Dilma vota e diz que campanha viveu “momentos lamentáveis”, mas que houve espaço para “debate sadio”

Gaúcha por adoção, a mineira Dilma toma um chimarrão depois de votar em Porto Alegre (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Gaúcha por adoção, a mineira Dilma toma um chimarrão depois de votar em Porto Alegre (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) votou neste domingo às 8h45 na Escola Estadual Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre.

Pouco antes, fez um balanço da campanha eleitoral – e disse que a corrida teve momentos “lamentáveis”. Ainda assim, a presidente acredita que houve oportunidade para o “debate sadio”.

Depois de fazer campanha na ofensiva e ultrapassar limites em ataques a adversários, a presidente afirmou: “Foi uma campanha diferente. Tivemos uma morte, reviravoltas. Teve momentos em que o nível não foi muito alto, mas eu não diria que o baixo nível prevaleceu. Eu acho que teve momentos lamentáveis. Eu acredito que isso foi rejeitado pela população. Acho que a campanha teve oportunidades de confrontar opiniões e fazer um debate sadio”.

Dilma também convocou a população a comparecer às urnas. “É nesse exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões.”

Ao votar, Dilma estava acompanhada do governador gaúcho Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição e vota na mesma seção eleitoral.

Críticas a VEJA

Também acompanharam a presidente a candidata a vice de Tarso, Abgail Pereira (PCdoB), e o candidato derrotado ao Senado Olívio Dutra (PT). Ao todo, a presidente passou cerca de 15 minutos na escola.

Na saída do local, Dilma foi saudada por eleitores petistas que agitaram bandeiras.

A presidente viajou para a capital gaúcha no sábado, onde participou do seu último evento de campanha: uma carreata pelo centro de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar (PM gaúcha), cerca de 8.000 pessoas estiveram presentes.

Pouco antes, a presidente falou à imprensa e disse que sua candidatura é alvo de um “processo golpístico”. O discurso de Dilma reflete a tática petista para tentar desqualificar as informações reveladas por VEJA em sua mais recente edição.

Em reportagem de capa, VEJA revela que o doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs de um megaesquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a políticos e partidos desvendado pela Operação Lava Jato, afirmou em delação premiada à Polícia Federal que Dilma e Lula tinham conhecimento do assalto aos cofres da Petrobras.

O candidato do PT ao governo gaúcho, Tarso Genro, não deve se reeleger

Na manhã deste domingo, Dilma seguiu praticamente o mesmo roteiro do primeiro turno. Pouco antes de votar, tomou café da manhã com Tarso e correligionários em um hotel do centro de Porto Alegre e depois seguiu para a sua seção eleitoral.

Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado, o apoio de Dilma a Tarso não deve surtir efeito. O governador petista deve ser derrotado pelo candidato José Ivo Sartori (PMDB).

Pelo levantamento, Sartori tem 60% das intenções de votos válidos, contra 40% de Tarso. O resultado deve impor uma das derrotas mais duras para o PT no segundo turno. Sartori deve votar em Caxias do Sul, no norte do Estado, e voltar para Porto Alegre à tarde para acompanhar a apuração.

Na votação para presidente, a situação também não é tão confortável para Dilma no Estado. No primeiro turno, a presidente ficou na liderança, levando 43,21% dos votos. Neste segundo turno, as pesquisas apontam empate técnico com Aécio. Pelo último levantamento, ela aparece com 51% dos votos, contra 49% de Aécio.

Ao deixar a escola, Dilma seguiu para o aeroporto de Porto Alegre, seguindo para Brasília, onde vai acompanhar a apuração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

16 Comentários

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKK


    a ÚNICAPROPSOTA QUEOUVI DEL, FOI o PTONATEC JOVEM, memso assim, na propaganda um, dois antes do segundo turno …

  • tutti

    Lamentável é ter ela como candidata.

  • Berta Reel

    O PT vai atribuir a elite, esquecendo que a classe média também faz viagem com esforço próprio. E não é ESTARRECEDOR DILMA! Eleitores com interesse na eleição, no exterior, olha o AÉCIO dando SHOW! Na Grécia: Aécio – 268 votos / Dilma – 71 e em Israel: Aécio 187 votos / Dilma: 16. Vai precisar de PRONATEC Dilma!

  • Sergio Braga

    Em política, a gauchada só faz *****. Votar no PT depois de tantos escândalos é gostar *** *** ***

  • Verota

    Chimarrão com a mão esquerda???????

  • Luis

    se fosse mineira, tava na broa de milho e pão de queijo, barbaridade, desejo uma longa permanência nos pampas tchê !

  • RICARDO

    HOOOOOOOOOOOOOOOOO cara e eu perdi este debate.
    Onde foi, no canal BR. ou na Tveza?
    PRESIDENTE E VICE SADIOS 45
    JÁ VOTEI

  • Mario Sergio

    Quanto custou para os contribuintes esse voto em porto alegre?

  • Gi

    Eu concordo presidenta-candidata! Esta campanha politica teve episodios realmente lamentaveis.Na minha opiniao, eles foram invariavelmente protaganizados pela senhora, o demonio dos nove dedos,Joao Goebbels Sacana, seu partido e seus militantes alem de todas as linhas auxiliares do seu projeto bolivariano de poder. Ah, e antes que me esqueca, o que dizer do TSE? O que fez diante de tantos crimes eleitorais cometidos “em plena luz do dia”? Nada. E durante o desenrolar do segundo turno alterou as regras do jogo para “prevenir baixarias”…Hummm. Entao tah! O Brasil decente viu claramente de que lado partiam as injurias, calunias, terrorismo eleitoral e o festival nacional de crimes eleitorais. Um verdadeiro “Halloween tupiniquim”! E, last but not least, censuraram a revista Veja por ter publicado material incoveniente. Nao vivi os anos de chumbo, mas li a respeito. Confesso que tenho me arrepiado ao constatar certas semelhancas com o que ocorre no seu governo. Desejo tudo de bom para a senhora, mas desejo mais ardentemente o que eh melhor para a democracia do Brasil :que a senhora perca !

  • Daniel

    Esse povo do PT vive em um universo paralelo… não é possível que ELA ache que houve momentos lamentáveis na campanha… só se ela estiver se referindo a ser pega no flagra mentindo, ou às verdades que o Aécio falou sobre ela…

  • Cida

    Vai pra Cuba Dilma. Lá tem emprego pra voCê. Faxineira do Fidel Castro. kkkkkkkk

  • DIZ

    Dilma é gaúcha por “auto-adoção”.

  • osvaldo cesar bataglia

    Lamentável foi o nível da campanha desse partido que está no poder.

  • Bruno Sampaio

    Primeira boa notícia: o (impublicável) do tarso genro rodou. Menos um para ajudar a levar o país ao abismo e acoitar terroristas condenados fora do país.
    Aguardo ansiosamente a outra boa notícia…

  • analu

    Dilma acha que o “baixo nível” não prevaleceu. Digam-me o que entende de “baixo nível” uma discípula de lula (com minúscula mesmo).
    Parabéns ao RS pela sabedoria, e pelo discernimento.
    Qua a Dilma tenha o mesmo destino de Tarso Genro! E que partam juntos para CUBA!

  • soninha

    Lamentável, da parte dela, debate sadio quem nos proporcionou foi Aécio.