Duas caixas do “Avião do Faustão” tumultuam o trânsito do Rio em plena guerra com criminosos. Veículos das Organizações Globo noticiam — sem citar a promoção

Na quarta-feira, 24, em meio à justificada paranoia de que foram tomados os cariocas, duas enormes caixas de madeira, tipo baú, amanheceram, como se tivessem sido abandonadas, em duas praças de Ipanema — Nossa Senhora da Paz e General Osório (Veja a foto publicada no Extra Online).

Tratava-se de uma promoção do “Avião do Faustão”, um dos blocos do Domingão do Faustão, fato que foi noticiado por todos os jornais e sites da web.

Pois bem: temerosos de que as caixas pudessem conter explosivos das facções criminosas que estavam — e continuam — barbarizando a cidade, moradores da região chamaram a polícia.

Um esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais, o famoso Bope, interditou todas as ruas da região até que especialistas e cães farejadores de explosivos se assegurassem de que não havia nenhuma bomba nos caixotes.

Resultado: o engarrafamento provocado pela interdição das principais vias de ligação entre a Zona Sul e o Centro — num momento em que a circulação era vital também para a polícia, diante dos fatos — só terminou às três da tarde, criando problemas para a vida da cidade.

Como os demais órgãos da imprensa, todos os veículos das Organizações Globo – o Jornal Nacional, os noticiários da TV paga GloboNews, o jornal O Globo – publicaram a notícia.

Nenhum deles, porém, informou que as caixas eram do programa de Fausto Silva. O Globo dedicou duas páginas apenas a esse incidente e disse tratar-se de uma promoção “de uma agência de eventos”. O jornal chegou a ouvir um funcionário dessa agência, sem, em nenhum momento, dizer que a empresa era executora da promoção do Domingão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 1 =

9 Comentários

  • Segundo informações do Meio&Mensagem, a promoção é da Procter & Gamble em parceria com a Globo, via o programa do Faustão, cujo título é: “P&G Provou Gostou Avião do Faustão”. E entre várias ações há a instalação de contêiners adesivados com a marca P&G em estacionamentos de grandes lojas que comercializam produtos desta empresa. A agência responsável pela estratégia promocional, New Stile, terceirizou a operacionalidade da ação para a agência Moda Promoções e Eventos. A New Stile negou que as caixas fizessem parte da promoção criada para P&G, alegando que as caixas de papelão não tinham nenhuma ligação com a citada promoção. Ocorre que a P&G, que parece ser a única a agir com transparência neste episódio, divulgou um comunicado assumindo que as caixas faziam parte de sua promoção, lamentando o ocorrido e comprometendo-se a suspender todas as ações desse tipo por tempo indeterminado, para evitar novos transtornos.
    A M&M informa que questionada sobre o assunto a P&G esclareceu que: “A colocação das caixas, na verdade, era um teaser que visava chamar a atenção para a posterior ação do contêiner. A ideia da agência era mostrar que o Avião do Faustão está tão carregado de prêmios que alguns deles estão até caindo do céu”.
    Só que neste caso, eles pareciam estar caindo como uma bomba, literalmente.
    Setti, este tipo de erro por parte de agências de publicidade justifica a perda da conta publicitária. É claro que uma promoção deste tipo é planejada com muita antecedência, portanto as agências não poderiam prever os atuais acontecimentos, mas deveriam, sim, sustar a operação com os teasers, já que os ataques começaram no dia 21. E como se não bastasse a incompetência, há a tentativa de eximir-se da responsabilidade negando a autoria da ação. Lamentável!

  • Muitas pessoas não gostam de mim, caro Setti, devido a uma singela opinião que tenho da população em geral: A maioria das pessoas são estúpidas. E este é um exemplo fantástico! Você concorda que uma rede de televisão como a Globo, que é sem dúvida o meio de comunicação mais influente e poderoso do país, supostamente possui, ou é capaz de possuir, as mentes mais brilhantes em sua área de atuação, certo? Pois bem, esses ‘gênios’ da comunicação e do marketing promoveram esta ‘ação promocional’, que em termos de ‘timing’ é equivalente a uma promoção de bebidas alcoólicas durante uma blitz em tempos de lei seca. E para complementar, o que chamarei de ‘ a cereja no topo do sorvete’, estes renomados jornalistas da mesma rede deliberadamente ‘esqueceram’ de noticiar quem estava por trás desta confusão. Começo a acreditar que as teorias Darwinianas necessitam de pequenos ajustes.

  • jefferson

    Ninguem faz propaganda negativa de si mesmo. Ta certo a globo

  • paulo

    rede globo é uma palhaçada

  • Rosa

    Só podia ser da globo…

  • Corinthians

    Setti,

    Ainda bem que existem pessoas que como você encontram estas coisas e noticiam. Eu assiti a reportagem da Globo e confirmo que em nenhum momento foi informado que as caixas eram da promoção do Faustão.
    Tudo bem que a Globo não faça propaganda contra si mesma – mas fica a pergunta… dado este fato, não seria ético e moral que as organizações Globo se pronunciassem e explicassem o ocorrido ?

  • José Geraldo Coelho

    Quando ouvi a notícia de que as caixas eram uma promoção de uma ?agência? eu disse prá minha esposa: o autor dessa palhaçada deveria ser preso. Fico surpreso em saber do que se tratava. A Globo deveria ser punida exemplarmente por iniciativa de tamanha irresponsabilidade. O tumulto e a mobilização de pessoal da polícia numa hora tão triste e preocupante para o carioca merece ser visto como uma agressão ao bem estar da população. Foi irresponsavel e uma falta de criação inominável essa “jogada de marketing” promovida por quem quer que seja. Ou a Globo ou essa “agência de merda” deve pagar caro por isso. Agências de publicidade devem saber a diferença do que é criação e do que é ridículo.

  • José Geraldo Coelho

    PS. O Faustão deveria pedir desculpas publicamente por tamanha falta de senso.
    De preferência em um programa de bôa audiência, que não é o caso do dêle.

  • Day

    Meu Deusssss!!!!

    Quanta gente desenformada e sem nenhuma curiosidade de saber a fundo o que é uma “Ação Promocional” para depois fazer estes comentários…..kkkk

    Chega ser engraçado……rs

    Bom….não vou me aprofundar muito, basta vcs pesquisarem.
    A Rede Globo realmente não tem NADA com esta promoção, o Faustão é simplesmente o GAROTO PROPAGANDA da ação e sua produção não tem envolvimento nenhum com isto.

    Gente……….antes de comentarem primeiro se informem, por estes comentarios de pessoas que só sabem criticar os inoscentes que o Brasil é o que é!!!!!!

    OBS: Não tenho nada a favor da rede Globo e algumas coisas contra, mas só critico quando tenho o conhecimento!!!!

    E como é que você justifica o silêncio de TODOS os veículos da Globo sobre que promoção era esta?