Dilma ganha e é a presidente de direito — mas novo mandato será manchado por uma campanha indigna

(Fotos: Ueslei Marcelino/Reuters :: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)

Dilma comemora a vitória num hotel em Brasília, e Aécio dá entrevista à imprensa também num hotel, mas em Belo Horizonte, ao lado da mulher, Letícia, do candidato a vice, Aloysio Nunes (esq.) e do senador eleito José Serra (dir.): eleita, ela tem mandato manchado por campanha suja; derrotado, ele sai como o mais forte líder da oposição desde o fim da ditadura militar (Fotos: Ueslei Marcelino/Reuters :: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)

Democratas, como eu, aceitam sem hesitar o resultado das urnas.

Dilma Vana Rousseff, 66 anos, está reeleita presidente da República Federativa do Brasil, depois de obter 51,64% dos votos do eleitorado contra 48,36% atribuídos ao candidato da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB).

Dilma permanece ao leme do Palácio do Planalto, porém, com um mandato manchado por uma campanha indigna de uma chefe de Estado, baseada no terrorismo eleitoral, de um lado, e, de outro, numa espantosa sequência de ataques sórdidos ao adversário num grau que jamais ocorreu desde a volta das eleições diretas para a Presidência, em 1989.

O terrorismo eleitoral

A presidente colocou em dúvida que Aécio mantivesse programas sociais que beneficiam dezenas de milhões de brasileiros, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida, contra as sucessivas e formais garantias do adversário de que continuariam e seriam aprimorados.

Se Dilma apenas colocava em dúvida, militantes do PT e partidários espalhavam a mentira como sendo verdade por todo o país, especialmente no Nordeste, lançando mão de todos os meios possíveis — desde cartazes e carros de som até as redes sociais.

Algo semelhante ocorreu com a suposta intenção de Aécio de sufocar os bancos públicos, como também se distorceram as intenções do candidato quando a presidente alegava que prováveis “medidas impopulares” pretendidas por Aécio na economia seriam — como se fossem sinônimos — “medidas contra o povo”.

Demagogia baixa e barata, já que apenas governantes que entram para a história ostentam a coragem de adotar medidas impopulares do ponto de vista eleitoral, mas necessárias para corrigir rumos da sociedade ou da economia, pensando não na eleição seguinte, mas nas gerações futuras.

Além do terrorismo eleitoral, também foi coisa feia a “desconstrução” dos dois governos de Aécio em seu Estado, Minas Gerais (2003-2010), com acusações inteiramente falsas sobre supostos “desvios de recursos” da saúde, entre outras baixarias.

A senha para a campanha suja, com Lula à frente

O pior, no entanto, acabaram sendo as insinuações feitas por Dilma, inclusive em debates presidenciais, sobre a vida pessoal do adversário — a senha para campanha suja, capitaneada do alto de palanques por um ex-presidento Lula que parecia possesso, segundo a qual o candidato tucano tem o hábito de ser violento com mulheres, de beber demais (este ponto Lula, pisando em terreno perigoso para ele, se absteve de tocar) e tomar drogas.

Embora derrotado, Aécio sai da campanha imensamente maior do que entrou.

Aquele que a certa altura da caminhada se viu escanteado para um terceiro posto nas intenções de votos pelos institutos de pesquisa quando a morte trágica de Eduardo Campos (PSB) fez entrar na campanha a candidata Marina Silva, começou a ser abandonado por companheiros e viu temporariamente minguar contribuições financeiras, deu uma inédita, extraordinária volta por cima.

O mais forte líder de oposição do país desde a redemocratização, em 1985

Obteve a espetacular votação de pouco mais de 51 milhões de votos dos brasileiros — em números absolutos, quase a votação recebida por Lula quando se elegeu em 2002 — e, entre outras proezas, foi o candidato mais votado em qualquer eleição em todos os tempos no maior Estado brasileiro, São Paulo — recebeu 15,2 milhões de votos, 3 milhões mais do que o governador tucano Geraldo Alckmin alcançou para vencer a reeleição já no primeiro turno e a preferência de quase dois terços dos paulistas que compareceram às urnas.

Sai da eleição como o mais forte líder de oposição do país desde a redemocratização, em 1985 — como nada ocorre por acaso, um retorno à democracia no qual seu avô, o Presidente Tancredo Neves, cumpriu papel fundamental.

Um líder com um cartel fabuloso de votos, uma postura de firmeza diante do lulopetismo e um programa de governo moderno e coerente. Com apenas 54 anos de idade, é, desde já,  O nome da oposição para 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

262 Comentários

  • Ronaldo força

    A Dilma ganhou as eleições e o Brasil se apequenou.
    Nesta eleição ganha pela presidente Dilma Roussef, verifica-se a vitória da pobreza e ignorância contra o Brasil de pessoas conscientes e preocupadas com o destino do país. Ao iniciar a inclusão social com a criação de programas de ajuda aos mais pobres, o FHC não sabia que era um programa que se tornaria eleitoreiro e capaz de mudar uma eleição para presidência da República. Foi uma eleição ganha apesar do escândalo do mensalão e agora do petrolão. Isto mostra que a região mais pobre do país deu um número de votos capaz de desequilibrar o jogo eleitoral. Pessoas pobres e menos aquinhoadas deram a vitória a um governo que prefere dividir pobreza do que gerar riquezas e desenvolver o país. São pessoas que não tem a capacidade de se indignarem quando o governante é flagrado em corrupção. Caem no argumento falso que todos roubam e que assaltar os cofres públicos está diretamente ligado a arte da política. O político ou candidato tem de se servir em vez de servir ao povo que lhe elegeu, não o contrário. É o chamado – “é tudo igual.”
    Temos uma governante acusada de prevaricar diante do roubo da Petrobras, juntamente com o seu criador o Lula. Vamos ter um embate penoso, que levará o Brasil a divisão e a luta entre irmãos. Não pensem que houve uma vitória democrática, o que houve foi a compra das mentes com dinheiro da Petrobras e, também, do mensalão. Os homens de bem esclarecidos do Brasil não aceitarão a derrota eleitoral, pois que não foi lícita e vai sangrar o mandato inteiro, até que os fatos se esclareçam.
    A ninguém é dado o direito de esvaziar os cofres do país para favorecer países comunistas e ditaduras sangrentas. Muito menos perdoar dívidas de países pobres sem consultar a população e sem criar prioridades para nossos problemas. Desviar bilhões de reais para manter- se no poder e financiar candidatura é ilegal. Nós que votamos contra o que está aí não vamos ficar calados, nem aceitar um governo que se elegeu sob o estigma da corrupção e do engodo. Finalizando, trocar o voto por remuneração financeira é suborno e ,portanto, crime eleitoral.

    Abaixo Dilma Roussef e o PT

  • Hilton

    A campanha de dilma reflete o tão sujo que é o PT,quem não se lembra o tanto que o lula criticava o sarney para depois andarem por ai de mãos dadas.No resto,tem um lado bom nessa história, ver o Bolsonaro atazanando ela por mais quatro anos, vai que ela pede pra sair congresso.

  • Thomas Rossi

    Aécio sai um gigante desta eleição. E Dilma vai precisar, santo Deus, administrar a herança maldita dela mesma!

  • Carlos Roberto de Souza Paula

    Perfeito, Setti! Concordo com tudo. Viva o Aécio!

  • Leonardo Saade

    Concordo caro Setti! Aecio mostrou liderança ao unir a oposição fragmentada. Mostrou coragem ao atacar a imagem do lulopetismo, até então imaculada. Mostrou perseverança ao sair de 14% nas intenções de votos no 1o turno, passou para o segundo turno com uma grande votação e se tornou o tucano mais votado da história. A oposição ao PT antes desorganizada e defensiva, hoje tem um norte. A oposição não deixa mentiras sem respostas. A oposição hoje tem um projeto.A oposição ganhou um rosto: Aecio Neves!

  • Carlos Vieira

    Será que conseguirá governar por 2 anos?

  • Rosa

    A maioria de leitores deste blog, como eu, superestimou o povo brasileiro, pensando que, como “nunca antes nesse país” o povo estava enxergando alguma coisa…
    É esta a minha sensação…É duro constatar que, nós que enxergamos, estamos nas mãos de quem é cego, ou alienado, ou “de rabo preso”, ou “pendurado” em empreguinhos arranjados…
    Ainda acredito na luta!

  • Meia verdade

    Pode ser, mas 4 anos na política e uma eternidade. Essa forca que ele sai , nessa eleicao, esta fragmentada entre ele, Serra, Alckmin e Marina. Para 2018 o cenário pode ser outro.

  • Leila Vasconcelos

    Ricardo Setti,
    Acabei de postar uma mensagem pro Aécio no face dele. Gostaria de compartilhá-la com você e seus leitores.

    Aécio,
    Tome a bandeira que mais de 50 milhões de brasileiros depositaram em suas mãos. O FORA DILMA, o FORA PT foram realmente um clamor da população. Não somos Venezuela, Bolívia, Argentina, nem Cuba. Estamos cansados dessas políticas desastrosas, dessas tenebrosas transações feitas com o pior que a América Latina tem… Seja um líder, Aécio! Sem precisar comprar ou chantagear ninguém com bolsas famílias, bolsas cracks, bolsas presidiários, nem distribuir todo tipo de benesse ou patrocínio à elite letrada, você conquistou milhões de votos. As pessoas lhe confiaram toda sua esperança de tirar o PT do poder. Não jogue fora o papel que as urnas lhe dão. Tenha coragem, represente nossa indignação, nossa vontade de ver o Brasil livre de tanta infâmia, violência, desordem, mentira, terrorismo, corrupção, obediência ao Foro de São Paulo, perda de nossa soberania. À luta, Aécio, receba o comando da nação indignada!

  • Osmar

    Campanha do mais baixo nível dos últimos anos.Infelizmente temos agora um pais dividido.

  • Cil

    Elle pode até ter g.anho, mas faz iremos a 16 anos de um Brasil sem presidente, sem comando e sem destino.

  • Cil

    Pera aí! Agora que ella continuará a ser Governanta, ella há pode ir lá negociar com o ISIS?

  • mariomm

    Com o TSE aparelhado, como está, e essa apuração enigmática, dá para confiar no resultado????

  • Marcos F

    Além do óbvio impeachment, Dilma enfrentará um Senado cheio de furacões do PSDB: Aécio, Serra, Aloysio,. Alvaro Dias … Dilma, vai tomá …

  • Leo Lewitt

    Aécio é um grande líder, temos candidato fortíssimo para 2018, é isso aí, Setti, continue firme.

  • Berta Reel

    Que ele comece a visitar o nordeste e norte como senador para ser conhecido e falar a verdade que o povo não ouviu. A Dilma começou a campanha em 2010. Aécio já é nosso candidato, basta se tornar conhecido por lá. Vamos começar já. Que ele dê um jeito de aparecer mais para o povo que recebe bolsa-família.Também sugiro que cobre dos mineiros … por que foi abandonado?

  • Roberto Ortona

    Caro Setti,

    Por muito pouco não chegamos lá. Aécio, apesar de toda essa companha sórdida, teve uma votação brilhante. O que o povo brasileira mais precisa é de educação de qualidade, pois só cidadães esclarecidos podem votar com consciência e qualidade. Aécio 2018.

  • JB Figueiredo

    A ingenuidade da oposicao e comovente. Os nazipetista anunciaram claramente que fariam tudo para ganhar. O que estava em jogo e o plano do foro de Sao Paulo, uma estrategia de poder para a America Latina usando as taticas marxistas leninistas. Os ditadores Castro foram os grandes vitoriosos dessa eleicao ja que a Venezuela esta combalida e eles tem que depender dos nazipetistas para sobrevivencia. Com a vitoria poderao abafar os escandalos de corrupcao, amordacar os dissidentes e criar mais votos comprados ampliando as bolsas, contratados e cargos comissionados. Se houver manifestacoes os nazipetistas ja contam com o judiciario, poderao nomear mais 5 petistas para o STF e ao que tudo indica tem os militares sob redea curta. Nao se surpreendam se houver prisaoes e repressoes a dissidentes e protestos. A oposicao foi fraca, nao se uniu, nao se esforcou e perdeu. Estoquem papel higienico porque na Venezuela ja falta ha muito tempo, para nao falar dos racionamentos. Comprem dolares porque vai disparar no paralelo como na Argentina e Venezuela.

  • RICARDO

    Não há mau que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
    Pode se enganar todos por pouco tempo, poucos por muito tempo. mais não pode se enganar a todos por todo o tempo.
    Missão comprida, consciência limpa. A luta democrática continua.
    boa noite, amanhã tenho que fazer algo que muita gente repudia.
    GANHAR O PÃO COM SUOR DE MEU ROSTO.

  • JB Figueiredo

    O Ronaldo Forca esta certissimo mas infelizmente a probabilidade e que vai piorar porque vao ampliar os esquemas de compra de votos. Vai comecar a ficar interessante quando o dinheiro acabar, como esta acontecendo na Venezuela.

  • Daniel

    Ouso discordar de você, Setti. O resultado das urnas só pode ser respeitado quando conquistado segundo as regras do jogo, o que não aconteceu nessa eleição. O que Dilma e o PT fizeram não é tolerado em nenhuma democracia digna desse nome. No próprio Brasil, governadores, prefeitos e parlamentares já foram cassados pelo TSE por muito menos.
    .
    Você mesmo já enumerou neste blog as canalhices de que se valeram, o que desequilibrou ilegalmente a igualdade que deve haver no processo eleitoral: emissão de milhões de torpedos com mensagens enganosas, segundo as quais Aécio acabaria com o bolsa família e o minha casa, minha vida, casa eleito; utilização de órgãos públicos, como os Correios, para distribuição apenas de sua propaganda em detrimento da de Aécio; recebimento de doações indiretas (como propaganda) de sindicatos etc. etc. etc.
    .
    Todos esses fatos configuram abuso de poder político e econômico, que ensejam a propositura da Ação de Investigação Judcial Eleitoral (art. 22 da Lei Complementar nº 64/1990). Uma vez julgada procedente, o réu será penalizado com a cassação do registro ou do diploma e ficará inelegível pelo prazo de oito anos. No entanto, o seu prazo de propositura é até o dia da eleição, ou seja, hoje.
    .
    Há também este outro instrumento jurídico, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME (art. 14, §10, da CF), que deve ser proposta no prazo de quinze dias, contados da diplomação. Referida ação pode ser utilizada nos seguintes casos: prática de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. A consequência é a negação/cassação do diploma e inelegibilidade por oito anos. Que houve prática de abuso de poder econômico e fraude (que se configura também quando se divulgam mentiras sobre o candidato, o que afeta a liberdade de voto do eleitor), não há qualquer dúvida.
    .
    Igualmente há a Ação por Captação e Gastos Ilícitos de Recursos de campanha (art. 30-A da Lei nº 9.504/97), a ser proposta também no prazo de quinze dias da diplomação, quando se apurar que alguém recebeu e/ou gastou recursos de campanha fora dos casos permitidos na Lei Eleitoral. E isso aconteceu às escâncaras, pois as empresas de telemarketing utilizadas pelo PT para torpedear as suas mentiras não podem ser contratadas em campanhas eleitorais. Dar-se-á o mesmo se se demonstrar que o PT utilizou, nessa campanha, de dinheiro proveniente de contas no exterior, conforme delatado pelo Youssef (o que configura também abusou de poder econômico). Nesses casos, a sanção é a mesma da AIME.
    .
    Portanto, o Aécio tem esse arsenal de instrumentos legais para impugnar a eleição da Dilma, que se valeu de abuso de poder político, abuso de poder econômico e fraude para conquistar essa eleição por margem ínfima de votos. Certamente, se não tivesse empregado esses métodos espúrios, não teria ela vencido esse pleito.
    .
    Portanto, repito, numa democracia o resultado das urnas só pode ser respeitado quando conquistado nos termos do Estado de Direito, segundo as regras legais. Do contrário o que temos é o império da barbárie, não das leis.

  • Gerson (PR)

    Uma hora os doadores involuntários das esmolas do PT se cansam e vão embora. Nessa hora aqueles que só sabem estender as mãos, pois nunca aprenderam a usá-las para produzir coisa alguma, morrerão de fome. Destino bem merecido!

  • Gerson (PR)

    Aécio 2018… se houver 2018!

  • Marco Balbi

    Vamos ver a força política que esta oposição, por ele comandada, vai ter. Amanhã já tem trabalho. Articular, ainda nesta legislatura, a derrubada do decreto da participação popular. Antecipar-se ao já anunciado golpe da reforma política por plebiscito. Estou ansioso para ver o líder da oposição já no dia de amanhã, cumprir o seu papel.

  • Silvio Schaefer

    Meu caro, infelizmente não deu. É difícil falar numa hora dessas. Só mesmo uma pessoa equilibrada e o brilhante profissional que é para fazer uma análise tão boa como essa. Grande abraço

    Muito obrigado, grande Silvio. Esta trincheira continuará vigilante com o lulopetismo.
    Abração

  • hebe

    Ella disse que tratará da corrupção,vai começar pelo petrolão? estou tristíssima,e com medo dessa fala della de fazer a reforma politica! vai ser ‘a la bolivariana?

  • Fernandez

    Não tenho dúvidas de que Aécio saiu um gigante desta eleição, e que sua figura virou um pesadelo para Dilma, Lula e o PT.

  • EduardoMN

    Estou arrasado. Francamente, não vejo mais maneiras de nos livrarmos mais do PT. A lava-jato? Bobagem. O STF já é deles, e o será em sua integralidade até o final do mandato da governanta. Não tem escândalo que derrube essa escória, graças ao bolsa-esmola e aos mortos de fome que agora podem dormir sossegados porque os caraminguás continuarão sendo sacados nas casas lotéricas mais próximas.Parabéns, Brasil. Certamente você tem o governo que merece.

  • Don Tomasinno

    Temos um líder, uma chama, uma esperança: Aécio Neves! Cuide-se, governo petralha!

  • Cris Campelo

    Aécio, quem tem Minas e Rio como amigas, não precisam de inimigos. Parabéns a São Paulo. Parabéns a Alckmin. Sou do Piauí…o Nordeste, mais que nunca precisa de ajuda. Não nos esqueça.

  • Oriana Curitiba

    Prezada Oriana, não me leve a mal, mas não publico qualquer comentário que defenda a quebra da legalidade constitucional. A intervenção das Forças Armadas em qualquer citação só é constitucional quando e se elas forem convocadas por um dos três Poderes do Estado — o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário.
    Nunca por iniciativa própria, em uma democracia, como seu comentário dá a entender.
    Desculpe, mas não me afasto de meus princípios.

  • Rodrigo Alves Lemes

    Prezado Setti, não sou escritor nem tenho sua capacidade analítica. Caso possa divulgar o texto abaixo fico feliz em ter colaborado. Abe

    UM CONDOMÍNIO CHAMADO BRASIL

    Certa feita um grupo de investidores, composto em sua maioria por exploradores extrativistas, avistaram um terreno fértil, com ótimas possibilidades de plantio e próximo a regiões fartas de água doce e salgada. A vista era linda e estes investidores exploradores extrativistas decidiram erigir um condomínio ali. Muitos anos se passaram e o lugar já passou por muitos donos. O condomínio vinha apresentando problemas estruturais, como falta de pagamentos dos impostos do prédio, devia seus funcionários e os moradores estavam muito insatisfeitos. Recentemente, os condôminos deram a oportunidade a um síndico que abriu o jogo, mostrou os problemas e resolveu atacá-los, sem subterfúgios. Retirou grupos que se beneficiavam de antigos contratos espúrios com o condomínio, organizou as contas, refez uma fonte própria de abastecimento de energia, acertou os pagamentos que estavam em dívida, reformou a fachada e praticamente reconstruiu a estrutura do prédio. Ansiosos por fazer parte da sindicância do prédio que agora era novamente vistoso e imponente, grupos que há muito se organizaram vinham tentando participar das reuniões de condomínio até que, em 2002, conseguiram seu primeiro mandato. Passados 12 anos descobriu-se que o condomínio, agora com 200 milhões de moradores (é, é grande mesmo…), está com gravíssimos problemas na estrutura do prédio, com riscos de incêndio, falta de energia elétrica, risco no tráfego dos elevadores, retorno da situação de funcionários com salários atrasados e por aí vai. Como o condomínio é muito grande, a parte térrea tem algumas lojas que vendem umas quinquilharias da China, tem também um teatro onde artistas saudosos de outros tempo cantam músicas e escrevem textos desencontrados sobre a realidade atual do próprio condomínio, mas que tem público garantido porque o síndico atual garante ingressos. Há ainda alguns representantes do correio interno do condomínio. Eles ficam em uma sala escura, onde poucos têm acesso, mas sabe-se que lá existe uma espécie de quartel onde são montados textos, fraudam-se imagens, áudios e eles não pensam duas vezes ao receber a ordem do síndico para dificultar a percepção sobre a real situação do condomínio. Os condôminos atentos, apavorados com esta situação, aguardaram a reunião de condomínio de 2014 para tentar votar melhorias para o velho prédio. Ciente da vontade de milhões de condôminos que exigiam mudanças, o síndico passou a fazer palestras diárias no salão de festas, sempre com muito pão com mortadela, cerveja, música e transporte grátis para moradores que não estavam tão informados ou interessados sobre a real situação do condomínio e também para gente que trabalhava no prédio mas não morava nele. Os condôminos insatisfeitos procuraram diversas vezes a administradora do condomínio, tentando entender o que poderia ser feito quanto às cobranças abusivas que recebiam, já que a administradora representava um poder que poderia frear o ímpeto do controlador do prédio, mas, infelizmente, descobriu-se que a administradora do condomínio estava toda infiltrada por parentes e amigos de longa data do síndico. Os condôminos insatisfeitos começaram a sentir o pavor quando em seus boletos de condomínio perceberam que os valores subiam muito, enquanto sabiam que muitos outros condôminos simplesmente não recebiam boleto algum para pagar. Em uma das reuniões de condomínio em 2014 esse assunto veio a tona e rapidamente o síndico de 12 anos disse que aquilo era racismo, reacionarismo, homofobia, nazismo e que os coitados dos condôminos que vivem exatamente no mesmo condomínio e não pagam suas contas são vítimas dos condôminos mais ricos. Pronto. Estava dividido o clima até então amistoso entre todos os moradores, tanto os do topo quanto os dos andares mais baixos. Nessa mesma reunião de condomínio, os grupos que estão ligados ao síndico (artistas, jornalistas, professores, militantes e povo em geral) começaram a vigiar os condôminos que pagam as contas. Instalaram sistemas de vigilância com áudio e vídeo em suas residências e passaram a jogar panfletos embaixo das portas difamando o postulante a novo síndico, um rapaz que em seu próprio andar teve muita vigilância, como nunca se viu em qualquer eleição. Outros prédios que passaram pelas mesmas circunstâncias enviaram alertas ao Condomínio Brasil mostrando os perigos de ter um síndico por tanto tempo no controle. Nada adiantou. A estratégia de desinformar e de comprar milhões de condôminos, através da não cobrança de sua parte no bom andamento do condomínio deu certo, uma vez mais. Reeleito, o síndico marcou uma festança para comemorar com os seus sindicalizados e familiares. Onde foi a festa? Ora, na cobertura, claro. Enquanto isso o Condomínio Brasil está com fraturas expostas em sua estrutura, em sua fachada, apesar dos remendos na pintura e os moradores agora usam elevadores diferentes para não mais se encontrarem. Chegará o tempo em que boa parte dos condôminos terá que trocar de condomínio, por bem ou por mal.

    Texto de Rodrigo Alves Lemes

  • Flavio de Oliveira

    Sinceramente, ñ acredito no resultado dessas eleições.
    Como pode todos os institutos de pesquisa errarem? Todos eles davam Aécio na frente. Um instituto errar, vá lá, acontece, mas todos errarem! Ou houve muita compra de votos ou fraude nas urnas (q podem sim ocorrer, isso já é provado). Justamente os 2 estados q representam as principais candidaturas de oposição, MG e PE, foram onde os resultados mais surpreenderam.
    Com esse resultado (manipulado ou não) em seu estado, Aécio agora perde muita força e moral política, pois será sempre usado contra ele o fato de ter perdido em seu próprio estado. É um fardo político q será duro de carregar caso ele seja novamente candidato em 2018.
    Espero q ele faça um planejamento para diminuir os danos q isso pode causar em sua carreira, quem sabe tentar uma prefeitura em BH.

  • PAULO GOMES TAVARES

    SÓ NOS RESTA REZAR!!!

  • Kitty

    Boa noite querido Ricardo, não tão boa depois da sofrida e injusta derrota de Aécio Neves. Mas, esses são os fatos que não podemos ignorar, mas sim acatar. Sinto um aperto no coração, não somente por Aécio ter perdido a eleição, mas pela campanha sórdida que o PT, Lula e Dilma fizeram contra ele. Só de ver a patética figura de um Lula acabado e envelhecido pelo ódio que dissemina por onde anda, me dá náusea! Novamente é o NE com o Bolsa Família que define esta eleição..as mentiras que foram ditas a estas famílias que o outro candidato tiraria a esmola que estão recebendo é de pensar que fizeram sim o diabo para ficar mais 4 anos no poder, com a agravante que isto lhes dá asas para se aproximar mais ainda ao bolivarismo..teremos tempos difíceis. O PT não brinca em serviço quando se trata de defender suas retrogradas ideias socialistas alinhadas com Cuba e Venezuela. Mas, estou aqui para lhe dizer que comparto cento por cento suas palavras que Você tuitou no Blog do Coronel: “Dilma ganha e é presidente de direito-mas tem seu novo mandato manchado por uma campanha indigna”. Agora não temos outra alternativa que ficar atentos nas medidas que serão tomadas para fazer o país crescer e como será a investigação do Petrolão e se ela cumprirá sua palavra que terá tolerância zero com a corrupção. Na minha opinião, a primeira medida que ela deveria tomar é de demitir a diretoria da Petrobrás e completar a investigação sobre os escandalosos desvios do caixa da estatal. Daqui entre nós, duvido que ela vai mandar investigar qualquer coisa, tudo será varrido debaixo do tapete. O povo que a escolheu mal sabe ler e pouco se importam com os escândalos. O que importa para a massa de manobra é ter o Bolsa Família garantido, o resto é coisa dazzelites e dos ricos do sul…Um abração-Kitty

  • Carlos Alberto Baccelli

    Desculpe-me pelo tamanho do comentário, mas é para tentar demonstrar o meu sentimento.
    JUSTIFICANDO O MEU LUTO

    Hoje começa o primeiro dia do Bolivarianismo em nosso país.
    Por muitos e muitos anos teremos esses seres desprezíveis que hoje estão no poder, a custa de muita corrupção e de enganação do povo.
    As liberdades estão sob grande ameaça, principalmente a de imprensa e a de livre expressão.
    A inflação, que já está alta, vai acelerar e muito. Muitos de nós sentirão isto na pele, mas os dados estarão manipulados.
    A indústria vai enfraquecer ainda mais e, em breve, teremos o congelamento forçado dos preços e as instituições estarão, a cada dia, mais aparelhadas.
    A mídia, como um todo, que tentou denunciar as falcatruas cometidas está com seus dias contados, pois a Justiça já está aparelhada. O Congresso Nacional já se vendeu (em sua grande maioria). Está de joelhos e pronto para aprovar tudo o que for necessário para que esse bolivarianismo imundo se amplie.
    O Foro de São Paulo vai continuar ditando as regras.
    A propriedade privada corre sérios riscos (ex.: MSTS), assim como o agronegócio (ex.: MST).
    Nossa diplomacia (rs) será fortalecida, pois iremos fazer parcerias com o Estado Islâmico e outras potências do gênero.
    A economia apresentará excelentes índices (todos eles manipulados e maquiados). E ai daqueles que contestarem!
    Quanto à mídia, bem, eu acredito que o grupo Abril deveria vender tudo e deixar o país, pois serão os primeiros a serem defenestrados.
    As investigações da Polícia Federal, de agora em diante, serão dirigidas aos inimigos do pessoal no poder. Toda e qualquer investigação sobre o pessoal no poder deve ser suspensa imediatamente, ou manipulada para punir apenas alguns pequenos empresários, que cumprirão penas altíssimas e nem adianta tentar fazer acordos, pois a justiça vai negar-lhes.
    Os direitos serão extintos de maneira gradativa até que a ditadura seja implantada definitivamente.
    O povo, ao invés de sair vitorioso com suas escolhas, sofrerá as consequências de seu voto.
    Falta de aviso não foi, mas fazer o quê?
    A partir de hoje, as pessoas da classe média e da classe alta que não estiverem a favor desse pessoal no poder, serão consideradas inimigas e deverão ser extirpadas. As populações do Sudeste e do Sul serão inimigas “naturais” das do Norte e Nordeste e o Centro Oeste estará dividido. O sofrimento do povo será muito grande.
    Na tentativa de amenizar o sofrimento, não adiantará tentar entrar com pedido de impeachment, já que não haverá apoio por parte dos congressistas, pois os mesmos já estão, em sua maioria, comprados. Aliás, as investigações serão realmente abandonadas e estes “bandidos que estão, hoje, mentindo em suas delações premiadas” irão pagar pelo mal que fizeram ao amargar uma cana brava. O Beto, por sua vez, como sua saúde já não anda boa, poderá fazer companhia ao Celso Daniel, ao Toninho e a tantos outros que a grande maioria das pessoas nem sequer desconfia.
    “Só existem 2 tipos de pessoas satisfeitas com o atual governo. As que não sabem o que está acontecendo e as que estão ganhando dinheiro com o que está acontecendo…”
    “Infelizmente ou felizmente, na minha posição, eu acabei sabendo demais sobre tudo e todos do meio político”.
    Pode-se ler mais a respeito no link: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,mulher-do-governador-da-paraiba-critica-pt-e-cria-polemica,1583176
    Espero não estar prejudicando essa brasileira corajosa, que é esposa do governador reeleito da Paraíba, que, em apoio ao PT, traiu o acordo que seu partido PSB havia feito com o PSDB. Será que ele também irá trair o povo de seu estado?
    O NOSSO PAÍS PERDEU HOJE!
    Eu, provavelmente, serei um proscrito, pois, sou contrário ao pessoal do e no poder. Se houver alguma manifestação de um grupo de Brasileiros Decentes, conte comigo e com meus familiares!

  • Paulistana

    Caro Setti
    Percebo q a espetacular equipe de VEJA está tentando nos dar uma injeção de ânimo. Entendo perfeitamente esse jornalismo responsável q vcs praticam. Entretanto não tenho mais idade para esperar as coisas acontecerem e sei, por experiência de vida, q tudo só tende a piorar – e muito – infelizmente. Para q Aécio tivesse alguma chance em 2018 só se todos os q nele votaram conscientemente abandonassem todas as suas atividades e passassem a fazer guerra política implacável contra as mentiras do PT durante os próximos 4 anos, e isso sabemos q é impossível porque precisamos pagar as contas e carregar o país nas costas. Além das mentiras q já espalharam novas virão. Além do aparelhamento q já implantaram mais aparelhamento virá. O caminho é praticamente sem volta. Estamos à espera de um milagre.

  • soninha

    A coração valente, ganhou sua própria herança maldita. Ao Aécio parabéns, capitamos o seu carinho, a sua sinceridade e mais que tudo sua capacidade, este rojão vai estourar nas mãos certas. Caro Senador Aécio Neves, parabéns, estou com o Sr.

  • Silveira

    ela não me representa e nem o sr tofoli que não tem isenção para tal função primordial

  • Nanci Alonsso

    O que vimos no primeiro pronunciamento da candidata eleita Dilma já aponta para a velha política adotada por ela, chama para o diálogo, mas diz que vai fazer plebiscito para reforma política, o que já tentou e não conseguiu.
    Não vimos qualquer referencia ao candidato Aécio, o que se espera de uma estadista, e de quem está chamando par o diálogo.
    Perdemos a eleição em números absolutos, que levou a presidente Dilma para um novo mandato, mas ganhamos ao ver que 51.041.010 de brasileiros não aceitam os desmandos que estão sendo feitos em nosso país pelo seu governo e pelo PT.
    Acredito que o medo venceu essa eleição, o PT usou mais uma vez, o povo menos esclarecido com sua política de terror e mentiras. Nova democracia ainda é muito jovem, mas está caminhando.
    Não vamos perder a esperança a mudança começou com essa eleição de 2.014.

  • André

    Aécio retornará ao senado mais forte com uma base de eleitores sólida, já Dilma não passará de um pato manco que dificilmente terminará o próximo mandato com um país parado, um povo insatisfeito e o fantasma do impeachment do petrolão.

  • João Aradeo

    Rui Barbosa tinha razão. Estou envergonhado de ser honesto, pagar meus impostos e contas em dia e respeitar as leis, pois acabo de descobrir que roubar, matar (vide Toninho do PT e Celso Daniel)e ser corrupto compensa, afinal a mulher do Celso Daniel não ganhou um ministério. A partir de agora caso necessite, não mais chamarei a policia e sim o ladrão.

  • Rubens Criciúma

    Se não sofrer impeachment por causa do mensalão, Dilma vai se afogar na própria herança que deixou para o próximo presidente, tudo empurrado para debaixo do tapete.

  • Amoêdo

    Dilma 13. Amo o povo brasileiro.

  • Diógenes Martell

    Vou agora assistir de camarote a Dilma administrando a própria herança maldita.

  • Antonio Carlos - MT

    Meu caro Setti,
    Enquanto o PSDB enfrentar bandidos e não souber brigar como eles brigam, irão continuar justificando as derrotas.
    Tem que dizer para a nobreza instalada no partido, que tem que sujar de lama as rendas, e que se as armas são essas, que sejam.

  • Rui Barbosa

    Estão levando mas não ganharam, esta eleição foi uma fraude!!!

  • Sandro Ferreira

    Apesar de hoje sentir orgulho de ser paranaense e vergonha de ser brasileiro, começo desde já a campanha contra o PT em 2016 e 1018.
    Assimilar uma derrota para a mentira, a canalhice e a infâmia não é fácil, mas não vamos nos render jamais à escória. Continuamos na luta por um país livre, ético e honrado.
    Claro que seria melhor para o Brasil que Aécio Neves tivesse vencido a eleição, porém, penso que assim a Dilma passaria para a História como uma vítima da revista Veja, da mídia golpista, da ‘zelite’ branca, etc.
    Agora não, com a sua vitória minúscula, sórdida, imunda e indigna, à altura da candidata, do seu mentor e do seu marqueteiro, a mesma terá que enfrentar os graves problemas que o seu governo está criando para o país e para si mesma, com destaque para o Yosseffgate, que implica seriamente a presidente e seu sucessor no mega escândalo de corrupção da Petrobras.
    Agora, Dilma sai do filminho de fantasia de João Santana e volta à realidade de seu desgoverno. Daqui alguns meses ela pensará se não teria sido melhor ter sido derrotada nas urnas, pois o seu julgamento se dará no início e decorrer do seu segundo mandato, que já nascerá velho, corrompido e manchado pela campanha eleitoral mais ordinária já vista neste país.
    Aécio não perdeu. Quem perdeu foi o Brasil.
    Dilma não venceu. Quem venceu foi o diabo.

  • Lionel Coldman

    Deixa essa conversa de democrata, meu amigo. Não vê que 16 anos de PT é uma ditadura? Enquanto encontrarem pessoas com esse discurso de boneca e bom mocismo tolo eles vão deitar e rolar. Será que o povo vai ter que esperar chegar o momento em que vão estar limpando a bunda com o jornal oficial do partido para agir?

  • wagner

    Muita tristeza pelo meu país. Há cinco anos moro no exterior e, quando se mora em um lugar em que a sociedade organizada funciona, vê-se com mais clareza o que nós estamos perdendo por mais 4 anos com este governo dilmista. Foi a primeira eleição em que votei por acreditar que meu voto faz a diferença, infelizmente não deu.
    Mesmo com as falcatruas dos Correios em Minas (acredito que muitas pessoas nos rincões não souberam que Aécio era candidato – em muitos locais os Correios ainda são o principal messageiro), com as mentiras de Lula e Dilma, com toda essa lama da campanha, Aécio teve apenas 3% de votos menos que Dilma.
    Porém, Aécio ganhou ao se considerar os votos das mulheres e homens livres do país. Infelizmente mais de 10 milhões de famílias votaram com medo de perder seus benefícios, por causa das mentiras e da falta de ecolaridade para entender que isso não ocorreria. O PT atua como todo senhor de engenho, mantendo o povo na ignorância e distribuindo esmolas, escravizando na prática a vontade destas pessoas.
    A única chance de o PT sair do poder na próxima eleição (quando Lula volta a competir) é se a Dilma continuar as políticas delas, levando à Argentinização de nossa economia e Venezuelização de nossa sociedade. O colapso moral e econômico que se configura me assusta. O desemprego aumentará e a inflação terá nova meta de 8% ou 10, quem se importa? Com 200 bilhões de dólares nas reservas, o PT fará o diabo para o povo receber benefícios e empurrar com a barriga mais 4 anos.

    Chegou a hora de o PSDB fazer oposição como o PT fazia. O slogan FORA PT deve ser usado, para manter o partido na mídia todos os dias e gerar aversão na população, assim como o FORA FHC foi extremamente eficaz.

  • Rui Barbosa

    Esta eleição é a maior fraude da historia do Brasil. Estão levando, mas não ganharam.

  • Tiago Ribeiro

    SUL 2010 – Serra 53,9% / Dilma 46,1%
    SUL 2014 – Aécio 58,90%/ Dilma 41,1%

    SUDESTE 2010 – Serra 48,1%/ Dilma 51,9%
    SUDESTE 2014 – Aécio 56,2%/ Dilma 43,8%

    NORTE 2010 – Serra 42,6%/ Dilma 57,4%
    NORTE 2014 – Aécio 43,5%/ Dilma 56,5%

    CENTRO OESTE 2010 – Serra 50,9%/ Dilma 49,1%
    CENTRO OESTE 2014 – Aécio 57,8%/ Dilma 42,2%

    NORDESTE 2010 – Serra 29,4% e Dilma 70,6%.
    NORDESTE 2014 – Aécio 28,3% e Dilma 71,7%.

    Quem quiser faça sua análise.

    A campanha do medo funcionou muito no Nordeste. O PSDB errou muito na campanha do 1º. turno no Nordeste e no 2º. turno superestimou o apoio da Marina e da Família Campos. Faltou ao Aécio uma fala mais simples talvez em certos momentos e um pouco menos de ironia.
    A tendência no Nordeste seria entre 31 e 32% para o Aécio (Credito aí 1 milhão de votos).

    Minas Gerais a soberba do Aécio e erros estratégicos na escolha do candidato ao Governo do Estado tiraram aí pelo menos 500 mil votos. Mas creditar a derrota dele somente a perda da eleição em Minas é um engano, pois somente venceria a eleição presidencial se tivesse obtido ao menos 63% dos votos em Minas Gerais. Em Minas porém o PT leva desde 2002, mas a diferença vem caindo e Aécio conseguiu com relação a Serra uma melhora significativa, porém acredito que poderia ter sido um pouco maior. Minas Gerais talvez seja em um único Estado uma representação da diversidade do Brasil.

    Goiás não sei se o apoio do Perilo foi suficiente, era esperado pelo menos 100 mil votos a mais.

    Rio de Janeiro a derrota foi crucial pelo apoio tardio do Romário e por Aécio não ter um palanque, pois os 2 candidatos apoiaram a Dilma.

    Nos demais lugares acredito que melhoras e pioras foram balanceadas.

    A transferência de votos de Marina para Aécio ficou abaixo do esperado em alguns estados, tais como RJ, MG, PE, GO entre outros,

  • Campos

    De fato, mais uma eleição definida pelo medo disseminado pelo PT, que ironicamente chegou ao poder dizendo ser “a esperança que venceu o medo”. Muitos brasileiros, não só os nordestinos, ficaram “estarrecidos” com as ameaças de perder benefícios e vantagens.

  • Sandra

    A frustração é enorme pois foi por muito pouco e a campanha do PT foi muito suja mas quem sabe não foi para bem?Dilma e seus eleitores vão rir por muito pouco, logo a realidade econômica irá alcançá-los…

  • Antonio Jose

    Peço desculpas a todos do fórum , pois eu Como Pernambucano e claro Nordestino me sinto envergonhando pela posição que Pernambuco tomou nesse 2º turno, pois nem o mais dos pessimistas esperava que Aécio Neves fosse derrotado em Pernambuco contra Dilma com 70% dos Votos para ela. Eu estou envergonhando de coração não sei mais o que escrever, pois estamos sabendo agora que em um separatismo brasileiro Lula seria o Imperador do nordeste, e com isso nos levariam a ruína.

    Nunca pensei que o povo pernambucano fosse se render alguns trocados do governo federal para não trabalhar, e em troca dar seu voto a *******. Tenho raiva, tristeza e ao mesmo tempo pena das pessoas que escolheram optar por ******* em vez de um estadista de renome a fim da redemocratização do Brasil. Não sei aonde conseguir forças para continuar lutando por um Brasil sem corrupção, penso as vezes em me desligar completamente de ler sobre política, mas é muito difícil.

    O Bolsa família é uma nova forma de escravidão do século 21, uma forma aonde políticos desonestos descobriram como agregar votos a seu favor, sem se preocupar com infraestrutura Social, educacional ou financeira do Brasil. Temos 25 milhões de analfabetos servos do bolivarianismo até quando?, pois considerar que a pessoa que desenha o nome está alfabetizada é o mesmo que dizer que :”Nada pode estar tão ruim, que não venha a piorar”.

    PEÇO A DEUS E AOS HOMENS DE BOA VONTADE, QUE SALVE O BRASIL QUANTO ANTES, POIS DEPOIS PESSOAS QUE EU CONHEÇO E QUE VOTARAM NA DILMA E NO LULA NÃO VENHAM CHORAR QUANDO ELES COMEÇAREM A CENSURAR TUDO.

    QUE DEUS TENHA PIEDADE DO POVO HONESTO DESSE BRASIL.

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS!!!

    Ps: Alberto Youssef, ainda estar vivo e protegido graças a Deus!!!

    Antonio J.N. de Souza33333333333333333333

  • Fernando

    Dilma Presidente, mas que merecida sua vitória.

  • Jorge

    Vejo o desânimo geral e a noção de que nós paulistanos e, de um modo geral, sulistas e aqueles de centro-oeste, teremos de continuar arcando com as contas do Brasil, dando dinheiro para esse bolivarianismo macaqueado. Até quando eu pergunto? Vamos nos revoltar. Não temos que aceitar a vontade imposta pela metade ignorante do país. Lamento a dureza de minhas palavras, mas estou cansado de levar ferro pela ignorância e o medo estúpido dos poucos esclarecidos. Querem o PT? Fiquem com ele só para vocês. Vamos, sim, amigos das regiões que são claramente contra o PT, trabalhar para separarmos de vez o Brasil. Não é aquilo que o PT deseja? Cizânia? Faremos então a maior de todas, transformando a região sul, sudeste e centro-oeste em uma nação independente. Chega de carregar o lado burro do Brasil nas costas, de pagar pelas besteiras que fazem. Eles que trabalhem para pagar as suas contas. Lutemos por nossa independência, chega de PT e chega das regiões que os apoiam sem pestanejar! Nós não merecemos tanta incompetência e ainda termos de levar a pecha de soberbos, de arrogantes e sermos odiados simplesmente porque trabalhamos para ganhar o nosso salário! BASTA!

  • Edu

    Setti, meu caro, o período de quatro anos é uma eternidade na política.Porém, a derrota do candidato em MG no primeiro turno e a própria no dois turnos coloca um enorme calcanhar de Aquiles sobre Aécio e infelizmente o inviabiliza como candidato a presidente em 2018.Servirá hoje melhor o país no Senado e fazendo uma oposição representativa e atuante também como presidente do PSDB.

  • Sandy

    Discurso da Dilma:”Algumas vezes na história, os resultados apertados produziram mudanças mais fortes e rápidas do que as vitórias amplas”
    O que ela quer dizer: instaurar a ditadura bolivariana rapidamente aqui!( Claro que o nome é democracia para implantar ditadura, diretos humanos para implantar o comunismo). Haverá, se não protestarmos e pressionarmos o legislativo para o mesmo -Controle de imprensa e do STF também faz parte do pacote).
    Programa tipo(Jurista explica no programa Jô Soares):
    http://www.youtube.com/watch?v=1tD3Y_TfjLw
    P.S.1: Lembram das manifestações da Copa das Confederações (antes dos black blocs esquerdistas pagos entrassem em ação): evitamos que o congresso aprovasse o cerceamento ao Ministério Público. Evitar que fosse aprovado aquela PEC 137 (37), não recordo o número.
    P.S.2.: Lembrem de quem estamos falando: uma guerrilheira que praticou muitos crimes, que mentiu e fez a campanha mais suja da história do Brasil…
    P.S.3.: O TSE está aparelhado e no STF falta pouco…
    P.S.4.: Senador Caiado creio que será uma boa oposição porque não é muito “diplomático” com os bolivarianos.

  • Gisa

    Concordo com as colocacoes do Daniel. Nao foi uma disputa honesta. que diga o festival de crimes eleitorais cometidos em plena luz do dia. Repetindo a conclusao do Daniel:

    Portanto, repito, numa democracia o resultado das urnas só pode ser respeitado quando conquistado nos termos do Estado de Direito, segundo as regras legais. Do contrário o que temos é o império da barbárie, não das leis.

  • Patricia

    Sou mineira do sul de minas e entende o recado que Sao Paulo quis passar ao PT ,mas como mineira nao aprovei
    a Dilma por sua gestao mas tambem nao aprovei Aecio em sua gestao no meu estado.O Brasil anda com tanta sede de mudanças positivas que quando vem um novo candidato aposta suas fichas nele, e boatos sobre gestao de canditados nao serve para nehuma conclusao ,somente quem vive a realidade de um politico no poder pode falar com
    mais propriedade sobre ele, como a sujeira da petrobras ficava escondida e esta aparecento progressivamente tem sujeiras do legado do PSDB em minas gerais que o brasil
    desconhece e que a midia mineira nao revela por dois motivos: censura, e nao haver nada concreto porque foi engavetado.Temos que refletir de forma positiva retirar o Pt do poder e necessario mas nao podemos trocar problema por problema.Nao adianta paulistas fazerem criticas aos mineiros por nao dar vitoria ao Aecio Neves os mineiros conhecem mais de Aecio que os paulistas.E torço para que estas eleiçoes nao divida o pais pois e tudo que e brasil nao prescisaria agora.

  • Sandy

    Será que aos olhos do mundo, agora seremos mais uma daquelas republiquetas empoeiradas (há alguns países melhores aqui ainda) socialistas da América Latina? Que não faz diferença… Na URSS o comunismo durou uns 70 anos até falir…A esquerda caviar de lá não tinha mais riqueza alheia para surrupiar. Não aguentaram mais dividir pobreza e falta de perspectivas…( já que o Estado comunista não produz riqueza, não há liberdade, e há muita repressão e censura…)

  • Sandy

    Fiquei triste, chateada com o resultado da eleição. Confesso que acreditei na possibilidade da vitória do Aécio, ainda mais fotografando e ajudando fotografar boletim de urnas hoje para enviar para o vocefiscal.org. Onde votei foi tanta gente de verde e amarelo votar. Aécio naquela seção tinha praticamente cinco vezes mais votos que a Dilma… Em minha cidade, Aécio venceu com praticamente 70% dos votos…

  • Beatriz C

    Presidente de direito ela não é. Só é nas urnas fraudadas! Agora vai dar partida à reforma política e NUNCA mais o PT sairá do poder e o Brasil será uma Cuba continental!

  • Dausther Lorencini

    Odeio esse povo brasileiro que votou nessa MISERÁVEL dessa Dilma Rousseff. Só resta agora a INVESTIGAÇÃO do ESCÂNDALO DA PETROBRÁS, e a CORRUPÇÃO ELEITORAL destas eleições que PRECISAM SER INVESTIGADAS, O QUANTO ANTES, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS! Ou o IMPEACHMENT para a Dilma Rousseff, ou ELA IRÁ MORRER DE QUALQUER MANEIRA!!!

  • jorge

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Alexsandro Gomes da Silva

    Um Brasileiro sobriamente atordoado com o dia 26/10/2014

    Nessas eleições não houve diferença entre, o Brasileiro Alcoolizado, e o Cidadão Inebriado.

    Eu acho que a obrigatoriedade das pessoas votarem embriagadas deveria ser aplicada, pois o bêbado vira, poeta, compositor, músico, piloto profissional, psicólogo, filósofo, sociólogo, antropólogo, economista, lutador de MMA e cientista político.
    sempre tem razão, é sincero e nada além de cerveja quente o incomoda mas umas pedrinhas de gelo serve pra isso.
    Tem apenas três pontos negativos!!!
    A música sertaneja é a sua cripitonita, causando dor de corno, e depressão fulminante, com o adicional do “Chorar Largado”…
    A miopia e a Labirintite

    Mas não interfere na hora do voto!
    Porém o estado próximo ao coma alcoólico também chamado de Cidadão Inebriado revelou o seu lado cômico(e unicamente ele, somente ele, acha que é engraçado) adjetivado como: inoportuno, racista, preconceituoso, ridículo, depressivo, egoísta, impertinente, desnecessário, irresponsável, inconsequente, constrangedor, além da imoral falta de coragem de votar no Progresso para não perder a ordem cronológica do pagamento dos seus benéficos, benefícios e programa social esses que foram indicados como o CRACK do nordeste !!!

    Espero que a geração do meu bisneto tenha mais orgulho e sorte que a minha geração, que mesmo sendo fruto de uma verdadeira geração que lutou por uma democracia onde o seu grito de protesto ecoou nas urnas com a conquista das diretas.
    Enquanto o nosso grito de insatisfação durante aquelas passeatas, não disse protesto, pois, um protesto é a reunião de inúmeros grupos de manifestantes coerentes e coesos, desaguando como vários afluentes e se unindo para formar um rio; democrático, forte, inabalável. Onde suas margens se perdem no horizonte do progresso e seguem seu curso para desaguarem em um mar composto basicamente de ordem, esperança e harmonia formando um Oceano que chamamos de Brasil.
    Ao contrario das passeatas de 2013 tiveram seus gritos abafados e/ou substituído por vergonhosos e patéticos relinchos estridentes de GOLLLL!!! Para um evento no mínimo cômico, vamos dizer assim.

    Mais uma vez nasce uma geração perdida para ignorância e o mais mesquinho tipo de desculpa, onde perdemos a oportunidade de mudar para algo novo, por medo de perder o conforto de um beneficio, que, mesmo sabendo que é mínimo nós o aceitamos como porcos famintos fazendo alvoroço por restos de dejetos produzido pela corrupção!!!!

    A você brasileiro, viva!!!!

    Parabéns pelo show da democracia brasileira!!!

    Daqui a seis meses vocês estarão indignados com as noticias de corrupção em Brasília, mas que todos nós sabemos que é camuflagem para a vergonha e arrependimento do seu voto, mas que nunca ira admitir!!!!!

  • Ricardo Ventura

    Dilma ganhou perdendo e Aécio perdeu ganhando. Triste ter que esperar mais 4 anos.

  • Vicente Junior

    Minha opinião sobre este Domingo Negro: http://democracia-liberal.blogspot.com.br/2014/10/black-sunday.html

  • yoshimitsu

    Esta não foi simplesmente a vitoria da Presidenta. É a vitoria dos menos privilegiados sobre o oligopólio dos meios de comunicação tradicionais. È a marca da ruìna do coronelismo midiàtico frente a vontade popular.

  • veiaco

    Não acaqto, não acato e disacato. Impeachment já.

  • Cidade

    Impitimam de Dilma só se passar por cima de 54 milhões de brasileiros. Dá pena ver os iludidos sonhando com este golpe. Aceitem a derrota que dói menos.

  • Cidade

    Herança “maldita” que os tucanos estão loucos pra herdar. Dá pra entender esta dicotomia?

  • Marcus Prado

    Caro Setti, bom dia.
    Escrevo logo cedo, por simplesmente não ter conseguido dormir tamanhas minhas indignação, vergonha e perplexidade. Tenho nojo de ser brasileiro, graças a Deus não tenho filhos e meus sobrinhos no que depender de mim irão continuar seus estudos em um país de verdade, desenvolvido e civilizado, antes que este aqui vire um Argentina ou Venezuela.

  • Segun

    Desconfio que quem reelegeu a “leviana” foi o Dias Toffoli.

  • Cil

    Como se petralha se preocupasse com sujeira, quando elles vivem della! A Governanta pode ter ganho,mas o Brasil perdeu… e perdeu de goleada… tipo 7×0. Pelo menos o Brasil, o do futebol, fez 1 gol de honra.

  • Segun

    Não publico comentários contendo acusações sem provas.

  • Ernesto Barros

    É preciso investigar, pelo amor de Deus! Está tudo muito “estranho”. Não é paranoia, nem teoria da conspiração.
    http://www.pdt.org.br/noticias/prof-diego-aranha-da-unb-confirma-urna-eletronica-e-insegura

  • Ernesto Barros

    Se isto é democracia, é uma democracia doente, muito doente. Quem dera eu tivesse grana pra fazer as malas e ir morar num país civilizado.

  • Adolfo SPFC

    Aguardo ansiosamente para ver ambos (Dilma pato manco e Lula pato rouco) saírem algemados dentro do carro da PF rumo a Papuda… É um absurdo essa corja de bandido continuar no poder… Vamos continuar mais 4 anos (se houver mais 4) de mentiras e enganação…

  • veiaco

    Vamos acolher democraticamente o resultado das urnas. Democraticcamente e constitucionalmente também queremos o impeachment Já, o Petrolão, exige as respostas que a PresidentA não quer dar.

  • Strider

    Indignidade não é mais algo importante nesse país, da mesma forma que honestidade. Não acredito na lisura do processo eleitoral. E mesmo que tenha sido mesmo esse o resultado, perdi minha identificação com esse país. Minha nacionalidade não me representa mais. Minha nação, agora, chama-se São Paulo.

  • rodrigues

    Caro Setti,
    Vou esperar o desfecho do petrolão.Em relação a roupa da senhora deveria sempre usar a cor vermelha, não apenas para a militância e sim para todos brasileiros . Em relação a unir o país, se não me engano foram eles que separaram diziam “nós contra eles” Para gonvernar querem nos unir?

  • Guilherme Coutinho

    O BRASIL ESCANCARADO

    Na mais importante e disputada eleição brasileira desde o início de sua REPÚBLICA, o povo brasileiro dividiu-se entre estados e regiões de maior PIB e de menor PIB, dando origem a duas forças políticas claramente distintas sendo uma de situação (menor PIB) e a outra de oposição (maior PIB), curiosamente a de menor PIB pelos estados do nordeste e norte e a de oposição pelos estados do sul e sudeste.
    O povo assim distribuído e de forma democrática votou nestas duas forças políticas (situação e oposição, que aglutinaram-se pelas mais diferentes legendas), como se fosse para estabelecer um profundo reajuste constitucional, a qual deverá se dar pelas regras já preestabelecidas desde 1988 com a edição da nossa carta magna, ou seja por uma constituinte a ser eleita, para uma ampla revisão constitucional.
    O povo (situação e oposição) decidiu também que o ESTADO e o GOVERNO desenvolva sua administração, prioritariamente para
    a. combater duramente a corrupção existente em todas as esferas de governo e em suas ramificações em empresas estatais, com a recuperação dos desvios de conduta e dos recursos públicos com a punição exemplar dos corruptos e dos corruptores;
    b. empreender todos os esforços para controlar a inflação;
    c. desenvolver atividades que irão otimizar a economia, pelo investimento, pela geração de renda e de emprego.
    d. sanear e ampliar as políticas sociais necessárias para minimizar os efeitos ainda não alterados pela otimização da economia;
    e. investimentos em educação, saúde de forma prioritária;
    f. reorganização( funcional e salarial) e melhor equipagem das forças de segurança públicas e forças armadas para o combate sistemático ao crime e para segurança das nossas fronteiras;
    g. A volta ao eixo de nossa política externa secular, objetivando a solução de conflitos pela via pacífica, a não ingerência nos assuntos internos de outros países, a colaboração internacional contra o tráfico (pessoas, drogas e armas), a igualdade de livre comércio, a defesa determinada da democracia e a repulsa a governos não democráticos.
    DILMA e AÉCIO a luta apenas começou para vocês, pois o povo os elegeram para serem representantes das forças de SITUAÇÃO e de OPOSIÇÃO. Lembrando a vocês que paira sobre a NAÇÃO BRASILEIRA um espírito nefasto de ruptura das nossas instituições e do estado democrático de direito, diria mesmo de GUERRA CIVIL, fruto de uma apologia beligerante pregada nas campanhas eleitorais, que foram levadas a efeitos e capitaneadas pelo PT e pelo PSDB.
    Vamos aguardar, que a DILMA e o AÉCIO iniciem sem demora e com a maior urgência, as medidas que forem necessárias e atirar o povo desta ansiedade e estado de beligerância.

  • Solismar

    Nesta eleição ficou evidente que vontade dos brasileiros é a mesma do Lula: a separação do Brasil em dois.

  • Scarlett

    Indignidade é pouco.

  • José Roberto

    Ricardo,
    Mais uma vez o Brasil se divide em dois: a parte produtiva e mais desenvolvida vai ser governada pelo atraso, fruto da vontade da parte primitiva e sem futuro. Triste.
    O Aécio saiu mais forte do que entrou. Será o nome mais forte da oposição desde a redemocratização. Vamos assistir o ocaso do PT.O (des)governo Dilma vai desintegrar-se na lama. Nosso futuro está garantido: em 2018, Aécio vai receber a missão de reconstruir o Brasil.Nesses 4anos, o PT completará sua obra e entregará o Brasil aos cacos.

  • DemoSimCraciaJamais

    Democracia, isso existe aqui neste país?
    Deixem de hipocrisia, é a embalagem de Democracia mas o conteúdo de Ditadura Socialista.
    Basta verificar o comportamento de autoridades constituídas, que deveriam ser isentas, e favorecem amplamente o pleito petista.

  • Guilherme Outeiro

    Agora eles falam de “união”? Uma ova! Vai continuar rachado! Agora é GUERRA! (calma, não estou falando de violência!)

  • Guilherme Outeiro

    Setti, agora cabe a oposição ser aquilo que nunca foi nesses 12 anos de escuridão, OPOSIÇÃO!

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    O Brasil poderia ter escolhido uma crise econômica (inevitável em 2015) com segurança institucional. Preferiu o pacote completo: crise econômica com crise institucional. Há exatos 4 anos, não sei se você se recorda, logo após a vitória de dona Dilmavana na eleição de 2010 eu escrevi um comentário no qual dizia que, entre outras coisas, havia um risco dela sequer completar o mandato, pois entraríamos em um período de baixo crescimento e inflação alta, bastando um grande escândalo, previsível pelo jeito PT de ser e de viver, para que Dilmavana perdesse o apoio político e ficasse pendurada com a broxa na mão. Pois bem, fui chamado de golpista, cretino, idiota, canalha, fascista, enfim todos os “argumentos” que os petralhas têm disponíveis no seu universo mental para expor o seu contraditório. O resultado está aí. Se Paulinho e Betinho tivessem aberto o biquinho há nove meses atrás estaríamos aqui discutindo o que Aécio ou Marina deveriam fazer para tirar o país do “imbróglio”, com dona Dilmavana em casa e Luizinacio refugiado na ilha do Fidel. Como o tempo das denúncias foi outro, a se confirmarem as denuncias de Betinho, o doleiro, vamos arrastar uma crise institucional que vai paralisar o país até que isso se resolva ou com o impedimento de Dilmavana ou com sua transformação em um “pato manco”, como dizem os americanos, lembrando que o PT tem apenas 14% do Congresso Nacional e ao seu redor “aliados” que não vêem a hora de lhe cravar um punhal na costas. Acho bom começar a ver o que Michel Temer pensa de economia, política externa, reforma política…
    Abs

  • Lun_ático

    Prezado Ricardo Setti:
    Concordo plenamente com o conteúdo de seu lúcido e judicioso pronunciamento.
    Tão logo reeleita, a presidente Dilma, sem ser perguntada, declarou-se aberta ao diálogo e asseverou que combaterá a corrupção.
    Nesse sentido, se não tiver língua de duas pontas e honrar a palavra publicamente empenhada, deverá exigir de seus aliados, tanto no âmbito executivo como no parlamentar, que envidem esforços no sentido de oitiva daqueles (convidados ou convocados) que a oposição indicar (sobretudo em Comissões Parlamentares de Inquérito pertinentes) para elucidação do rumoroso escândalo vinculado à Petrobrás, hoje objeto de confissões premiadas por parte de Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, sem quaisquer subterfúgios, blindagens ou demais obstáculos que conduzam o pleito a um melancólico e indevido arquivamento.

  • Paulo

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Carlos Vieira

    Caro Setti, suas palavras eh um retrato fiel do que ocorreu, acrescendo ainda a questão das pesquisas de manipulação de dados que foi vergonhoso. Tenho certeza que Aécio saiu fortalecido e irá acompanhar a apuração das denúncias de corrupção para que todos paguem.

  • Telma Moraes

    Pobre povo brasileiro.É triste lembrar que a presidente reeleita anunciará em breve os novos ocupantes do Supremo Tribunal Federal e aí que Deus tenha pena de nós.Não devemos esquecer que muito provavelmente darão um jeito de calar o juiz Moro e seus auxiliares. Resultado: as denúncias desaparecerão como fumaça e o doleiro Youssef e Paulinho, a exemplo de Valério, penarão na cadeia. Estamos caminhando a passos largos rumo ao bolivarianismo. Esperamos que a oposição não seja mero espectador mas que cumpra seu papel de oposição firme e defenda o estado de direito.Por mais que tento ser positiva, a realidade me traz de volta a realidade: Somos um “pobre” povo brasileiro que nos contentamos com um Bolsa Família e um cargo, por indicação, nas repartições públicas do país.Estou muito triste! Deus virou as costas para o nosso povo.

  • Payxão

    Urnas fechadas, resultado exposto.
    Aécio a briga só começou, vamos à justiça por calúnia e difamação, não pode ficar barato!
    Eu me pergunto, talvez por ser uma simples eleitora, como governará com uma vitória construída sobre mentira.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Só mais uma coisa: parece incrível, mas não ouço analistas políticos dizerem o óbvio: as camadas mais baixas da população, um contingente enorme de pessoas (e de eleitores) normalmente vota com o governo. Por quê? Porque é o ente que consegue suprir as suas necessidade básicas. Me lembro das eleições nas décadas de 70 e 80. O regime militar nadava de braçada no nordeste do país, a ponto de editar o “pacote de abril”, em 1977, para garantir a maioria dos votos no parlamento alterando o quociente eleitoral e favorecendo os estados mais pobres da federação, nos quais a ARENA mandava e desmandava. Hoje, tirando o Rio de Janeiro (bem, os fluminenses acham o Marcelo Freixo “o cara”, elegeram o Romário Senador da República e chegaram a pensar em Garotinho ou Crivella governador – não dá para entender muito bem o que se passa na cabeça daquele povo) a divisão do país é muito clara, com o país que paga impostos repudiando o PT e o país que vive de “bolsas” votando nos “cumpanhêro”, da mesma forma que ocorria com a Arena. O nome para isso? Clientelismo, prática tão condenada pelo PT e pelas esquerdas em outros tempos e, ironicamente, a única estratégia, ao lado da destruição de reputações tão bem orquestrada por João Santana, o Joseph Goebbels do Planalto, disponível para o outrora combativo e ideológico Partido dos Trabalhadores.
    Abs

  • Fausto Ceneviva Jr.

    Foi uma vitória altamente contestável, tantas foram as mentiras utilizadas pelo lulopetismo durante a campanha eleitoral. O Setti tem razão.

  • Junin

    Setti muito cuidado porque o grupo Abril vai sofrer um ataque sem precedencia por parte do governo. Veremos absurdos contra a revista Veja. Abraços.

  • Cláudio Luís

    Com a reeleição de Dilma, teremos novos e renovados lances da contabilidade criativa ( maquiagem dos índices econômicos e sociais), dinheiro não contabilizado (roubado das estatais ), recessão, inflação descontrolada e corrupção proporcionado pelo Brasil Maravilha lulo-petista.

  • mairalur

    Você estava lá, Setti, quando a Joice recebeu aquele tuíter com o comprovante de que a urna sob responsabilidade daquele mesário que o enviou já mostrou na abertura 400 votos para a candidata oficial. Quantos casos mais terão acontecido? E do PSDB não se ouvirá nenhuma palavra? Fosse ao contrário…

  • Luiz

    Eu nunca vi uma campanha tão suja, tão vil.
    Lula comparar o Aécio a um NAZISTA é de uma canalhice sem fim.
    Dilma acusar Marina de desvio de caráter, também não fica atras.
    Qualquer cidadão de bem sabe que essas acusações não tem qualquer fundamento.
    É nojento.

  • Roberto Sterling

    Concordo com o Rui Barbosa(1:57)…

  • Anderson

    Só vota no Aécio quem não o conhece…
    Por isso ele não ganha em Minas Gerais, onde ele sempre se gaba de ter feito o melhor Governo de todos… por duas vezes ele foi derrotado aqui… e tentou eleger um Candidato a governador que nem aqui mora… assim como ele tbm não mora… Aqui a tucanada estava de dar medo nas ruas. Bando de vândalos!

  • Lenieverson

    Rui Barbosa


    27/10/2014 às 1:57

    Estão levando mas não ganharam, esta eleição foi uma fraude!!!

    Pois é, é um caso a se pensar, Rui Barbosa.

  • Sonia Regina

    Bom dia Setti
    Essa senhora ganhou uma eleição, mas, não me representa. Não votei nela e ao votar no outro candidato estou longe de ser uma fanática. Sou do tempo que os pais ensinavam a não discutir: Religião, Política e Futebol.
    Alguém que num debate ataca diretamente a situação de falta de chuva de um estado dizendo” meu banho, minha vida” não poderá jamais ser uma boa presidente de todos os brasileiros.
    Não me falta água para tomar banho e se não houvesse relembraria os tempos de criança tomando um bom banho de canequinha.
    Outra expressão que não gostei foi “fronteira” de estados. Não temos fronteiras, temos divisas.
    Essa senhora tem construído em seus anos de governante, o mesmo rame-rame de seu antecessor: “Divisão” de brasileiros.
    Vamos seguir em frente, afinal, temos uma oposição mais robusta e eleitores bem atentos.
    Um abraço

  • Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

    Não, Dilma não é a presidente de direito, porque obteve uma vitória mais do que ilegítima, ilegal, tendo em vista não ter cumprido as regras do jogo, sob as vistas grossas do “arbitro”, o TSE.

  • Roque Nunes

    Setti…vale lembrar as sábias palavra do Presidente Figueiredo…”Posso até reconhecer esse sindicato como partido político, mas quando eles chegarem ao poder, vai custra muito sangue….sangue de brasileiros para o país poder se livrar deles”. Profético e cada dia mais verdadeiro.

  • carla

    Com a grande amizade com os 6 ministros ,que so se tornaram ministros porque a Dilma os empregou,foi cobrado,ninguem tem duvida pois de honesto a presidenta nao tem nada.Perdeu de feio na realidade,no papel a vitoria foi orquestrada, em 1 hora daria tempo para fazer as adptacoes dos boletins e urnas para da o parecer Dilma,presidente.
    Com certeza se a verdade fosse respeitada as ruas do Brasil estariam lotadas com todos os brasileiros e brasileiras festejando.

  • Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 27 de outubro de 2.014

    Prezado Setti,

    No final deu a lógica. Venceu a soberana búlgara (by Vitor Vieira, jornalista gaúcho, rádioVox). Venceu a ignorância, a truculência, o terrorismo, o ódio a meritocracia, a bandidagem, a corrupção, enfim, venceu o brasileiro médio. Pois a soberana búlgara, assim como seu criador, o bebum de Rosemary, são a síntese disso. Somos um povo miserável, que merece o que está por vir. 2.015 será um ano dificílimo, e com essa mulher no timão, navegaremos inexoravelmente rumo ao iceberg. Quanto as pessoas que aguardam a cassação do mandato da búlgara, esqueçam! Em 2.006, com apoio explícito de FHC, pouparam o bebum de Rosemary. Com a búlgara, não será diferente.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Grande texto.Mas me permitirei fazer algumas colocações.Quando se perde uma eleição,é preciso parar para se perguntar os porquês do fracasso, sob pena de se continuar perdendo as próximas.
    Se o motivo da nossa derrota foi apenas a campanha sórdida feita pelo PT, estamos tramados, pois se Jesus Cristo se candidatar à presidente amanhã, o cumpanhêro João Santana , novamente, só precisará repetir que se eleito , ele vai acabar com o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o BB , a Caixa,a Petrobrás além de jurar de pés juntos que o playboy bate na Maria Madalena, vive bêbado, debate com o bafômetro e tem o cheiro do Maradona.
    Sejamos francos.Marina também foi desconstruída- e muito! – não só pelo PT, mas por Aécio .Tudo bem. Ali era Aécio ou ela.O tom usado pelo canditado,porém, foi na medida certa.As pontes entre os dois não foram demolidas.Ela o apoiou no 2o turno, coisa que muitos duvidaram ser possível.Mas por aqui, nas caixas de comentários,pegamos pesado demais nas críticas.”Marina saiu do PT mas o PT não saiu de Marina” O que assustou a todos com relação à Marina Silva – mesmo diante das evidentes fragilidades dos seus programa,partido e campanha – foi a biografia dela. O fato de que ela parece com o brasileiro médio. Com a babá do bebê,por exemplo,enquanto a presidentA lembra a vovó mandona do rebento e o Aécio fala que nem o pediatra. A Marina era a uma Lula de saias ,só que graduada em História.Perigo! Me pergunto quantos da torcida de Marina votaram em BRANCO depois de ler o que pensava da santinha do pau oco dos igarapés mentitosa, a nossa torcida.Foram apenas 30 milhões de abstenções.Porque?
    A tal da “desconstrução”, é um recurso de marketing largamente utilizado pelo vasto mundo afora.Não só nas praias tupiniquins se tenta desacreditar candidatos.Na primeira eleição do Obama chegaram a dizer que “O Cara” não era americano.Quem acreditou? É aí que a porca torce o rabo.Por aqui se acredita .Porque ?
    O nosso problema é que a campanha da PresidentA sempre teve rumo: dividir o Brasil entre ricos e pobres.Elite e excluídos.Nordestinos e paulistas.Sabia ….e-x-a-t-a-m-e-n-t-e …com quem precisava falar, sabia o que a sua marionete deveria dizer e testava cada frase com representantes das classes C1,C2,C3, E e D. Com o público alvo deles.O que a CanditadA dizia, portanto, ERA CRÍVEL.Não para nós ,é claro, mas para o eleitorado a ser fidelizado ou conquistado.Um eleitorado que, embora mal ,sabe ler. E que , portanto, se ressente ao ser chamado de “desinformado”.Infelizes as palavras de FHC lidas por aquela porção do povo brasileiro que também escutou assustada, o Armínio cogitar se, ao fim e ao cabo,sobraria dos bancos que subsidiam os programas sociais …”alguma coisa”. E aí a PostulantA explicava tudo tim-tim por tim-tim em português do Brasil:
    “No passado esse cara disse que vai mudar política dos bancos públicos. A prestação do Minha Casa Minha Vida, por regras de mercado, deveria ser cerca de R$ 900. Só é cerca de R$ 100 para quem ganha até dois salários mínimos porque o governo subsidia. Com o Armínio vai acabar esse subsídio”
    Danou-se.Pois os beneficiários do Bolsa “Esmola” e do Minha casa – 50 milhões de brasileiros! – que por aqui são por muitos considerados vagabundos, vendidos e bandidos entenderam a mensagem.Na veia.Quantas vezes ,por aqui ,temos confundido o “concurso de agentes” com a sua torcida? Acho contraproducente esta linha de discurso.Quem precisa do Bolsa família para sobreviver não votará na oposição ainda que Neymar, Ronaldinho e Romário lhes digam para fazer isso na telinha.Sabe de nada ,inocente!
    Precisamos ESCUTAR quem votou na CanditadA.Numa reportagem feita ontem pela televisão SIC portuguesa ,por exemplo,sobre as nossas eleições,a repórter entrevistava brasileiros que residem em Portugal ,após terem votado.Uma mulher de seus belos 35 anos ,quando questionada,declarou ter votado na Re-PresidentA.E explicou:
    “Saí do Brasil há 13 anos ,porque na ” minha aldeia”, eu não tinha opção,não tinha emprego para ninguém.Quando voltei, há 5 anos, levei um susto.Na minha cidadezinha as pessoas que antes andavam a pé ou de bicicleta estavam todas andando de motos.Votei nisto.Nesta mudança que já aconteceu.E não nas prometidas.”
    É este o eleitor a ser convencido.Esta brasileira não recebe ,em Lisboa , o Bolsa Família.Ela não se lembra do Plano Real.Mas não esquece o final do governo tucano.Pelo menos uma tentativa de resgate do legado de Fernando Henrique, Aécio Neves teve a coragem e a lealdade de fazer.Parabéns a ele.
    Sim, a campanha do PT foi abjeta.Nas redes era pura lama.A máquina estatal foi usada vergonhosamente,as pessoas foram amedrontadas pela militância remunerada ,houve estelionato eleitoral,sonegação de dados estatísticos,Luizinácio apequenou-se cuspindo ofensas e calúnias contra o adversário do Oiapoque ao Chuí.Fizeram SIM o diabo.O mundo está boquiaberto com as baixarias e os investidores assustados.Mas o PT venceu a quarta eleição presidencial consecutiva ,continuará predador e temos que estar prontos para os próximos golpes abaixo da linha da cintura em 2018.
    Por certo que Minas Gerias foi um problemão. Mas se alguém aqui entendeu porque Aécio escolheu Pimenta da Veiga para candidato a governador – peloamordedeus! – me explique.Também não nos esqueçamos que, em 2010, a conversa entre os tucanos e os petistas mineiros era amena,ou já nos esqueçemos do famoso palanque Dilmásia? Não é de hoje que o PT plantou seus tentáculos nas Gerais.Aécio se descuidou do seu quintal e – só para rimar – casa de ferreiro ,espeto de pau.
    Também fiquei sem entender por quais motivos , nem uma única vez, a propaganda de Aécio mostrou as imagens dos protestos de 2013.Aquele mar de cartolinas gritando por mais saúde,educação,transporte e segurança em troca dos extorsivos impostos que pagamos.Tão pouco escutei o candidato explicando que pelo ralo da corrupção escoam hospitais,médicos não escravos,exames,escolas,professores bem remunerados e reciclados,creches,viaturas policiais,anéis viários,metrôs,portos,estradas,esgoto e por aí vai.A impressão que ficou foi a que roubar
    roubam todos.Mas que esta sucção estatal do PT é uma sacanagem do bem.Lula e Dilma, se culpados, tiraram dos ricos para dar aos pobres.Robin Hoods pataxós! Roubam mas fazem , como se dizia do seu aliado Maluf, antigamente.
    Ao perder esta eleição, eu sinceramente espero que tenhamos construído uma OPOSIÇÃO com 51 milhões de votos de patrimônio político, a ser defendido dia, noite e madrugada.
    No dia 21 de fevereiro de 2013, Aécio subiu na tribuna do Senado e pela primeira vez na história desztepaiz fez um discurso oposicionista chamado – Os 13 erros do PT. O blog postou o fato.
    *
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/aecio-aponta-13-fracassos-do-governo-petista-da-para-discordar/
    *
    Eu o comentei então:
    //

    moacir- 21/02/2013 às 22:32
    Para começo de conversa,eu nem acreditei quando ouvi falar neste discurso.Só uma coisa a criticar no Aécio:ele ter sofrido de fastio e falta de apetite por tão longo tempo.E só uma observação para futuros discursos:
    Ele tem que falar de gente,do povo,do trabalhador,do professor,do médico,das empregadas domesticas,dos cuidadores,do preço do arroz ,do feijão ,da carne e do tomate,das coisas que são de todo mundo como o futebol e o trânsito democraticamente infernal para todas as classes exceto as usam helicóptero.O discurso tem que ser adequado ao interlocudor.Não acho que Aécio deve falar para seu eleitorado cativo.Não precisa nos converter.Precisa estabelecer contato com novas plateias.O voto oposicionista,embora robusto,não é grande o bastante para elegê-lo.
    //
    Pois é.Aécio terá 4 anos,um país rachado ao meio,uma economia em frangalhos, crescimento inexistente,um escândalo de corrupção de proporções gigantescas, a falta de preparo, de cintura e de carisma presidencial,mas presisará conquistar votos pró -Aécio.Convencer os ainda não convertidos.Não desperdiçar qualquer oportunidade de combate.Com os votos CONTRA tudo isso que está aí ,não ganhará a próxima eleição.Um voto tucano não vale por dois,segundo o Gaspari.Será preciso combinar com os alemães.
    Abraço

  • Marcos

    CARO SETTI :
    Como tantos brasileiros consequentes estou decepcionado e triste com o resultado. Não posso, entretanto, deixar de cumprimentá-lo pela luta e, como Aécio, reconhecer que você também travou o bom combate. Sem ter procuração de ninguém, falo em meu nome acreditando também ser do sentimento de tantos brasileiros: Muito obrigado!
    Abs. Marcos.

  • Alex Wie

    PArabens a JOseph Goebbels, o novo predente do BRasil.
    Parabens a todos!!!

  • Evandro


    Caro Setti,
    abaixo o pessoal já expôs o principal.

    Quero parabenizar as perfeitas colocações feitas
    ontem por você na TV Veja, juntamente com o os
    demais que compuseram a bancada.

    A situação é das mais sérias.
    Vivemos uma democracia só na teoria,
    pois temos um poder executivo que age na base
    de que os fins que eles desejam, vale quaisquer
    meios.
    Para isso eles tem um legislativo que é um
    balcão de negócio, e um judiciário com suas
    cortes mais altas já decidindo pela amizade
    ou projeto de poder.

    o cenário irá piorar muito nos próximos meses,
    principalmente se o Congresso resolver blindar
    o executivo de um Impeachment, mesmo com
    provas cabais.

    Se o Exército brasileiro ainda não foi cooptado,
    ele será nossa ultima esperança.
    Se foi.., um abraço… já era…
    aqui vira uma outra venezuela.

  • NILTON BR

    O momento é oportuno para cada cidadão brasileiro refletir sobre o valor dos impostos que recolhe aos cofres do Tesouro Nacional. O contribuinte deve avaliar a competência da gestão dessa fortuna, arrecadada por uma das maiores cargas tributárias do planeta, para entender os critérios que orientam sua utilização. De cada R$100 reais que um brasileiro envia ao Governo Federal sob a forma de impostos, quantos são devolvidos ao Estado onde ele vive na forma de serviços públicos decentes para atender às suas demandas nas áreas de Saúde, Segurança, Educação e Transportes ?

  • Renato Rasiko

    Enquanto a apuração se processava, vi o documentário “Missão Bolívia”, do cineasta Dado Galvão. Deixando de lado considerações sobre o filme, o que me impressionou foi a total ausência de indignação do senador Álvaro Dias ao falar sobre a absurda e inaceitável situação do senador boliviano Roger Molina enquanto asilado na Embaixada brasileira em La Paz. Comentava, se dirigindo à câmera, visivelmente desprovido de qualquer sentimento e emoção coerente com seu discurso de apoio ao senador boliviano e de crítica aos dois governos por estarem ferindo leis internacionais do direito de asilo e, acima de tudo, o direito que um indivíduo tem de ter sua integridade física e mental respeitadas e preservadas.
    Indo direto ao ponto que interessa aqui, foi, na minha opinião, esse o motivo da derrota do Aécio: falta energia à oposição, falta agressividade (não confundir com violência) para contrabalançar à do oponente (que é violenta), falta se impor com fatos à luz das provas incontestáveis e que exigem uma resposta.
    Um dos maiores ensinamentos que aprendi durante minha carreira como psicoterapeuta foi que a vida – a existência, o universo, como queiram – não (co)responde, em momento algum, aos nossos quereres baseados em arrazoados lógicos e explanações racionais, mas apenas e tão somente à vibração (nível e teor de energia) que emitimos. Não basta a compreensão intelectual, que é apenas parte da totalidade que somos. Se essa compreensão não for acompanhada pela emoção correspondente, a realidade que ela vai produzir não vai, de maneira nenhuma, corresponder a essa compreensão. A vibração do senador Álvaro Dias ao comentar a situação em que seu colega boliviano se encontrava e as questões legais e pessoais que a envolviam, beirava à indiferença. Enquanto eu observava minhas próprias reações emocionais de revolta e incredulidade com o descaso ao ser humano, Álvaro Dias tinha óbvios pruridos de ser assertivo e dar nomes aos bois (e às vacas) doesse a quem doesse, apesar de sua posição de autoridade.
    Ora, essa é a oposição ideal para os que estão no poder e explica porque o PT está lá há tanto tempo descaracterizando qualquer sinal de democracia no que diz respeito à alternância de poder e, pior, se sente inteiramente à vontade para promover seus desmandos sem o menor receio das consequências. Apoiado por uma massa ignorante – aquela que não sabe – e burra – aquela que não quer saber –, sobre a qual tem absoluto controle através de uma manipulação primária (não precisa mais do que isso), indecente e aviltante da dignidade humana, consegue convencer até mesmo a suposta intelligenzia, que perde qualquer sinal de clareza e capacidade de percepção além das aparências ao se identificar com ideologias e partidos (o oposto de inteiro) em vez de investigar a fundo o que de fato acontece nas entranhas desse poder, se deixando iludir pelas migalhas que são atiradas aos pobres, restos dos monumentais assaltos aos cofres públicos, onde os maiores prejudicados são… os pobres.
    Ou seja, o PT se impõe, a ferro e a fogo, fazendo o diabo e o que for preciso pra se manter no poder, e encontra uma oposição incapaz de fazer valer – e mostrar – sua força e indignação diante de um quadro absolutamente catastrófico em que se encontra o país, em todos os níveis e sob todos os pontos de vista.
    Dou um exemplo: no debate da Globo, dia da capa de Veja, quando Aécio colocou a questão na mesa e Dilma se esquivou, ele não podia ter permitido, JAMAIS, que isso acontecesse. Deveria ter exigido que ela respondesse em nome do respeito à população e não mansa e passivamente aceitar que as regras do debate fossem cumpridas. Era a bala de prata que caiu na água, o az de ouro que foi rasgado, a cartada definitiva que foi desperdiçada.
    Por isso mesmo, é importante ressaltar, muitos dos que votaram no Aécio, o fizeram não por ele ou não só por ele, mas, principalmente, por não suportarem mais o PT. E há uma grande diferença entre uma coisa e outra. Trata-se muito mais de uma falta de opção do que uma escolha consciente e dirigida entre diversas possibilidades.
    Mas de uma coisa eu tenho certeza (tanto quanto é possível ter certeza de seja lá o que for): Aécio se livrou de um pepino gigantesco. Pepino que Dilma e o PT plantaram e que vão ter que descascar. O que vão fazer com o pepino? Deixo pra imaginação ou gosto de cada um.

  • Carlos Vieira

    O recado de um Brasil que pensa foi dado, espero que a presidente eleita pense menos em Cuba, Bolívia e Venezuela e mais no Brasil dos brasileiros.

  • Maria Augusta

    ————————————————-
    AS URNAS ELETRÔNICAS BRASILEIRAS NÃO SÃO SEGURAS!
    ————————————————-
    O eleitor digita na urna o número do seu candidato e CONFIA que o software instalado naquela máquina realmente computará o voto em favor do seu candidato, e não de outro. MAS O ELEITOR NÃO TEM NENHUMA GARANTIA DE QUE É ISSO MESMO O QUE OCORRE. Por isso, URNAS COMO AS BRASILEIRAS NÃO SÃO UTILIZADAS EM NENHUM LUGAR DO MUNDO!
    ————————————————-
    Sobre esse gravíssimo problema, vejam entrevista do Professor Diego Aranha, do Departamento de Ciência da Computação da Unicamp, no programa The Noite, do Danilo Gentili:
    http://www.youtube.com/watch?v=xATaNCsre9Q

  • Almir

    Eu creio que foi bom a Dilma ter ganho !
    O PT armou essa “bomba relógio” que com certeza irá explodir já em 2015 e logo o povo que votou neles vai se tornar o pior de seus Pesadelos !
    Esse País vai quebrar !

  • MARCELO BUMBEL

    Presidente de direito uma pivica. A Constituição Federal do Brasil proíbe que partidos estejam vinculados a entidades estrangeiras, como o Foro de São Paulo, pelo alto risco de possuírem interesses alheios aos nacionais. Além das FARC, o organismo também possui em sua composição diversas outras facções do crime organizado pelo subcontinente, como ELN, FSLN, URNG, FMLN, PRD, URNG, MLN-T, MIR, entre outras.

    A Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, que regulamenta os arts. 17 e 14, § 3º, inciso V, da Constituição e dispõe sobre os partidos políticos é clara. “A ação do partido tem caráter nacional e é exercida de acordo com seu estatuto e programa, sem subordinação a entidades ou governos estrangeiros”, estabelece o Art. 5º.
    O Art. 28 da mesma lei prevê a extinção do partido neste caso. “O Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado: I – ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira; II – estar subordinado a entidade ou governo estrangeiros.” Portanto essas eleições foram ilegais e a Sra Rousseff nem deveria ter tido o direito de concorrer.

  • Jair

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.

  • Pau de arara

    Que estranho né?
    Ontem a Globo passa as 14h o filme “Até q a sorte nos separe”.
    Interessante a mensagem “subliminar” inserida no filme.
    O número da sorte é 13 com estouro de champagne.
    Interessante né Globo?
    Até parece q vocês já sabiam o resultado final das eleições com urnas eletrônicas.

  • Roque Lins Magalhães

    Foi uma campanha tão suja que me deixará más lembranças como cidadão brasileiro. Por parte de Dilma e Lula. A meu ver, quando foi duro, Aécio apenas se defendeu.

  • ari alves

    Como militante da causa gay saí frustrada das eleições por não ver nenhum dos candidatos no segundo turno falar nos nossos direitos.
    Re-vol-tan-te!

  • Bruno Sampaio

    Muito estranho isso de só falarem na eleição para presidente após as 20 hs. Aí tem. Vide as últimas eleições da Venezuela.

  • Edson

    Vamos ver se o Aécio se posiciona daqui para a frente como deve ser, ficando nos calcanhares da Dilma, não deixando as denúncias das bandidagens das quais é acusada de participação arrefecerem. Se ficar fazendo corpo mole,esses bandidos vão ficar para sempre no poder.

  • Ismael

    A vocês que são nordestinos eu gostaria de deixar um recado: São paulo não é nem nunca foi dono do Nordeste mas o Nordeste é dono de um pedaço importante de São paulo. Vocês, nordestinos, ajudaram a formar nossa cultura e erguer nossas indústrias, assim como os milhões de imigrantes europeus no passado. Por mais que a incompreensão de alguns suje essa união, o paulista é unido ao nordeste pelos laços de sangue, pois são muitas as famílias que tem no mínimo um descendente de nordestinos, e pelos laços da gratidão. São poucos que, como Lula, cospem no prato que comeram e promovem o ódio. O Brasil precisa de união para defender a Democracia dos ataques sórdidos que virão desse governo adepto das ditaduras. Precisamos da força de todos para impedir a volta da censura e da perseguição política que o PT irá com certeza promover.

  • Paulo

    A Dilma disse que vai enfrentar a corrupção. Ela poderia começar solicitando ao PT que devolvesse o dinheiro levado da Petrobras.

  • Oposição mais viva que nunca!

    A surra eleitoral que o PT levou dos paulistas é uma advertência séria ao petismo e sua maneira desqualificada de participar de uma eleição.

  • Hellena

    O que me consola é ver a Dilma administrando a própria herança maldita!!!

  • Francisco Campos

    Algumas considerações, se me permite, senhor Setti.
    Rondônia e Acre, dois estados desconsiderados pelo povo do Sul, fizeram a sua parte, votando em sua maioria no Aécio.
    Aliás, aqui em Rondônia, o PT não se cria mais. Conseguiu eleger apenas dois deputados estaduais nessas eleições.
    Essas eleições serviram para mostrar a verdadeira face do PT. Espero que a oposição tenha aprendido a lição: os petistas não pensam como democratas – são autoritários e sem escrúpulos. Boa parte dos eleitores de Dilma votaram nela, por se sentirem ameaçados. O PSDB, se quiser permanecer de pé, tem de denunciar isso.
    Vamos ver o que Dilma fará com sua própria herança.
    Dias aziagos se aproximam.

  • Renato Tranchesi

    Para mim, um mandato imoral não é legítimo.

  • Ruy Santana

    Passou-se do ponto de atuação normal da OPOSIÇÃO. Estamos já com um pé na bolivarização… Prevaleceu a mentira, a truculência, a baixaria, a roubalheira institucionalizada, a degradação de quem recebe o bolsa família… o uso despudorado dos pobres para um projeto e pratica vil de poder… A presidente incitou o APHARTEID. SÃO DIAS DE LUTO! O nazismo já tinha esta cara quando estava em estágio avançado.

  • Meyer

    Vamos continuar com a campanha.MUDA BRASIL.

  • rose susy

    Dilma tem 66 anos e é ambiciosa , quer o poder pelo poder, não quer redemocratizar o Brasil. Até o final do seu mandato terá acabado com a Petrobrás em troca de apoio político, que pena Dilma que você ignora a verdade e quando estiver no inferno e isto com certeza você irá em breve, estará no umbral grosso pedindo perdão pelos seus pecados. Existe Justiça Divina e Lei do Karma, você vai pagar o que fêz ao povo brasileiro.

  • Lapidador

    Vamos ver agora como fica, a bomba relógio da economia e a Petrobrás, a coisa vai ficar muito feia para o PT.

  • lin

    Depois de 16 anos não poderá mais falar em FHC.Tudo se resumirá ao período do ébrio e da sargentona.
    Aécio voltará em 2018 nos braços do povo, incluindo os 15% de ‘SILVÈRIOS” de Minas Gerais.
    De qq forma, o apagão está chegando. No emprego, na economia, na água, na energia, sem contar o apagão ético e moral que vem desde 2002.
    Nota: o governo proibiu o desligamento das térmicas até as eleições. Muitas delas estão sem manutenção há mais de ano e vão começar a explodir, literalmente. Operei este tipo de usina por mais de 10 anos e sei bem os excessos nos limites operacionais a que estão submetidas. Overload no horário de pico e funcionamento contínuo sem rodizio. É a receita da bomba.

  • lin

    Aqui no Paraná varremos os PeTralhas do mapa.

  • J.B.CRUZ

    O MEDO que o P.T. impôs aos ignorantes e ingênuos do bolsa família e minha casa e minha vida; venceu a ESPERANÇA dos que escolheram AÉCIO para fazer uma limpeza MORAL,ÉTICA,ÉTICA e POLÍTICA NO BRASIL….
    Perdemos todos, perdeu o BRASIL !!..

  • razumikhin

    Tem que recontar.. tem como recontar? Quem tem a chave do CPD controla a impressora.

  • Sonia Regina

    Sr.Bruno Sampaio (11,17h), também tiraram nosso direito de torcer. Sei que a torcida não muda as urnas mas, faz parte do ser humano. Não lembro de eleições anteriores nesses moldes.

  • Geodematos

    Setti
    Muitos participantes deste excelente blog estão imputando a derrota do país decente exclusivamente aos miseráveis do Nordeste. Sou nordestino (baiano) e realmente sinto-me envergonhado pelo comportamento covarde e ignorante do meu povo, que se deixou enganar com a maior facilidade pelos ataques terroristas (aliás terrorismo é a especialidade da presidenta, desde os tempos da ditadura!) promovidos pelo PT. Na qualidade de Nordestino, peço desculpas ao Brsil que pensa.
    No entanto, não devemos nos esquecer que elles ganharam também no Rio de Janeiro, a “Cidade Maravilhosa”, 3º maior colégio eleitoral do país, que reelegeu o tal Pezão(!), aliado de primeira hora do PT. Em MINAS GERAIS, 2º maior colégio eleitoral e TERRA DO AÉCIO, o vexame foi pior ainda: além de eleger um petista ficha suja para governador, também deram a vitória para a Gerentona, quer dizer, os mineiros, assim como fizeram com Tiradentes. foram os verdadeiros traidores dessa lamentável comédia de erros em que se transformou esta eleição.
    Diferentemente de alguns colegas deste blog, perdi complemantes a esperança de vermos um Brasil minimamente decente. Não podemos nos esquecer que elles já dominam o Legislativo, com dinheiro sujo e cargos à mais valia. Agora vão dominar de vez o Judiciário com a indicação de mais 5 Ministros da “qualidade” do Toffoli, Lewandosky, Barroso e Teori, ou seja, depois que conseguirem calar o que eles chamam de “imprensa golpista”. vai estar tudo dominado. Dessa forma, caminhamos celeremente para desembocar numa ditadura bolivariana, semelhante à da Venezuela, Bolivia e Cuba.
    Espero estar equivocado. De qualquer modo, lutarei como puder para que isso não aconteça, mas confesso que, diferentemente do Aécio, sinto que estarei lutando um mal combate.

  • Basílio Filgueiras

    Tenho receio das crises que teremos nesses quatro anos, o país pode ficar ingovernável.

  • caio portella

    Enojado,triste,pois VENCEU A BAIXARIA,confirmando que 1/3 DO braziu é composto de sem vergonhas.Me dá vergonha de ser brasileiro,de ver meu conterrâneo ser conivente com uma quadrilha de ladrões,bandidos ,já que optando por essa situação de manter no poder uma total incompetente,QUE USA DO PODER PARA ATERRORIZAR gente humilde,ignorante ameaçando tirar seus bolsas esmola!ENOJADO,e triste de presencia,como um povo que se orgulhava de sem País,tem coragem de entregar a uma quadrilha e quiça a um bando de comunistas bolivarianos sua própria liberdade e dignidade.
    ESTOU ENOJADO,pois a vagabundagem,a falência do país,a roubalheira deslavada,o desemprego,a falência da saúde e da educação,está sendo colocada como o pleno de uma quadrilha que afunda o país,dia após dia,a exatos 12 anos com prorrogação para mais 4 anos de total patifaria contra tudo que é decente e honesto.
    E o foro de S.Paulo está ali,esperando o momento exato de dar o bote com autorização presidencial.POBRE BRASIL que tem vergonha na cara,pobre Brasil que queria as mudanças.
    ESTAMOS DE LUTO !Vamos ver o que vai sobrar desse país daqui a mais 4 anos dessa quadrilha no poder.Nojo,esse é o sentimento

  • J.B.CRUZ

    Esta CIZÂNIA,DIVISÃO( NÓS X ELES, RICOS X POBRES, BRANCOS X NEGROS) em que O BRASIL se tornou nestes últimos 15 dias,debitar na conta do SR. ex-luiz, que no seu egoísmo,partiu o PAÍS ao meio..Vai demorar um pouquinho para curar as ‘feridas’do embate ideológico entre as famílias,vizinhos e adversários, provocadas pelo ********** demiurgo..
    No sangue brasileiro corre o D.N.A. de todas as Nações..Todas as famílias tem “seus ricos e seus pobres”, GOSTO NÃO DISCUTE..Pode não concordar com as ESCOLHAS dos outros; mas o RESPEITO é necessário…

  • elione

    Lula disse que eles fariam qual quer coisa para ganharem esta eleiçao, será que fizeram?
    Minas pisou na bola. A partir de hoje, Aecio nao pode mais ser do jeito que ele era, agora ele tem o dever de pegar no pé de Dilma e exigir as mudanças que ela prometeu, se é que prometeu mesmo.

  • Anderson

    Seu comentário foi deletado por ser absolutamente incompreensível.

  • royrogers

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.

  • Luiz Shiosawa

    Bela análise, parabéns.

  • royrogers

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.

  • João Horn

    Estas urnas não são auditáveis, qual o motivo? É assim, com Petista tomando conta das urnas e ninguém pedindo uma contra-prova dos resultados?
    .
    Que eleição é essa que ninguém pede auditoria nas urnas – QUE PODEM SER FACILMENTE FRAUDADAS? Cadê a oposição? Ninguém questiona a vulnerabilidade do sistema eletrônico?
    .
    Por que Toffoli não permitiu o tráfego de informações entre o TRE MG e os outros durante alguns minutos? Por que alguns iluminados ficaram de posse do resultado e só liberaram algumas horas depois? Fuso horário do AC? Me poupem.
    .
    Não estamos lidando com amadores.

  • Sandy

    Creio que ainda estou abalada por ontem, ao ver este vídeo simplesmente e literalmente chorei de tristeza.
    https://www.youtube.com/watch?v=C6c6uVNKHzs
    Lembrei também do vídeo do Ives Gandra no Programa do Jô.
    Tudo sobre o processo de Ditadura Comunista bolivariana que estamos em Curso. Plebiscito e reforma constitucional é uma arma. A oposição tem que começar a mostrar isto agora, sem medo das intimidações e virulência do PT.
    Quanto a alguém falando que o PT se preparou 4 anos em Minas Gerais, creio nisso, eles fazem estratégia a longo prazo. Não lembram a história do mais médicos? Um deputado federal petista pediu o não criação de vagas e cursos de medicina dez anos antes de entrar com o mais médicos, que havia um ano que os Cubanos estavam preparando em Cuba para vir ao Brasil. Quem disse que nas manifestações os brasileiros pediam isto? PT distorce e apropria de tudo conforme sua vontade e enganando o povo! Agora vemos a forma coordenada que uma ditadura nasce e opera com aparelhamento do Estado, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo (todos poderes satélites do Executivo, não harmônicos entre si- ditadura) regulação da imprensa e mídias sociais…
    P.S: até pessoas instruídas estão caindo no golpe dos Plebiscitos…vamos nos informar do processo da Venezuela…

  • Dilmécio

    Oposição partidária nesse país, cadê? Só vendo para crer. País dividido depois das eleições? Nunca foi unido. Daqui algumas semanas a maioria esquecerá dessa eleição.

  • Diego de Lareina

    O Brasil é o Canadá com presidente eleito por bolivianos.

  • Nádia

    Como sempre vivi do meu suor, alíás muito suor e diferentemente da tal presidenta , não a considero e nem como os outros petistas como meus representantes , passam despercebidos e nem quero ouvi-los.

  • Sandy

    A Dilma e o PT não querem uniã, muito menos democracia… (vejam o nível da campanha abjeta, asquerosa, desprezível, ignóbil, imunda,nauseabunda do PT, nessa campanha presidencial), querem é implantar o Comunismo Bolivariano ( já estão em processo de transformar o legislativo, judiciário em meros satéliles da ditadura petista no Executivo).
    Não nos deixemos enganar…censura(regulamentação), mais aparelhamento dos poderes, plebiscitos como meio de implantar o comunismo, chamando isso de reforma política…
    Qual o político de oposição que vai expor isto para a população? AÉCIO vai colocar a cabeça no chão, como um avestruz?

  • Luiz C.

    Nos Campos da Moralidade, os resultados foram invertidos; quem de fato perdeu, na verdade ganhou. Quem precisou fazer uma campanha sórdida, rasteira, mesmo ganhando, foi na verdade uma grande derrotada…

  • Cidadão Quem

    Acrescento à lista de Franciso Campos o Estado de Roraima, onde Aécio venceu ou, melhor dizendo, Dilma perdeu.
    .
    Matematicamente, acho que a derrota se desenhou em Minas, Rio de Janeiro e nas abstenções – superiores a 30 milhões de eleitores -, fora, por certo, a sórdida campanha feita pelo lulopetismo.
    .
    Mas não há de ser nada. O peixe morre pela boca, e a tsunami de escândalos de corrupção está logo ali, depois da esquina, lançando pesadas nuvens de tempestade sobre o governo.
    .
    Agora, vai ter início a temporada da cooptação: aumentos salariais “seletivos”; mais aparalhamento do Judiciário; afagos no maior partido do país; relativização dos conceitos de certo e errado.
    .
    Precisamos ter especial atenção com as iniciativas governamentais que implicam vultosas transferências de recursos, principalmente a particulares. Iniciativas assim normalmente encerram esquemas espúrios e corruptos, onde, virtualmente, se compram mentes e corações pelos bolsos.
    .
    Esperemos que a oposição comece, desde já, a construir sua próxima candidatura. É necessário que seja uma candidatura forjada na firme crítica ao governo, do debate, sem tréguas, das ideias governamentais e na denúncia dos incontáveis escândalos de corrupção. O povo precisa entender que está sendo enganado.

  • Luca

    Boicote aos “artistas” apoiadores/cúmplices do PT. Já chega o que recebem de patrocínio estatal.

  • Antonio ricardo

    o que importa é a vitoria ,o resto é choro.

  • Júlia

    Desculpe Setti!
    Não foi POR DIREITO pois foi “ROUBADO” com todas as MENTIRAS e o TERROR usados!
    Mancha por CAMPANHA INDIGNA?…Eles estão puco se lixando…ELA TEM UMA HISTÓRIA INDIGNA! Isso pra ela é ELOGIO!

  • João Alves

    Tudo indica que vai ser preciso muito aparelhamento para escapar de um impeachment, daí o porquê cercar-se de juristas e por aí vai… Uma coisa é certa: a vergonha de um impeachment é muito maior que a alegria da vitória, seja lá como conseguida foi, se fraudulentamente ou não, isso a depender das 3 horas de silêncio do TSE quanto aos resultados das eleições acrescidas ainda de imagens distribuídas na internet que realmente causam espanto se não forjadas. Uma coisa é certa: cavalo não desce escada ! De qualquer forma, agora só nos resta aceitarmos o sábio conselho de Pompeu de que “navegar é preciso, morrer não é preciso” quando, segundo o historiador Plutarco, o general proferiu a lendária frase referindo-se ao fato de Roma ter de escolher entre o dilema de realizar viagens de abastecimentos sofrendo ataques de piratas ou fugir dos riscos das viagens mantendo-se confortavelmente na Sicília.

  • José Carlos

    A governanta talvez vá perceber que tudo tem limites: não se engana a todos todo o tempo. A realidade acaba se impondo e, infelizmente para Dona Dillma, a bomba que ella mesma criou vai explodir em suas mãos. Enquanto isso, nós continuamos pagando essa conta e essa conta não é pequena.

  • Fernandez

    E bota indigna nisso.
    Teve, até, propagandas que eu considerei ilegais como as que aterrorizavam os beneficiários do Bolsa Família dizendo que o PSDB chamava o benefício de esmola, etc.
    Foi um terrorismo que só podia partir de um partido sem escrúpulos e sem medo do julgamento da sociedade decente.

  • Evandro

    :
    Setti,
    abaixo o pessoal já abordou os pontos principais.

    Talvez foi até melhor a sargentona ter vencido, pois
    ela mesma agora tem em suas mãos a bomba-relógio
    do caos financeiro que está prá explodir, sem
    prejuízo algum do Impeachment que está prá vir
    por aí, se o que Youssef disser chegar a comprovar
    as contas do PT no exterior.

    Só isso bastará para Dilma e Temer , não terem
    direito algum de continuar, mesmo que não seja
    comprovado o conhecimento pessoal de ambos
    no dinheiro proveniente do exterior.

    Vejamos.., A lei partidária diz que um partido
    não pode ter caixa 2 em eleição, e muito menos
    receber dinheiro do exterior ou lá ter conta
    bancária.
    Isso já é razão do partido perder o registro.
    O partido perdendo o registro, seu candidato
    participou de uma campanha por um partido que
    perdeu o direito de existir , portanto não
    pode haver posse , ou se ela já tiver sido
    feita, será NULA DE DIREITO…,

    TEMER também estará inelegível, pois seu partido
    estava na coligação. Toda a campanha para a o cargo
    de presidente, como do vice-presidente, em tese
    podem ser de dinheiro do exterior, e aí ambos
    terão seus votos anulados.

    Também a insatisfação do hemisfério SUL do brasil
    continua nas redes sociais.
    -Os eleitores das áreas em azul do mapa, não
    estão se conformando com a postura dos cidadãos
    do norte e nordeste.

    Queira-se ou não.., Lula conseguiu com seus
    discursos do ódio, jogar sul contra norte, norte
    contra sul.

    Se essa cicatriz não cicatrizar em curto espaço,
    pode tomar proporções até de movimentos de
    separatismo.
    -O Brasil tem uma coréia do norte!
    queiram ou não.

    Urnas eletrônicas..,
    sim…., ficou muito estranho as 3 horas de
    silêncio, e aí já vem a contagem praticamente
    encerraada…
    -Ninguém decente tá engolindo essa…
    meu caro Setti, usando daquele bordão antigo
    do Borys Casoy…,
    esse país precisa sim ser passado a limpo…
    começando por essas urnas eletrÔNICAs.

  • Mariazinha

    Que Deus dê em dobro para Dilma tudo que ela falou ou desejou para o Aécio. Tudo que vai, volta, principalmente a maldade, o rancor e o ressentimento.
    Aécio foi um guerreiro, um verdadeiro cruzado. Sinto orgulho de ter votado nele.

  • Souza

    Campanha suja. Intenções políticas mais ainda. O PT quer institucionalizar a corrupção dentro da Advocacia-Geral da União tornando lei a ocupação de cargos por não concursados (PL 205/2012). O PT quer fomentar a corrupção. Enquanto isso, a PEC 82, que dá independência aos advogados públicos, tramita sem sucesso no Congresso desde 2007. Chega de hipocrisia! E depois dizem que a oposição é terrorista!!!!!!!!!

  • Paulo

    Dilma não venceu essa eleição. Dilma é um avatar. Quem venceu a eleição foram: GRAMSCI, GOEBBELS, STALIN, FIDEL, FARC’s, CHÁVEZ e o EI Estado Islâmico; … nessa ordem!

  • Evandro


    Caro Roque Nunes, post abaixo:]

    Magistral sua citação.

    Figueiredo falava rasgado. Não era politico,
    não era bandido. Falava de coração.
    era um patriota.
    Assim, como os outros presidentes militares,
    morreram em dificuldades financeiras.
    Ao contrário de filhos de presidentes, que até
    outro dia estavam limpando xiqueiros e hoje
    são trilhonários.

    reproduzo seu post abaixo.
    parabéns!!!
    x
    Roque Nunes – 27/10/2014 às 10:05
    Setti…vale lembrar as sábias palavra do Presidente Figueiredo…”Posso até reconhecer esse sindicato como partido político, mas quando eles chegarem ao poder, vai custra muito sangue….sangue de brasileiros para o país poder se livrar deles”. Profético e cada dia mais verdadeiro.

  • Miriam Goldfuss

    Aécio soube ser grande, é um grande líder e futuro presidente. Dilma que se arranje, agora, administrando sua própria herança maldita.

  • Eustáquio Praxedes

    Aécio 2018!

  • royrogers

    Oi Setti,

    Intervenção militar constitucional, não é em Hipótese alguma romper com a ordem constitucional. Ela é prevista na própria Constituição Federal, justamente como um mecanismo para preservá-la.

    Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

    O problema de 1964 é que os militares não devolveram o poder aos civis. Ai sim, a partir desse momento foi golpe.

    Acho que cedo ou tarde, você vai terminar concordando com isso…

    Abraço

    Um abraço pra você também, meu caro. Conheço muito bem o texto constitucional, e meu ponto é que as FFAA não podem, em hipótese alguma, tomar iniciativas para qualquer tipo de intervenção por conta própria. Elas precisam ser convocadas por um dos Poderes independentes do Estado, o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário.
    Enfim, não estamos em desacordo quanto a este princípio.

  • eunice andrade

    se Deus quiser estarei esperando Aécio daqui 4 anos para me representar de acordo , como ele é, com os valores que eu aprendi dos meus pais e professores ou quem sabe lutar pelo impeachment da gde chefa do submundo e das calúnias que se revelou.

  • Audrey

    Como é de direito dos brasileiros verem averiguadas as graves denúncias contra ela na questão da Petrobras. Se confirmadas – e por serem anteriores à sua vitória nas urnas – cabe a mais severa punição a um presidente da República.

  • Fabão

    Campanha indigna não só pelos ataques e baixarias. O petê subverteu a ordem e afrontou a Justiça Eleitoral promovendo toda sorte de crimes eleitorais, desde a compra de votos, com a doação da dentadura para aquela senhora aparecer bem no programa da dilma, até a utilização descarada de bens públicos e funcionários de estatais para distribuição de material de campanha.
    E a Justiça Eleitoral não fez nada. Tenho vergonha de ser brasileiro.

  • Otávio Silva Lima

    Acho possível fraudar as urnas, olha isto
    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/158170/Advogada-denuncia-poss%C3%ADvel-fraude-nas-urnas-eletr%C3%B4nicas.htm

  • Maru

    PODE SER QUE AGORA POSSAMOS TER OPOSIÇÃO NO CONGRESSO.

  • Reynaldo-BH

    Existem derrotas que são maiores que as vitórias.
    Hoje, 27/10/2014, é dia de celebrar uma destas.
    Poucos – muito poucos – param para tentar entender o que seja DEMOCRACIA. Virou palavra vulgar, geralmente dita por ditadores ou por quem não tem respeito pelo conceito.
    Democracia envolve o respeito ao estado de direito. Quem se importa em definir o que seja a raiz da cidadania (outro termo que está em desuso) e a sua importância?
    Dilma Roussef está eleita. E eu, como democrata, me curvo a esta vontade popular. Pouco importa se os votos que obteve vieram de Minas, do Nordeste ou de onde for. Ela foi eleita por brasileiros.
    Tenho ódio pelo resultado ou por ela? Sinceramente, não. “Ódio é um copo de veneno que você toma e se espera que o outro morra.”.
    Tenho medo? De novo, não. Já tenho idade para saber sobreviver. Sobrevivi a tempos em que a inflação era de 1.000% e que meu salário acabava uma semana após recebê-lo. Já visitei meu pai preso em um navio e em uma cidade – a última do Brasil – na fronteira com o Paraguai. Já vivi o exílio e a dor de perder parentes que ainda hoje estão desaparecidos. Já apostei na mudança que sonhava com o partido que hoje é um ajuntamento de bandidos, que serão – quem viver verá – presos nos próximos anos.
    Qual o sentimento então?
    O da frustração. Como um Brasil goleado no Mineirão. Sempre acreditei que não foi o “time do Filipão” que foi goleada. Era previsível que a Seleção seria goleada. Se não fosse pela Alemanha, seria pela Holanda ou Argentina.
    Mas o ufanismo estéril vencia a cada jogo.
    Não me julgava – nem julgo – senhor ou dono das verdades.
    Mas, as “verdades” de Dilma eram só delas. Acreditou-se que só ela – como uma salvadora caudilhesca – seria capaz de manter o mínimo de conquistas sociais. Que eram benesses.
    O povo foi levado a crer que precisava de alguém que lhes desse o que era – sempre foi – direito de cada brasileiro. O mesmo povo que foi às ruas por R$ 0,20 no ano passado, voltou a adormecer e a acreditar mais em um partido que em si mesmo.
    Esqueceu o passado. Não se lembrou de que tiramos do poder um presidente eleito, a pontapés. Que derrubamos, nas ruas, uma ditadura. Que exigimos que o Ministério Público não fosse amordaçado. Que uma lei Maria da Penha existisse. Que homofobia fosse crime. Que os estados e municípios gastassem somente o que arrecadassem e que no último ano de governo (o que era normal) deixassem os mesmos endividados por quem os sucederia (a lei de Responsabilidade Fiscal, tão combatida – à época, pelo PT), que passamos um ano calculando quando valia uma URV (Unidade de Referência criada como estágio para a implantação definitiva do Real), que as greves não fossem criminalizadas, que as Forças Armadas fossem proibidas de se manifestarem politicamente (com a Constituição de 1988, que o PT assinou com RESSALVAS por escrito), que o primeiro Bolsa existente foi de Cristovão Buarque e pagava às famílias que mantinham filhos estudando, que o Vale Transporte fosse criado com a oposição dos donos e empresas de ônibus, que Bolsa Aimentação criasse a até hoje existente cesta básica, etc.
    Quando Lula ganhou a eleição (a primeira), a inflação disparou de 5,6% para 12,%. O receio era que o que o PT havia prometido (congelamento de preços, fim do real recém-implantado, calote na dívida INTERNA, idem na externa, etc – que constavam do programa oficial) viesse a ser implantado.
    FHC chamou os empresários e AFIRMOU que Lula JAMAIS faria nada daquilo. E pediu a Lula que ASSINASSE uma “CARTA AO POVO BRASILEIRO” onde se comprometia com as conquistas até então alcançadas.
    A inflação parou de subir pela FIANÇA dada por FHC. Que hoje é acusado de tê-la aumentado.
    Em uma época que se comprava um apartamento por mil alguma coisa (cruzeiro, cruzados, etc), NUNCA se sabia o valor da prestação ao fim do mês! E era comum DEVOLVER o bem comprado, pois após pagar uns 2.000 qualquer coisa, ainda – pela inflação – se devia outros 10.000!
    Assim, não tenho ÓDIO nem MEDO.
    Eu já vivi.
    O que me DÓI – e sim, dói muito – foi e continuará a ser, a escolha pela ignorância. A falta de rebeldia. A preguiça em ler. O desprezo pela própria capacidade de avaliação.
    Dos jovens! Seria uma OFENSA a todos eles acreditar que uma leitura pudesse influenciar quem tem TODA uma vida pela frente. Que são sim – os jovens são NA essência mais puros e honestos! – o que se acostumou a dar o nome de futuro.
    NADA do que se lia era levado em consideração, nunca como verdade, mas ao menos como instigação a se buscar a verdade.
    A defesa do indefensável era (e é) pavorosa.
    Se há um Pronatec, Prouni e Bolsa Família, são CONQUISTAS que DEVERIAM SER LEI. Não são. SÃO DIREITOS que cabem NUNCA como dádiva, mas como reparação. As cotas raciais são somente uma PEQUENA parte da injustiça histórica de um país que foi um dos últimos a abolir a escravatura. A lei Maria da Penha, a respostas a um país em que matar mulheres (em nome abjeto da dita “honra”) foi por muito tempo, um crime impune. NADA NOS FOI DADO! TUDO CONQUISTADO!
    Não é a “minha Bolsa” como Dilma afirmava! Nem pouco me importa se TODOS estes programas já existiam criados pelos TUCANOS.
    O que eu EXIJO? Que no Pronatec, os cursos deixem de ser de “Lapidação de Pedras” em pleno Piauí ou “Criação de Caprinos” no Rio de Janeiro! Que seja REGIONALIZADO para que os formandos sejam aproveitados. Que não sejam somente números em cursos de formação(?) de 160 horas! Que o PROUNI tenha a GARANTIA IMEDIATA de ao menos um estágio após a formatura! Que sejam financiados por EMPRESAS, que aproveitem a força humana formada! Que o Bolsa-Família PARE de crescer, pois é sintoma (o crescimento) que a miséria CONTINUA AUMENTANDO: que se dê uma porta de saída! Mesmo com empregos temporários no estado! Que a lei Maria da Penha seja considerada INAFIANÇÁVEL! Que os cotistas não tenham nomes e condições divulgados, para que não sejam “universitários” de segunda classe! Que seja definido em LEI que pagar MENOS a uma mulher nos mesmos cargos exercidos por homens, impliquem em MULTAS TRABALHISTAS. Que os presídios sejam MINIMAMENTE humanizados, com SOMENTE higiene e garantia de não domínio por facções. Que haja um a tempo maior de INTERNAÇÂO DOM VISTAS À RECUPERAÇÃO de menores infratores, entre 16 e 18 anos, e que após isto, seja deletada as anotações em fichas criminais.
    Estes meus sonhos serão DADOS por salvadores de plantão? Aprendi com a vida que NÃO! A classe dominante – das quais fazem parte a imensa maioria dos petistas que recebem sem trabalhar – conseguem pagar empresas de vigilância que pululam por aí e estão isentos da aplicabilidade das leis.
    E – o mais importante, mostrado e demonstrado por TODOS e defendidos por MUITOS – que haja PUNIÇÃO a este nível DESENFRADO de corrupção como NUNCA vi e vivi em minha vida.
    Não se trata somente do mensalão. São sentenças compradas. São juízes afastados de suas varas por suspeição. São promotores que – em nome de suas (deles) preferências ideológicas, abandonam o CPP e assumem o poder que a Constituição houve por bem lhes outorgar. É a PETROBRAS, onde NUNCA consegui apresentar um projeto, exceto se fosse apresentado por algum apadrinhado. Desisti. O DNIT, que contratado para cobrir estradas com 4 cm de asfalto, o faz com 1 cm! E matam vidas aos montes! São ambulâncias sem macas. Postos sem médicos. Escolas inauguradas hoje e sem professores amanhã. São bilhões na PETROBRAS! Que as obras anunciadas sejam mais que plcas de propaganda! São mulheres que pagam para vizinhas tomar conta dos filhos, para poderem trabalhar, por falta de creches. São usuários de Bolsa Família que são filhos de vereadores de cidades pequenas. São “sorteados” para as casas do Bolsa Família, que por coincidência são funcionários de prefeituras. São políticos ligados ao PCC. São assassinatos não esclarecidos – como Celso Daniel – que obrigou a família a morar por 6 anos fora do Brasil. São ignorantes funcionais que são gerentes de cargos com salário mínimo de R$ 20.000,00 reais.
    Não tenho ódio, medo ou gosto amargo de derrota.
    O gosto que sinto hoje é de desesperança. De haver proposto o mínimo: conheçam a história! ANALISEM!
    E não acreditem que foram ELES que nos deram temos de bom. E sim, temos!
    FOMOS NÓS que conseguimos.
    Não somos um povo pedinte. NENHUMA de nossas vitórias foi dada. Se assim fosse, ainda viveríamos como em Cuba (50 anos de ditadura) sob as botas dos gorilas ou sob o descaramento de Collor, que hoje ainda manda e esmanda, mas muito menos.
    Só tentei que a GERAÇÃO de minha filha valorizasse mais a si mesma.
    Falhei!
    Mas, não desisto. 2015 será o início (e este resto de 2014 já mostrará o monstro) um ano tão difícil como foram os anos da era Collor.
    Enquanto não se entender que o país que não conhece a própria história está fadado a repetir os erros do passado, seremos TODOS eternos pedintes de benesses oficiais! E não donos de DIREITOS que temos como cidadãos!
    Não tenho ódio ou tristeza. Neste país de “nós x eles”, sinto-me fortalecido.
    Continuamos na luta! E agora com uma oposição que faz jus ao seu papel histórico.
    https://www.youtube.com/watch?v=gvbFgEcHTX4

  • Junior

    A Folha abre espaço para jornalistas de todas as linhas de pensamento. Tenho notado que os esquerdistas caviar são maioria.Ontem apareceu um no qual nem lembro mais o nome falando da direita raivosa e hoje um outro dando manchete em seu artigo dilma 7 x mentira 1. Tenho vontade de mandar essa gente para um lugar que eles merecem,mas este eh um espaço de pessoas educadas que não merecem e provavelmente será cortado pelo Setti.
    Mas, que dá vontade dá .Como pode mentes tão idiotas inverterem a verdade desta maneira. Estou sentindo com tivesse perdido um ente querido.Na verdade perdi, O BRASIL.

  • Ronaldo Braga

    DILMA VOTOS MIRRADOS: VOTAÇÃO DE APENAS 38 POR CENTO DOS ELEITORES
    Tudo no mesmo: a mesma seita, o mesmo roubo, a mesma ladainha e a mesma vontade de golpear o país rumo a uma ditadura.
    O que mudou foi a votação da oposição, a Dilma representa menos de 38 por cento da população, portanto não tem legitimidade para impor transformações constitucionais, tem legitimidade para governar, até o julgamento da denuncia do Youssef, poi foi eleita, mas a sua mirrada votação indica que a maioria silenciosa do país disse não ao petismo, e tenha certeza, muito dessa gente já migrou para o voto direto contra o PT, veja que nesta eleição quase que os malditos perdem, a cada jornada o PT vai perdendo o respeito, o povo vai perdendo o medo e percebe que o valente é apenas um covarde que grita e esperneia.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com
    R.B.Santana

  • Mauro Pereira

    Caro Ricardo Setti, boa tarde, se é que exista algo de bom nessa tarde sombriamente ensolarada. Caro amigo, confesso que estou bem próximo de jogar a toalha. Está difícil encontrar inspiração suficiente para extravasar através da palavra escrita o meu sentimento de luto.
    No entanto, eu sei que esse sentimento de impotência passará e enquanto eu tiver forças, e você permitir, é óbvio, eu estarei aqui nessa resplandecente trincheira democrática para combater essa horda de corruptos que se apoderou do Brasil. Continuo convicto, ainda, que não há mal que sempre dure.
    Receba meu fraternal abraço e tenha uma excelente semana.

    E os finlandeses foram às urnas!

    Mauro Pereira

    O resultado da eleição presidencial encerrada domingo último (dia 26), não se destacou apenas pela campanha eleitoral que o precedeu e que deixará como lembrança a sombria constatação de que ficará marcada nos anais de nossa história política como uma das mais sórdidas e rasteiras que a sociedade brasileira já testemunhou. Deixou transparecer, também, um insólito fenômeno quase imperceptível mostrando que embora vivamos sob a égide da mesma bandeira e da mesma Constituição, dois povos distintos conviveram simultaneamente durante um pequeno lapso temporal realidades antagônicas nos grotões desse imenso território verde e amarelo.
    De um lado, seduzidos pela notável capacidade de convencimento da candidata reeleita, 54 milhões de brasileiros e brasileiras acreditaram que eram finlandeses e que viviam na Finlândia, um dos países mais desenvolvidos do mundo e, por conta disso, reverenciado internacionalmente pelo elevado padrão de vida que oferece à sua população, além de se sobressair como uma das nações com os menores índices de corrupção do planeta. Entorpecidos pela sensação inusitada, os lapões tupiniquins foram às urnas e não desperdiçaram a oportunidade de extravasar a extensão do seu contentamento com o poder central, outorgando à sua presidente mais um mandato de quatro anos.
    E nem poderia ser diferente, afinal estavam convictos de que habitavam uma nação onde a miséria praticamente inexiste, o índice de criminalidade é ínfimo, a média do salário dos trabalhadores permanece consolidada bem próxima de três mil dólares mensais e a imensa maioria é valorizada com empregos decentes, tudo isso assentado em um crescimento econômico vigoroso e constante. Em reconhecimento a números e dados de tamanha envergadura, decidiram, então, que tinham a obrigação moral de retribuir com o voto aos benefícios advindos do bem elaborado plano habitacional que assegura a praticamente 100% da população o acesso à casa própria, ao privilégio de terem à disposição um primoroso programa de assistência médica e hospitalar e à constatação de que os aposentados são homenageados com a contrapartida do salário digno.
    Orgulham-se de seus governantes que durante todo o mandato conservaram intacto o imaculado manto da honestidade mantendo-o impermeável à prática nefanda da corrupção e que com habilidade reservada somente aos grandes estadistas conseguiram consolidar, sem precisar lançar mão da excrescência da cooptação ou de qualquer outra ilicitude, uma maioria sólida no Congresso Nacional suficientemente capaz de garantir a implementação de ousado e moderno projeto de governo concebido para atender as justas demandas do seu povo.
    Não fazem questão de disfarçar o ufanismo incontido que lhes eleva a auto estima ao revelarem ao mundo a inatacável retidão de caráter de seus representantes no Executivo Federal, cujo exemplo de ética se evidenciou ao coibirem com veemência o uso da máquina do Estado no desenrolar da campanha não permitindo que o eleitor fosse achacado com a ameaça da perda de benefícios sociais caso votasse no candidato adversário e ameaçando, inclusive, exonerar qualquer ministro que se atrevesse a tirar proveito de sua privilegiada condição para angariar vantagens eleitorais.
    A fulgência desse cenário resplandecente apascenta suas consciências, uma vez que seus idosos são venerados, seus jovens têm garantido o acesso a uma Educação de altíssimo padrão e suas crianças podem manifestar todo o saudável esplendor de sua morenitude nórdica, preservadas que são por uma intransponível malha protetora que as mantém incólumes à ação maléfica de fossas cépticas imundas, distantes de águas apodrecidas e salvas das barbáries da exploração sexual e do trabalho infantil.
    Do outro lado, restou aos 51 milhões de miscigenados brasileiros orgulhosos dessa mistura, além de manifestarem sua brasilidade, assistirem com indisfarçável ponta de inveja a justa festa da vitória que recepcionou a madrugada inebriante iluminando-a com a exuberância dos fogos de artifícios que riscaram os céus da avatárica República Federativa da Finlândia dos Trópicos.
    Felizmente, me mantive imune à sedução e, como prêmio, não fui convidado para essa comemoração!

    Tomo por óbvio que, a bordo do trem bala que a acomodou, essa multidão ainda viaja pelos trilhos da insolitude e curte inebriada as últimas paisagens dessa aventura pelo interior gelidamente ensolarado da Finlândia tropicana que se refugiou; entretanto, não me parece desonesto presumir que superada a festança, o êxtase se dissipará e a grande maioria dessa procissão composta por brasileiros que jamais tiveram o menor contato com o significado da palavra cidadania será remetida de volta à dura realidade que a cerca, obrigando-a a encarar novamente, e com a mesma submissão, a crueza do cotidiano que a mantém refém da chantagem oficial, vítima da pilantropia inescrupulosa do governante de plantão e escrava de sua triste ignorância. Talvez na próxima eleição apareça alguém hábil o suficiente para reunir outros 54 milhões de eleitores e fazê-los sentirem-se finlandeses outra vez, nem que seja por um curto espaço de tempo. Quem sabe?
    No Brasil real, lamentavelmente, entre brancos, nulos e abstenções feriram-se todos.

  • Meia Verdade

    Passado a ressaca, pela derrota, com a cabeça ainda dolorida porém lúcida, discordo em parte do termo “terrorismo”.
    Eu não me lembro, desde que sou eleitor, de um governante entregar uma obra iniciada por outro governo e dar os “louvores” ao antecessor, de outro partido.
    O PT dizer dos “riscos” quanto aos “bolsas da vida”, faz parte da candidatura, como fez parte o Aécio dizer dos “riscos” do descontrole da inflação e da estagnação “futura” com esse governo.

    O que fiquei chocado foi no debate Dilma com seus vai-e-vem, perguntar-lhe se achava certo alguém dirigir bêbado ou drogado…..o primeiro termo já havia comentado anteriormente que um postulante ao mais alto cargo politico deveria cuidar de sua imagem….mas drogas?..isso foi de uma baixaria como nunca vista.
    Não diria o Aécio sai mais forte devido as composições que o apoiaram, mas não tenho dúvida que a oposição ganhou muita, mas muita força nessas eleições. Esses 48 milhões de eleitores é o retrato da indignação ao governo Petista….isso é um alerta ao PT, que terá pela frente uma árdua tarefa no controle da inflação, controle de metas fiscais, emprego
    e ainda muitos esclarecimentos na Petrobras.
    Falar agora em impeachment, pelo que pode vir, seria criar um “embrião” em laboratório, cheiraria golpe, mas os ingredientes inflação, desemprego, somado as denúncias que virão…..esse “embrião” nascerá da vontade popular, o que a legitimaria ……o limite que a sustenta hoje é somente em 3 milhões de eleitores, a mais que a oposição, perder esse número para mais….o risco é muito grande.

  • joão

    Como o PT não aprende nada, a vitória por margem estreita não os tornará mais políticos e menos seita. Muito pelo contrário: reagirão ficando mais totalitários, desejando ainda mais amordaçar a imprensa, tentando atingir a venezuelização do país através de plebscitos. E, sim, vão poder concluir com grande alegria a Toffolização do STF.

  • Vladimir Torres

    Dilma foi mesquinha na vitória, Aécio foi grande na derrota — por fiapos de votos. É o grande líder da oposição. Estamos com ele!

  • melkizedeke

    Não digo quem deve tomar vergonha na cara, e também fazer outras coisas, porque a minha santa mãe me deu educação desde criancinha.

  • Patricia Kenney

    Queria dizer que ganhou a razão, o bom senso, mas… Acho que perdemos todos.
    Foi muito triste ver o PT se manter no poder com base no jogo sujo, intimidação, utilização da máquina pública, estímulo a baixaria e até coerção de muita gente simples. O abominável voto de cabresto exposto a olhos vistos e desferido por aquele que deveria ser o guardião da justiça social. É triste pensar que lutei por esse partido nos últimos 12 ANOS. Redigi muito texto e discuti com amigos tentando fazer ver que o Lula podia não ter estudo, mas tinha sabedoria, vontade de ajudar o seu povo mais sofrido e que era legítima a sua luta, ou que nunca tínhamos visto tantos programas sociais e a valorização do homem simples. Me sinto idiota, envergonhada com o PT que eu vi nessa eleição. Um partido que acha que vale tudo. Que ardilosamente se beneficia da cisão do país. Que estimula o ódio, o preconceito e o desprezo à classe média – maldita e idiota – da qual eu me incluo. A última coisa que ficou na minha cabeça foi ouvir a Senhora Presidenta dizer que vai punir os corruptos, doa a quem doer. Como pode?!!!
    Nessa eleição, queria mandar o PT para casa, para rever e resgatar seus ideais. Mas deve haver algo muito, MUITO grande, podre e sórdido, para ter valido tudo para vencer. Porque não foi pelo povo, não… Senão nunca teriam feito metade do que fizeram. Um bom governo deveria dar o exemplo…
    Nunca me senti tão mal como nessa última semana. Nunca quis tanto deixar o país para trás. Nunca me senti tão indiferente aos pobres, desejosa de, EM PRIMEIRO LUGAR, viver num país ético, decente. Aprendi com essa eleição que a verdadeira distribuição de riqueza só será possível num país íntegro, honesto, unido… pois a solidariedade só brota naturalmente em corações assim, decentes.
    E agora, no dia seguinte à eleição, ver o PT, ironicamente, acenando à nojenta classe média, falando em UNIR O PAÍS chega a ser uma apunhalada na alma. O que será que eles pretendem oferecer em troca? Desonerar as agências de viagem e empresas aéreas? Ampliar a cota de importação de bens de consumo? Oferecer descontos na compra do carro zero?
    Vou me dar o direito de sumir um tempo. Ir cuidar do jardim, cicatrizar minhas feridas. Ficar em silêncio. O Brasil que eu vi nesses dias me envergonha, me destrói, me entristece. Sem mais…

  • mairalur

    Será que, em reconhecimento à votação que São Paulo lhe deu, Aécio se unirá no Senado a Serra e Aloysio, para defender os interesses deste nosso estado ?

  • cristina

    O dia em que o borça esmola não der pra comprar mais,meia dose de pinga,eu vou rir muito,e esse dia não demora!

  • Carlos Neirón

    Dilma manchou sua biografia também, Setti. O Lula,então, nem se fala.

  • Paul

    Como já disse o Lulão, eles foram absolvidos pelas urnas de novo, podem continuar fazendo as lambanças que está tudo bem ….

  • AECIO 45

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam ou tolerem a quebra da legalidade constitucional.

  • Sonia

    Havia democracia no Brasil antes do PT. Agora, o vandalismo promovido pelas “forças progressistas” só é comparável ao que ocorria na ditadura militar. Lembrei-me do empastelamento do Pasquim e de outras publicações.
    Se tivesse de viver muito tempo além do que me é reservado, mudaria daqui. Eles não dizem, nem escrevem, como faziam os outros, mas há uma reedição do “AME-O OU DEIXE-O”.

  • Ana Costa

    Ricardo, você acha que petistas se indignam com alguma coisa?Usaram todos os métodos vis e infames para desconstruir a imagem de Aécio Neves.Para eles faz parte do jogo e nada mais.A consciência não lhes pesa desde que saiam vitoriosos.

  • Rod

    A sim Ricardo, e por acaso quem fez essa campanha está ligando para isso??
    Para o PT o que importa é a vitória e o poder!

  • carlos nascimento

    Ricardo,
    Se for possível gostaria de colher sua opinião a respeito do resultado do pleito em MG, acabou resultando no fiel da balança em prol do pt, será que o meu raciocínio – “o efeito do escorpião bumerangue, a semente plantada em 2010 com o afamado dilmásia, acabou desovando efeitos em 2014 ?” – faz sentido, ou eu estou enganado.

    abração.

    Aécio cometeu vários erros em Minas, o principal de todos superestimar seu potencial. A escolha de Pimenta da Veiga foi enormemente equivocada, e a campanha de Pimenta, conduzida de forma errada, descolada completamente da de Aécio até quase o final do primeiro turno.
    E Aécio colheu o que plantou ao querer,como governador, ter boas relações com o então presidento Lula e, em consequência, manter excelentes relações de cooperação com o então prefeito Fernando Pimentel. Hipócrita e traidor, Pimentel, depois de longo “namoro” com Aécio, deu entrevista à Folha dizendo que o governo do tucano em Minas foi “péssimo”.
    Aécio pretendeu colocar todos os setores de Minas no mesmo saco, e isso não é possível.
    Ele precisa reconstruir o PSDB e sua estratégia em seu próprio Estado, que, se tivesse votado de forma diferente, tê-lo-ia colocado no Palácio do Planalto.
    São Paulo, Paraná, Santa Catarina, os dois Mato Grossos, o Rio Grande, o Espírito Santo, o Distrito Federal, Goiás etc etc não falharam, como sempre ocorre.
    São Paulo, cujo eleitorado concedeu a Aécio a maior vitória de um político na história do Estado, com mais de QUINZE MILHÕES de votos, quase DOIS TERÇOS do total, foi o principal motor da espetacular votação do tucano, mais de 51 milhões de votos, praticamente a mesma votação que Lula teve ao derrotar Serra em 2002.
    É uma ironia do destino que quem o haja afundado tenha sido, justamente, sua terra.

  • JB Figueiredo

    O nazipetismo ganhou com o nivel atual de dependentes. Quando tiverem mais de 100 milhoes ficara provado que fazer eleicoes e meramente uma perda de tempo. O Brasil e uma ditadura cleptocratica e infelizmente muita gente acredita que basta ter eleicoes para ser uma democracia. Sadam, Kadafi e Assad faziam ou fazem eleicoes.

  • não confio

    Não confio nas urnas eletrônicas e nem no STF cheio de ex-advogados do PT.

  • marco

    RICARDO, graças a jornalistas do bem, do caráter, dignos, da informação correta, conseguimos ¨DIVIDIR¨o Brasil. Tiramos grande base do PT de Brasília. A Dilma e o PT sabem que agora eles não podem errar pois a METADE dos brasileiros estão ATENTOS. Obrigado

  • Ana Clécia Martins Rocha

    Estava triste, mas seu comentário me animou. Aécio 2018!

  • JB Figueiredo

    O Grande Irmao Lula ja disse que eleicoes absolvem. Dez dos 11 ministros do STF serao petistas. Deem adeus as ilusoes.

  • osvaldo cesar bataglia

    O PT já esta pensando nas eleições municipais, a oposição tem que começar a fazer pressão já.

  • Mário Renato

    O PT, a oposição e os ingênuos.
    O Pt tem em seu grupo os interessados, q dependem da “boquinha” (ou “bocona” para sobreviverem); neste grupo os altos diretores, como o “Paulinho”, da Petrobrás e tantos outros Vacaris por aí, até os militantes que seguram bandeirinhas e entoam cânticos de Viva Lula, nos comícios, por um sanduiche e refrigerante.
    Existem aqueles q abraçam o lema do social, mas não acreditam nisso, pois, na verdade, vivem distantes dos pobres e sofridos (esses, massa de manobra do PT); Neste grupo os intelectuais e ativistas, quer dizer alguns “intelectuais”.
    E os dirigentes, q se locupletam, se apoderam do estado e vivem pelo poder e benefício próprio, simplesmente isto.
    Na oposição alguns sonhadores, que se misturam com alguns ingênuos sofredores, como eu. Lembro que os ingênuos Tb, em número menos, fazem parte do PT (na verdade compõem um subgrupo, melhor nomeado de desinformados).
    A maioria é de ingênuos , q sonham com um amanhã melhor , q sonham com mudanças que, cá entre nós, não fira nunca enquanto o PT estiver no poder. Ou não é ser Quixote demais acreditar q haverá punições a frente ou queda da presidente e avanço no caso Petrogate???
    Aquilo q temíamos, e aí eu não era ingênuo, está acontecendo: o domínio do partido, dito dos trabalhadores, em todas as entranhas do poder. Como um câncer que sistematicamente vai minando a democracia e a liberdade.
    Como eles conseguiram isso? Simples: Criaram um mantra, repetido a toda hora, a todo instante, de que tudo contrário às suas intenções (intenções deles PT) era ruim e do o que eles pariam era a maravilha das maravilhas. Apoderam-se do q era dos outros e afirmam, enfaticamente que é deles. Isto parece pouco, não é mesmo? Só q essa ladainha, recitada em todos os momentos, nunca encontrou resistência. Já q nunca houve oposição, ou seja, os sonhadores e ingênuos, ficaram calados até q não será possível dizer mais nada. Isto, que não parece nada e a sua grande arma, q causaria inveja a qualquer Goebbels nacista, Isto porque o marqueteiro de Hitler encontrava resistência mesmo dentro da Alemanha. Aqui entre nós, cadê a resistência. Basta ver a página de todos os jornais e revistas brasileiros, TVs etc. (salvo as exceções como a Veja e, curiosamente, Isto É, durante a cobertura das eleições, q só confirmam a praxe.
    Existe saída? Sou pessimista. O PT tem a caneta na mão mais uma vez, quer dizer, ele continua com a caneta e o mesmo discurso (só o discurso de paz e união). Alguém conhece poder maior do que o do dinheiro. Outro dia vi o admirável Reinaldo Azevedo, da Veja, dizer q a liberdade é mais impornte que o pão, com o que concordo. Mas muitos ( e bota muitos nisso) preferem o caviar e os dom perries da vida e vendem até o futuro de seus filhos.
    Talvez a úncia saída, seria a criação de um mantra tão forte e verdadeiro, a ser dito toda hora: DIGNIDADE! Parece pouco? Vamos exercitá-lo, a todo momento, e ver no que dá. O certo é que não temos nada a perder

  • Leonardo X

    Receio que os dois brasis, o colonial e o europeu, estudados por Vianna Moog, nunca se colocaram numa situação tão antagônica como agora. Não porque o mapa eleitoral do país mostre as regiões norte e nordeste sob a hegemonia política do PT, enquanto ao sul, sudeste e centro oeste predominam os eleitores contrários ao PT. Uma divisão que Minas Gerais confirmou no contraste entre o norte e o vale do Jequitinhonha com as demais regiões do Estado.
    Porque essa dicotomia já é tradicional e jamais ameaçou a unidade nacional pela intolerância entre os nativos de uma e outra macrorregião. O que me inquieta é essa irresponsabilidade que Lula, líder máximo do PT, comete ao jogar demagogicamente, uma região contra a outra, fiel a sua estratégia de explorar diferenças históricas para transformá-las em divergências entre oprimidos e opressores, pobres e ricos, brancos e mestiços, a elite e o vulgo, enfim, os diversos estamentos da sociedade, colocando-se como defensor intransigente, invariavelmente, da porção que lhe rende mais votos, porque mais numerosa e menos crítica.
    E o pior é que essa marca, contra todas as evidências que apontam para a sua falsidade (como aquela de que o PT seria o “partido da ética”)cada vez mais o identifica como o grande benfeitor e justiceiro a promover a igualdade entre sexos, pigmentações da pele, coloração da íris e dos cabelos, classes sociais e econômicas, candidatando-se ao posto de maior estadista de nossa História e fundador do moderno Estado brasileiro.
    Mais falso, impossível. Mas não foi assim que alguns dos mais sanguinários líderes do século passado levaram seus povos ao precipício de uma revolução fratricida, uma guerra civil ou mesmo continental que dizimaram milhões de pessoas inocentes, sobretudo as mais pobres, discriminadas e indefesas?
    Pode parecer que o candidato derrotado nas urnas tenha se excedido em gentilezas, indo além do protocolar reconhecimento da vitória e desejando-lhe felicidade no futuro mandato presidencial.
    A muitos, certamente, ele se afigurou inapropriado para quem sofreu uma campanha difamatória muito além dos limites aceitáveis da contenda. Penso que não seja bem assim.
    Inapropriada foi a manifestação da candidata vencedora, que prometeu aprofundar o abismo que separa os dois brasis e colocar mais lenha na fogueira da falsa cizânia que seu partido acendeu.

  • olega

    viva a democracia Brasileira daqui 4 anos tem mais….

  • Camilo Castro

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Darci Moreira - Gyn

    Caríssimo Ricardo Setti.

    Sempre admirei sua serenidade, firmeza e honestidade intelectual. Quando posso te acompanho em TVeja, como fiz, ontem, numa parte do meu dia. Após a confirmação da vitória do PT vi em seu rosto e nos de seus colegas de bancada a mesma expressão de decepção que tomou conta de mim e, por certo, de milhões de brasileiros por este país afora. Por alguns minutos me irmanei na dor que por certo tomava conta dos bravos jornalistas desta extraordinária revista, que se fez grande no cumprimento da sua obrigação funcional e arrepia de orgulho brasileiros de princípios e que amam a liberdade.

    Pensei no quão difícil será agora o trabalho de VEJA e de sua valorosa equipe pelos próximos 04 anos. Não é fácil enfrentar a malta de ignorantes que a cada eleição vai, mais e mais, consolidando valores superados no mundo civilizado. Me dói ver o triunfo da esperteza, da vilania torpe de liberticidas compulsivos e repugnantes.

    Setti, a Revista Veja é um gigante, uma das melhores do mundo e não merecia o que vimos neste final de semana. Um bando de ******, vândalos da pior espécie, a serviço de uma ideologia atrasada, da qual o PT é o grande representante, a nos envergonhar pelo mundo afora. Que imagem triste! Como essa gente gosta de lixo!

    A esquerda não consegue se alegrar nem na hora da vitória. O primeiro pronunciamento da “grande dama de vermelho” (que ontem estava de branco), foi uma decepção. Aécio mesmo derrotado falou com altivez e nos encheu de confiança. Tinha nos olhos o brilho dos fortes. Já, “madame”; emburrada, nos brindou com o de sempre: gestos bruscos, sobrancelhas arqueadas, olhar grave. Por duas ou três vezes torceu, raivosamente, as hastes dos microfones à sua frente. Ainda bem que eles eram flexíveis e, por fim, resolveram ficar quietos, abaixados.
    A boca da poderosa falava de união, com o que, com certeza, não concordava o “coração valente”, pois ao fundo, como a dizer que tudo não passava de palavras ao vento, em coro raivoso de militontos, brandia o refrão: “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!!!” repetiram isso umas dez vezes. Madame permanecia em silêncio, em êxtase, mirando o fundo do auditório. Ouvindo o grito de guerra, como quem ouve uma orquestra tocando música clássica a “Presidenta” por duas vezes suspirou. Nada mais eloquente. Nada mais funesto. Nada mais ameaçador. Nada mais cristalino a mostrar as tormentas que nos esperam.
    DARCI MOREIRA-GYN

  • André Martins de Andrade Jr.

    O PSDB está com tudo para começar a ser uma oposição com letras maiúsculas dentro do Congresso.Grande votação,posição firme na defesa de uma eleição limpa sem ataques absurdos como fez o PT e Dilma.Ele precisa trabalhar as novas siglas de forma a trazê-las para o bom caminho e não seguir a trilha do banditismo petista.

  • Antonio Carlos de Souza

    Vejo que vivemos em um Pais democratico e ordeiro, se um candidato a presidente ganha ou perde foi uma disputa eleitoral e fruto de direito de manifesto popular, se algo de errado deve-se entrarar em funcionamentos dos parametros da lei.Vejo que a presidenta Dilma foi eleita pelo povo e ela é nossa Presidenta interina. Cada um cuida de seus afazeres e chega de BLABLABLA, somos uma família Brasileira onde todos nós respiramos o mesmo ar atmosférico e quando morrer-mo todos iremos para debaixo da terra. Todos querem o poderpara manipulação. Vejo que a eleição acabou e devemos obecer o resulta. Obrigado pelo espaço a opinião. Sucesso e obrigado pela revista veja que tão enobrece as informações.

  • Décio Carlos Dominici

    Perfeita a análise, Setti, concordo com tudo.

  • Geodematos

    Muitos leitores desse blog alimentam a certeza que houve fraude nas urnas eletrônicas para eleger a Gerentona. Bobagem. Se houvesse como manipular as urnas, elles não teriam levado a surra que levaram nas eleições para Governador e Senador de São Paulo, berço da seita lulopetista e mais importante Estado da Federação. Sem falar de outras derrotas acachapantes, como em Goiás e no Rio Grande do Sul (Tarso Genro, figurinha carimbada da seita, levou uma guasca inesquecível), além dos outros Estados que souberam derrotar a vilania.
    O que chama a atenção de verdade neste pleito é o posicionamento do TSE, na triste figura de seu Presidente, o notório Dias Toffoli que, bovinamente, lavou as mãos e considerou totalmente normais as ações desonestas e imorais perpetradas pela militãncia petista, certamente orquestrada pelo marqueteiro mor, o cara que de fato manda no país. Para Toffoli, foi perfeitamente legítimo o PT promover ações do tipo:
    – usar os Correios para fazer propaganda eleitoreira.
    – utilizar-se dos cadastros do Bolsa Família e do Minha Casa Minha Vida para mandar mensagens terroristas e mentirosas para os eleitores mais desinformados.
    – fazer boca de urna à farta.
    – aliar-se com candidatos fichas-sujas.
    – acusar levianamente e sem provas o adversário de ser usuário de drogas e alcoolátra.
    – praticar mais um corolário de crimes eleitorais, como compra de votos e transporte de eleitores nos currais eleitorais Brasil afora, fora o resto.
    Num país minimamente decente, a candidatura da Gerentona teria sido impugnada logo no começo, e seria aberto processo criminal contra a postulante e sua equipe (prá não dizer “quadrilha”), a começar pelo marqueteiro mor. Mas aqui, em Banânia, infelizmente vale tudo para quem está no Poder.

  • Claudio j nunes

    Pergunto: após o fim da eleições será que terá resposta objetivas, no caso da Petrobras, e se tiver, os tubarões desta sujeira, eles terão punição, ou com a nova proposta de reforma politica, o Art. 5º da nossa constituição sera reformado colocando um ressalva, “nem todos tem os mesmo direito e obrigações”, as obrigações e sanções, vai continuar só para os pobres, pretos e putas, que a lei fecha os olhos, mas é o que ocorre há muito tempo né!!!!

  • regina celia santana

    Urnas fraudadas, ofensas,terrorismo, como fica? ninguém tomara uma atitude, ficará por isso mesmo, será que todos os poderes estão dominados?

  • jfaraujo

    O Brasil está mais unido sim, mais unido contra esse partido maldito que escraviza pobres com bolsas para poder praticar livremente sua pilhagem contra os cofres públicos. O PT não divide o nosso país entre brancos e negros, ricos e pobres à toa, ele sabem quem forma a maioria entre estas classes, portanto, sabem muito bem de onde virá mais votos. Apesar de todo esse terrorismo contra os brasileiros praticado por esse partido demoníaco, mais e mais pessoas se unem a nós a cada dia, gente que até pouco tempo atrás estava do lado de lá, e hoje caminha do nosso lado. Estamos mais fortes, mais unidos, mais convictos de que o verdadeiro inimigo em comum é o PT.

  • Carolina Freitas

    Meu comentário cumpri todos os requisitos acima e não foi publicado. Qual o motivo? Espero que não seja por ter falado bem da Dilma e verdades sobre a veja e Aécio. Por isso essa revista caiu no descrédito. Uma pena

    Não recebi comentário seu. Não há nada na lixeira e nada preso no mecanismo anti-spam.
    E é interessante você afirmar que VEJA “caiu no descrétito”. Um milhão de assinantes e centenas de milhares de compradores em banca parecem não concordar com você.

  • Tuco

    .
    Estou caminhando para mudar de nome (nick)!
    Mas não trocarei de guerra – muito menos de
    aliados.
    Penso que seja um bom momento para refletirmos
    acerca das palavras de MThatcher:
    “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”.
    “É impossível levar o pobre à prosperidade através
    de legislações que punem os ricos pela prosperidade”.
    “Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra
    pessoa deve trabalhar sem receber”.
    “O governo não pode dar para alguém aquilo que tira
    de outro alguém”.
    “Quando metade da população entende a ideia de que
    não precisa trabalhar, pois a outra metade da
    população irá sustentá-la, e quando esta outra
    metade entende que não vale mais a pena trabalhar
    para sustentar a primeira metade, então chegamos
    ao começo do fim de uma nação”.
    .

  • Carolina Freitas

    Nossa que incidente. Típico, tendo em vista que mais de 50 milhões votaram no Aécio não me admiro. Tem gosto para tudo. E não sou eu quem afirma ou no caso confirma o descrédito, muitos acadêmicos (para que é o que falta por aqui) .

  • Daniel B. Silva

    Para: Carolina Freitas – 21,25 hrs.- Se você falou bem da Dilma e discordou do Aécio é um direito seu de pensar assim. Eu já acho que você é uma pessoa mal informada ou então recebe uma das bolsas que o PT dá e que somos nós brasileiros que trabalhamos que pagamos. Quanto à Revista Veja, se você é contra ao que ela publicou é porque você como todos os petistas não sabem respeitar a democracia. A Veja simplesmente transcreveu o que o Sr. Youssef disse. Eu acompanho esta revista ha muitos anos e ela é um dos sustentáculos da nossa democracia.- Se você é petista procure chegar a dirigente do partido, pois pode vir a ser uma indigente e eles conseguirem o intendo de implantar um regime totalitário em nosso país. Você deve ser aquele tipo de pessoa que acredita que Sra. Dilma, cuja cor preferida é a vermelha (Petista ou Comunista), lutou contra ditadura militar para implantar no país a Democracia. Esta nossa Presidente, que com membros do seu partido dividiu o Brasil, foi uma péssima Presidente e jamais deveria ter sido reeleita.- Nós vamos respeitar os resultados das urnas, fique na sua e nos respeite também.

  • Maria Luiza Ansaldi

    Dilma tem mandato legal, mas seu mandato não é legítimo nem moral. Simples assim.

  • Victor Marian

    Lula 2018 o retorno. Não podemos deixar de homenagear o maior presidente da história do Brasil. Vida longa Lula !!!!!

  • Victor Marian

    O Setti vai aguentar ainda o retorno do Lula!!!! Lula 2018!!!!

  • Carlos

    Se Dilma já se mostrou incompetente para governar, agora mostra- se incompetente até para ganhar uma eleição de maneira limpa, sagrando- se uma grande mentirosa. Quem pode se orgulhar de ter uma presidente desse naipe? É vergonhoso. Mais quatro anos perdidos.

  • Winston

    Marina diria que Dilma ganhou…perdendo.
    Não há dias melhores pela frente.
    Alguém, em são consciência, diria que há muito o que fazer para melhorar, não diria?
    Pois é, mas tudo o que há para fazer, não será feito, porque implicaria adotar, goste-se ou não, medidas impopulares.
    Uma coisa é governar com altos índices de popularidade. Outra, bem diferente, é seguir adiante debaixo da desconfiança e da dúvida sobre a capacidade de enfrentar uma situação econômica estrutural que não oferece mais as condições que permitiram ao Brasil acumular taxas de crescimento do PIB maiores do que 4% entre 2003/2010.
    No pasto só há lugar para vacas magras e magérrimas.

  • Richard Gomes

    A cada ano que passa mais pessoas se libertam do torpor da militância petista. Em breve, a oposição mais os libertos desiludidos serão maioria e finalmente poderemos libertar o país dessa corja que descaradamente pilha os bolsos de cada um dos brasileiros, sejam ricos, pobres ou miseráveis.

  • Winston

    Com a devida licença para corrigir o “são” por “sã”, no comentário das 01:08 de 28/20/14.

  • Ernesto Barros

    Só não sei se vai ter tanto espaço no inferno para os petistas!

  • Ernesto Barros

    Duro é ter que aturar estes petistas com ar triunfal, depois de vencerem a eleição (se é que venceram mesmo)usando intensivamente a calúnia, arma favorita dos covardes. Mas, cedo ou tarde, o PT vai cair de podre. Vão ter até que trocar de nome, para evitar a extinção, como fez a ARENA, que virou PFL, que virou DEMOCRATAS. Estou me baseando nas sábias palavras de Lincoln:
    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”

  • Corinthians

    Grande Setti,
    O desânimo é inevitável. Temos de nos preparar para tempos difíceis e ficar alerta contra os desmandos petistas.
    A sensação é de estarmos acuados, procurando uma saída para a crescente desvalorização da ética, do bom senso, da lógica, do preparo, do mérito, do estudo.
    Não é torcer contra o governo do PT. Não. Torço para que seja um bom governo.
    Porém tenho tantas esperanças em um bom governo do PT quanto do Cruzeiro ser rebaixado neste Brasileirão. Não vai ocorrer.
    Não consigo ver Dilma como presidente de direito.
    Pouco mais de 3 milhões de votos separam a votação de Dilma da de Aécio. Isso significa que se metade disso tivesse deixado de votar em Dilma para votar em Aécio, teríamos empate.
    Não venho aqui trazer as descontruções, a propagação do ódio, as mentiras ditas incansavelmente como causa de tal diferença. Acredito que isso, apesar de abominável, faz parte do jogo. É responsabilidade do eleitor se informar, procurar verificar as propostas e a história para votar consciente.
    Mas venho lembrar dos inúmeros absurdos que vimos nesta campanha – a colocação de seu ex-advogado de campanha no TSE, a utilização dos Correios para realizar panfletagem, a sabotagem dos mesmos Correios na entrega de cartas da oposição, as mensagens terroristas de SMS dizendo que Armínio Fraga iria reduzir o salário mínimo (minha esposa recebeu três), os atendentes públicos dizendo que caso Aécio vencesse as eleições a pessoa perderia o subsídio do Minha Casa Minha Vida, o telemarketing para beneficiários do Bolsa Família dizendo que caso Aécio ganhasse as eleições ele iria acabar com o programa, enfim, o uso criminoso da máquina pública para aterrorizar a população e sabotar a campanha do adversário.
    Fosse isso realizado por militantes, utilizando infra-estrutura própria, vá lá, porém não foi isso que ocorreu.
    E isso, caso tivesse ocorrido em qualquer democracia civilizada, causaria o fim da campanha do candidato que cometeu estes crimes.
    Infelizmente aqui é o Brasil, onde, discordando e muito de André Petry, não nos consolidamos ainda como democracia.
    Quantos votos a campanha petista não angariou desta forma desonesta ? Quantas pessoas poderiam ter votado diferente – ou deixado de votar, sem que a lei fosse tão descaradamente desprezada ?
    Com uma margem tão pequena, não consigo deixar de pensar que o resultado teria sido diferente. E isso não me permite considerar que ela seja presidente de direito.
    Direito é o que falta ao país.

  • Laís Biancarelli

    O mandato de Dilma pode ser legal — ficou estranhíssima, porém, essa história de o presidentezinho do TSE “prender” as informações sobre a apuração até quase o final –, mas, definitivamente, não é legítimo. E muito menos moral.
    Vai ter dificuldade para governar. Daqui a pouco tempo, haverá protestos nas ruas. É esperar para ver.

  • Carlos Vieira

    Será? Quando a justiça dos homens não cobra meu caro, a de Deus eh certeira! Pronto respondi por você Setti

  • Carlos Vieira

    Basta somar os votos de Aécio, brancos e nulos e verás que a coisa não está boa e que tem muita gente insatisfeita. A oposição ganhou força e está mais forte do que nunca.

  • Wagner

    Setti, parabéns pelas matérias e a liberdade de expressão permitida nos comentários. É disso que o Brasil precisa, ouvir e atender – na medida do possível e ético – todas as faixas da sociedade.
    Sou Petista mas não sou Petralha e miliciano, como sou comumente chamado quando comento matérias de alguns colegas seus. Acima de tudo sou Brasileiro, e, como todos, tenho que torcer para Deus iluminar a cabeça de nossos governantes.
    Sem essa de quanto pior, melhor. Meu candidato perdeu em SP, nem por isso torço para que a água acabe. O que verifico nos eleitores de Aécio é uma “torcida” para que a inflação volte e tudo de ruim aconteça, para, daqui a 4 anos ter a chance de eleger seu candidato. Isso é um erro.

  • Igor Novelli

    Por direito, Setti? Onde você está com a cabeça? Com todas as denúncias de fraude, com a impossibilidade de verificar a contagem dos votos, com as máquinas trancadas por dias numa salinha da qual só o sr. Dias Toffoli tinha a chave, como é que você me fala em DIREITO?

    O trabalho que vocês fazem aí na Veja é ótimo, mas é lamentável vê-los enaltecer uma democracia de fachada que não permite ao cidadão verificar os próprios meios pelos quais essa democracia opera. Tudo em nome da polidez, da convivência pacífica, da respeitabilidade, etc. Ótimo. Abstendo-se de contestar esta eleição, vocês ferem não apenas os princípios do jornalismo, mas a consciência do público, que será levado a crer que vivemos numa democracia quando, na verdade, esse sistema já caiu.

  • Geodematos

    Para o Victor Marian:
    Com certeza o Setti, como um verdadeiro democrata que é, vai “aguentar” o retorno do “grande” presidente Lulla em 2018, se a maioria do povo assim quiser e se realmente tivermos eleições em 2018. O que não dá para aguentar são sabujos petistas da sua laia, que não mostram educação, honra e princípios nem quando ganham uma eleição. Se tivessem perdido, então, seriam capazes de, literalmente, colocar fogo no país, o que poderia provocar inclusive uma verdadeira guerra civil.
    Boa sorte e bom proveito com sua PresidentA.

  • Pedro Paulo Gaudencio

    Concordo com cada palavra. Não tem como.

  • João Borges Neto

    Que se poderia esperar da dita ex-guerrilheira, em sua campanha eleitoral, não seria o terrorismo. Os militares estavam errados quando a tachavam de terrorista? Ignorante foi quem acolheu a mentira. E depois ainda há pessoas revoltadas com Mainardi! Ora me compra um bode – diria um alegre maranhense com a vitória PTralhista.

  • João Borges Neto

    – Eita cara bão! diria um mineiro, após reparar o estrago que fez. E um paraense, após dar o “dribla da vaca” na família Barbalho, aliada ao PT: Égua, cara; olha do que escapei!

  • Victor Marian

    Para o GeodeMatos
    Tenho certeza que quem está sendo sujo nas palavras é você, não ofendi ninguém apenas sou contrário ao pensamento dele. Isso é democracia. Campanha suja houve dos dois lados. Mas tenha certeza que nosso Brasil é muito melhor e muito mais justo do que era. Vocês tinham que saber perder, isso me lembra quando o time perde e as pessoas ficam buscando desculpas para a derrota. Se Dilma ganhou foi porque fez por merecer. Agora querer desfazer e não enxergar as mudanças sociais é loucura. E se o nordeste deu essa votação foi porque lá cresceu mais que o Brasil. Três refinarias sendo concluídas e uma ampliada. Quintuplicou as universidades federais na região. Construiu mais de 10 mil kms de novas rodovias e duplicou e reformou as que tinha.( FHC destruiu o nordeste ). O PT acabou com as oligarquias regionais que exitinham . Quintuplicou as irrigações. Fora portos, aeroportos que foram modernizados e ampliados, além de novos portos como o de Pernambuco e de Ilhéus. Poderiam ficar dois anos falando dos feitos do Lula-Dilma, mas será covardia ,pois ninguém fez tanto por aqui. Vida longa a Lula!!! E quem quiser vai chorar…. Laia quem tem é você, pela sua linguagem já vejo que dever ser um frustrado que não sobe aproveitar da grande era do Brasil para crescer. Vida longa a Lula-Dilma.

  • Octávio

    O Brasil vive uma democracia de fachada. Um finge que governa, o outro finge que faz oposição. Enquanto isso, os inocentes úteis se digladiam defendendo os candidatos. Quando o PT concluir seu projeto de poder com o apoio do Foro de São Paulo, todos estarão ferrados.

  • Victor Marian

    Parabéns a maioria que deu a Dilma duas vitórias este ano, no primeiro eno segundo turno. Apesar do complô da mídia e das grandes corporações que querem explorar o povo com juros altos ( como era na era FHC ) e preços de energia e combustível elevados apenas para satisfazer os poucos investidores. Política social é futuro de qualquer nação. Lula mostrou aos supostos intelectuais como faz um Brasil grande e sólido. Apesar de toda crise mundial, seguramos firme e não quebramos o País três vezes como a Tucanada. Lula você deu show e não se abateu contra essa Mídia terrorista que tentou tirar o PT do poder. Volta Lula em 2018, o Brasil quer você mais 8 anos. Apesar do PT ter grandes líderes como Jaques Wagner, Pimentel e o Camilo, o Brasil quer você eterno Presidente Lula.

  • Carlos Vieira

    Sr. Victor vive no Brasil? Ligue a TV ou compre um jornal e verás o estado de calamidade da segurança publica no Brasil. A falta de educação faz com que o homem simples sequer sabe diferenciar uma mentira de um mensalão e um petrolao como os denunciados pelos delatores. Jamais conformarei ver nosso dinheiro indo embora pelo ralo ou depositado em contas de corruptos em paraíso fiscais. Enquanto a imprensa for livre protestarei. A luta continua!

  • Ricardo Ventura

    Se ponderarmos os votos em cada estado pelos PIB’s estaduais, ganhou Aécio na base de 53%. Ou seja, ganhou quem produz menos. Só no Brasil !

  • domenico

    Foi a campanha eleitoral mais suja que eu assisti em toda a minha vida ! O PT usou de difamações, terrorismo e tudo que possa se chamar de nojento para reeleger a Dilma. Os votantes dela, não tardam por esperar, pois existe uma coisa chamada de lei do retorno. Aqui se faz, aqui se paga ! É muita cara-de-pau afirmar que o Brasil melhorou durante esses doze anos de governo PT! E mais… os escândalos com o erário público e outras coisitas mais, virão à tona e torço para um impeachment da Presidenta ! Só espero que a oposição no Congresso, seja mesmo uma oposição, pois os brasileiros que contavam com a vitória do Aécio Neves e que sonhavam com um Brasil, realmente melhor, dessa vez, não vão deixar passar!… Basta de mensalão, petrolão, etc…! A luta continua…!

  • Meire

    Aqui em Minas Gerais a Dilma ganhou, porém, com um pequeno detalhe. Nos últimos anos a população de imigrantes vindos principalmente do Nordeste aumentou muito, devido a hospitalidade mineira e as boas condições de vida do Estado. Se for computar somente o voto dos mineiros, a maioria votou em Àecio Neves.

  • Victor Marian

    Resposta ao Sr Carlos Viera
    Eu falo de economia e infraestrutura, não de corrupção e educação. Isso é incontestável. Comparei os governos do PSDB e do PT. Apenas isso, não sou político e nem vivo disso. Apenas eu sei como era minha vida em 2002 e comparo com 2014. É um salto absurdo, não tem nem comparação. Fora isso melhorou a vida de milhares de pessoas e fui testemunha ocular dessa mudança. Não quero criar polêmica apenas falo com convicção. Exemplo: Vou falar do meu Estado, aqui foram construídos mais de 10 mil Km de novas rodovias, tinha apenas uma Universidade Federal e hoje são 7, tinha apenas uma escola profissionalizante e hoje são 73, tinha dois portos velhos e ultrapassados e hoje são três modernizados e ampliados, além de ter outro em construção. Metrô, Anéis viários, grandes viadutos, vias expressas, grandes obras de mobilidade urbana. Dois grandes Estádios Arena Fonte Nova e Pituaçu, Ferrovias voltaram depois de séculos, refinaria ampliada e modernizada. Na agricultura aumentou a irrigação 35 vezes do que tinha a 12 anos atrás. Sem contar com os programas sociais como Bolsas e etc… Desculpe amigo, mas na Bahia melhorou muito até na área de Saúde. Lógico a segurança pública e a educação pública são dois grandes problemas. Então só estou fazendo um parecer do que melhorou por aqui. Por isso o PT é muito bem votado aqui. Falar mal de Lula aqui no Nordeste é perder voto. É a nova realidade da região que cresce mais que o restante do Brasil.

    Victor, meu caro, essas comparações são relativas, quando não absurdas. Se cada governo não melhorar o Brasil, aí é que estamos no fim do mundo. O grande reformador, o responsável pelo grande salto do país foi FHC.
    Antes dele, Getúlio, infelizmente com ditadura, teve papel importante para o início da industrialização do país e o início da legislação trabalhista, e JK fez o Brasil dar um salto de vários mandatos em um.
    Se você comparar os dados TODOS dos governos Itamar-FHC verá que o país melhorou uma BARBARIDADE em relação ao governo Sarney.
    É a marcha da história, só isso.

  • Cética

    “Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa.”

    Esta senhora não ganhou as eleições.
    O que mais assusta é a desfaçatez dos que deveriam investigar a mais-que-possível fraude das urnas eletrônicas.
    As apurações para governador eram divulgadas seguidamente; Os resultados para presidente só foram divulgados no final da contagem. Por quê?!
    A ânsia coletiva de tirar o PT do poder fez o milagre da multiplicação dos votos em Aécio.
    Arthur Virgílio e Álvaro Dias são mais convincentes como opositores ao PT. Certamente teriam sido mais votados.
    Se o PSDB continuar brincando de fazer ‘oposição’ estaremos condenados ao PT.
    A eleição de Lula em 2018 já começou.
    Oposição, ACORDE!

    “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.”

  • Carlos Vieira

    Caro Victor, faço a resposta do respeitado Setti as minhas e complemento: Com uma arrecadação trilhonaria deste Estado eh sua obrigação fazer em todos os setores e principalmente em educação e segurança pública para que o cidadão de bem deixe de ser prisioneiro e tenha o mínimo de segurança. Todavia, a meu ver qualquer governo perde a credibilidade, como este, se não estancar a sangria dos cofres públicos no ralo da corrupção, do superfaturamento e por aí afora. Neste panorama triste e sombrio todos os brasileiros perdem.

  • Otávio Silva Lima

    Este é um indício de fraude nas urnas. O vídeo a seguir é de uma jornalista que quando foi votar não conseguiu pois alguem votou por ela:
    https://www.facebook.com/video.php?v=722671161135876

  • Miele L'Abbate*59 - San Paolo

    Dilma + Lula = Campanha-de-Sangue-8243. Aecio-51 = Emas-59. Importante: o papai-ema choca seus ovos… E de outras femeas. Você trocou fraldas de seus lindos filhinhos??? Alimentou-os??? Resposta-Positiva: Parabens! Resposta-Negativa: aproveite e assista os netinhos, para ser considerado um espírito-evoluído do Século XXI. Sou-feminista-na-medida-certa-do-amor… Excelente desempenho na TVEJA. Adoro a linda Jornalista. Amoras + pitangas para nós…

  • Liciana Azevedo

    Que a campanha da presidente reeleita foi indigna todo brasileiro sabe. Assim como sabe que o discurso contra a corrupção é só discurso. Isso quer dizer que os eleitores acham que roubalheira não é problema? Ou acham que ela fez favor ao implementar Programas Sociais? Melhorar as condições de vida de um povo é o mínimo que um governo deve fazer. Mínimo!!! Esse discurso populista não cola para aqueles que sabem que pagam um dos impostos mais altos do mundo.

  • Marilucia A. Ribeiro

    Dilma presidente de direito.Quem não têm mais o direito de reclamar são o eleitores que premiaram as baixarias e a corrupção.Triste para quase metade dos cidadãos que não concordam com isso.

  • Victor Marian

    Ok, Queria agradecer o Setti pela forma democrática e educada que me respondeu. Setti sou um fervoroso leitor seu e te admiro muito, é um profissional dedicado e inteligente. Me inspiro muito em você, mas tenho minhas opiniões e convicções. O Brasil tem muitos problemas históricos, que em 12 anos não se consertam. Acredito que nossa democracia está evoluindo e as nessecidades de mudanças são emergenciais, a exemplo das reformas Política e Tributária. Refletir um pouco o motivo do PT ter uma votação tão expressiva no Nordeste e em São Paulo e no Sul não consegui ter. Eu acredito que aqui realmente se desenvolveu muito e com velocidade. Talvez porque na região Nordeste saímos da oligarquia que comandava essa terra. Sou agropecuarista, a setenta anos nunca tínhamos passado uma seca tão forte como nos últimos tempos e realmente vi ação do Governo Federal na região. Não só com caminhões pipas, que é a pior das emergências mas com planejamento de perenizar diversos rios e riachos, utilizar em larga escala as águas subterrâneas, construir 500 mil cisternas só na Bahia, aproveitar as águas dos rios para canais de irrigação. Revitalização de mais de mil Km de margens de rios. Em pleno sertão, uma seca histórica não faltou água para a população e para agricultura de subsistência. Sou filho de espanhóis que saíram da Espanha para apostar no sertão baiano. Tenho muita felicidades do que foi feito, um trabalho que ainda não está pronto em toda sua totalidade mas já mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. Só gostaria de falar sobre essa experiência pessoal que venho vivenciando. Não quero ofender ninguém mas quero apresentar ao Brasil o trabalho realizado aqui na Bahia. Em pleno sertão produzimos em grande escala, soja. milho, maçã , uva, morangos, etc…

    Prezado Victor, obrigado por suas boas palavras a meu respeito.
    E obrigado por manter um debate tão civilizado como o que vem mantendo.
    Oxalá outros leitores críticos do blog ou que divergem de minhas opiniões tivessem o mesmo comportamento.
    Quero dizer que você é muitíssimo bem-vindo sempre ao blog.
    Abração

  • Meia Verdade

    O PT levou essas eleições as últimas consequências…..”a elite que não presta e os pobres que tem sua vez”…trazer a razão essa divisão, será uma das tarefa mais difícil deste governo.
    “Aqui se planta, aqui se colhe”

  • Victor Marian

    Só para finalizar, não quer dizer que vivemos o sexo dos anjos, temos muito para avançar e melhorar. Muitos aspectos como corrupção desenfreada, educação e segurança pública concordo em gênero número e grau com seu comentários , mas desfazer com o avanços alcançados e com a melhora evidente ou colocar isso na conta do PSDB é inadmissível para minha opinião. Acho e reconheço o plano real importantíssimo mas temos que reconhece também o projeto do PT como de fundamental importância para o Brasil. Abração e irei continuar te acompanhando !!!!

  • Carlos Vieira

    Bonita a história de vida do Sr. Victor Marian, são pessoas como ele que ajuda a criar um Brasil melhor e mais próspero, bem diferente do Brasil criado por alguns políticos corruptos que só pensam no próprio umbigo em detrimento da nação.

  • Marcos Belfiore

    Não publico em hipótese alguma comentários que defendam, estimulem ou mostrem tolerância com a ruptura da ordem constitucional.

  • Marcos Belfiore

    A intenção não foi essa, em todo caso, respeito a sua colocação.

  • Marcos Belfiore

    Prezado Ricardo
    Sou leitor e admirador da sua coluna e, analisando melhor o texto, tenho que concordar que passava a ideia concordância com ruptura institucional, com a qual, na verdade, não compactuo.
    Sds,

  • Victor Marian

    Obrigado Sr Carlos Viera,e concordo plenamente com sua opinião, acho que a corrupção é um grande problema e deve ser combatido. Esperamos que os nossos parlamentares façam um reforma política e criem leis e regras para diminuir a necessidade de capital empregados em campanhas. Se não o político vai continuar trabalhando apenas pesando na próxima eleição e assim vai. Realmente não sou intelectualmente evoluído para opinar como poderia ser feito, mas sei um pouco como funciona e sei que é errado. O Brasil não comporta mais eleiçoes em dois e dois anos e longa como é. Vamos apenas cobrar as reformas de toda classe política, sem dar mérito a qualquer partido ou político. Um abraço

  • Telêmaco Fonseca

    Essa mancha ela vai levar até o fim da vida!

  • Edinei

    Gente, esqueça. O PT não importa com esse negócio de mancha na biografia, não importa nem com biografia; o PT importa em ganhar eleição e ponto. Se tiver que assassinar reputações, e daí ??? É o que pensam e fazem.

  • walter santos

    terminadas as eleições, o filme cmentando o período de 1964, quando os atuais comunistas do pt queriam transformar o brasil em cuba, agora vemos os mesmos terroristas governando o brasil. o nordeste deveria criar sua própria república para parar de prejudicar o país.

  • JOSE ROBERTO

    Bom, findada as eleições e ainda se comentam a porcentagem de votos que a presidente DILMA teve minha gente é só fazer as contas mais de 3milhoes de votos é praticamente MAIS que toda a população dos Estados de RR, RO, AC. O que não é certo e ficar os tais políticos se corroendo por dentro pelo seu Presidente não ter ganho as eleições de 2014, e fica falando que vão fazer oposição ao Governo do PT. por FAVOR SENHORES EXCELENTÍSSIMOS políticos do Brasil vamos trabalhar para que o BRASIL posso continuar a crescer. Vamos batalhar por mais Saúde, Educação e Segurança. Chega de briguinhas políticas me da nojo de assistir os telejornais da Rede Globo, hoje em dia mudo até de canal, vou para a tv por assinatura, lá ele não tomam partido do A ou por B. Sou brasileiro com muito orgulho e vocês meus caros políticos eleitos para o serem nossos representantes nos próximos 4 anos. PENSEM NO BRASIL E NÃO EM QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES. AJUDEM O BRASIL CONTINUAR A CRESCER.