ELEIÇÕES 2014: Diferentemente de Serra e Alckmin, Aécio não “esconde” FHC e sua herança — pelo contrário. (Aproveitem para ver um vídeo interessante.)

(Foto: Renato Cobucci)

Aécio com FHC: elogios à “herança bendita” do ex-presidente e promessa de retomada de vários de seus programas (Foto: Renato Cobucci)

Não apenas o constante aconselhamento e os frequentes e cordiais encontros públicos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vêm caracterizando a pré-campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência.

Aécio não apenas não foge de referências ao legado do ex-presidente, como fizeram os ex-candidatos José Serra e Geraldo Alckmin nas campanhas de 2002, 2006 e 2010, como cita a importância de seu governo e do que caracteriza, ironizando os ataques do PT, como “herança bendita” deixada por FHC.

Como já ocorrera em recente participação no Canal Livre, da Rede Bandeirantes, em que fez frequentes referências elogiosas a FHC, Aécio, no programa Roda Viva da TV Cultura encerrado na madrugada de ontem, citou o nome do ex-presidente nada menos do que 19 vezes.

A certa altura — situação virtualmente inédita entre candidatos tucanos nas três eleições anteriores –, elogiou com todas as letras as privatizações do governo FHC, citando os setores de telecomunicações, de siderurgia e de aeronáutica (Embraer). Também incluiu, entre suas promessas se chegar ao Planalto, a retomada de programas da era FHC, como o Médico de Família.

Quando solicitado a comparar os governos Lula e FHC, o presidenciável tucano, sem deixar de reconhecer alguns avanços no governo petista, especialmente no campo social, disse que os anos FHC “começaram a reescrever a história do Brasil”.

Se hoje está em marcha um processo de recuperação da boa imagem de FHC em nível nacional, em São Paulo o ex-presidente manteve seu prestígio e um forte apelo público.

Isto se refletiu claramente nas eleições para duas vagas no Senado, em 2010. O PT, em aliança com o PCdoB, disparou na frente nas pesquisas de intenção de voto com Marta Suplicy e o cantor e vereador Netinho, passando de 30% das preferências, enquanto o candidato tucano, o então deputado Aloysio Nunes Ferreira, mal batia nos 5%.

O outro candidato ao Senado que, à época, compunha a chapa do governador Geraldo Alckmin era o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), pouco à frente de Aloysio nas prévias.

Durante a campanha no horário eleitoral gratuito, porém, o ex-presidente FHC gravou um vídeo de apoio elogioso à atuação e ao perfil de Aloysio — nada sobre Quércia, com quem nunca se alinhou mesmo quando ambos estavam no PMDB.

O vídeo aparecia nas telinhas todos os dias, várias vezes por dia — e ninguém no partido questiona que foi fator fundamental para que o candidato não apenas ganhasse a eleição, deixando Marta Suplicy, ocupante da segunda vaga, mais de 1 milhão de votos para trás, como bateu o recorde de votação em eleições para senador de todos os tempos, com 11,189 milhões de votos.

Assistam ao vídeo, que é curtinho:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dois =

Nenhum comentário

  • Francisco BH

    Do meu ponto de vista o Aécio está apenas reparando o maior erro de Serra, um erro histórico e injusto para com o governo FHC.

    Claro que FHC erou, como todos erram, mas o que ele fez para esse país não tem paralelo. Colocou o Brasil no mundo, como nunca antes havia estado, ou melhor, talvez Dom Pedro II tenha tido um papel semelhante, mas os tempos eram outros.

    A turma do ParTido gosta de falar em herança maldita, mas malditos foram os últimos nove anos de governo PT – depois da saída do Palocci que não era santo, mas pelo menos tinha competência e usava o cérebro – que está desconstruindo tudo o que foi feito desde Itamar.

  • Mar Alto

    Não acredito que isso faça diferente. O candidato é fraco.

    Pois é, tão fraquinho que até o PT pensa em trocar Dilma por Lula…

  • Vera Scheidemann

    O Aécio está se conduzindo magnificamente bem. O Roda Viva foi excelente. Ele demonstrou ´ser firme e ter ótimos projetos para o seu futuro (Deus permita !) governo. Tenho certeza que com
    aquela entrevista ele já conquistou milhares de votos !

  • Renato

    Na verdade eu nunca entendi porque os candidatos tucanos nunca defenderam o legado de FHC.

    Lula e o PT contaram a mentira mil vezes até virar verdade que a herança era maldita, mas parece que a verdade finalmente está vindo a tona.

    Maldita é a herança de Dilma e do PT!

  • Natal

    Aécio está corretíssimo!

    Além de não haver motivo algum para “esconder” o legado do Governo FHC, isso mostra coerência com os princípios do partido.

    Só acho que alguém (ou vários) do PSDB deveria se encarregar de bater mais forte no PT, porque Aécio ainda insiste em tratá-lo como um “partido normal”.

    E isso, definitivamente o PT não é!

  • Picolé

    Enfim, a justiça está sendo feita. Realmente, nunca entendi o porquê de os candidatos anteriores terem endossado o discurso petista. Se, há 4 anos, Serra tivesse valorizado os anos FHC, hoje o Brasil não estaria esse inferno, exatamente como o coisa-ruim gosta.

  • Marceloo Nascimento

    A unica coisa boa que se pode concluir eh que Aecio eh mais leal do que o Alckmin e o Serra.
    Nem mesmo a participacao de Eduardo Azeredo ele chegou a negar, e o proprio Aecio disse que se Azeredo quiser ajuda-lo, ele seria bem vindo, apesar de achar que a maior ajuda que Azeredo pode dar eh nao ajuda-lo.

  • santos

    Aecio a proposta de acabar com a reeleiçao tem alcance grande e muda esse ranço de se perpetuar no cargo, 5 ou 6 anos de mandato e palatavel ao eleitor, e mostra despreendimento quanto ao poder, no Brasil esse instituto nao trouxe confiança, e todos os segundos mandatos sao decepcionantes, e uma bandeira de renoçao e mudança que o Brasil anseia

  • Aécio Pólicarpo

    O blog não publica acusações sem provas, nem mentiras, nem calúnias — sobretudo provenientes de covardes que se escondem sob nome e email falsos.

  • Leonardo Saade

    O PT e seus militantes sempre agiram coagindo seus adversários.

    Qualquer um que apoiasse publicamente um adversário petista logo sofria um patrulhamento ideológico pelos simpatizantes petistas.

    E nesse ponto, FHC sempre foi o maior alvo das baixarias petistas.

    Talvez pelo trauma de serem derrotados por FHC duas vezes, no primeiro turno de forma esmagadora, FHC sempre foi o fantasma dos petistas, principalmente para Lula, que nunca escondeu seu rancor pelas derrotas humilhantes sofridas.

    Logo virou um mandamento no PT culpar FHC por tudo de ruim no Brasil.

    Parte da oposição começou a acreditar nesse terrorismo espalhado pelo PT, e os candidatos tucanos nas eleições passadas tentaram se “descolar” da imagem de Fernando Henrique.

    Isso se mostrou um grande erro!

    Aécio fez o que o PSDB deveria ter feito nas campanhas passadas!

    Resgatar o legado de FHC, mostrar ao Brasil de hoje, que foi o governo de Fernando Henrique que derrotou a inflação, missão considerada impossível no início dos anos 90.

    Foi o governo FHC que ligou o Brasil ao mundo, que recuperou a confiança dos investidores estrangeiros, que fez boas privatizações que são aproveitadas até hoje pelo brasileiro.

    E mais importante: Aécio faz questão de realçar que as bases da economia petista, são a mesmas instauradas por FHC, e eram combatidas pelos petistas.

    Tem até prova: a Carta ao Povo Brasileiro, Lula admite que estava errado ao criticar ao Real, e se compromete CONTINAR a política de FHC.

    Não iniciar uma nova política econômica, mas continuar!

    Aécio merece ser o candidato do PSDB nessas eleições não só por sua inegável capacidade, mas por resgatar a herança bendita de FHC na memória dos brasileiros.

    Se o PSDB é um partido grande hoje, deve isso à FHC, e Aécio está de parabéns por mostrar isso ao Brasil, e aos outros tucanos.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Como pudemos ter esquecido – me parece ter sido ontem! – a caça dos bois nos pastos, as fiscais do Sarney,o desabastecimentos de eletrônicos, os estoques de alimentos, a remarcação de preços nos supermercados, a minha sala abarrotada de fraldas descartáveis compradas em promoção e no atacadão para meus 4 filhos, as passagens aéreas subindo de preço a cada 10 dias, o confisco collorido de nossas poupanças, o sufoco,o contar dos centavos, o salário menor a cada semana, a incapacidade de planejar o futuro,a HIPERINFLAÇÃO devorando as nossas vidas? Quem se lembra do Plano Real?
    Antes dele , era assim que vivíamos. Essa agonia era sentida pelo cidadão comum. Em 1993, um pouco antes da criação do Cruzeiro Real – a nona ou décima ou a décima primeira moeda corrente do país – a inflação chegara a 30% ao mês.Posto em prática no governo Itamar Franco, o Plano Real que estabilizou a economia e as nossas existências, foi organizado por FHC.
    As condições sociais e políticas eram, em 1993/94, uma ZONA.20 anos de ditadura ,a morte de Trancredo ,os malfadados planos Sarney,o impeachment roxo do Collor ,um histriônico Itamar assumindo o governo.E a inflação nos f@d@nd@ o juízo!!
    FHC não apenas organizou o Plano Real .Ele o viabilizou politicamente.Sua liderança foi fundamental para o sucesso do Plano . O PT defendia o Plano Cruzado .Um absurdo! Alguém lembra do Mercadante defendendo o congelamento dos preços? Não é á toa que ele hoje continue a favor do represamento de preços “administrados”.
    *
    http://www.youtube.com/watch?v=1A8-74ABQNU
    *
    E o Lula ? Esse falava babaquices enquanto Fernando Henrique traduzia.
    *
    http://www.youtube.com/watch?v=5iPXqYTFzoc
    *
    Para terminar com a hiperinflação FHC teve que reformar a administração pública, redefinir a economia.Não foi um passeio!
    O Brasil vive hoje a herança BENDITA de Fernando Henrique.Os moços não tem ideia do valor que a minha geração dá à
    estabilidade de preços, nem do quanto o POVO brasileiro penou nas unhas da perversa Dona Inflação.Não foi à toa que a ESTABILIDADE deu a FHC duas vitórias presidenciais em primeiro turno.Se legado de tal porte for pouco,se não fosse suficiente para garantir a ele nossos agradecimentos, eu lembraria que FHC saneou o sistema financeiro nacional.
    Com a caída súbita dos índices de preços,os bancos deixaram de faturar com a tal da ciranda financeira.Perderam as receitas inflação.Muitos fecharam seus caixas.Ninguém confiava em banco. Se FHC não tivesse,mais uma vez, arrumado a casa com o Proer a quebradeira teria sido geral. Lula enche o peito para dizer que o sistema bancário desztepaiz superou – sem balançar muito
    – a pior crise financeira mundial em quase 100 anos.Mas se esquece a quem agradecer por isto.
    FHC modernizou o Brasil, inseriu-o na aldeia global,nos fez ser respeitados.Parceiros internacionais passaram a me vender FIADO! rsrsrs! Que bom que ele quebrou monopólios estatais,que privatizou estatais,que criou agências reguladoras dos novos setores liberalizados.Babaquice teria sido não fazer nada disso.
    O Brasil não tinha um tostão furado para investir desde a tal da crise da dívida ,no começo dos anos 80.As ações de FHC nada tiveram a ver com ideologia.Ele fez o que tinha de fazer.Ponto! Era continuar vendo recursos sendo tragados pelo ralo
    das estatais obsoletas e ineficientes ou investir NO SOCIAL! Na Saúde e na Educação.Finalmente!
    A Vale ? Que os petistas a joguem no Google e vejam os seus números antes e depois.Que chequem a arrecadação de impostos também.
    Na telefonia ,pouco antes da privatização , havia 20 míseros milhões de fixos e celulares em Banânia.Praí uns 12 para cada 100 brasileiros.Hoje existem no país 135 linhas para cada 100 habitantes.
    http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/05/21/brasil-tem-135-linhas-de-celular-para-cada-100-habitantes/
    FHC NÃO privatizou a Petrobrás.Aqui pra nós? Uma pena! Apenas abriu seu capital em 2001.
    QUEM PETETIZOU A PETROBRÁS FOI A CAMARILHA PETISTA & SEUS ALIADOS FISIOLOGISTAS!
    Foram ELLES que transformaram uma grande empresa numa mercearia , num balcão de comissões ,onde projetos orçamentários se transformaram em contas de “padeiro” operadas por doleiros.
    No governo Dilma a empresa perdeu 50% do seu valor! E virou braço político de um bando de corruptos mentirosos e incompetentes para segurar a inflação.De 12a maior empresa do mundo , ela despencou para a 120 a posição e é dona da maior dívida dezteplaneta azulzinho!
    SÓ MESMO PETISTAS PARA CONSEGUIR TAL FAÇANHA!
    FHC renegociou dívidas,reestruturou as finanças dos estados ,assinou a Lei de Responsabilidade Fiscal,privatizou bancos estaduais que jamais fizeram falta à ninguém,pois eram tão somente esgotos por onde escorriam bilhões em gastança,corrupção e desperdício. Ele reformou a Previdência e criou o Fator Previdenciário.Graçasadeus! Que dificultem ainda mais a aposentadoria precoce daqueles que entendem ter o direito de vestir o pijama aos 50 anos ,enquanto meu pai trabalha aos 86 e lhes banca as contas.
    FHC falhou SIM ao manter o real artificialmente valorizado.Entendi a desvalorização da moeda logo no primeiro mês após sua reeleição como uma mentira.Outro equívoco foi ter proposto ao Congresso a Emenda da Reeleição e se beneficiado dela.Mas pergunto: Porque com uma aprovação popular e uma base aliada legislativa de 80% o PT não acabou nos seus 11 anos no poder,com o raio da reeleição maldita?
    Essa mania que Lula tem de condenar FHC por tudo aquilo que quando foi realizado tinha a aprovação da maioria dos brasileiros é UMA DAS MAIORES MENTIRAS DA HISTÓRIA —- D-E-S-T-E P-A-Í-S! Só mesmo Freud para explicar o pai na frente!
    Afinal , Luizinácio apenas unificou as várias bolsas criadas nos governos FHC – aquelas que o Pinóquio de Garanhuns esculhambava enquanto perdia eleição atrás de eleição – no Bolsa Família depois que o seu Fome Zero deu com os burros n’água. ESCUTA SÓ O CANALHA DISCURSANDO SOBRE OS PROGRAMAS SOCIAIS —- ANTES E DEPOIS .VIVA O GOOGLE!
    *
    http://www.youtube.com/watch?v=khrWYPd3hRQ
    *
    O Senador Aécio Campos ,no Roda Vida , foi questionado qual dos dois governos – o de Lula ou o de Fernando Henrique – teria sido melhor.Respondeu que era impossível comparar duas situações tão diversas.Acrescentou, ainda, ser capaz de enxergar as falhas de seu próprio partido e os acertos dos partidos adversários . Eu não posso negar que vi o mailing list de meus clientes duplicando nos anos 2000.Porém o presidenciável finalizou afirmando que FHC conseguiu cumprir sua missão.Ele arrumou a casa.Pergunto: E os governos lulopetistas fizeram o mesmo? Lula e Dilma entregaram o prometido? Penso que ficaram nos devendo.Nem vou falar em ética, em controle social da mídia golpista, nos dossiês,nas mentiras descaradas, nas calúnias,nos bebês da Rosemary ou no escândalo no Mensalão.Mas de um fato surreal: a única obra FINALIZADA por Dona DilmA antes de ser INAUGURADA foi o Porto de Mariel! Parabéns ,CamaradA!
    Dentro de mim ,porém, diferencio perfeitamente os dois governos.Tenho orgulho de ter tido um presidente preparado para ser um estadista democrata – FHC! – e me envergonho profundamente de ter tido um presidente – LUIZINÁCIO – vocacionado para ser um autoritário e primitivo e populista caudilho.E lamento que o meu país sofra da memória e que Alckmin e Serra nas suas campanhas tenham tido tão pouca coragem.Deixaram Lula e Dilma mentindo à vontade,sem contraditório.Negaram suas raízes.
    Deu no que deu!
    FHC me inspira.Lula me insulta os neurônios.Porém continuo convicto de que a fatura sempre baterá à porta, de que pagaremos sempre a moeda das nossas escolhas e de que a verdade é filha da história.
    Vamos em frente!

  • Robson

    Não publico seu comentário porque o link contém acusações graves a uma pessoa sem qualquer prova.

  • Mel

    Essa ****** que andam com o ***** Lula não merecem algum respeito. Bando de Petralha. O Aécio vai salvar o nosso país. Se duvidar até *** **** **** *** ****.

  • Mel

    Não publico acusações sem provas contra quem quer que seja.

  • Robson

    Canalhas que não têm argumentos só sabem mesmo insultar, até porque, além de caráter, lhes faltam neurônios. Infelizmente, para os vermes que mentem e caluniam, e incluem VEJA entre seus ódios, a revista continua com enorme público e extremamente rentável.
    Os canalhas terão que nos aguentar!

  • Robson

    Canalhas que só sabem ofender e não demonstram capacidade elementar de raciocínio — algo que desconhecem e que substituem por asneiras e ofensas — causam pena a quem tem a graça de dispor de cérebro em condições normais de funcionamento.

  • Moacir 1

    Marceloo Nascimento – 04/06/2014 às 17:44
    Completando o seu raciocínio sobre LEALDADE eu diria que o Senador Aécio Neves é mais leal – isto sim! – do que o covarde e mentiroso do Luizinácio capaz de, na maior cara de pau, afirmar para uma televisão estrangeira que José Dirceu ,seu ministro da Casa Civil ,que Genoíno, o Presidente do seu Partido, e que Delúbio o Tesoureiro de todos os seus recursos não contabilizados ,os seus cumpanheiros de uma vida que o blindaram em prol da sobrevivência do projeto de poder bandido no qual eram todos eles agentes concursados:
    ” NÃO ERAM GENTE DA CONFIANÇA DELE ”
    O ******* realmente não vale nada!

  • Paulo Sérgio

    Quem esta na Administração pública sabe perfeitamente o que o Sr. Lula e sua turma fez com o país. Hoje, nada funciona. Diversos cargos públicos que deveriam ser ocupados por técnicos de carreira, foram loteados pelo PT de Lula e Dilma, juntamente com o PC do B e PMDB, em troca de doação de 10 a 30% dos salários pelos ocupantes dos cargos, dinheiro “doado” para o partido PT. Sem o Plano Real(Salve FHC!), hoje estaríamos falidos e mendigando ao mundo. Particularmente, fui militante do PT, inclusive, doando parte do meu salário para que esse ********* assumisse e presidência, errei. Hoje, voto em qualquer um que não seja do PT, apenas para mudar o cenário em que vivemos. Estou cansado, quero um país melhor para meus filhos. Entrei na Administração pública via concurso e vejo tudo se degradando. Votarei em Aécio, não só eu, mas toda a minha família. É necessário mudar!!!!.

  • Chico Lima

    Meu caro amigo.
    Tudo em riba? Correu tudo bem na viagem que fizeste?
    Nas campanhas passadas, eu nunca compreendi exatamente o porquê do distanciamento de Serra e de Alckmin em relação a FHC. Simplesmente, eles criaram uma situação que beirava o ridículo. O eleitor percebia esse descompasso e isso mais prejudicou a imagem dos dois candidatos do que ajudou.
    Por isso, considero inteligente por parte do Aécio essa vinculação.
    FHC tem uma história que não pode deixar de ser mostrada. Não se deve esquecer que no início dos anos 90 o Brasil passava por um quadro muito próximo de uma convulsão social e que o plano real contribuiu imensamente para a estabilização social, além da econômica.
    Certamente, Lula não avançaria no campo social, como reconhece Aécio e qualquer pessoa de bom senso, se não houvesse aquele trabalho de base que FHC e sua equipe fizeram em 1994 e que se perpetuou ao longo dos anos 90.
    Como diria Isaac Newton: “Se enxerguei mais longe é porque estive amparado em ombros de gigantes”. Ele se referia a Kepler, Galileu Galilei, Tycho Brahe e outros da ciência que vieram antes e que criaram condições para ele pudesse elaborar suas teorias e equações magníficas.
    Humildade é tudo!
    Abraços, my friend!!!

  • Ronaldo força

    O candidato Aécio Neves, alem de sincero é autêntico e não faz como o Serra que cuspiu o tempo todo no prato que comeu. Será com Aécio Neves e FHC a mostra que venceremos a carcomida e mal cheirosa ditadura sindicalista do PT e do Lula.

  • Ricardo Campos

    é muito acima dos outros. OUTRO NÍVEL! Aécio e FHC!

  • Fillipi Costa

    AÉCIO Certeza é melHor E maIs pRepArado PolíticO.

  • Meia verdade

    O grande erro do PSDB, no meu ponto de vista, foi em eleicoes passadas se calar das “acusacoes” petistas que FHC estava entregando o pais, com as privatizacoes. O PSDB tem um grave defeito …nao sabe ser oposicao, comunica-se bem com meia duzia, mas nao consegue se expressar com a maioria.

  • Adalberto Quintanilha Ribeiro

    Aécio é o melhor nome para a Presidência. Inclusive neste quesito, que tem que ver com caráter!
    FHC foi o melhor presidente da História. Renegar sua herança por medo da patrulha petista é o fim da picada.

  • Paula Tejano

    Aécio devia utilizar a mesma tática do Serra. É um erro utilizar o FHC na campanha.

  • Oscar Hálio

    Aécio ainda não definiu seu vice em uma altura dessas. Eu iria sugerir um nome de peso e de carisma: Ex pugilista, Popó.

  • Takaru Kunakara

    José Serra era pra ser candidato de novo!! Com o Aécio o PSDB corre o risco de perder novamente as eleições e acabar virando pó. Volta Serra!!