Image
A capa do novo disco de Dr. John: candidato a álbum do ano

Por Daniel Setti

A receita raramente falha: pegue um músico talentoso, badalado e especialmente reverente a grandes heróis do passado; deixe que ele escolha com qual de seus ídolos deseja trabalhar e entregue-lhe a verba e a liberdade artística necessária para um novo projeto colaborativo… e pronto: se ambos os envolvidos entrarem minimamente em sintonia, teremos um candidato a álbum do ano.

É com tal status que acaba de desembarcar nas lojas (reais e virtuais) Locked Down, novo álbum do cantor, pianista e compositor Dr. John, desde a década de 1960 um dos principais embaixadores da riquíssima música de Nova Orleans.

A bolacha de dez faixas foi produzida por Dan Auerbach, um dos nomes mais festejados do rock do novo milênio, cabeça da dupla Black Keys, com a qual resgata e atualiza o melhor da herança sônica americana da segunda metade do século XX (rock and roll, soul, garage rock e outros gêneros).

Image
Dr. John e Auerbach no festival Bonnaroo: duas gerações, dois craques

A parceira começou no final de 2010 quando Auerbach, de 33 anos, peregrinou até a casa do septuagenário John na mítica Nova Orleans, no Estado norte-americano da Louisiana, convidando-o a seu estúdio Easy Eye Sound, em Nashville, Tennessee, para que gravasse “seu melhor álbum em anos”.

Em junho do ano seguinte, se apresentaram juntos no festival Bonnaroo, realizado anualmente ali perto, e deram início às gravações, com a ajuda de excelentes músicos da mesma geração que Auerbach, como o baterista Max Weissenfeldt.

O resultado capta o melhor dos dois craques, como é possível averiguar nesta espécie de “trailer” sobre o lançamento com a música-título:

Outra que já está disponível online é a ótima “Revolution”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

2 Comentários

relume romano em 09 de abril de 2012

O silencio é ouro,mas uma boa canção pode chegar platina.

Geneuronios em 07 de abril de 2012

O Dr. John é realmente um grande músico, em todos os sentidos. Um de seus melhores CDs é Television. O cara tem FEELING!!!

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI