Delúbio Soares ser tratado como popstar e dar autógrafos em ato de desagravo me dá vergonha passiva — para dizer o mínimo

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, distribuindo autógrafos em ato de desagravo, para o qual a imprensa foi barrada (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

Amigos do blog, me digam uma coisa: para que serve a CUT?

A CUT aglutina não sei quantos milhares de sindicatos no país, e diz falar por milhões de trabalhadores.

Diz lutar por melhores salários, por melhores condições de vida, por aprimoramentos nas leis trabalhistas.

Promove greves reivindicatórias.

E nega, nega, nega, mas funciona como velha e notória correia de transmissão de um partido político, o PT.

Desde o começo do lulalato, em 2003, seus ex-chefes foram beneficiados com gordos e bem remunerados cargos na máquina pública e em organismos em que o governo tem peso fundamental, como o chamado “Sistema S”, que reúne Sesc, Senac, Senai etc.

A CUT nega ser mera extensão do PT, mas pergunto: tem cabimento, tem algum cabimento, a entidade, que diz representar todos esses milhões de brasileiros que trabalham, promover um “ato de desagravo” a Delúbio Soares, o homem que é acusado pelo procurador-geral da República como sendo o operador do maior escândalo da política brasileira em todos os tempos, o mensalão? Ou seja, o escândalo de compra de votos de deputados para apoiar projetos de intereesse do governo no Congresso, que explodiu em 2005, na primeira fase do lulalato?

Cabimento, não tem, mas, minha gente, foi exatamente isso o que a CUT fez, em Guarulhos (SP).

E ainda utilizando um prédio público, o da Prefeitura Municipal da cidade, governada pelo prefeito Sebastião Almeida, do PT.

Delúbio deitou e rolou. O que você vai ler abaixo, publicado pela Folha.com, me dá vergonha passiva, para dizer o mínimo. Toda essa gente atrás de autógrafo do homem!

É claro que Delúbio deve ser considerado inocente até que seja decretada sua culpa pela Justiça. Mas “desagravo” e festa para ele ANTES do julgamento? Leiam vocês mesmos:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . .  . .

Delúbio dá autógrafos, distribui CDs e se diz inocente em ato da CUT.

Por Bernardo Melo Franco, de São Paulo

Sorrisos, abraços, filas de autógrafo, pedidos de foto.

Com tratamento de “pop star”, o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, 55, lançou ontem uma campanha para tentar mobilizar sindicalistas e militantes em sua defesa no processo do mensalão.

Ele é apontado pelo Ministério Público como o operador do esquema. Se for condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), pode pegar até 111 anos de prisão pelos supostos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Delúbio foi homenageado em ato de desagravo antes da abertura da plenária nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em Guarulhos, na Grande São Paulo. O evento ocorre até sexta-feira num auditório da prefeitura local, comandada pelo PT.

A central barrou a entrada de jornalistas e expulsou a equipe da Folha, que estava credenciada para cobrir o evento e aguardava a fala do petista no plenário, entre cerca de 500 dirigentes sindicais.

O petista aproveitou a reunião para distribuir um CD interativo e um livreto de 80 páginas com a cópia de sua defesa e citações do jurista Ruy Barbosa (1849-1923).

O CD, com tiragem de 10 mil exemplares, reúne fotos, artigos e links para videoclipes de suas músicas preferidas a seleção vai de Águas de Março, com Tom Jobim e Elis Regina, a É o amor, de Zezé di Camargo e Luciano.

“É uma coisa única no Brasil. Você põe no computador e ele atualiza sozinho. Daqui a 20 anos, vai continuar funcionando igual”, disse Delúbio à reportagem.

O livreto teve tiragem dobrada: 20 mil exemplares, bancados pelos companheiros petistas que ele não identifica e com os logotipos de dois escritórios de advocacia.

Questionado sobre o que tem feito desde que foi afastado do PT, disse: “Estou trabalhando muito.” E encerrou a conversa, apressado.

O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares

Delúbio autografando: distribuição de 10 mil CDs e 20 mil livretos, bancados por “amigos” não identificados (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

DISCURSOS

Segundo relatos ouvidos pela reportagem, Delúbio se declarou inocente, reclamou da imprensa e disse ter sofrido com as acusações.

O ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, que o acompanhava, repetiu a tese de que o mensalão não existiu: tudo não teria passado de um esquema de caixa dois.

Os discursos foram aplaudidos pela plateia, que depois fez fila para pedir autógrafos. O petista organizava a demanda: Um de cada vez, um de cada vez, repetia.

Readmitido pelo PT em abril, quase seis anos depois de ter sido expulso do partido, Delúbio saiu satisfeito.

“Ele falou que está sendo injustiçado, que isso prejudicou muito ele”, disse Valneide Silva, 45, dirigente da CUT no Pará. “Até que provem o contrário, ele é inocente. Eu sempre acreditei nisso.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 6 =

Nenhum comentário

  • elizabeth the best

    De uma certa maneira, não vai ser uma festa o trabalho do STF no julgamento do mensalão.
    De um lado todo este aparato sindicalista e do outro o Brasil.
    Vamos ver quem será agraciado.

  • Reynaldo-BH

    Setti, por uma coincidência, você e o Augusto Nunes postaram o mesmo tema, quase no mesmo instante! A vergonha que este Delúbio provoca nos que tem vergonha na cara faz com que isto aconteça!
    No AN fiz uma observação que repito por aqui: na foto 2 (de seu post) vemos três “cumpanheiros” a olhar para Delúbio! Alguém pode interpretar aqueles olhares? Medo? Desprezo? Censura? Curiosidade?
    Freud (não o guarda-costas de aloprados!) deve explicar!
    Mas que esta foto vale umas mil palavras, isso vale!

    Você tem razão quanto às fotos, caro Reynaldo. Quanto à coincidência de o Augusto e eu postarmos quase ao mesmo tempo — mesmo a 10 mil km de distância –, não é novidade: tocamos de ouvido há muitos e muitos anos.
    No JB, escrevíamos matérias a 4 mãos: “Então você começa, e eu emendo no assunto tal assim assim e aí você pega aquele outro aspecto e termina”. Dava certo!
    O tempo todo trocávamos ideias sobre artigos, dávamos palpites um no texto do outro — e assim foi também no Estadão, e está sendo no blog desde que me juntei ao site de VEJA, há 13 meses.
    Abração

  • Apenas gostaria de saber se pessoas como essas tem Deus no coração. Que dizem trabalhar para o povo,e ao contrário roubam o povo e deixam na miséria. Eu estive em vários hospitais atendidos pelo SUS, e saí de lá com o coração patido, vendo senhoras (idosas) implorando, chorando, cam a carinha dizendo:” ME AJUDE PORFAVOR”, Não sei como as pessoas conseguem chegar em casa e colocar a cabeça num travesseiro, sabendo que está fazendo mal a um monte de gente, que não consegue se defender…

  • RICARDO

    Ricardão,
    Para a descomunal desfaçatez dessa gente, que tenta com mais essa descompostura ética emparedar o Supremo, cabe a esse tribunal dar-lhes a única resposta merecida:
    C A D E I A N E L E S!

  • maripaula

    Ricardo,

    A CUT envergonha o trabalhador!
    E o pior é que ela embolsa um dia de salário do brasileiro para gastar com homenagem a bandido!

  • Beth Augusto

    Como eu digo sempre GENTALHA

  • wilson

    Jesse James, Billy the Kid, Doc Holiday pelos menos
    assaltavam bancos e diligências, este uma nação!

  • Amadeus


    Setti,

    O Delúbio é respeitado na região como político que desfrutou do poder e que não enricou.

    Naquele pedaço goiano isso causa uma quase veneração.
    O povo foi educado para assimilar com naturalidade que cargo público, ou poder, leva inexoravelmente ao enriquecimento, daí não entenderem como a família do Delúbio vive como sempre viveu.

    Setti,
    O Delúbio foi investigado.
    Apareceu alguma conta dele nas Ilhas Jersey, como no caso daquele laureado Governador paulista?
    Apareceu alguma conta na Suissa, como no caso daquele Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo?

    Setti,
    São Paulo, a Locomotiva do Brasil, tem Governador com contas não delaradas em paraísos fiscais.
    São Paulo, estado com um terço do PIB basileiro, tem o seu TCE presidido por um político com contas não explicadas na Suissa.

    E São Paulo tem a Folha, o Estadão e a Veja.
    E quase metade da Globo.

    Isso não é obra do acaso.
    Se em São Paulo é assim, como ficam os outros estados?

    Fica como ficou no caso dos Sanguessugas.
    Jornalistas afamados e respeitados vieram à praça para atestar que aquele careca era falso, fajuto, logo, que os deputados e prefeitos que ali compareciam também eram falsos, ou meros figurantes.

    Tudo muito conveniente.

    São Paulo continua comandando o Brasil.
    Que resgate os valores que fazem hoje o Delúbio ser respeitado no Goias.


    Ué, Amadeus, por que essa raiva toda contra São Paulo? O que é que tem uma coisa com a outra?

    E o Alckmin com dinheiro em paraísos fiscais é alguma miragem que você avistou em que lugar, além de ser uma acusação grave, sem provas, que faz a um político importante?

  • Observador100

    Caro Setti
    Festa antecipada sim porque, pode ter certeza, a turma de “kids vigaristas” do STF vai melar este processo. Vão ficar em cima do muro tal como o caso Battisti, Ficha Limpa e tantos outros. Pode apostar.
    abraço

  • P Faustini

    O ministro Cesar Peluso deveria se indignar é com esta pouca vergonha e não com as verdades ditas pela ministra Eliana Calmon.

  • Berlatto

    Setti, isso tudo é para tentar “influenciar” Joaquim Barbosa, entenderam? Já fizeram isso com Zé Dirceu, o capo di tutti capi. É uma das estratégias dos petralhas para livrar a cara da “cumpanherada” delinquente do mensalão. Tomara que o digníssimo juiz do STF aja com coragem, isenção e justiça. Abs.

  • Soninha

    O pior de tudo não são as pessoas pedindo autógrafos, é ese expurgo da natureza chamado Luiz
    Eduardo Greenhalgh(o advogado do Diabo), defender esse ladrão de casacas.

  • A CUT é uma vergonha de dar dó! Só tem canalha!
    Amor pelo país, dedicação pelo país, luta pelo país, são poucos os que fazem.
    É por isso que a quadrilha só aumenta e saqueiam este país, de norte a sul e de leste a oeste.
    Acautelai-vos corruptos e bandidos e mercenários políticos imundos, porque o castigo virá!
    João

  • Think tank

    Sem ser vidente nem profeta, o próximo passo destes vigaristas do MENSALÃO-2005 será: ser inocentado pelo STF farsesco e depois acionar a indústria das indenizações criadas por estes vigaristas e abocanhar MEGA indenizações pagos com nosso suar e sacrifício.

  • Lilian

    Só compareceu quem tem “o rabo preso” ???

  • Desgraça pouca é bobagem! O dito ainda carrega o nome de Goiás para todo lado. Tristeza e vergonha de um povo.

  • Matarael

    A CUT lutou por empregos, Setti. O seu amado FHC criou o maior desemprego da história, senhor Setti.
    A CUT promoveu greves por melhores condições de trabalho, Setti. O seu idolatrado Fernandinho, em nome do neoliberalismo, “flexibilizou” o mercado de trabalho, cavalheiro Setti.
    A CUT foi contra a privataria, Setti. O seu demiurgo D. Fernando I, o privateiro, vendeu patrimônio da sociedade por migalhas, iluminado Setti.
    A CUT defendeu( e defende) a industria nacional, Setti. O seu poliglota Cardoso destroçou a industria intensiva de mão-de-obra nacional, culto Setti.
    E por fim, Setti, o Delúbio cometeu erros de pouca consequência. O teu Deus Sorbonico espalhou miséria e desespero durante oito anos com o auxílio ds pior imprensa do mundo, a brasileira, jornalista Setti. Antes de escrever bobagens sobre uma entidade séria como a CUT,vá à uma fabrica e pergunte aos trabalhadores da mesma para que serve a CUT. Você sabe o que é uma fabrica, sabe o que são trabalhadores , certo?

    Calma, Matarael. Tome uma maracujina, uma água com açúcar. Tanta raiva faz mal.
    Informe-se mais sobre o governo FHC em fontes menos contaminadas. Tente — sugerir não ofende –, por exemplo, ler o que ele próprio diz de seu governo em suas memórias políticas.
    Quanto à CUT, Deus sabe que faz mais bobagens do que eu.

  • José Eduardo

    Deve ser dura essa vida de superstar:há alguns meses estava em um restaurante aqui em Goiânia quando vi algumas belas jovens se aproximarem da mesa em que estava o quadrilheiro Delúbio,para pedirem autógrafos.Por sorte estava próximo ao banheiro,para onde corri para vomitar.Viva o Brasil!

  • Jose carlos

    O PT inverteu tudo, até nossos valores!

  • Fernando

    Eu entrevistei vários, VÁRIOS mesmo, funcionários da Vale do Rio Doce, atual Vale.

    NENHUM deles tem saudades dos tempos na qual ela era estatal.

    Quem tem saudades mesmo disso, eram os que tinham cargos de diretoria indicados, que não precisavam fazer muita coisa e ganhavam uma bolada por isso.

    Vai querer o raivoso Matarael agora contradizer os próprios funcionários da Vale? E isso que foram entrevistas interestaduais, nas quais EU escolhi quem ia falar comigo, inclusive era uma das condições do trabalho.

    E acho o máximo como esses lunáticos sempre falam “venderam o patrimônio da sociedade”. Mas de qual maneira essa sociedade aproveitava esse patrimônio, se era tudo ineficiente e custava uma fortuna?

    Fico triste mesmo ao ver que existem ainda pessoas tão ignorantes do mundo real e fechadas em reinos ideológicos da fantasia… não existem tratamentos para estes desvios? 🙂

  • patricia m.

    Eu estou louca para ver quando esse sorrisinho cinico dos bandidos se transformara em lagrimas amargas atras das grades. Infelizmente, no Brasil-sil-sil, isso nao acontecera. Nenhum dos 40 ladroes do PTralhas sofreu – nem sofrera – qualquer punicao. O Estado Brasileiro esta falido.

  • Corinthians

    A CUT serve para atrasar o Brasil.
    Ainda seguem “doutrinas” que já se mostraram falhas.
    Assim como Delúbio.
    Mas aqui é Brasil… Delúbio distribui CDs com cópia de sua defesa para arrumar o que mesmo ? O que ele conseguiria com isso ?
    Só um monte de baderneiros e preguiçosos que talvez façam alguma pseudo-passeata (parafraseando Jobim – os idiotas perderam a modéstia) em favor da absolvição de Delúbio.
    Mas fico feliz de saber que pelo menos um pouco de medo de ser condenado…

  • Marco

    Amigo Setti: Vou definir, com uma resposta rápida, serve apenas para transformar réus em acusadores.
    Abs.

  • Dizem as más linguás que a faixa 10 do CD foi censurada!?
    De passagem deu para ouvir:

    Varre, varre, varre, varre vassourinha!
    Varre, varre a bandalheira!
    Que o povo já ‘tá cansado
    De sofrer dessa maneira
    Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
    Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!
    Alerta, meu irmão!
    Vassoura, conterrâneo!
    Vamos vencer com…..

    http://www.linhadiretadoconsumidor.com

  • Roberto SPC

    Caro Ricardo,
    Caso possível veja este vídeo produzido por estudantes de Brasilia:
    http://youtu.be/Nld1FRTNu78