DEBATE NA BAND — Prestem atenção: por sorteio, Marina será a primeira a perguntar. A quem ela se dirigir pode indicar qual é seu principal adversário. Dilma perguntará em seguida

(Fotos: Marcello Casal Jr./ABr :: José Cruz/ABr)

Por sorteio, Marina será a primeira a dirigir pergunta a um concorrente, o que pode indicar quem ela vê como principal adversário. A seguinte a perguntar será Dilma (Fotos: Marcello Casal Jr./ABr :: José Cruz/ABr)

No primeiro debate em rede nacional de TV entre presidenciáveis, hoje, às 22 horas, na Band, Marina Silva será a primeira candidata a fazer pergunta a outro candidato.

A ordem dos participantes que farão perguntas foi obtida em prévio sorteio de que participaram os representantes dos candidatos, e é interessante observar o comportamento que terão tanto Marina como a presidente Dilma, a segunda a se dirigir a um concorrente.

Marina poderá dar o tom de sua estratégia de campanha se, digamos, encaminhar sua pergunta logo de início a Dilma: provavelmente significa que pretende dirigir fogo contra a presidente não apenas ao longo do debate, mas na campanha, por vê-la como principal adversária.

A mesma sinalização poderá provir de Dilma — ela talvez prefira “bater” em Marina caso seus estrategistas considerem a ex-senadora como principal ameaça. Deixar de atacar Aécio também significa, em linguagem subliminar, considerá-lo um adversário menos importante.

Sempre existe, porém, a perspectiva de os candidatos evitarem um confronto com adversários diretos e, durante o debate, indagarem temas genéricos a candidatos nanicos, como alguns que participarão do programa da Band hoje, como Luciana Genro (PSOL) e o invariável Levi Fidélix (PRTB).

A ver, portanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Nenhum comentário

  • Jader Pereira

    Importante lembrar que um candidato pode ser perguntado por 2 vezes.Imagine se surgir um tácito conluio entre 2 dos 3 principais candidatos!Podem combinar uma dobradinha pra ‘bombardear’ ou ignorar o 3°(a)concorrente.

  • Ismael

    Acho que Dilma irá bater mesmo em Aécio por uma questão de aposta ideológica numa futura aliança com Marina, caso esta vença mesmo a eleição. Não se pode esquecer que o PT aparelhou toda a República e, mesmo se for derrotado, tentará colocar um cabresto no novo governo. Com o PSDB será mais difícil enfiar a canga.

  • Bruno Sampaio

    Chato é que no debate não dá para “mutar” a voz de dilma, que tem o dom de me azedar o humor…

  • Toninho Malvadeza

    Dia de assistir Dilma,perder mais uns 10 % de votos.
    PERDEU,LULA !

  • JB Figueiredo

    A maior parte dos eleitores não e influenciada por esses debates e ja tem ideia formada baseada na popularidade e rejeição dos candidatos.

  • João

    Assisti ao debate, tirei uma conclusão: Marina foi a melhor no debate,super preparada,focando no bem comum social e “se for eleita será um governo para servir ao povo brasileiro e não um governo de classe como o atual se encontra”. Infelizmente,o Candidato, Aécio Neves, foi bom, mas foi muito introvertido,e para mim pagou um mico de oferecer, desde já, se for eleito, emprego a cargo público para ex funcionário do Banco Central. A culpa não foi do Aécio, fora dos marqueteiros políticos, que não souberam administrar à situação durante ao debate.

  • João

    Se continuar, crescendo nas pesquisas, já estar consagrada a nossa nova “presidenta”: Mariana Silva; estou falando isso sem fanatismo, até porque, Mariana não é minha candidata; porém, jamais poderei deixar de enxergar a realidade. Na minha opinião o PT chegou ao fim da caminhada, acabou…acabou…
    Digo mais;o PT será derrotado no 1º turno.

  • ADRIANO SILVA

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Maria Célia Navarro Exel

    Nenhum debate mudará minha opinião. Estamos com o Aécio, que é muitíssimo bem preparado,sua equipe é perfeita e ele visa o melhor para todos. Já deu mostra de sua capacidade, durante o Governo de Minas Gerais.

  • Luciano

    Lula nunca governou nada na vida, e quando se elegeu todo mundo viu a robalheira que foi, o sul do país perdeu noção do que é repasse federal enquanto que o nordeste abocanhou a bolada. Com a Marina (que esposa de um petista) o caminho é o mesmo, nunca governou nada e o sul mais uma vez não vai ver a cor dos repasses federais.

  • serafim martinez machado

    Debate… a onde ,,, o que vi e ouvi foi;
    Eu fiz… (comprovação, dados a onde…?)
    Perguntas dos repórteres; pouco inteligentes, de âmbito genérico, fáceis de serem respondidas também de maneira genérica, falta de objetividade e como sempre o entrevistador querendo aparecer mais que o entrevistado.
    Eu vou fazer … quando…de onde os recursos… que possibilidades… mais já fiz, novamente sem comprovação do cotidiano, ou com estatísticas duvidosas, ou estão em projeto quer provavelmente jamais será concluído… ” quem sabe faz a hora . não espera acontecer”
    No meu governo e no governo do meu partido, fizemos tanto…novamente o genérico presente sem a devida verdade do presente…
    Vou governar com nova politica, procurando os exponenciais a onde eles estiverem, não importando a bandeira; novidade,,,? mais isso é o que deve ser feito por qualquer governante honesto.
    Minhas prioridades; educação, segurança, transporte, emprego… etc… ás de sempre e como sempre, não vi ou ouvi nenhuma proposta de solução, voltamos ao genérico…
    Não vi ou ouvi nenhum candidato, de forma límpida, clara , objetiva, sucinta apresentar pelo menos 3 projetos fundamentais da sua futura planilha de governo, fornecendo, atos atuantes, custo, tempo de duração.. etc…. sem genéricos fantasiosos e demagógicos. E quando isto apresentado, aí o debate com o crivo dos outros candidatos, isto é debate…
    Não vou dizer que houve inutilidade de 3 horas da minha vida , mais poderia ter aproveitado esse tempo para começar a ler os projetos de governança de cada partido.

  • osmar CALIF.

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado