Image
O ditador sendo velado na capital da Coreia do Norte, numa urna de vidro cercadas pelas flores com seu nome, inventadas sob encomenda

Vocês sabem o que é uma “kimiljongília”?

Pois saibam, amigas e amigos do blog, que é uma flor vermelha que só existe na miserável Coreia do Norte.

O cadáver do ditador Kim Jon-Il sendo velado em Pyongyang, capital do país mais fechado do mundo, está cercado dessas flores.

Notou a coincidência do nome?

Não é coincidência.

O país gastou montanhas de dinheiro público e anos de pesquisas do botânico japonês Kamo Motoredu até que ele obtivesse em 1988, por meio de todo tipo de cruzamentos e outros experimentos, uma espécie única, meio híbrida, de begônia, de tamanho maior e ciclo de floração diferente.

À flor fabricada batizou-se com o nome esdrúxulo para prestar vassalagem a Kim Jong-Il, filho e então herdeiro proclamado do ditador Kim Il-Sung (morto seis anos depois, em 1994). A flor, acredite, foi geneticamente programada para florescer anualmente nas proximidades do dia do nascimento do tirano agora morto, 16 de fevereiro.

Image
Exposição de flores — as inacreditáveis e onipresentes kimiljongílias — em Pyongyang

A kimiljongília é onipresente, objeto de exposições e concursos, e, no Estado totalitário e policial que é a Coreia do Norte, é bom que cada cidadão tenha seus vasinhos em casa. Os dedo-duros do regime estão por toda parte.

Image
A flor, única, vista de perto: uma espécie de begônia

A esse ponto chegou o culto à personalidade delirante no pobre país que, com a morte de Kim Il-Jong, herdeiro da ditadura comunista que o pai, Kim Il-Sung, comandou desde a fundação do país, em 1948, até sua morte, agora entra na terceira geração de ditadores da mesma dinastia, com o rechonchudo, inexperiente e totalmente desconhecido Kim Jon-um, de 28 anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =

47 Comentários

diana em 18 de novembro de 2014

Credo! Como essas ditaduras rendem.. Fico curiosa para saber como é que a equipe conseguiu essas fotos. Será que que ninguém estava olhando??

Vaulber B. Pellegrini em 18 de novembro de 2014

Nossa, seria muito interessante termos por essas bandas a Lulojongília, Dilmajongília mas a mais interesante seria a Rosejongília!!!!

Alex Wie em 18 de novembro de 2014

O Kim Jon PUM, já foi tarde, este é o país da desconstrução do ser. Agora falta o KIM JOM BUM!! Escumbalha!!

Reynaldo-BH em 18 de novembro de 2014

No Brasil, a lulajongilia ainda não floresceu. Se recusa (a natureza) a obedecer ao geneticismo dos institutos de pesquisas pagos como no$$o dinheiro! Já há a espécie de cana (lulaSaccharum) que tem um problema para crescer: precisa ser regada com cachaça em proporções acima do que produz! A dra. Rose Bebum Noronha espera avanços neste campo, com 51 novos experimentos.

Despetralhando em 18 de novembro de 2014

O ser humano é um bicho muito esquisito, enquantos uns endeusam: ratos, bois, cobras e por ai vai estas devoções, um maluco decapita seu semelhante porque ouso pensar diferente dele. Na Russia o mausoléu de Lênin, fica rodeado todos os dias e elle é adorado como um deus e foi embalsamado justamente com este objetivo. Há que se pensar, onde está a razão destes despautério?

Moacir 1 em 18 de novembro de 2014

Prezados Setti e Dona Moderação, Desculpem eu não falar de flores, mas este vídeo é imperdível! Que tal o do Luizinácio aí,defendendo o IMPEACHMENT ?! * http://www.youtube.com/watch?v=yvC3K2zbh04 * “(…) foi uma coisa importante o povo brasileiro, pela primeira vez na América Latina dar a demonstração de que é possível o mesmo povo que elege um político destituir esse político. Eu peço a Deus que nunca mais o povo brasileiro esqueça essa lição”. * Esquecer? Magina! Abraços

Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida em 18 de novembro de 2014

São Paulo, 18 de novembro de 2.014 Prezado Setti, Quando se diz que comunistas são doentes mentais, eles ficam bravos. Imagine se a moda pega. Pense no bebum de Rosemary, em uma urna de vidro, exposto em praça pública, com uma nova variedade de cana de açúcar, plantada em volta do corpo do *******. Só rindo mesmo.

paulo cesar em 18 de novembro de 2014

O PC do B e o PSOL deveriam colocar este cadaver fedorendo na sede de seus partidos. A sede do PT dispensa esta imundice pois la ja esta insuportavel de tantra sujeira.

LC em 18 de novembro de 2014

O PT inspira-se nessa ideologia que governa a Coréia do Norte.

Leonardo X em 18 de novembro de 2014

É mais do que um culto à personalidade do líder. Esse perspectiva é puramente ocidental. Vale para Lenin, Stalin, Evita, Fidel Castro, como forma de manter acesa a chama da fidelidade a um mito. A um guia genial, a um pai dos pobres ou mãe carinhosa dos desvalidos. No oriente, porém, isso não basta. Há de se lhe atribuir uma divina origem. É preciso fazer crer que o soberano é um faraó, um césar, ou pelo menos um ser ungido pelo divino direito de governar. Ainda bem que o Brasil fica na América do Sul. Gigante eternamente deitado no berço esplêndido dos paralelos ocidentais. Pelo menos nos não vamos ter de construir uma pirâmide quando Lula morrer. Nem um templo de mármore para Dilma.

Ze Sabia em 18 de novembro de 2014

O Grande Irmao Luizinacio vai ter um mausoleu diferente, unico. Sera colocado em um aquario o qual sera preenchido totalmente com a cachaca favorita do bebum. Nada de flores. Preservacao em alcool, igual aos vermes na tequila.

ZEBEDEU em 17 de novembro de 2014

Ja a flor do Lula criada especialmente para ele he a "rose"

Berta Reel em 17 de novembro de 2014

Linda flor! a "Kimiljon gília" . A do Lula vai ser a "QUIMIJÃO, DILMA" quando a casa da Dilma cair.

Meia Verdade em 17 de novembro de 2014

E no Brasil?.....que tal no futuro termos LULAPOLA

Teresa em 17 de novembro de 2014

A florzinha não tem culpa...Quem sabe é cosmetivel heim.

Henrique Araujo em 31 de janeiro de 2013

Essa flor deve ser das pouquíssimas plantas mais ou menos úteis que eles conseguem produzir. Haja resistência à fome.

Dulce Regina em 29 de janeiro de 2013

Setti, fico tão ocupada lendo o blog do Reinaldo e do Augusto que, me falta tempo para visitar seu blog com mais freqüência. Acho este espaço, incrível pois você aborda vários temas e, suas escolhas sempre são perfeitas. Adoro flores ! Essas ficariam bem bonitas no meu jardim e não, para o uso que foi inventada. Destaco tb o quadro " O silencio " escolhido para simbolizar, o sentimento que nos abateu nesse final de semana. Agora amigo, faça como o Augusto, não deixe esses milicianos entrarem nesse espaço, não. Dê, o fora nelles. Obrigado por seu comentário, cara Dulce. Um abração pra você

moacir em 27 de janeiro de 2013

Setti, Falemos do herdeiro do trono.Kim-Jong-Un.Ele lembra o avó ,Kim-ll-Sung,o grande e primeiro líder do povo Norte Coreano,fundador da dinastia das flores. O jovem líder,diz a Shenzhen TV chinesa,vem se submetendo a várias cirúrgias estéticas para realçar essa parecença ao ponto de uma semi-clonagem. **Segundo especialistas, esta semelhança cirúrgica, milimetricamente planejada**,visa tranquilizar a população que já percebeu,apesar da perene lavagem cerebral a que é submetida,que o pequeno príncipe é um babaca. Enquanto isso,Kim-Jong-Un,deverá fazer nas próximas semanas,novo teste nuclear,contrariando as sanções da ONU decretadas quando ele resolveu brincar de foguete,semanas atrás.Que tédio essa ONU.As crianças tem todo direito de brincar! Entre átomos e curativos o pequeno princípe participará das reuniões botânicas de criação da sua ROSA - que se chamará Kimjongsunília - e será ÚNICA como a de Saint-Exupéry. E o principezinho repetirá por uns dois anos,que é pra não esquecer: **Eu sou responsável pela minha rosa **

Kitty em 27 de janeiro de 2013

Sinto muito os ataques gratuitos desse senhor de nome 'araujo'. Embora tarde, li os comentários de leitores que defendem este nosso espaço contra pessoas má intencionadas que se apegam a pequenos erros gramaticais para denegrir um constante e profícuo trabalho. Eles são próprios da pressa. Não é fácil escrever tantos textos que, para mim, são perfeitos e muito bem escritos..fico triste quando você é atacado sem necessidade por pessoas mal-educadas que sentem prazer em atingi-lo.Vou repetir a frase petista: Mexeu com Ricardo Setti, mexeu comigo! Um abraço da amiga Kitty

Kitty em 27 de janeiro de 2013

Olá caro Ricardo, Uma linda flor e você está certo quando a qualifica como uma especie de begônia..Num país que precisa de tantas coisas e há tanta pobreza que, gastar uma fortuna para criar uma especie exclusiva de flor com o intuito de homenagear um déspota ditador como foi o falecido Kim Jon II, que jaz nessa urna de vidro, é no minimo deplorável. A flor de nome esquisito muita bonita, mas foi escolhida para reverenciar um ser humano muito cruel.Enquanto à opinião do Partido Comunista Brasileiro, no que diz respeito da declaração de apoio às ideias do tirano,não me surpreende porque eles,os comunistas, são unidos pelos mesmos princípios ditatoriais, o desrespeito à liberdade de expressão e a perseguição aos que pensam diferente. O apoio do PCB dado a esse criminal merece o meu total repudio!..A flor foi criada com tanta dedicação,mas será utilizada para homenagear um ser que não teve sentimentos humanitários; ela é linda e única.Gostaria que enfeitasse o meu jardim...Um abraço//Kitty

Paulo em 26 de janeiro de 2013

Meus Deus! Por esse histórico todo isso me faz pensar que a Coreia do Norte está muito longe de se tornar um país de práticas transparentes para com a sua população.

roberto gobbo araujo em 28 de dezembro de 2011

A critíca ou comentário, nas democracias é ou deveria ser livre, e deveria ser aceita.A desculpa de trabalhar demais, 3.200 textos em 15 meses, realmente é muito esforço, muita dedicação...Agora sei que como o PT esse blogueiro RSetti, também tem torcida (o tuco, a lavinia, o corintians) e alguns até raivosos, como a resposta dada pelo blogueiro-articulista impingindo-me a pecha de gostar do ditador. Quanto a revisão, essa deveria ser obrigatória aos teclados não letrados...e agora sabedor que este colunista como os políticos brasileiros só aceitam elogios declino de acompanhá-lo! Vou deixá-lo com seus torcedores, torcendo a seu favor, só pode-se ter tempo para a concordancia e não para indicar êrro, de um "tal raivoso"!

Cláudio Lopes em 26 de dezembro de 2011

Estranho Lula e seus comparsas do PT não lastimarem a morte do tirano como fez o PCB... Eles também adoram uma linha dura,seja a de Cuba ou de onde ainda brilhar, vermelha e anacrônica, a estrela comunista. Se bobearmos, a Coreia do Norte, em breve, será aqui... Com direito à censura, tortura e begônias...

lavinia em 23 de dezembro de 2011

NÃO ACREDITEI QUANDO LÍ O COMENTÁRIO DE UM "TAL"ROBERTO ARAÚJO! ELE TEVE TEMPO DE ESCREVER SÓ PARA FAZER OFENSAS? TENHO PENA DESSE PSEUDO-HOMEM.DEVE SER DAQUELES QUE BATE EM ANIMAIS,CRIANÇAS E MULHERES INDEFESAS,MENOS EM HOMENS MAIS FORTES QUE ELE!É FÁCIL AGREDIR GRATUITAMENTE ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS POSTADOS EM BLOGS. SEU CORAÇÃO DEVE BATER EM COMPASSO COM O GRANDE DITADOR! ESPERO QUE EM 2012 ESSE "TAL"REZE MAIS,LEIA MAIS E SEJA MAIS TOLERANTE COM AS PESSOAS E COM A VIDA! A VOCÊ, SETTI,FELIZ 2012!MUITA PAZ E SAÚDE ! QUE VENHA 2012 COM MENOS BRASILEIROS "RAIVOSOS"!!!!!!

carlos mattos em 22 de dezembro de 2011

Como ira se chamar a do lula, por que pelo andar da carruagem, ja deve ter gente especializada na tentativa bolarem uma que se pareca com ele, peca aos nossos amigos, para tentarem definir, cor( sugiro vermelha) formato ( faltando uma petala) cheiro ( cachaca barata)e perene( rsrsrsrssrsrrarararararararararararararararararararararararararaar, modestia a parte, gostei disto

eduardo em 22 de dezembro de 2011

. estou desenvolvendo a lullogenômia que florescerá a cada dia 17 / 1 !! Vendas pela internet através do site : www.florprabananasotarios.gov

Think tank em 22 de dezembro de 2011

Estou curioso. Será que foi o PB do B que forneceu por meio de alguma manobra um passaporte brasileiro ao filho deste que financiou Kimiljongília para que o seu pimpolho pudesse passear na Disney em Tokyo?

Ruben em 22 de dezembro de 2011

Caro Setti, o pior de tudo é saber que a Coreia da Norte está em mãos quiça piores, vai saber o que se passa na mente do monstrinho herdeiro. Um abraço.

Jefff em 22 de dezembro de 2011

È o cachorro louco da peninsula do coelho!

Reynaldo-BH em 22 de dezembro de 2011

Setti, sei não... Me parece que o "Sol que Comanda o Universo" criou a primeira (e única) flor carnívora. Tem cor de sangue, jeito de planta carnívora e nome que nos remete a insanidade. Além de tudo, deve exalar um odor de podridão. Sorry. PS: O PCdoB, após a nota em que lamenta o desaparecimento de um democrata (putz!), deve estar importando alguns exemplares da flor para enfeitar o jardim dos horrores que defende como modelo para o Brasil. É, pode ser mesmo, Reynaldo, caro. Mas, em matéria de flor, sabe que o pai dele, o ditadoríssimo Kim Il-Sung, também tinha a sua? Só que era uma orquídea, flor que já foi "produzida" geneticamente para gente bem diferente dele -- artistas, beneméritos etc. Quanto ao PC do B, é uma aberração. Abraço

Edinaldo Abel em 22 de dezembro de 2011

E mais uma coisa: Desejo a todos, que neste novo ano, construam pontes e derrubem os muros, que façam alianças e que compreendam o significado da palavra "compartilhar". Abraço. http://edinaldoabel.blogspot.com/

Edinaldo Abel em 22 de dezembro de 2011

Olá Meu amigo Ricardo, estou eu aqui novamente. Acredite, eu pensei em escrever primeiro o comentário, e depois ler a matéria, só pra ver se eu acertava o que era a tal palavra. Pensei que fosse algum nome de remédio. Como fiquei na dúvida, achei mais seguro, primeiro fazer a leitura. Agora cá pra nós Ricardo, esse camarada era um monstro, tem tanta criança morrendo de fome e ele gastando dinheiro com isso. Boas festas meu amigo, felicidades, paz, saúde e sucesso. Forte abraço. Um monstro, sem dúvida -- elogiado pelo PC do B aqui no Brasil... Agradeço e retribuo seus bons votos. Um grande abraço

Ismael em 22 de dezembro de 2011

Setti,desculpa, mas o caso também me lembrou o canteiro de flores vermelhas formando a estrela do PT nos jardins do Alvorada...

Ismael em 22 de dezembro de 2011

Inacreditável. É um país surreal. Moças robotizadas em cruzamentos desertos, exposição de "flôr" e não de flores? Como a loucura de uns poucos pode se estender à metade de uma nação, a outra metade é a Coréia do Sul liberta? Será que a violência, essa mesma que domina as favelas brasileiras impondo toque de recolher, não pode ser definitivamtne extirpada do mundo? Aliás, até quando a consciência livre dos povos aturará a opressão da minorias totalitárias? me parece que no Brasil estamos MUITO, POR DEMAIS pacatos tolerando nossa cota de surrealismo na pol´tica da corrupção.

Mendes em 22 de dezembro de 2011

A soma de totalitarismo com terror e com culto à personalidade faz surgir todo tipo de loucura. Isso já aconteceu na Alemanha de Hitler, na URSS de Stalin, etc. Li, não sei se é verdade,que após um discurso de Stalin, os aplausos não cessavam porque ninguém queria ser o primeiro a ser visto parando de bater palmas.

G. Carvalho em 22 de dezembro de 2011

Porta-voz do governo norte-coreano teria anunciado que momentos antes da morte do Líder Querido houve um brilho extraordinário no céu. Suponho que tenha sido um sinal da alegria experimentada por outros deuses do comunismo residual com a chegada de mais um colega no Olimpo, ou seja lá onde for. Morreu, mas mesmo antes disso estava canonizado. Agora o Jovem Líder, filho do querido líder e neto do grande líder começa a governar sob a tutela dos tios, enquanto a população chora de acordo com o boletim oficial. (Chora-se muito em países autocráticos, porque o pior está sempre por vir). Os coreanos do norte, presume-se, também sofrem com o processo conhecido entre os mexicanos de duas décadas atrás como o dedão podre (el dedazo podrido), pelo qual se atribuía ao cacique maior o poder de indicar o sucessor, com a mais ampla e irrestrita dispensa de prévias eleitorais. Autoritarismo é repetitivo e muito pobre de imaginação, não é verdade?

Luiz Pereira em 21 de dezembro de 2011

Setti, Kimiljongília não deve ser flor que se cheire. Nem o Roberto "bobbo" araujo, aí embaixo. Deve ser mais um blogueiro sustentado pelo governo pra nada fazer de útil. Aposto que deve ter lido o livro(?) do Amauri jr. abs

G. Carvalho em 21 de dezembro de 2011

O poder atrai um número desproporcional de desguedelhados, como demonstrado por vários psiquiatras que se dedicaram ao estudo da ciência política nos anos cinquenta. Isso não é novidade tampouco para quem conhece o mito de Narciso e a insegurança que exemplifica. A família do autocrata norte-coreano não perderia por nada a oportunidade de embalsamá-lo. É só para lembrar à turba ignara que eles, os tiranos, são diferentes. Não se surpreendam se os dinodontossauros que pretendem incorporar ao patrimônio de suas famílias segmentos inteiros da economia de certos estados e municípios brasileiros vierem a exigir mais do que mausoléus para celebrar sua aplaudida passagem deste mundo para o além. Quem sabe se não foi isso que motivou uns próceres a defender com tamanho ardor a criação do Ministério da Salga?

SergioD em 21 de dezembro de 2011

Ricardo, por falar em ditadores, hoje seria o aniversário de Stalin. Acho que ninguém melhor que ele para entender de culto a personalidade. Abraços.

jorge dias em 21 de dezembro de 2011

Setti Aqui no Brasil deveriam criar uma planta com o nome da Dilma. A diferença seria que era floresceria quando adubada com bastante esterco e material podre de toda espécie.

Teresinha em 21 de dezembro de 2011

A vaidade de um ditador sempre foi marcada por excentricidade. A pretensão de se eternizar e deixar uma marca no mundo nem sempre é aquela que imagina. Mas o povo da Coréia do Norte ainda se livrará desse mal, pode demorar, mas já está a caminho.

Corinthians em 21 de dezembro de 2011

Bom, como diz a nota do PCdoB... O camarada Kim Jong Il deu continuidade ao desenvolvimento da revolução coreana, inicialmente liderada pelo camarada Kim Il Sung, defendendo com dignidade as conquistas do socialismo em sua pátria. Patriota e internacionalista promoveu as causas da reunificação coreana, da paz e da amizade e da solidariedade entre os povos. Nada mais justo para um "humanista" como ele ter uma flor com seu nome. Não acho estranho não, notou que ela tem cor de sangue ? -- P.S. Poxa Setti, faltou avisar ao "roberto gobbo araujo" que substantivo próprio em nomes deve usar a primeira letra maiúscula. Acho também que "araujo" deveria ter acento mas aí pode ser deficiência cultural de quem registrou o nome...

Tuco em 21 de dezembro de 2011

. Teu visceral problema, Grande RSetti, é dar espaço para imbecis como esse tal "araujo" (com minúscula, e sem acento?) - que deleitam-se em conspurcar este valoroso espaço! Eles pedem um bico bem forte bem no meio da bunda, mas você insiste em tratá-los com decência e, até, cordialidade... .

Tuco em 21 de dezembro de 2011

. Se a moda pega... .

jml em 21 de dezembro de 2011

País rico pode ter estas excentricidades...

roberto gobbo araujo em 21 de dezembro de 2011

Diga aí amigo, "vazinho" talvez só na Coréia do Norte, no Brasil escreve-se "vasinho". Falha de revisão ou deficiência cultural.Nada disso justifica em um texto que pretende criticar os descalabros dos outros.... Deficiência cultural, Roberto. Sou semianalfabeto, e além do mais, burro. E também trabalho pouco. Desde que começamos com o blog, em setembro do ano passado, só postei 3.200 textos. Então realmente é um absurdo cometer um erro de revisão desses. Um descalabro. Você precisa perdoar porque tenho os defeitos acima e muitos mais. Pelo jeito, você não gostou também da crítica às flores do ditador, não é? Talvez até gostasse do falecido. Se assim for, meus pêsames -- nos dois sentidos.

sandragosende em 21 de dezembro de 2011

Que coisa mais inútil, fútil.Imagina o gasto dessa pesquisa, esse dinheiro certamente poderia ter melhores aplicações no país, que é pobre.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI