Quando o então presidente Lula chegou à Itália para uma viagem oficial, a 9 de novembro de 2008, começavam a pipocar na imprensa local notícias de escândalos envolvendo o primeiro-ministro Silvio Berlusconi com prostitutas. No primeiro encontro dos dois chefes de Estado, em Roma, o premiê italiano abriu a conversa com uma frase surpreendente pelo linguajar:

— Presidente Lula, o senhor deve ter lido nos jornais italianos muitas intrigas contra mim. Não sei como é no Brasil, mas aqui na Itália a direita gosta de mulheres e a esquerda gosta de veados.

Desconcertado, o intérprete deu uma polida na grosseria e substituiu “veados” por “homossexuais”. Il Cavaliere — como Berlusconi gosta de ser chamado, expressão que significa algo como “grão-senhor”, evidentemente inadequada para o premiê — percebeu e não gostou:

— Eu não disse que a esquerda italiana gosta de homossexuais. Eu disse que ela gosta de veados. Corrija, por favor.

O intérprete corrigiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 3 =

19 Comentários

Antonio Skoldharougs em 25 de fevereiro de 2011

Caro Ricardo Setti, uma vez comentei sobre o enriquecimento do Berlusconi, que havia algo excuso entre ele e o Sr.Batistti, que o Sr. Berlusconi seria o ACM da Itália, até mencionei que ele era o proprietário da Lada na Rússia, Ricardo essa semana o JN da Globo fez um apanhado do patrimônio do presidente comedor de pizza e admirador de ninfetinhas, falou o JN que em seu patrimônio, se inclui a Milan sport club, o mais rica da Itália e 100% propriedade do Berlusconi. A propósito, o Batistti fez o Napolitano Berluscini devolver aos cofre publicos a bagatela de U$80 milhões em 1979 (uns U$600 milhões em dinheiro de hoje) com denuncias ao MP daquele país. Por isso sou a favor de se colocar o Batistti em um avião, onde pousar ele desce, a Itália que providencie sua repatriação de onde ele parar para beber o seu vinho, a França e México fez isso, infelizmente ele veio beber sua água logo aqui, devemos expulsá-lo do país imediatamente e não deportá-lo.

joaol em 24 de fevereiro de 2011

aqui a coisa ta ficando igual,vide os suplicis e etcs,etccs.

Almeida em 23 de fevereiro de 2011

Creio que o Belusconi tem razão em dizer que a esquerda gosta de viado. **** **** **** ****** ***** **** Almeida, não publico comentários com ofensas a pessoas, públicas ou privadas, como há tempos está estabelecido como política no blog. Sei que você entenderá. Abraços

sisi em 23 de fevereiro de 2011

Certamente o grão molusco morreu de rir, pois o palavriado é bem semelhante!!!

ze do mato grosso em 22 de fevereiro de 2011

oi setti...consegui através de um "psicoripajé" um "feed back" da reunião mencionada no post supra.Acho que responde a dúvida da blogeira Prof. Helena, e, assim, transcrevo o que diz o alem... ___ berluscome: - (ver post)... --- lula " (após ouvir o interprete): - companheiro ... no BRASIL tem um ditado que diz: - não existe *** **** e nem **** ***** , nóis qué é roseta... ___ a proposito: ve ai uma 51, safra véia, e manda o adido chama a marta e o top top, pois eles entendem dessa tratativa. A propósito, no bocalivre, regabofe, vai ter surubim ou paella? _ -- não cito a fonte, isto é coisa de X9...além da praga que há de advir. abços.

carlos nascimento em 22 de fevereiro de 2011

Estranha Itália, com suas maravilhosas mamas, ter que conviver com os seus "cappos", com tipos como Berlusconi, alguém precisa explicar a razão dessa decadência. Ricardo, vc teria alguma opinião que possa justificar essa tragédia? Também não sei explicar. Um país glorioso, com uma história e uma cultura riquíssimas... Parte disso me parece desencanto de parcela do eleitorado, que deixou de votar por desgosto. E, como se costuma dizer, quando os bons não se interessam pela política, governam os... menos bons, digamos assim. Abraços

Pedro Luiz Moreira Lima em 22 de fevereiro de 2011

Caro Setti: Não concordo com a generalização da Luiza,no entanto durante anos a Italia se transformou sim num imenso prostibulo tanto pela corrupção como também moral.O premier italiano subordinou as Instituições e a Imprensa Italiana e mesmo quando Belliscone tentava ressucitar Mussoline se calavam.Felizmente a decadencia moral não chegou ao POVO ITALIANO que reaje com suas mulheres o fim do Prostíbulo que Belliscone tentou transformar a Bela Italia.

Flamengo em 22 de fevereiro de 2011

Acho que sei a resposta do Lula. Disse que a esquerda adoraria Pelotas, cidade "exportadora de veados". http://www.youtube.com/watch?v=c_2csPaWL4s

Corinthians em 22 de fevereiro de 2011

Hehehe, Acho que Lula chamou o Pallocci e o mandou contar sobre as farras no casarão de Brasília e pediu encarecidamente ao Berlusconi "não conte à ninguém mas hoje não sou nem esquerda nem direita - sou centro - só penso em mim mesmo".

Prof Helena em 22 de fevereiro de 2011

ai ai ai... Que pena! Queria saber se Lula respondeu que gosta dos fundões, dos caixas 2 e certos privilégios mais, rs rs Em todo caso obrigada por responder, Setti. Parabéns por seu jornalismo! Abraços

jonas /RS em 22 de fevereiro de 2011

Como aqui no Brasil,político que se vê longe do poder central,migra pra base,pode-se dizer que por aqui essa regra não vigora com a mesma exatidão. Fica tudo misturado,veados,mulheres,homens tudo no mesmo lado,por exemplo: Hoje o Kassab é direita,amanhã só Deus sabe,o gabeira apoiou a Marina,no segundo turno endireitou,o Alvaro Dias é dos poucos que não migra como ave em fim de estação. Era só dizer isso par ele: No Brasil o sexo dos "anjos" é o que menos importa,importa sim é a ambição política deles e o seu "desprendimento" de carácter.

Prof Helena em 22 de fevereiro de 2011

E Lula respondeu o que? Dessa informação privilegiada não disponho, prezada Professora. Abração

Lecen em 22 de fevereiro de 2011

Ora, essa frase do Berlusconi me fez lembrar a estória do "menino do MEP". E não é que ele até tem uma certa sabedoria?

marcelo f. em 22 de fevereiro de 2011

caro 7... dispenso o concurso de interprete...aqui a esquerda petralha gosta mesmo é de roubar...encastoados no governo federal, estão firmes na concussão, na prevaricação e na improbidade administrativa...farinha pouca...o pirão deles em primeiro, sacanagem...é vero!

Norma em 22 de fevereiro de 2011

Sr. Setti, a esquerda é sim heterofóbica. Gosta de usar barba e cavanhaque.

vera scheidemann em 22 de fevereiro de 2011

O linguajar estava como o Lula gosta, chulo. Lamentável ! Vera

Paulo Toshiharu Watanabe em 22 de fevereiro de 2011

Não há duvidas de que Berlusconi é uma pessoa de muita sensibilidade. Por que "veado", Lula entendeu, agora homossexual deixaria uma série de dúvidas ao nosso ex-Presidente.

Luiza em 22 de fevereiro de 2011

Agora a Itália elegeu um representante à altura do seu país - um país que se transformou em prostíbulo onde reuni todas as prostitutas e prostitutos do mundo. Luiza, Luiza, generalizar -- sobretudo em relação a um país estupendo como a Itália -- é um erro e uma demonstração de preconceito na qual não creio que você acredite. Dizer que a Itália "se transformou em prostíbulo" é um total absurdo. Uma coisa é o governo Berlusconi, outra o país magnífico que é a Itália, não é mesmo?

Natal Santana em 22 de fevereiro de 2011

Enfim, um sujeito que pode se gabar de ganhar de Lula na liguagem chula... mas, no Brasil, o que o italiano disse, tem uma pontinha de verdade!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI