Image
O grande goleiro Gianluigi Buffon beijando a Copa do Mundo conquistada pela Itália em 2006, na qual só tomou dois gols: entrando para a galeria exclusivíssima dos que têm 5 Copas nas costas (Foto: Getty Images)

A estreia, hoje às 18 horas, em Manaus, do time da Itália, tetracampeão mundial, não é um acontecimento apenas pelo fato de a Azzurra começar a Copa de 2014 enfrentando um adversário duríssimo — a Inglaterra — e protagonizando um clássico do futebol internacional.

A partida poderá ainda significar a glorificação do goleiro e capitão Gianluigi Buffon, 36 anos, como o terceiro jogador de futebol da história a completar cinco Copas do Mundo em seu espetacular currículo, que inclui títulos italianos e internacionais, prêmios de todo tipo como melhor goleiro, inclusão entre os finalistas da Bola de Ouro e, claro, o Mundial de 2006, na Alemanha.

Digo “poderá” porque não está segura a escalação do goleiraço, recuperando-se de lesão.

Se jogar hoje, ele se juntará à pequena relação em que figura um dos grandes craques da história do  

Image
Matthäus: impressionantes cinco Copas pela Alemanha, 150 partidas com  sua seleção e um recorde de jogos disputados em Mundiais  — 25 — difícil de bater. Já o goleiro Carbajal atuava em equipe modesta e é lembrado apenas por ter sido o primeiro a emplacar cinco Mundiais (Fotos: Picture Alliance/DPA :: Reprodução SporTV)

futebol, o meio-campo alemão Lothar Matthäus, uma legenda, que não apenas atuou em cinco Copas — a última delas em 1998, já com 37 anos de idade — como é o recordista absoluto em número de partidas disputadas em Mundiais (25). Dele, disse Maradona em seu livro autobiográfico Yo Soy Diego: “Ele foi o adversário mais difícil que já tive, e acho que isto é o suficiente para defini-lo”.

O primeiro jogador a atingir a marca de cinco Copas fez história mais por isto do que por seus méritos ou títulos: o goleiro mexicano Antonio Carbajal, que defendeu sua seleção entre as Copas de 1950 e 1966 e, embora fosse bom na posição, integrava um México muito menos importante no cenário mundial do que é hoje.

Quanto a Buffon, mesmo que a Itália chegue à final e, portanto, ele atue em 7 partidas, continuará atrás de Matthäus no número de vezes em que defendeu sua seleção. Terá vestido a jaqueta da Azzurra 147 vezes. O alemão envergou as cores de seu país em 150 partidas.

LEIAM TAMBÉM:

COPA 2014: Alemanha estreia hoje, e seu atacante Klose ameaça Ronaldo como o maior artilheiro da história dos Mundiais

COPA 2014: A Argentina estreia daqui a pouco, como se sabe — mas o estoque de doce de leite que trouxe não revela otimismo. Confiram!

COPA 2014: A campeã do mundo Espanha, que estreia hoje, é uma das favoritas e será a mais bem-paga caso repita a dose; jogadores e federação, porém, acham a façanha “pouco provável”. Incrível, não? Confiram

COPA 2014: 3 a 1 foi placar largo demais para um Brasil ajudado pelo juiz e que jogou muito aquém do que sabe

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + oito =

Nenhum comentário

L'Abbate-51 - São Paulo em 17 de junho de 2014

FORZA, AZZURRA-14!!! Viva Italia...

L'Abbate-51 - São Paulo em 17 de junho de 2014

VIVA BUFFON-14!!!

Marco em 14 de junho de 2014

Don Setti, Céu Azul no Brasil! Apesar de nublado aqui, mas REVIGORADO pela Azzurri. Vamo q Vamo... Grande estréia. Abração. Timaço, misturando veteranos ótimos com jovens promissores. Abraço

Antoninho em 14 de junho de 2014

FORZA AZZURRI !!!!!!

Antoninho em 14 de junho de 2014

Caprichosamente na trave...

Antoninho em 14 de junho de 2014

O Galvao e o Casao estao do nosso lado...

Antoninho em 14 de junho de 2014

Esse Juiz é louco 5 minutos de desconto...

Antoninho em 14 de junho de 2014

Setti, estou apovorado, mesmo ganhando de 2 x 1 vamos para corrente; Pater Noster. Pater Noster quio est in ceali, santificetur nomen tuum. Adveniat regnun tuum. Fiat volunctas tua sicut in celo e in terra

Antoninho em 14 de junho de 2014

Anota ai...Vamos pintar a Amazonas de AZUL, no jogo de hoje.

Marco em 14 de junho de 2014

Don Setti, sem duvida uma das grandes atrações dessa Copa. Tomara q jogue e faça grandes apresentações.Puxa e além de excepcional goleiro ainda tem todos esse histórico vencedor. O q dizer para o jogo de logo mais, apenas, NÃO PERCAM! Abração.

JT em 14 de junho de 2014

Se tudo correr bem, no fim do ano o Buffon volta ao Brasil para defender a Juve contra o Napoli, na decisão da Supercopa da Itália, no novo estádio do Palmeiras.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI