Image
Dados do FMI mostram que, entre 2011 e 2014, o Brasil amarga um péssimo 14º lugar em matéria de crescimento entre as 20 maiores economias do mundo. Bem diferente do que a presidente Dilma apregoa a empresários (Foto: ABr :: Ilustração: Global Times)

A presidente Dilma Rousseff anda muito preocupada com sua imagem diante das forças produtivas, do pessoal que faz o país andar — os empresários e os comandantes de grandes companhias — e, por isso, tem intensificado suas conversas no setor.

Nesses contatos, ela expõe teses e esgrime números.

Foi nesse contexto que ela afirmou, recentemente, que “nós [o Brasil] não somos um ‘paisinho’, somos um paisão” — o que não significa, a rigor, nada, pois ser grande, terminar em “ão” não chega a ser virtude se não estiver associado a determinadas virtudes. Os grandões abobalhados que, no basquetebol, só são escalados pelos técnicos para atrapalhar o adversário dificilmente configuram excelência esportiva, por exemplo.

Infelizmente, para a presidente, os encontros com empresários têm se realizado à sombra de números ruins, como, por exemplo, o recém-divulgado crescimento miserável de apenas 0,2% medido pelo IBGE no primeiro trimestre do ano, o que levou o próprio governo — que sempre apregoa o que não vai conseguir alcançar — a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá abaixo de 2% este ano.

O problema, porém, não são os números reais, mas os números fictícios que — digamos que por distração — a presidente apresenta.

É espantoso que quem ocupa o principal gabinete no Planalto cometa o erro em que a presidente incorreu em um desses encontros.

Respondendo a um questionamento do empresário João Doria Jr. — o mesmo que organizou o Fórum de Comandatuba, na Bahia, em que os empresários aplaudiram de pé o principal adversário de Dilma na eleição presidencial, o candidato tucano Aécio Neves — sobre a crise de credibilidade que o país enfrentaria no exterior, Dilma afastou-se de comparações do Brasil com outros países da América do Sul (estamos em último lugar entre 12 países em matéria de crescimento) e rebateu que comparações, se feitas, devem ser com os países do G 20, as 20 maiores economias do planeta.

E assegurou:

— Nós fomos o quarto maior crescimento do G-20, onde estão todas as maiores economias do mundo.

Ignora-se totalmente a que período e a que números a presidente se refere, pois dados oficiais do Fundo Monetário Internacional revelam que, entre 2011 e 2014, a variação média de crescimento do PIB entre os 19 países membros do G-20 e mais a União Europeia coloca o Brasil não em quarto, mas em DÉCIMO-QUARTO lugar!

Com magérrimos 2% no período, todo ele transcorrido no governo Dilma, a verdade dura é que estamos atrás da campeoníssima China (8%), e de Indonésia (6%), Arábia Saudita (5,6%), Índia (5,3%), Turquia (4,3%), Argentina (3,8%), Coreia do Sul (3,1%), México (3,0%), Austrália (2,8%), África do Sul (2.6%), Rússia (2,6%), Estados Unidos (2,3%) e Canadá (2,1%).

O país governado pela “gerentona”, como diz Lula, está à frente apenas dos países europeus em crise grave e do Japão, virtualmente estagnado há duas décadas, a saber: Alemanha, Reino Unido, Japão, França, União Europeia (como um todo) e Itália.

Quando se fala em crise de credibilidade em relação ao país, e a presidente deste país de certa forma “chuta” números… A presidente parece se esquecer de que empresários e executivos são pessoas muito bem informadas sobre essas questões.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 3 =

25 Comentários

Robson em 08 de junho de 2014

Não sei se o pior é ela ganhar ou ela perder. Se ela ganhar seria ruim para o País, no entanto, acho que para nos livrarmos de vez do PT teríamos que chegar mais ao fundo do poço em que já estamos caindo e afundando.

albino luiz gineste em 08 de junho de 2014

As mentiras do Governo atual O número de mentiras que as pessoas podem suportar é limitado, você tem direito a uma certa cota de mentiras, mas qual é a quantidade de mentirinhas? pode ser ditas ao cobrador, outra ao empregado e outra pra seu patrão outra a sua mulher e assim por diante, é uma questão de sobrevivência não tem como escapar! mais chega uma hora que uma pessoa fica confusa e perde o censo da verdade, então acaba de aceitar votar numa DILMA sabendo que ela **** *****! Isto não é uma degradação moral! Isto já é uma decomposição da inteligência, e é isso que acontece com milhares de brasileiros

Carruagem de Fogo em 06 de junho de 2014

Como acreditar?-Como ter animo e iniciativa para investir..,visto que,Dilma e seu governo,Eduardo Cardoso,Gilberto Carvalho e outros,vivem à boicotar e a investir,contra a propriedade privada,contra o capital,contra as liberdades individuais e a de imprensa?-Não adianta Dilma,pessoa que não diz coisa, com coisa nenhuma,ter afirmado que é a favor de liberdade de imprensa,se suas atitudes concretas, desmentem tal afirmação!-E..,o que nos enche de espanto,é de ver empresários de ponta e que representam parte do PIB brasileiro..,ainda dar ouvidos à pessoas que torcem ou ainda,lutam em transformar nosso Brasil,em uma sucursal de Cuba,haja vista,de não se encontrar hoje em Cuba, nenhum empresário e ou sucessores, vivos ou com suas empresas,quando da substituição de Fulgêncio Batista por Fidel Castro,durante esses últimos 56 anos de ditadura Castrista,cujo regime sem partido e sem alternância de poder,e,que alguns chamam desinformadamente de democracia.-Só se for,democracia do inferno!,com direito a fogo e tudo no rabo dos otários que crêem em democracia de partido único!

Marcirio em 06 de junho de 2014

Essa senhora é a incompetência personificada, temos que nos livrar dela.

Renato em 06 de junho de 2014

É bom que os empresários saibam que um governo populista pode trazer vantagens a curto prazo, mas a médio e longo prazo é o fim dos seus negócios, pois a esquerda na américa latina acabam com tudo e não sobra "pedra sobre pedra".

Ciro Lauschner em 06 de junho de 2014

Quando a Dilma entrou em uma reunião com os empresários, ela deveria ter se preparado.A comparação mais fiel seria a de um estudante de física de segundo grau,querer dar lições de física quântica a professores da mesma matéria. Se essa presidentA estivesse em um pais sério, não teria só descrédito,mas seria motivo de piadas.

Bem interessante.

Setti
Despetralhando em 05 de junho de 2014

Setti - desconsidere o incompleto de 23:29 Ou madame satã enta mal assessorada ou mal intencionada, como resgatar uma coisa que não existe, ainda mais com mentiras?

ARMAGEDON em 05 de junho de 2014

Por quê o espanto? Tudo o que foi dito pela "ínclita senhora" é parte da MATEMÁGICA petista. Não há a menor preocupação com o rigor da informação. Mas por quem foi e para o que foi "amestrada" está tudo perfeito, ou não?

velho rojas em 05 de junho de 2014

Hoje eu endeuso nossa presidente. Quanta nobreza! Que caráter! Qualquer um, no seu lugar, romperia relações com a Alemanha. Que topete o desses bárbaros germânicos! Vir aqui,em terras tupiniquins e dar uma aula de eficiência. Onde já se viu? Uma vila construída em cinco meses, sem comício de inauguração da intenção, sem comício da aprovação do projeto, sem comício de inauguração antecipada, sem adendos encarecedores da obra, sem os "por fora"! Quem esses bárbaros pensam que são? E dizer que expulsamos os holandeses!!! Quem os batavos pensavam ser??? Homenagem póstuma ao Presidente Figueiredo que disse "não" à FIFA. É mal dos militares não terem complexo de vira latas.

Meia Verdade em 05 de junho de 2014

Discordo em parte, seu texto, não vejo tão ruim assim nosso PIB nesses últimos anos. Claro que podemos compará-los a "gosto" do pior ao melhor, conforme convir. Um exemplo disso é a Argentina, com PIB superior, ao nosso, e a inflação nos últimos 2 anos acima de 20%. Nosso PIB poderia ser um pouco melhor?....claro que sim, mas falarmos que é pífio é mais para oposição, foge muito do contexto global. O que vejo de agravante é a forma de conduzir esse governo, sem regras claras e pior a quebra das existentes. O empresariado brasileiro, sempre foi chorão, levarmos tudo a sério o que falam, é dar-lhes a bandeja para os pedidos....e sempre serão muitos. Já vivenciei várias copas, mas nenhuma como essa. Lembro-me das copas passadas, bandeiras em prédios, ruas pintadas, bandeiras nos carros, papos nos botequins....nessa o silêncio e indiferença parece a maioria, e olha que estamos falando que será no Brasil. Podemos e devemos ter um novo governo, mas não vejo neles o carisma necessário para resgatar toda essa nossa indignação a tudo isso.....espero que eu esteja errado.

Seilon em 05 de junho de 2014

Mas quem disse que o Governo está preocupado se os empresários acreditam ou não nele?Eles só pensam em eleição.Eles querem é empurrar o país com a barriga,repetindo números que não são verdadeiros,pra tentar fazer com que a maioria da população,que é desinformada a respeito de economia,acredite e os reelejam.

Paulão em 05 de junho de 2014

Prezado Setti, Você disse: "a presidente deste país de certa forma “chuta” números…" Além de apreciar seus textos e os posts que você divulga, eu admiro sua gentileza , seus bons princípios e, princialmente, sua ótima educação. Um cara "mais grosso do que dedo destroncado", tal como eu, ao tomar conhecimento dessas fraudes eoonômicas da nossa amada presid*nta, diria em linguagem popular: EITA MULHERZINHA MENTIROSA, SÔ!

alberto santo andre em 05 de junho de 2014

mentir bem ou mentir muito e o principal quesito para ser petista esta enraigado na metodologia petista assim como a tamanha cara de pau ,cujo professor emerito e o pinochio lula.

Bruno Sampaio em 05 de junho de 2014

Vale a pena dar uma checada nesse "diploma" da dilma, porque ela não entende nem de português, que dirá de economia!

Sonia Regina em 05 de junho de 2014

Desculpe minha falha. Bom dia Sr. Setti Grata Sonia Regina

Sonia Regina em 05 de junho de 2014

Bom dia Sr. Augusto Esse governo é tão ruim que até os mais humildes já se tocaram. Hoje bem cedinho, dei café a um rapaz que trabalha com carrinho catando latinhas e tudo que pode vender num ferro velho. Queixou que não acha mais nada pela rua e me saiu com essa frase: " A culpa é dessa mulher que estragou tudo e ninguém mais compra novo e joga o velho fora, nem cerveja estão tomando mais". Eu sempre digo: cutuca o de baixo que o de cima cai. Ser pobre não significa ser bobo. Um abraço

Cidadão Quem em 05 de junho de 2014

Certas pessoas não têm o hábito da leitura. Outras, o dom da inteligência. E, ainda, há quem acredite formar-se na "universidade da vida". Pois bem. O fato é que a ignorância e a burrice são audaciosas. Geram uma autoconfiança desagradavelmente excessiva. A ponto assim que a pessoa passa a acreditar nas próprias palavras, a levar-se muito a sério e a subestimar a inteligência alheia. Não digo que esse seja o caso da presidente Dilma. Mas poderia ser.

PLC em 05 de junho de 2014

A "competenta" pensa que as pessoas são idiotas, que não se informam a respeito.., que não leem jornais, etc.., pensa que ainda engana..., o criador desta criatura (o dedo-duro barba x9) também pensa assim...É por isso e entre outras coisas nefastas deste governo bandido que em Outubro vamos eliminar esse **** nas urnas! EU VOTO AÉCIO e ALCKMIN P/ GOVERNADOR DE SP.. FORA POSTES, FORA PT!!

razumikhin em 05 de junho de 2014

Dilma é minha presid*nta.

Gustavo em 05 de junho de 2014

Qual empresariado ela quer convencer ? O PT PCC & Cia ...? Deveria então chamar pra ministros luis moura e jilmar PCC Tatto...

Gil Santos em 04 de junho de 2014

O governo da presidente Dilma é tão ruim que até mesmo o PT quer troca-la.

Moacir 1 em 04 de junho de 2014

Setti, Essa senhora é estranha! Já a ouvi,por exemplo,num timing perfeito e total presença de espírito dar um banho no senador Agripino Maia ,que é um sujeito inteligente e articulado. Deixando de lado a falta de informação - Monet é filósofo e Caravaggio o bam-bam-bam do rococó! - e a capacidade de articular - conheço gente que escreve brilhantemente e que se expressa mal verbalmente por timidez e nervosismo,a CriaturA parece tonta ,às vezes, e tola ,muitas vezes . Mas peloamordedeus ! Como pode uma Presidente - formada em economia! - dizer candidamente a um bando de correspondentes estrangeiros críticos do seu governo ,que não sabe porque a economia do país que governa está crescendo tão lentamente? Ou após ter afirmado repetidamente que a CopA será um sucesso ,questionar de forma ansiosa um jornalista se ele "achava que ia ter CopA"? É louca de pedra?! Sinceramente? Deveriam estudar os neurônios da Dona DilmA! Falando em CopA ,parece que os aeroportos todos resolveram se banhar.Depois de Manaus ter perdido o teto,os check-in da "rodoviária " de Brasília tinham lindos toldos improvisados com plástico preto ontem.Impressionante o know-how brasileiro na construção de tetos à prova d'água. Abc

Luiz Pereira em 04 de junho de 2014

Setti, boa noite, São dados tipo R$ 1,99, para um governo que é "menas" de R$ 0,99. abs É mesmo, caro Luiz. Você andou sumido! Fez falta. Um abraço.

BOB em 04 de junho de 2014

Que credibilidade pode ter uma presidente que, em busca de investimento estrangeiro, reúne-se com empresários franceses e promete na maior caradura que vai construir 800 aeroportos até o fim do seu mandato? Essa mulher quer ser levada a sério? Não é à toa que o Brasil, ou pelo menos o governo brasileiro, virou motivo de piada lá fora.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI