maior artilheiro de praticamente tudo o que disputou –, é apenas o quinto maior goleador das Copas, com 12 gols.

Um recorde próximo de impossível de se bater é do centroavante francês Just Fontaine, artilheiro da Copa de 1958, na Suécia, com 13 gols: ele marcou a espantosa média de 2,17 por partida.

Para que se tenha uma ideia do que isso representa, a média de Ronaldo foi de 0,79, a de Klose, 0,74, e a de Pelé, 0,86.

LEIAM TAMBÉM:

COPA 2014: A Argentina estreia daqui a pouco, como se sabe — mas o estoque de doce de leite que trouxe não revela otimismo. Confiram!

COPA 2014: O grande goleiro Buffon, capitão da Itália — cujo time estreia hoje –, está se tornando o 3º atleta a atuar em cinco Mundiais

COPA 2014: A campeã do mundo Espanha, que estreia hoje, é uma das favoritas e será a mais bem-paga caso repita a dose; jogadores e federação, porém, acham a façanha “pouco provável”. Incrível, não? Confiram

COPA 2014: 3 a 1 foi placar largo demais para um Brasil ajudado pelo juiz e que jogou muito aquém do que sabe

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Nenhum comentário

Moacir 1 em 16 de junho de 2014

Setti, Se depender do número de gols está será A COPA! Putz!O Muller tá demais. Foi pênalti a favor da Alemanha ,mas aceitei as opiniões contrárias até rever nos replays.Quanto a expulsão do Pepe , achei justa ,principalmente quando lembro do conjunto da sua obra. 5 oportunidades lusas de gol desperdiçadas numa Copa é... complicado!Quanto à penalidade máxima não marcada pro Éder,acho que se atirou.Cristiano Ronaldo está devendo. Já sem camisa - ui que calor! - sigo torcendo para que meus prezadíssimos tugas não superem a Espanha. Seria muita humilhação para eles e mal humor cerrado para o meu lado...por muuuuuito tempo. Grande Alemanha! Ah, ia esquecendo: AngelA! Eu queria que você fosse minha PresidentA! Abc

Maurilio em 16 de junho de 2014

Os números absolutos são mesmo falaciosos. Realmente, Setti, com mais dois gols ele se tornará o maior goleador em copas do mundo de futebol. O maior artilheiro, entretanto, como você bem o frisou, dificilmente deixará de ser Just Fontaine; pelo mesmo parâmetro, para se igualar a Ronaldo Klose terá que fazer mais seis gols nesta copa, atingindo 20 gols, para ter a média de 5 gols por copa, já que está disputando a quarta cópa e Ronaldo atingiu os 15 em três.

Luiz Pereira em 16 de junho de 2014

Setti, td bom? O recorde de Ronaldo foi tão esquisitamente obtido... Muita parolagem, MKT, etc. Ele estava um elefante de gordo e jogou seu prestígio para ser escalado em detrimento do melhor para a equipe (outro que se preocupou com recordes foi o Cafu, quando Cicinho estava melhor). Assisti a um talk show da CBN com o Parreira, em que ele se penitenciou por tudo acontecido em 2006. E aquilo foi um circo, mesmo!!! Espero que essa experiência ajude a manter o "olho-de-tigre" desse grupo. abs

Moacir 1 em 16 de junho de 2014

Setti, VIVA o grande Schuma! Mas acho que não terei outra saída senão torcer e muuuito vestindo a "camisola" vermelha - juro! - pela manutenção do recorde do Ronaldo frente aos gols do Klose. A minha taba é 50% portuguesa com certeza e, portanto,sem contraditório: Ó pá! " Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal" Tomara que hoje o som funcione e tenhamos o hino! Abc

JT em 16 de junho de 2014

Esse jogo é tão esperado que até o Schumacher acordou do coma para assistir. Foi a melhor notícia do dia!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI