Se vingasse a absurda, ridícula tese defendida pelo ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli diante da CPI do Petrolão, o capitalismo estaria seriamente ameaçado. Gabrielli, em seu depoimento de hoje, justificou a suposta “impossibilidade” de tomar conhecimento da colossal roubalheira na empresa, que dirigiu durante DOZE ANOS, por, entre outras razões, o alto volume de dinheiro movimentado pela empresa.

Santo Deus! Quer dizer então que a roubalheira nas empresas muito maiores do que a Petrobras pode ser maior ainda — centenas de bilhões de dólares, invariavelmente indetectados. Estão sob gravíssima ameaça, pois, colossos como a gigantesca rede de supermercados norte-americana Wal-Mart, maior empresa do mundo, que faturou 476 bilhões de dólares em 2014, a petroleira anglo-holandesa Royal Dutch Shell, segunda maior companhia do planeta, que faturou 450 bilhões de dólares em 2014… e por aí vai.

Image
Onyx Lorenzoni a Gabrielli: “Não acredito em uma só palavra dita por Vossa Senhoria” © Foto: Editora Abril

A desculpa esfarrapada irritou vários parlamentares, como o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), que chamou Gabrielli de mentiroso e cara de pau, ou o do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que acusou o relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-SE) — o ex-“ministro-garçom” das Relações Institucionais, que não fazia mais que levar pedido de deputados para a presidente e vice-versa — de combinar perguntas com Gabrielli, classificou o ex-presidente da Petrobras de Gabrielli de “cúmplice” da “roubalheira da companheirada” e fuzilou:

— Não acredito em uma só palavra dita por Vossa Senhoria.

Por Gabriel Castro, de Brasília, para Veja.com

Em depoimento à CPI da Petrobras, o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli afirmou nesta quinta-feira que não era possível detectar o esquema de corrupção desvendado pela Operação Lava Jato. Ele justificou que isso era “impossível” pelo grande volume de recursos movimentados em contratos da estatal e pela forma de ação dos responsáveis diretos pelos desvios.

“É impossível identificar esse tipo de comportamento internamente. Isso é um caso de polícia”, afirmou aos parlamentares. Ele argumentou que, apesar dos desvios, os contratos onde havia pagamento de propina tinham valores dentro dos parâmetros da estatal.

Gabrielli é o segundo depoente convocado pela CPI para falar sobre o petrolão. O primeiro foi o ex-gerente de Serviços Pedro Barusco, que falou aos parlamentares na terça-feira. Além deles, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi ouvido nesta quinta-feira porque se voluntariou a comparecer.

Quando o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) perguntou sobre as indicações políticas para diretorias da Petrobras, Gabrielli foi evasivo: disse apenas que o governo tem seus “próprios critérios”. O depoimento de Gabrielli, que presidiu a Petrobras entre 2005 e 2012, começou por volta das 14h30 e segue em andamento.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), foi o mais incisivo contra Gabrielli:

— A fala de vossa senhoria demonstra ou conivência ou uma incompetência brutal”, afirmou.

Image
Carlos Sampaio acusou o ex-presidente da Petrobras de “conivência ou incompetência brutal” © Foto: Câmara dos Deputados

A frase provocou bate-boca porque os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Valmir Prascidelli (PT-SP) tentaram interromper o tucano.

Sampaio continuou:

— É de uma cara de pau inaceitável. Veio aqui dizer inverdades, que fique muito claro. Ele prestou o depoimento aqui com compromisso de dizer a verdade e esse cara de pau está mentindo.

Abreu e Lima

Gabrielli também afirmou que a elevação no preço da refinaria pernambucana de Abreu e Lima, tratada como superfaturamento de mais de 600 milhões de reais pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é efeito de três fatores: a alta do dólar, uma revisão no projeto inicial e a falta de infraestrutura adequada na região da refinaria.

O relator Luiz Sérgio (PT-RJ) evitou perguntas mais específicas sobre os casos de corrupção. Gabrielli, por sua vez, fez uso de respostas longas, o que irritou a oposição. “Estamos assistindo a uma palestra sobre petróleo”, reclamou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

Quando os demais parlamentares passaram a fazer perguntas, Gabrielli admitiu que partiu da estatal a indicação de Pedro Barusco para uma diretoria da Sete Brasil, empresa construtora de sondas que tinha 5% de participação acionária da Petrobras. Na Sete, Barusco manteve seu esquema de cobrança de propina em parceria com o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Gabrielli já afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, que a indicação não partia da Petrobras. Agora, reconhece: “Foi um equívoco”. De acordo com ele, a indicação foi feita pela diretoria da estatal. Ainda assim, o ex-presidente diz que a decisão não passou por ele. “Não é uma indicação pessoal minha”.

O ex-presidente da petroleira provocou risos no plenário da CPI ao dizer que a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que deixou um prejuízo de mais de um bilhão de dólares, foi um bom negócio: “Com certeza. Não tenho dúvida quanto a isso”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + seis =

47 Comentários

patrick em 15 de março de 2015

Este Gabrielli representa tudo que há de mais sujo e desprezível no ser humano : é um ****, *****, cínico, que nunca mais poderá andar livre e solto nas ruas do Brasil depois que contribuiu ativamente para a destruição da Petrobrás.

Walter Marques Guimaraes Filho em 15 de março de 2015

Desafio o Sr Gabrieli e a se candidatar ao cargo de executivo numa grande empresa multinacional e vamos ver o resultado.

M. Spress em 14 de março de 2015

Nunca vi ninguém merecer tanto uma torta na cara como o relator Luiz Sérgio inquirindo a Gabrielli como se produz petróleo... e por duas horas !!!!

carlos antonio em 14 de março de 2015

Digam àquele cretino que as gigantes que ele citou têm donos, que cuidam do que é seu. Aqui nesse pais de bandidos é que ordinários roubam as empresas que dirigem, e nada acontece, nos países sede das gigantes essa roubalheira dá cadeia de muitos anos, sem reduções ou sursis, coisa de terceiro mundo. é um cara de pau.

Armando em 14 de março de 2015

Mais um membro da organização criminosa instalada no poder que assaltou o erário público, nada de novo, ficará impune, assim como o seu parceiro pelego de sbc, o conhecido fora da lei blindado.

umberto melo em 13 de março de 2015

...Lula e cria de Gobery e Maluf !!!

marcio crevette em 13 de março de 2015

veja saimos do governo militar,os maus filhos a casa tornam recebemos os perseguidos politicos os que ficaram eos se que exilaram. paga indenização a essas a figuras,perdao existe os bons eos maus.os maus se infiltram na politica,atraves da corrupção ,buscam força mudar democracia,para totalitarismo bolivariano. quem banca esta*****os brasileiros****.se der errado esses **** se mandam de novo,e a gente se**** de verde amarelo,ate aparecer o proximo filho*** pra a gente***,me desculpe os palavroes maes eu nao aguento mais.

marcio crevette em 13 de março de 2015

esse cara nao passa de um ********* de terno e gravata com terceiro grau,em sacanagem. ele tinha e que tomar uns bons tapas na cara do pai ou da mãe.acho que nao o ensinaram a ser 171 .se foce pobre ja tava levando porrada no lombo e outras coisas mas.eu nao so otario pra ficar ouvindo um ****** desses falar *****. a minha paciencia ja acabou com esses pilantras, cadea neles !

Ismael Pescarini em 13 de março de 2015

Gabrielli ganhou todas as manchetes hoje. Está no alto do caminhão da CUT, na Bahia, defendendo a bandidagem. É o trio elétrico da vergonha. A propósito, Petrobrás no cabeçalho está com um erro de ortografia. Caro Ismael, obrigado por apontar o erro. Abraços

Caco em 13 de março de 2015

Foi até bom o Gabrielli ter mentido de modo tão claro na CPI. Assim o povão todo pode ter a certeza que o amigão do Lula é um mentiroso, que a amigona do Lula, Dilma, é outra mentirosa e de quebra, o PT é composto por incompetentes, mentirosos e ladrões. E, claro, que o Lula gosta de se cercar desta espécie de lixo humano. Os 54 milhões de eleitores ainda têm como reverter a situação. Dilma, Lula e PT não. Está tudo desmoronando.

Márcio braga em 13 de março de 2015

Só para ilustrar, uma empresa de esquina em Cupertino, uma tal de Apple, consegue lançar um produto, sem vazamento de informações, dentro de uma cadeia de fornecedores, onde várias empresas têm acesso ao projeto. Imaginem a dimensão do controle! O Tim Cook deve se inspirar no Gabrielli! Ooops! Sem falar na construção da nova sede deles, na antiga HP, as construtoras devem estar levando algo pro Barusco também!

daniel izidoro de oliveira em 13 de março de 2015

porque ninguém perguntou ao cara de pau, o que ele estava fazendo a sorrelfa no hotel com o Zé Caroço?

Bruno Sampaio em 13 de março de 2015

Muito suspeita a interrupção da transmissão bem na hora em que o cara ia parar de responder platitudes ao "garçom" e começar a depor de verdade. Tive que ir para o computador e tomar doses cavalares de Plasil para tolerar tamanha cara de pau. Isso sem falar nas intervenções de um barbudo lá que até em capital estrangeiro falou, bem ao gosto dos comunas caviar, e de maria do Rosário, sempre do lado negro da força, como de costume. . Gabrielli é um psicopata, um descarado sem o menor senso de vergonha na cara, debochado, orgulhoso de ser bandido, como aliás boa parte do pt e de seus satélites, como psol, mst, etc.

Berta Reel em 13 de março de 2015

Pronto, só faltava esta! Este cínicos voltaram a dizer que a origem de toda a corrupção na Petrobras é coisa do FHC, foi ele que instituiu o decreto sobre licitações que permitiu a falcatrua. Interessante, mas FHC não se utilizou da lei para desviar ou dar dinheiro ao partido, mas o PT... ganhou e muito!Sempre culpa do FHC, o PT não desiste nunca!!!!!!!!!!!

Joao em 13 de março de 2015

Eu assisti parte do teatro da CPI do Petrolão, por mais que telespectador seja rude, deu para perceber, claramente, que tanto o relator da CPI quanto investigado, Gabrielli, foram para o palco preparados por marqueteiros dos partidos que defendem a roubalheira na PETROBRAS em especial o PT. E vi o Gabrielli se pronunciando como se fosse um professor, aquele professor, que elabora um dia antes seu plano de aula, e, a Comissão de Parlamentares de Inquérito, impacientemente, tiveram que ouvir por mais de 02 horas o cara que se diz INVESTIGADO elogiar a PETROBRAS como se não tivesse acontecendo nada no seio da qual. Esse Gabrielli é um ótimo palestrante político, porquê, tem facilidade de envolver o clima em favor de qualquer situação que estiver a empresa que o qual defende. Por isso eu digo, essa CPI, não terá efeito investigatório, e, sim, uma Pizza recheada de PROTECIONISMO CORRUPTO.

joel lima em 13 de março de 2015

Foi divertido também o que houve antes do Gabrieli deixar claro que se ele tomasse conta de um carrinho de churros, o negócio quebraria. Ou seja, falou que não é ladrão, mas um baita incompetente para gerir uma empresa do porte da Petrobrás. Eduardo Cunha foi canonizado. Ele é bom de discurso. Ouvindo um trecho, alguém poderia até sair dali e dar voz de prisão ao Janot (rs). Mas nada é perfeito = perguntaram a ele se ele abriria mão de seu sigilo fiscal e telefone de forma espontânea (afinal ele também foi na CPI de forma espontânea) , e ele se negou, alegando que evitaria constrangimentos para os próprios deputados. Eduardo Cunha é o terceiro na sucessão presidencial. Ou seja, há chance de ele ser nosso presidente. House of Cards em versão chanchada da Atlântida (rs).

Luiz em 13 de março de 2015

Tem um ditado que diz: "Ele está se fingindo de morto para comer o c. do coveiro" Usa do cinismo para se livrar das denúncias. É isso.

Jayme Guedes em 13 de março de 2015

Novamente, Setti,minha máxima: a qualidade da mensagem é reveladora de como o destinatário é visto pelo remetente. O Gabrielli, decididamente, nos vê a todos como idiotas quando idiotas são apenas os que ainda votam no PT

Arthur Tavares em 13 de março de 2015

Ééé´.... Só que o cara tá solto .... Como Lula, Dilma, Graça Foster ..... É de um cinismo tão grande, só que os ********* membros da CPI nem conseguem se articular para as perguntas básicas .... Com estes representantes no congresso o País é o que é .... Saudações

Juliano C. em 13 de março de 2015

ExxonMobil é junto.

Ricardo em 13 de março de 2015

Esse cara fez o curso do Pronatec, para ser presidente da Petrobrás????? Eta cara de pau !!!!!!!

Costa em 13 de março de 2015

Esse gabrieli tinha que sair algemado da cpi. Direto para a papuda.

Paulista em 13 de março de 2015

Isso é gozar literalmente da cara dos brasileiros que prestam e trabalham, chamados jocosamente pelo esquerdopatas de "elite branca". A CPI tem que, obrigatoriamente, chamar os Auditores Indendentes (????) da Price Waterhouse para explicar como é "impossível" detectar fraudes e corrupções na maior empresa brasileira, e depois a Dona CVM. Esse país precisa de desratização urgente.

Dexter em 13 de março de 2015

Para que uma empresa, pública ou privada, gasta milhões com sua equipe gestora? Para não ver o que acontece? Não ser responsável pelo que ocorre em sua gestão? Presidente da PTbrás, a madama ministra das minas e energia, da casa civil e presidente do conselho da PTbrás ? Só? Ô coitados!

Nossa imagem em 13 de março de 2015

Cara de pau somos todos nós!!! Será que ninguém sabe que empreiteiro corrompe? Que político nas Empresas sempre se beneficiam? Que estamos sendo roubados a muito tempo? Que as Empresas públicas após ser roubadas,são privatizadas? Que os poderes executivos,legislativos e Judiciários são frutos de nós mesmos, que levar vantagem em tudo? Que temos desigualdades, miséria, pobreza e racismos? Que desrespeito cometemos diariamente no trânsito, no transporte público, nas Estradas, nas filas, no trabalho e em tudo, porque tem sempre o esperto e malandro? Que temos uma impressa parcial? Que a opinião pública é manipulada e cheia de interesse? Isso todos nós sabemos!!! Cade o espanto? Se queremos mudar comêssemos por nós!! Que apareça na imprensa mais reportagem educacional!! Que comêssemos a tomar conta de nossa calçada, rua e bairro! Vamos conhecer e atuar em nossas delegacias, conhecer nosso delegado de nossa região, nossos postos de saúde, nossos serviços próximos, para uma participação direta! Se vamos para rua, vamos trabalhar e tomar atitudes que mude de fato nossa cidadania! Estamos todos indignados, só não sabemos que para consertar temos que deixar de ser imediatista, que temos que mudar primeiro na sociedade. ESPERO QUE MO DIA 15 FAÇAMOS UM MOVIMENTO DE MUDANÇA NÃO SÓ DO GOVERNO MAIS DE TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS!! A MUDANÇA TEM QUE COMEÇAR EM NÓS!!!!

marcelo n em 13 de março de 2015

Em breve, se Deus quiser, o Juiz Moro (Lava Jato)irá colocar ao rés do chão esse deboche, desfaçatez, arrogância, cara de pau, entre outras coisas que este sr. demonstrou em seu depoimento hoje na cpi, cujo nome, me recuso a pronunciar em nome da consciência de milhões de brasileiros que tem decência, andam de cabeça erguida sem serem apontados na rua. Em breve, nosso País será passado a limpo e figuras como essa não passarão de peças empalhadas de um museu de horror, onde nossos filhos, netos e muitas gerações poderão observar, para que nunca mais se repita!

Luis Figueiredo em 13 de março de 2015

A afirmação do Gabrielli de que seria “impossível identificar corrupção na Petrobras” é uma afronta ao bom senso e um insulto à inteligência dos brasileiros! Mais do que CONIVENTE ou INCOMPETENTE, Gabrielli foi um gestor CRIMINOSO e seu “discurso” tem como único propósito negar sua responsabilidade no ILÍCITO. Ele transformou a empresa em “benchmarking” mundial de destruição de valor dos acionistas. Aswath Damodaran, professor de finanças da Universidade de Nova York, referiu-se ao feito de Gabrielli (com o endosso de Dilma e secundado por Graça Foster, não podemos esquecer) em termos contundentes: “... se você recebeu um negócio valioso e com o objetivo perverso de destruí-lo completa e rapidamente, você deve replicar o que a Petrobras tem feito em cinco etapas”, declarou em seu blog (10/02/15). Foi além, afirmando que “A forma como a Petrobras tem sido gerida desafia o senso comum e os princípios básicos de finanças corporativas”. Os cinco passos que mencionou foram: 1) “Invista primeiro, preocupe-se com retornos mais tarde(talvez nunca)”; 2) “Cresça, baby, cresça, e a rentabilidade que se dane”; 3) “Pague dividendos como uma empresa de serviços públicos(mesmo que você não seja uma”; 4) Tome dinheiro emprestado para cobrir o déficit de caixa” (o endividamento chegou a US$ 135 bilhões em fins de 2014, o maior entre as petroleiras do mundo); 5) “Destrua valor(missão cumprida). Traduzindo em miúdos, todos os sintomas dos malfeitos estavam evidentes ao olhos de qualquer presidente minimamente qualificado, sobretudo se estivesse subordinado a um Conselho de Administração SÉRIO(!) (Damodaran ilustra cada uma das etapas com os números da companhia, riqueza de detalhes e objetividade). Há, portanto, somente uma explicação sobre o porquê nada foi feito para salvar a empresa: a missão da Petrobras foi subvertida sob a gestão petista, tendo migrado da exploração de petróleo para a produção de propinas para o Partido dos “Trabalhadores”. Os fins, o tal projeto de poder, “justificaram” os meios! Por último, mas não menos importante, a pergunta que não quer calar e que precisa ser respondida urgentemente: O CRIME FOI COMETIDO A MANDO DE QUEM?!

pedrao em 13 de março de 2015

A CPI deveria no mínimo, colocar esse sacripanta sob investigação e quebrar o seu sigilo bancário ! É impossível que, durante sua má administração, ocorrendo a roubalheira que agora conhecemos , elle não se regalou do propinoduto instalado por seu partido corrupto! Por sua incompetência e arrogância e pelo prejuízo que causou, deveria ser "pendurado pelas pernas"!

JB Figueiredo em 13 de março de 2015

Gabrielli e ***** profissional de alta periculosidade. Tambem, teve professor de aperfeiçoamento em farsas com o farsante mor da banania, o grande irmao Luizinacio. So o impeachment e limpeza geral poderá talvez restaurar uma possibilidade de futuro nessa terra de bandidos e botar as quadrilhas atras das grades. A situação e insustentável.

Ronaldo Barra em 13 de março de 2015

Sujeito *****, mentiroso e execrável!

wilson em 12 de março de 2015

Bocudo que pensa que esta falando para analfabetos.

Motoca em 12 de março de 2015

Em 2003, quem foi que detectou que o Barusco, precisava de um Upgrade ?

Toninho Malvadeza em 12 de março de 2015

Teremos o prazer,de ver esse capanga de Lula na cadeia.(Todos os seus bens estão bloqueados) DIA 15 VÁ PRA RUA !

RICARDO (PELA ORDEM) em 12 de março de 2015

CURTO E GROSSO Pior que a cara de pau dele ,é a troca de nossos sentimentos, proporcionada pelas intervenções e declarações debochadas, mentirosas, agressivas e desafiadoras dos petista(pt) e pecebistas (PCdoB): ANTES ERA DE NOJO, AGORA DE RAIVA, e o pior é que este sentimento está se alastrando. Esses irresponsáveis ainda não detectaram o perigo disso. E cá para nós, quem essa gente ultrapassada e vendida e oportunista do PCdoB representa?

domenico em 12 de março de 2015

Por favor meu Deus, jogue uma faísca de decência nesses caras-de-pau, pois não há mais paciência para aturar tanto cinismo ! Por isso, diz-se que "canalha, também envelhece!" Pura verdade, pois os cabelos brancos que orneiam as cabeças desses ignóbeis mentirosos, nada significam ! Putz ! É de dar nojo !

Giovani P. de Oliveira em 12 de março de 2015

Se as pessoas já estavam dispostas a ir para as ruas, muito antes da palhaçada chegar a este ponto, agora mesmo é que não dá mais para ficar sentado assistindo a tudo isto. Essa corja está sentada num barril de pólvora e ainda fica brincando com fósforo, como se estivessem imunes a qualquer coisa. Chega a ser patético saber que somos governados por gente tão crápula. Acho que se for numa penitenciária não se encontra tanta gente junta com tamanho cinismo.

JElias em 12 de março de 2015

*** *** o comportamento do bandido:rouba porque acha impossivel ser descoberto,até que o crime aparece. Entendo esta colocação como confissão de cumplicidade. Vá ser idiota assim lá no pt.

Paulistana em 12 de março de 2015

E foi professor de economia da UFB, pobres de seus alunos.

RONALDE em 12 de março de 2015

Os senhores podem imaginar um CEO de uma grande empresa privada não detectar um sobrepreço 10 vezes maior na construção de uma obra sob sua responsabilidade?

Moura em 12 de março de 2015

Setti, o José Sérgio "Pinóquio" Gabrielli foi indicado pelo José Dirceu, isso, por se só, já se configura um ato altamente lesivo a qualquer empresa.

Júlia Hane em 12 de março de 2015

Tô de saco cheio..desses bandidos acharem que somos idiotas!!

marcos em 12 de março de 2015

Teratológicos!

Carlos em 12 de março de 2015

Gabrielli finge desconhecer que, justamente por envolver um alto volume de recursos , a fiscalização deveria ser maior. Ele acha que estå lidando com idiotas, fáceis de enganar .

olavo em 12 de março de 2015

Em materia de cinismo, o PT ganha o oscar facil!. Alguem ainda acredita na Dilma? alguem ainda acredita no Lula? alguem ainda acredita no PT? até quando essa cara de pau vai continuar? será que voces não perceberam que o povo esta contra voces? será que são tão burros assim? fora PT! O povo ja chegou no limite e quer voces fora dai do palacio ou voces ainda tem duvidas? dia 15 esta chegando.

Rodrigo em 12 de março de 2015

É em virtude de inúmeras porcarias desse calibre que a paciência infindável da bovina população brasileira finalmente se esgotou. E é por causa de situações assim que não dá para ter expectativa em qualquer melhora nesse país, a menos que a quadrilha no poder seja extirpada, como o câncer maligno que é.

ze pedro em 12 de março de 2015

E continuam com a mesma cara de pau, Como sempre. Nunca sabem de nada.É a resposta mais humilhante para a nação Brasileira. Já provaram mesmo que não sabem nem a hora em que estão com fome!

Ricardo em 12 de março de 2015

Em qualquer país que valha a pena viver esse ***** já estaria na cadeia.SAFADO! CRÁPULA! Foooora com esses malditos.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI