Image
Luís Cláudio, filho caçula de Lula: pequenos privilégios de poderosos às vezes intimidam servidores públicos. Desta vez, não (Foto: Folhapress)

É um caso judicial pequeno, quase insignificante.

Não houve condenação definitiva de mensaleiros ou de outros ladravazes de dinheiros públicos.

Não estiveram em questão graves questões nacionacionais.

Não caiu o mundo, nem vai cair.

Mas símbolos ainda são importantes, e, simbolicamente, foi uma decisão importante.

Refiro-me à decisão de um juiz federal de Brasília de anular o passaporte diplomático concedido  a Luís Cláudio Lula da Silva, o mais novo dos cinco filhos do ex-presidente Lula, três dias antes do término do segundo mandato do pai.

A sentença mostra que ainda existem quadros na Justiça com a espinha ereta e vergonha na cara.

O juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal em Brasília, rejeitou recurso apresentado pelo advogado de Luís Cláudio para reverter o cancelamento do passaporte, que já havia sido determinado pela Justiça em julho do ano passado.

O passaporte confere várias regalias a seu titular — em alguns casos, até dispensa visto de entrada em determinados países que o exigem. Segundo a regulamentação a respeito do Itamaraty, a ele fazem jus pessoas “que desempenham ou vão desempenhar missão ou atividade continuada de especial interesse do país”.

Também o Ministério Público Federal mostrou abrigar integrantes que não se intimidam diante de dirigentes populistas nem se amedrontam com as estripulias e caprichos do lulopetismo — uma vez que a decisão judicial atendeu a uma ação civil pública movida pelo MPF em 2012, após investigação sobre irregularidades na atribuição desses passaportes especiais, que, ilegalmente, havia sido estendida não apenas a parentes de Lula, mas também a políticos, ex-ministros e líderes religiosos.

Como sabemos, quando se trata de pequenos privilégios que driblam as leis, mas que decorrem de vassalagem, puxa-saquismo ou temor dos poderosos, como era o caso, há sempre a possibilidade de o servidor público fingir que não está acontecendo nada.

Desta vez, não. E isso é bom.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − seis =

32 Comentários

pietro longhi em 11 de fevereiro de 2014

Tale padre ...tale figlio. SVEGLIA BRASILE

Ricardo em 14 de novembro de 2013

Estou enganado,ou esse cara tem olhos claros? Se tem, é um dos culpados pelo atraso do Brasil. Palavra do papai de olho escuro.Xiii.. !!!

Lucia S em 14 de novembro de 2013

Sinceramente, por mais que me esforce, não consigo entender a fonte de poder do lula. Só posso creditar a cretinice do povo e ao medo de quem tem rabo preso ou almeja roubar sem ser pego. O sujeito é ridículo, mente como quem respira, tem uma aparência sofrível, só despeja bobagem e o povo "baba"... tem sentido, isto? Carisma? , tenha dó, só para quem tem menos de 70 de QI. Ou seja, grande parte dos brasileiros está abaixo da debilidade mental e o restante quer se aproveitar disto para enriquecer as suas custas. Será que lá pelo ano 3000 seremos uma nação?

Paulão em 13 de novembro de 2013

Prezado Setti, Devemos todos parabenizar o nobre Juiz e o nobre Procurador que, por estranho que pareça em nosso cada vez mais corrompido País, executaram com honestidade seu trabalho. Pena que gente assim esteja se tornando rara no Brasil e, em especial, no serviço público. Aliás, os dois devem ser alvo de comentários irônicos e de chacotas de seus pares "progressistas e associados pela democracia".

LA em 13 de novembro de 2013

Ações que demonstram a falta de ética, zelo pela coisa pública, desrespeito a milhões de cidadãos brasileiros, e desmoralização à noção de República, que um dia virá.

adir maria leite em 13 de novembro de 2013

Seria bom que o Lewandowisck, Tofolli e os outros dois ministros petistas, lessem isto antes do julgamento de logo mais.

toninho Malvadeza em 13 de novembro de 2013

E para coroar esta notícia,HOJE,se Deus quiser vamos ver decretada a PRISÃO dos mensaleirtos da seita que Lula montou ! Parabéns,juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal em Brasília.

jze em 13 de novembro de 2013

Quem dera mais servidores públicos seguissem o exemplo desse juiz... Teríamos um país bem melhor.

o fantasma de CELSO DANIEL em 13 de novembro de 2013

Meu caro Murilo Castro [12/11/2013 às 14:23]... e desde quando ALGUM MEMBRO do clã do Hitler de Garanhuns tem um pingo de VERGONHA NA CARA????

o fantasma de CELSO DANIEL em 13 de novembro de 2013

Só q agora o juiz q se prepare para AS PERSEGUIÇÕES DA MATILHA DE JUMENTOS VERMELHOS q irá sofrer!!!!

Maria em 12 de novembro de 2013

Será que a oposição vai saber utilizar isso direitinho em 2014 ?

maria jose mouram em 12 de novembro de 2013

Cara, seu comentário está todo escrito em maiúsculas, o que não é admitido pelas regras do blog para publicação da opinião dos leitores. Se quiser, leia as regras no link http://goo.gl/u3JHm

Marcia em 12 de novembro de 2013

Um carinha que, se fosse filho de gente que vivesse de trabalho duro e contadinho, dificilmente teria condições sequer de sair do país, exige um passaporte diplomático por quê? Que o senhor pai dele tenha acreditado nas lorotas que lhe enfiaram na cabeça, vá lá. Era preciso, para que ele servisse a um propósito. Mas esse fedelho serve para o quê? Acha que é quem?

Jorge Medeiros em 12 de novembro de 2013

Vivemos a era da mediocridade

Angelo Losguardi em 12 de novembro de 2013

Engraçado, o tal do pedro, militante petista, não vai defender esse tipo de coisa, não?

PARABÉNS!!!!!!!! deve ter lido Rui Barbosa em 12 de novembro de 2013

- “A existência do elemento servil é a maior das abominações.” Rui Barbosa - - “Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde.” Rui Barbosa - “Sem o senso moral, a audácia é a alavanca das grandes aventuras. “ Rui Barbosa - “O ensino, como a justiça, como a administração, prospera e vive muito mais realmente da verdade e moralidade, com que se pratica, do que das grandes inovações e belas reformas que se lhe consagrem. “ Obs.: Plataforma de 1910. Rui Barbosa -

Moacir 1 em 12 de novembro de 2013

Setti, Por que raios o Itamaraty ou a Polícia Federal não confiscaram e cancelaram o raio do passaporte do Infante Terrível do ABC em vez de ficarem implorando ao nobre rapaz para educadamente devolvê-lo? Ou seja, o futuro Vice-Rei deztepaiz usou sem ter qualquer direito a ele,um passaporte diplomático por mais de dois anos e pronto? Não será multado regiamente nem nada? Nossa Banânia Maravilha deve ser a única desmoralizada nação do Planeta Terra ,cujo Judiciário permite que uma evidente imoralidade e ilegalidade dessas tenha direito a recurso! Porém,contudo e todavia não sendo o Principezinho da Silva,deficiente motor para ter medo de fila e de Operações Tartarugas nos aeroportos da vida,fico aqui matutando se, por acaso,esse herdeiro aí trafica na real bagagem, alguma coisa a mais que apenas influência ,como faz o restante da dinastia sindical. Com a palavra o Imperador Luizinácio I,que com certeza não sabia de nada disso.Magina! abc

MadRat em 12 de novembro de 2013

Simples. O moleque entra na fila do consulado e tenta tirar outro visto. Explica antes, naquele formulário que não tem fim, porque seu passaporte anterior, rubro como a cor que falta à cara da cacalhada que se apropriou do Estado foi recolhido pela PF a MANDO DA JUSTIÇA FEDERAL.

AlexRio em 12 de novembro de 2013

Nem devia ter sido dado.

juscelino em 12 de novembro de 2013

Setti, lí algo a respeito , o cara é tão senhor de sí que disse que vai recorrer e com isso vai continuar usando o tal..ou seja ele tem consciência que é dono do brasil e pode afrontar o judiciário em problema nenhum..

Domingos Jr. em 12 de novembro de 2013

Caro Setti, . Mas a cara-de-pau é tão grande que ele vai RECORRER! . E isso me fez pensar: por quê recorrer? Mesmo numa semi-ditadura de Esquerda, onde o pai é dono do País, para quê se expôr a isso? . Para ter um passaporte diferente? Para evitar filas? Por causa de um visto americano que a "afilhada Dilma" deve conseguir em 2 dias com o embaixador americano?... . Não me parecem boas razões para tanta exposição. . Mas o passaporte diplomático também faz com que a bagagem do detentor não possa ser alvo de nenhum tipo de inspeção... . Será esse o motivo?? O quê trará ele nas malas, levará nas malas, de onde, e para onde? . Pra quê o clã Lula precisa tanto do passaporte diplomático??

Artur Souza em 12 de novembro de 2013

As coisas chegaram a um ponto em que juiz que cumpre a lei merece aplauso.

Bruno Sampaio em 12 de novembro de 2013

É pouco mas é bom de ver. O fim da pícada esse MOLEQUE, que não é ABSOLUTAMENTE NADA ter direito a passaporte diplomático só porque FOI filho do rei. Aposto que nem falar inglês direito sabe. Mas gastar nossa grana, com certeza faz muito bem, teve um excelente professor...

Trovão em 12 de novembro de 2013

O escárnio humano, vulgo lulla "honesto", é que não tem na cara o que a maioria do povo brasileiro tem, vergonha, moral, ética, educação. O escárnio, com certeza, sabendo que o seu desgoverno imoral teria continuidade nas mãos da boneca de marionete, determinou para algum coitado que fizesse o passaporte para o escárniozinho, por conhecer a impunidade que todos os "honestos" tem neste país. Esse juiz não merece cumprimentos por cumprir a sua obrigação, ele deveria mandar prender o escárinio que deu as ordens absurdas para a confecção do passaporte.

Nadia em 12 de novembro de 2013

Nós , os brasileiros , temos de deixar de nos sentir inferiorizados a alguém , logo o filhote do lula é igual a nós todos e os mesmos direitos e deveres, devemos combater qualquer privilégio e

Isaias em 12 de novembro de 2013

E, sobre os milhões que a 'PTbrás' investiu na Gamecorp do Lulinha, nenhum juiz ainda foi instado a se pronunciar se havia ou não conflito de interesses, não é?

Josethe em 12 de novembro de 2013

Desculpe mas se o senhor me conhecer pessoalmente vai ver q não digo um palavrão para ninguém do bem. Só xingo os canalhas, mas tenha nunca mais escrevo um comentário para sua coluna q tenha algum palavrão. Novamente peço desculpas. Saúde e paz. Fique com Deus.

Josete em 12 de novembro de 2013

Curioso você escrever que não gosta de palavrão e, no final do comentário, despejar um. Assim sendo, deletei-o.

Ronaldo Barra em 12 de novembro de 2013

O juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira é um nome para ser lembrado, já que grande parte do judiciário não tem coragem para ir de encontro aos desejos sem não republicano de Lula e sua turma. Faz-se necessário anular todos os passaportes ilegais dados por Lula, inclusive o dele quando estiver "trabalhando" como lobista de empreiteiras. Ou melhor fazendo o que ele mais sabe trapaças.

Leonardo Saade em 12 de novembro de 2013

Parabéns ao juiz em questão por cumprir a lei. Mas o absurdo, é o filho do Lula ainda ter a cara de pau de pedir recurso para um caso como este, como se ele realmente tivesse mais direitos que o resto do Brasil. E o papai não comenta nada sobre o assunto.

Vera Scheidemann em 12 de novembro de 2013

A ementa do post já diz tudo ! Nada a acrescentar. Demorou, mas aconteceu afinal. Vera

Murilo Castro em 12 de novembro de 2013

O absurdo do fato é precisar da justiça para isso !!! Este cidadão já deveria ter tido vergonha na cara e entregue o passaporte diplomático há muito tempo.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI