DEBATE NA BAND: Corrupção e Minas Gerais esquentaram o primeiro confronto entre Dilma e Aécio no 2º turno

Fazendo perguntas diretamente um ao outro, com réplica e tréplica, o debate da Band foi o mais acalorado da campanha eleitoral até agora (Foto: Ivan Pacheco/VEJA.com)

Fazendo perguntas diretamente um ao outro, com réplica e tréplica, o debate da Band foi o mais acalorado da campanha eleitoral até agora (Foto: Ivan Pacheco/VEJA.com)

No primeiro dos quatro confrontos diretos que travarão na TV até o próximo dia 26, os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) repetiram a linha das campanhas no horário eleitoral e trocaram ataques esperados no debate da TV Bandeirantes, na noite desta terça-feira.

Não por acaso, as inserções eleitorais exibidas nos intervalos comerciais da emissora deixaram a impressão de que o debate não havia sido interrompido a cada bloco.

Em desvantagem na primeira rodada de pesquisas, Dilma escolheu dois temas prioritários para sua artilharia: atacar o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2003) e previamente anunciado por Aécio como futuro ministro da Fazenda se eleito, e criticar a gestão do tucano quando governador de Minas Gerais.

“Seu governo é um mar de lama”

Aécio devolveu citando a corrupção na administração do PT, pontuando escândalos recentes revelados na Petrobras, e apontando o terrorismo eleitoral propagandeado pelo PT sobre o fim do Bolsa Família se Dilma não for reeleita.

O momento mais quente foi justamente quando a corrupção esteve em tela.

O tucano questionou a petista sobre a corrupção na Petrobras. Dilma rebateu citando denúncias e investigações na administração FHC. “Ninguém foi punido”, disse ela. Aécio reagiu: “Não queira nos igualar. O que acontece na Petrobras jamais foi visto”. A petista devolveu citando a denúncia de que Aécio construiu um aeroporto para beneficiar um familiar em Minas Gerais. “O senhor sabe o que é improbidade administrativa?”.

E depois de uma intensa troca de perguntas e respostas girando sobre o mesmo tema – com duas reclamações de cada lado sobre “leviandade” nas respostas –, o tucano disparou a frase mais dura:

— O seu governo é um mar de lama.

Minas Gerais em questão

O primeiro debate também foi claro sobre o peso do eleitorado de Minas Gerais nas eleições deste ano. Segundo colégio eleitoral do país (15,2 milhões de votos, ou 10,6% do eleitorado), Minas é berço do tucano, que administrou o Estado entre 2003 e 2010 e deixou o governo com 92% de aprovação, mas acabou derrotado neste ano pela petista no primeiro turno – além disso, Fernando Pimentel (PT) venceu Pimenta da Veiga (PSDB) na disputa pelo governo estadual.

A exemplo da propaganda na TV, Dilma apostou na tentativa de desconstruir os dois mandatos de Aécio à frente do governo mineiro.

Disse que o Estado “desviou” 7,6 bilhões de reais da saúde (o dinheiro, na verdade, foi utilizado em saneamento básico, o que a legislação da época permitia), que Minas tem o terceiro pior desempenho no serviço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e cutucou: “O senhor perdeu as eleições em Minas Gerais no primeiro turno”.

Aécio usou seu tempo para reagir ao discurso do medo empregado na propaganda petista – e em alguns momentos pela própria candidata no curso do debate.

No quarto bloco, ela afirmou que a eleição do adversário representaria o aumento do desemprego.

O tucano cortou: “Novamente o discurso do medo. Mas o medo hoje da sociedade é de o PT governar mais quatro anos”.

Mais cedo, ele havia aproveitado o discurso do medo para citar nominalmente a candidata derrotada Marina Silva (PSB), que o apoia na etapa final, e o ex-governador Eduardo Campos, morto em tragédia aérea: “Sua campanha é feita de ataques e ofensas, foi assim com Eduardo, com Marina e agora comigo. A senhora não se arrepende de ter feito uma campanha com ataques tão cruéis aos adversários?”.

Nunca antes num debate presidencial se falou tanto de um Estado: Minas Gerais. Dilma tentou justificar a insistência: “Estamos discutindo muito Minas Gerais porque o senhor governou Minas. E eu não saí de Minas a passeio, sai porque fui perseguida pela ditadura”. Aécio respondeu dizendo que a presidente está mais preocupada com Minas nestas eleições do que nas últimas décadas – Dilma é mineira, mas sua trajetória política foi construída no Rio Grande do Sul, inicialmente no PDT brizolista, depois no PT.

Com seus redutos devidamente administrados nas urnas no primeiro turno, os 15,2 milhões de votos dos mineiros parecem decisivos para os candidatos nos onze dias até a eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

60 Comentários

  • Sabrina Pacheco

    O Brasil quer pagar para ver Aecio Neves como presidente ,entao pague para ver nao governou minas de forma a leva lo a ser aprovado pelo eleitor mineiro. Uma das desculpas maquiadas que ele nao ganhou em minas foi devido a campanha eleitoral do PT que foi beneficiada pelos correios, santa paciencia isso e subestimar a inteligencia do eleitor mineiros, nos nao precisariamos de panfletos para avaliar Aecio Neves conhecemos o governo dele na pratica e não na teoria.votar PT ou PSDB nao faz diferença nenhuma e mais do mesmo.

  • JOSÉ CARLOS WERNECK

    Gostei imensamente da postura e educação dos dois debatedores.Se eu fosse o Aécio,ao final do debate,quando dirigiu-se à presidente Dilma,para cumprimentá-la teria lhe levado uma dúzia de rosas.No próximo debate sua assessoria deve providenciar isto.
    O único mal-educado no debate,foi o microfone ao lado esquerdo de Dilma,que não respondeu ao pedido de desculpas da presidente,após ter batido nele.O que custava o microfone dizer:”de nada Sra.Presidente”.
    Por isso é que não simpatizo com esse pessoal da esquerda…

  • benedito

    Desculpe-me Sabrina, mas o Aécio sempre ganhou do PT,é que o minerim é muito polido e companheiro do Anastasia que foi quem perdeu para o Fernando Pimentel não quis citar o nome do seu companheiro que deu um banho para o senado.

  • Sonia Regina

    Bom dia Setti
    Esse governo atual é mal informado na proteção da mulher para a propriedade adquirida.
    Nos anos 80 e 90 na cidade de Sorocaba/SP, foram feitas muitas casas e conjuntos de prédios, financiados pela Companhia de Habitação Brasileira(COHAB). As prestações eram bem baratinhas e podiam ser colocados no nome da mulher, se ela quisesse.
    Esse governo não inventou nada, só copiou e muito mal.
    Um abraço

  • dulce brennand tavares da silva

    Viva Aécio,pelo menos sabe se expressar sem massacrar a língua e sem estapear o microfone.É bonito, elegante e inteligente.

  • Ronaldo Braga

    SOBRE O BOLSA FAMÍLIA e as mentiras do PT
    É PRECISO INVESTIGAR E PRENDER OS VERMELHOS QUE ROUBAM O PAÍS

    Esquerdista é cínico, cara de pau e tem como objetivo mentir e enganar, o PT sabe da verdade, tá ai no decreto que lança o bolsa família, o PT junta todos os programas de transferência de renda do governo FHC, o Lula fala e agradece ao Perillo, mas em eleição ele esquece de tudo isso e inventa uma outra realidade. A realidade derruba PT e toda esquerda e então muda-se a realidade, o que não muda é a esquerda, pois o seu objetivo é escuso, é roubar é se apropriar, é escravizar os trabalhadores, bandido não muda o objetivo, muda as táticas para alcança-lo.
    Tirar o PT não é fácil, mas depois de tirar, só vai ter sossego o país depois de prende-los, então será necessário investigar e condena-los com provas robustas e puni-los com perda dos direitos políticos e cadeia braba. Mas é preciso provar e não será difícil, só não podemos fazer como o PT que não prova nada e fica difamando através de gente comprada.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B.Santana

  • Jose Gomes Ruiz

    Na realidade nada captei sobre eleição Presidencial, A Sra. Dilma Rousseff, mais parecia que pretendia o Governo Estadual de Minas Gerais do que a Presidência da Republica. Creio que não havia outro assunto a debater, tentando conquistar a população desse Estado, devido ao potencial que o mesmo apresenta; em seu contingente de eleitores favoráveis à sua permanência como Presidenta da Republica.
    Caso fosse eu que debatia a Presidência da Republica, com a mesma, simplesmente lhe perguntaria o que a mesma pretendia; ou seja: a disputa como Candidata à Presidência da Republica ou ao Governo do Estado de Minas Gerais!

  • joselma

    Meu filho me perguntou se a eleição era para o governo de Minas Gerais.
    Santo Deus! Como mente essa Dilma.

  • jorge

    Caro SETTI:
    Inventei uma maneira de ficar rico muito rapidamente
    trata-se de culinária,inclusive gostaria que você,pudesse interceder para apresentar,para o Brasil inteiro essa grande invenção,pois sou um sábio e não sabia.
    vamos à receita.
    Acender a churrasqueira.
    Comprar um pacote de espeto para churrasquinho de gato,aqueles palitos de bambu.
    uma dúzia de ovos.
    Modo de preparar furar o ovo de um lado à outro com o espeto.
    Colocar na grelha depois da churrasqueira estiver acesa de preferencia com cachaça 51.
    Esperar 20 minutos até a casca do ovo ficar bem torradinha.
    Após o churrasco de ovo estar pronto,ligue um esmeril para passar o ovo,afim de tirar a casca.
    Cuidados especiais:
    O espeto,só deverá ser retirado apos o churrasco de ovo ser passado no esmeril,para retirar a casca que não deve ser manipulado por crianças,nem por pessoas embriagadas.

  • Cidadão Quem

    A seu pedido, não publico seu comentário.
    Mas digo que, se você conhecesse a pessoa em questão, como eu conheço, não teria frio algum na espinha. Mas, lendo seus seguidos comentários, tenho dúvidas sobre para que lado você pende.

  • Ayrton Senna

    Não é a toa que as enquetes dos maiores portais da internet mostram Aécio como vencedor do debate com mais de 80% do votos.

  • Meia Verdade

    O debate de ontem, não sei como o eleitor poderá julgar, vi uma Dilma mais preparada que o penúltimo debate e o Aécio mantendo a postura que teve anteriormente, porém não trouxe nenhum ingrediente a mais.
    O mais interessante é que ambos, por várias vezes, diziam …esta comprovado, para os eleitores mais “xereta” a internet é um caminho para as respostas.
    Audiência extraordinária se considerarmos o horário em que foi exibido, e por ser o primeiro debate…..fica a prova que o cidadão brasileiro não quer ir as urnas pelo oba-oba, e sim ter uma participação consciente na sua escolha ….um grande avanço a nossa democracia.
    Que o próximo presidente faça as reformas necessárias na política, a contribuição de empresas, num processo eleitoral, esta mais que provado que é uma torneira aberta a corrupção.

  • mairalur

    Que cara era aquela que a presidenta-incumbenta (by Sergio) mostrou durante todo o debate? Parece que, além de odiar a tudo e a todos, ela também se odeia. Que coisa mais desagradável, sô.E nem diante de decreto assinado pelo próprio padrinho ela parou de mentir. Acho que isso é doença.

  • ps

    Setti, ainda não terminaram as eleições e já tem gente que gosta de boquinhas depreciando 92% de aprovação! A máquina azeitada até pelo diabo tenta e vem assassinando reputações até de ex-aliados. Eu também conheço o governo do Aécio em MG e a escumalha petralha vai mentir até o fim para denegrir a sua imagem, mas as boquinhas, mansalões, petrolões e outras coisitas mais justificam…embora sejam canalhas! Espero que os mineiros não sejam omissos, como alguns apregoam e assumam a responsabilidade de votar, assumindo que o fez e para quem o fez, independemente de estar a cata de boquinhas ou consultorias…

  • Na Planície

    Eu estranhei a falta de política externa no debate de ontem da BAND. Para um país que almeja acento permanente no Conselho de Segurança da ONU, não tratar de política externa no debate entre os candidatos a presidente só reforça a inaptidão do Brasil para ocupar tal acento na ONU.

  • Mello

    Quem achava que o tucano iria dar um “banho” no debate deve ter se frustrado. Dilma mostrou preparo, serenidade e ação na hora exata, respondendo tudo com firmeza. Foi a vencedora do debate, sem dúvida! A tucanada está falando em “empate” e isso, no jargão tucano, significa derrota!

  • Johnny chagas

    Gostei muito do debate, mesmo tendo mais ataques do que propostas, no meu ver e até onde pesquisei pude ver a Dilma realmente faltando com a verdade e nunca respondendo perguntas sobre o “ROUBO” DA PETROBRAS”, e em doze anos de governo não presenciei ações aqui pra Minas que é a terra natal de Dilma e sim nesses últimos dois anos nos brasileiros estamos vendo o Brasil quebrando e sempre sendo maquiado, um exemplo disso foi a fortuna gasta para a construção de estádios para receber a copa do mundo que só beneficiou as grandes empresas enquanto a saúde e educação estão sucateadas, por outro lado o Aécio não é um candidato bonzinho não, pois em Minas nos pagamos um dos ICMS mais altos do Brasil e até hoje não vimos ninguém padronizar os impostos para que não haja concorrência desleal entre os estados dentro do pais, temos um pais com a indústria automobilística que é uma das grandes responsáveis pela economia em geração de empregos e renda, só que hora nenhuma se fala que os preços veículos no Brasil são um dos mais altos do mundo, tanto pelos impostos quanto pelo lucro exorbitante das montadoras e quando o mercado começa a dar sinal de fraqueza o governo retira o IPI e aumenta a linha de credito para financiamentos ao invés de ser geral a isenção só é beneficiada as empresas gigantes as pequenas e medias empresas que ficam a deriva das crises.
    Pra frente Brasil, povo guerreiro que não desiste nunca.
    Boa sorte pra todos.

  • vanny marques

    O debate, como todos os demais, não foi debate, foi só levantar as sujeiras que estão debaixo do tapete. As perguntas deveriam ser feitas por jornalistas sobre assuntos a serem resolvidos para o futuro do Brasil. A presidente faz um discurso decorado e cheio de números imprecisos que ficam soltos e também cheio de acusações que não são relevantes para o cargo pretendido… se houve malfeitos em Minas, ela deveria ter mandado apurar e punir. Só agora prometer que vai combater a corrupção não vale… já era! Infelizmente dependemos do povo mineiro para tirar essa salafrária do poder, mas se eles não ajudarem o Brasil, vão amargar os quatro anos do Pimental, sem ter a quem recorrer. Que Deus os ilumine!

  • Berta Reel

    Ainda bem que não haverá segundo turno em MG, imaginem que a Dilma estaria fazendo propaganda para o candidato de lá sem cerimônia. Áécio para Presidente!

  • José Gomes

    Dilma Rousseff tinha tudo para “perder” o debate da Band TV de ontem que avançou pela madrugada desta quarta-feira. A candidata do PT tinha a pior dicção, dificuldade com as palavras, mas apresentou a melhor estratégia que funcionou ao confinar o adversário Aécio Neves em Minas Gerais.

    O candidato do PSDB, que governou Minas entre 2003-2010, teve de responder por questões administrativas desse tempo, tais como “choque de gestão” que endividou o estado, construção de aeroporto com dinheiro público em fazenda do tio, e sobre nepotismo.

  • mairalur

    Bem, num aspecto Aécio ganha, sem dúvida. Muito bonitão nosso futuro presidente.E teremos também uma bela primeira dama.

  • Antonio R. Melo Jr.

    Faz alguns anos, São Paulo deixou de ter a primazia de eleger o Sr. Antonio Ermírio de Moraes, por um motivo bem simples.
    No último debate, o político macaco velho, prá não dizer velhaco, do Orestes Quercia, bateu tanto no Antonio Ermírio, que esse acabou perdendo as estribeiras e perdeu o debate. Principalmente perdeu São Paulo, pois Quercia e depois seu sucessor Fleury quebraram São Paulo.
    Aécio se saiu bem no debate, mas falta-lhe uma postura mais combatida, uma retórica mais eloquente, como tinha seu avô Tancredo.
    Do mesmo modo que Dilma bateu insistentemente na mesma tecla, o fato de Aécio não ter ganho em Minas, este deveria bater nas inúmeras teclas que são os muitos fatos comprovados de corrupção do (des) governo PT.
    Insistir até fazer essa presid*nta perder as estribeiras, ou começar a falar como uma *********, tal qual se vê em várias falas desta senhora.

  • Rafael

    Sabrina Pacheco

    Perder no primeiro turno em Minas não significa que ele perdeu a eleição.Se vc é de Minas mesmo como afirma,mostra para os eleitores,as duas pesquisas feitas em Minas no segundo turno?A Dilma está na frente? Kkkkkkkk
    Dilma perdeu em São Bernardo do Campo se a senhora não sabe.E se tbm não sabe,perdeu na Venezuela.
    Hoje sairão duas pesquisas.Vamos ver quem vai estar na frente em Minas.

  • João

    Dilma, não tem postura psicológica em debate,ficou extremamente nervosa,quase quebrou o microfone da Rede Bandeirantes,por duas vezes,Dilma é totalmente despreparada para debater estratégia política. Aécio manteve firme e sereno,respondeu todo os questionamentos, e olha, que ficou cartas na manga para o próximo debate. Fora Dilma,fora PT.

  • João

    No próximo debate Aécio deve encurralar a petista e voltar a questionar os bilhões que foram passados à Cuba às escondidas; Deve buscar também o caso Rose; A transposição do Rio São Francisco para salvar os nordestinos da seca e da fome, que era para ser concluída até 2012 e que não tem previsão de quando será inaugurada; Mostrar o absurdo que vem acontecendo com a tabela do imposto de renda, um funcionário público que ganha 4.463,81 reais, paga 27,5% todos os meses descontado na fonte de pagamento; temos também a refinaria de Abreu e Lima e a compra de Pasadena que viraram redutos de desvios de dinheiro público. Vamos Marqueteiros! Aécio tem que destroçar essa mentirosa, covarde que conseguiu separar todos os segmentos sociais brasileiros.

  • Luiz Almeida de sousa

    Viva aecio, mas preparado em tudo. Por que fazer um porto em Cuba e de cabedelo Pb se acabando sou médico e empresário

  • maria de lourdes silva de castro

    Ambos nasceram em Minas , mas uma é do Rio grande do Sul e o outro playboizinho, farrista do Rio de janeiro. Voto Dilma. Aécio cara de pau e cara de politíco demagogo.tem a postura

  • João

    Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física a partir do exercício de 2015, ano-calendário de 2014.

    Base de cálculo mensal em R$
    De 1.787,78 até 2.679,29 = 7,5%
    De 2.679,30 até 3.572,43 =15,0%
    De 3.572,44 até 4.463,81 =22,5%
    Acima de 4.463,81 = 27,5%
    O pior e o maior dos absurdos é que todos os funcionários públicos, aceitam essa roubalheira organizada pelo um governo republicano e democrático. Até hoje, ainda não vi ninguém falar que isso é um roubo;mas, eu tenho a coragem de falar: Isso é um assalto ao cidadão que trabalha diuturnamente para sustentar sua família.
    Mas ate que enfim, apareceu um para verificar e acabar com essa roubalheira,o Candidato Aécio Neves, prometeu em corrigir essa tabela reduzindo-a com base na inflação mensal; assim, será justo e compreensivo que todos os cidadãos tem o dever de colaborar com sua nação, e, não, ser roubado pela cúpula do poder público.

  • wilson1

    Setti, para mim, sem dúvidas, o Aécio foi muito melhor, mas isto é questão subjetiva, né? Mas o que eu quero falar é de uma coisa objetiva: nos intervalos a Band apresentou mais inserções da propaganda da dona Dilma do que do Aécio, felizmente, nos dois últimos intervalos não puseram de nenhum dos dois. Não sei se houve alguma intervenção da coligação Aécio. Inclusive, na minha opinião o PSDB, há muito tempo, vem falhando no quesito: fiscalização, espero que o partido tenha mudado neste aspecto.
    P. S. – Uma outra questão, que considero importante, mais do que se alguém ganhou ou não: são as mentiras deslavadas, ou pelo menos, a tentativa de obscurecer a realidade, que o PT é useiro e vezeiro, para enganar o eleitor mais incauto.

  • Sandy

    Que horror, agora no horário eleitoral os marqueteiros do PT, estão usando tudo que se denuncia contra o PT, para desconstruir o Aécio, falar do governo do Aécio em Minas.
    Está feia a coisa! Verdade e ética não existem no vocabulário petista! É guerra para manter e implantar o bolivarianismo na América Latina!

  • flavio

    Povo mineiro, verifiquem quantas vezes a dilma e lul esteviveram em Minas Gerais, nos ultimos 10 anos e façam se isso for possivel, uma relação do que eles fizeram de bom para esse querido Estado Brasileiro.

  • Bee

    Quanto mais os petistas se mostram, mais fácil é ver a qualidade da turma. O governo petista é um mar de lama desde que começou, estao desesperados com a possibilidade de perder o poder, principalmente o poder sobre parte da Polícia Federal. Chego a ter pena dessa senhora candidata, porque ainda que ganhasse o cargo, o teria por pouco tempo. O Brasil tem, sim, uma dívida com o pt, porque foi graças à imundície mostrada por esta gente que os brasileiros estão, finalmente, acordando para a realidade. PT e ditadura, nunca mais!!!

  • Gabriel de Vasconcelos

    Caro Setti, respeitosamente, gostaria de uma opinião mais proativa sua, digamos assim,… no que se refere ao debate. Quem você acha que se saiu melhor? No que se refere a Dilma, ela só tergiversou. Abraço!

    Nem me animo a escrever posts mais sobre quem ganhou, quem perdeu. Parei de fazer isso há tempos. Mas acho que Aécio se saiu muito melhor ontem.

  • Meia Verdade

    Não basta para um governante maior “combater” a corrupção….tem que haver indignação.
    ISSO LHE FALTOU DILMA

  • Biaigone Rangel de Araújo

    Para a desgraça do Brasil, será muito difícil Aécio levar essa, apesar de está com a vitória lhe sorrindo, pois cometeu, pelo menos, mais dois erros estratégicos: o primeiro foi não ter dado atenção a Minas e a sua derrota lá, desmancha seus trunfos como um castelo de areia e a outra foi ter escolhido o Armínio Fraga, antecipadamente e principalmente permitir que fale as besteiras que vem falando.

    Não tenho dúvida que a derrota em Minas é o pior desastre de sua campanha, já que permitiu a veiculação do poderoso mote:”Quem conhece não vota em Aécio”.

    Para mim o seu programa do horário eleitoral é outro desastre estratégico, com munição, de todo calibre a solta e ele com essa de Papo Reto e programas repetitivos. Demonstra que lhe falta coragem para o confronto e agora está na defensiva. O programa da Dilma hoje mostra isso e já lhe obriga a ficar correndo atrás, quando até então era o contrário, que estava acuada era a presidente.

    O debate para mim foi um desastre para ele, toda bola que ele levantou sofreu contra-ataque e toda bola levantada pela adversária ficou sem a cortada incisiva que merecia. Ele tem retórica e oratória, mas foi patético no debate. A sua salvação é se as pesquisas passarem apontar sua vitória em Minas, do contrário a vaca já foi pro brejo e o Brasil para o abismo.

  • Meia Verdade

    Como pode um governante deste país, subir em palanques com um homem que não respeita as instituições, para pedir votos.
    “O JULGAMENTO DO MENSALÃO FOI POLÍTICO”
    Você nos deve explicação sobre isso Dilma.

  • Meia Verdade

    Pouco importa a “paternidade” do bolsa família….o mais agravante e tirar o “leite” pela corrupção.

  • adriano

    Posso até estar errado,mas acho que pela segunda vez FHC,ajudou a derrubar o candidato do PSDB à presidência,por fazer comentários errados e fora de hora!

    Acho que o ex-presidente precisa ouvir conselhos de sábios como você, não?

  • Jayme Guedes

    Setti, vamos criar um movimento em defesa do eleitor da Dilma. Sim, da Dilma pois é para eles que a Dilma mente. Mostremos cada mentira e a prova de que não é verdade. Sofro vendo meus irmãos, eleitores da Dilma sendo feitos de tolos por ela.

  • Meia Verdade

    DILMA, se as coisas que norteiam no seu dia-a-dia, “você não sabia de nada”, me preocupada o que foge ao seu alcance.
    Delegar funções a pessoa certa é a capacidade de um dirigente, o que foge a isso é o despreparo.

  • bh-mg

    se esta dona fosse MINEIRA saberia quem é AECIO. Na idade dela fica feio MENTIR TANTO. cai fora dilmentira.

  • Ana Costa

    Quem conhece o PT e sabe das suas urdiduras das trevas desconfia da vitória do petista para o governo de Minas e a derrota dos tucanos.Houve uma intervenção da estatal “Correios” que não entregou a propaganda dos tucanos em muitos municípios mineiros com a ajuda dos servidores petistas . Ficou claro no vídeo em que Durval Ângelo parabenizava a companheirada.Isto atrapalhou muito a vitória do Aécio em seu berço.Mas acredito que por dever os mineiros darão a ele a vitória esmagadora no estado.É só aguardar. No debate de ontem Dilma se apegou ,grudou naquilo que ainda pensa ser a sua tábua de salvação:o bolsa família.

  • Meia Verdade

    Não podemos “acalentar” um povo sofrido em detrimento do PODER, isso é banir a essência do homem a sua vontade de evolução.
    QUANDO DIVIDIMOS RICOS X POBRES É PORQUE UMA DELAS QUEREMOS QUE PREVALEÇA.

  • Meia Verdade

    Se perguntarem a um ex-casal o motivo da separação, os destrambelhados dirão sempre que a culpa é do outro.
    Não podemos permitir isso no poder, não saber onde erramos, nos leva sempre aos mesmos erros.

  • Meia Verdade

    Dilma se o seu partido planta tanto ódio com os mais favorecidos….qual a esperança que deve ter os menos favorecidos?

  • IVONIA PITAN KRAMBECK

    Gostei mais da postura , das respostas , e da atuação do trabalho Dela……… até a chuva tem dificultado ???

  • Carlos Vieira

    O PT veincula comercial na TV alegando “que Aécio perdeu as eleições em seu estado”. Perdeu nada, o Sr. Antonio Anastasia, apoiado por Aécio, foi eleito senador por ampla maioria, batendo Josué Alencar apadrianhado por lula, ademais se somarmos os votos de Aecio e Marina, superam em muito os votos dado a candidata Dilma. O certo eh que em Minas o Senador apoiado por Aecio foi eleito por grande maioria e ainda no final Aécio será ainda mais vitorioso quando no final do pleito será eleito o próximo presidente.

  • adriano

    Quem sabe!!!

  • lia

    pq ao inves de criticar , já que a situação estava como ela quer que acreditemos, pq não fez alguma coisa para ajudar. Não, é claro que preferiu ajudar Cuba.
    O que ela esquece, é que se Minas não vai bem por causa do Aécio, o Brasil vai pior ainda por causa dela, do Lula e seus companheiros

  • interrogações à distâcia

    Ao “Biaigone Rangel de Araújo (15/10/2014 às 15:17)
    ***
    Calma senhor! Vamos com calma.
    Minas Gerais não é terra de deixar, assim, cair a “peteca”…
    ***
    Em uma palavra ou em mil -, VENCEREMOS!!!

  • interrogações à distâcia

    Ao adriano (15/10/2014 às 19:44)
    Como já ensinava aquela antiga canção:
    “Quem sabe faz a hora”…
    ***
    Viva a alternância democrática brasileira!!!
    ***
    Viva o Brasil de volta aos verdadeiros brasleiros!

  • Carlos Vieira

    Na minha opinião o comentário de Ana Costa abaixo diz tudo, foi assim mesmo que o novo governador de Minas foi eleito, contudo, com Aécio será bem diferente a mineirada eh fiel e não deixará de apoiar o neto de Tancredo Neves, grande estadista, que um dia falou: “O primeiro compromisso de Minas eh com a liberdade!” A mudança urge!

  • interrogações à distâcia

    A mairalur (15/10/2014 às 12:09):
    “Bem, num aspecto Aécio ganha, sem dúvida. Muito bonitão nosso futuro presidente. E teremos também uma bela primeira dama”.
    ***
    BELEZA NÃO PÕE MESA -, oh mairalur!
    A questão do momento é bem outra.
    Informe-se…
    O tempo “ruge”!!!

  • Carlos Vieira

    Embora o comentário abaixo teve como objetivo corrigir o meu comentário anterior, no entanto, reafirmo que não tive a intenção de usar o termo “o tempo ruge” mas sim, o tempo urge mesmo que no caso tem a ver com urgir/urgência – time is pressing – que tem a ver com a necessidade premente de recolocar o Brasil nos trilhos da economia, bem como dar um basta nesta corrupção e estancar a sangria do dinheiro. Não sou uma assumidade em português, confesso até que tenho certa dificuldade, mas no caso o que quis dizer outra coisa senão isto mesmo: A mudança urge! E esta mudança não se traduz em situação, mas sim em oposição. A mudança eh Aécio!

  • Carlos Vieira

    Caro Setti, permita fazer uma correção: na oitava linha do meu comentário abaixo faltou um complemento, quis dizer .um basta na corrupção e na sangria do dinheiro público.

  • Cristina

    A candidata â reeleição não se garante no debate e precisa usar uma escuta para ser instruída no que falar. Para governar deve ser a mesma coisa. Só não precisa de instruçâo para roubar.

  • Ronaldo força

    O Aécio Neves não pode deixar de perguntar sobre a Rosimary do Lula com suas mais de 30 viagens ao exterior e suar intermediação com os irmãos Vieira em negócios escusos.

  • Ronald

    A presidente Dilma não explica os escândalos de sua gestão e se desvia dos assuntos abordados continuamente. Não acredito que tenha tido queda de pressão, a meu ver foi um tempo que se deu para buscar respostas ao público que estava ouvindo as sua entrevista

  • waldeci

    sou mineiro e voto em dilma porque no governo tucano de aeco pasei ate fome.

  • gilson

    Será que depois do mau estar ela foi no posto de saúde para medir a pressão ou ainda esta na fila de um hospital….