ELEIÇÕES 2014: Globo deixará cadeira vazia para candidato que não comparecer hoje ao último debate da campanha

(Foto: Wilton Junior/Agência Estado)

Os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) olham para a cadeira vazia reservada para o então presidente Lula (PT), candidato à reeleição, em debate da Globo em setembro de 2006 (Foto: Wilton Junior/Agência Estado)

A presidente Dilma Rousseff acabou não comparecendo a uma das entrevistas mais importantes realizadas pelas principais emissoras de TV do país com os presidenciáveis — a do Jornal da Globo, comandada pelo âncora Willliam Waack.

Nada indica que faltará ao importante debate final da campanha, hoje, quinta-feira, na Globo — mais importante por ser na líder disparada de audiência no país e por ser o debate mais próximo ao dia das eleições, o próximo domingo.

De todo modo, o Palácio do Planalto já está ciente de que a Globo, caso Dilma ou outro candidato não compareça, deixará vazio seu lugar e sua cadeira, seguindo um procedimento padrão que a emissora adota desde há algum tempo.

No debate final do primeiro turno de 2006, por exemplo, fez assim com a cadeira e o lugar de Lula, então presidente da República, que se recusou a comparecer ao debate com Geraldo Alckmin (PSDB), Cristovam Buarque (PDT) e Heloísa Helena (PSOL).

Lula, justamente Lula, que cansou de criticar seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, por não comparecer a debates em uma das duas campanhas em que derrotou o PT nas urnas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − treze =

84 Comentários

  • JT

    A gente conversa com as pessoas por aí e está difícil encontrar eleitores da Dilma. Eles existem, claro, mas a maioria é enrustida, pelo menos na minha cidade.
    O que me causa surpresa são as pessoas que enrolam e enrolam para dizer bem baixinho que votarão no Aécio, como se fosse algo tão constrangedor como reconhecer que ouvem Roberto Carlos ou ABBA.
    Os eleitores da Marina são os mais desencanados: eles falam abertamente que vão votar nela. Tem gente aí que queria votar na Dilma mesmo, mas parece que está na moda ser “marineiro”.
    Eu é que não vou entrar em briga por causa desse assunto. Há vários anos as eleições brasileiras deixaram de ser um embate ideológico para ser uma disputa de marketing.
    Neste aspecto, acho que a eleição já está decidida.

  • Moacir 1

    Prezado Setti,
    Sugestões de temas para a CandidatA – PresidentA
    //
    * Petrobrás perde mais da metade do valor de mercado no governo Dilma
    * Governo Central tem dÉficit de 10 bilhões , o maior em 18 anos
    * As Contas Publicas têm 4 meses de déficit ,pior resultado desde 2001
    * A solidez fiscal se desmancha no ar
    * FMI: Brasil tem maior déficit externo do mundo
    * Moody’s pode antecipar rebaixamento do Brasil
    * 4G: leilão rende 36% – R$ 2 bilhões – abaixo do esperado
    * Bolsa cai 0,81% puxada por estatais e bancos
    //
    Num país sério está CriaturA seria sim CanditadA à aposentadoria.As manchetes acima foram aquelas do calmo dia de hoje.Sem fazer escalas nas páginas policiais
    Abcs

  • Gil Santos

    Não vejo nenhuma animação na militancia petista. Num passado não muito distante estavam aos milhares nas esquinas de todas as cidades brasileira. Será o medo e vergonha de mostrar que é do PT.

  • carioca

    O BRASIL é campeão mundial de…ROUBO DE CARGA, mas nenhum candidato à presidência toca no assunto, será que o crime compensa em VOTOS. Parcerias do roubo de carga são o tráfico de drogas, o tráfico de armas e a SONEGAÇÃO imensurável de impostos e tributos, pois a circulação de materiais oriundos do roubo circulam livremente nas ruas e calçadas do RIO DE JANEIRO, materiais de construção abastecem obras piratas de milícias em condomínios residenciais. Nestepaiz ocorrem 50.000 homicídios/ano, não existe BALA PERDIDA, BALA é encontrada nos pobres. A porta de entrada do roubo de carga é um bairro pobre do RIO, a PAVUNA. Nenhum candidato ao governo do RJ toca no assunto. Parece que roubo de carga é da cultura do povo.

  • Mario

    Esperar coerencia de Lulla demonstra um desconhecimento imenso…

  • Renato

    Acredito que deixar a cadeira vazia até gera um certo efeito que demonstra fuga, covardia ou algo nesse sentido, no entanto entendo que seria mais acertado fazer como foi feito no Jornal da Globo, ou seja, as perguntas que seriam feitas ao candidato ausente deveriam ser apresentadas para que os outros concorrentes podessem aproveitar tanto o tempo destinado a ela bem como para fazer os comentários que entendessem pertinentes, mas aí, aqui entre nós, a Globo teria que ter muito peito para fazer isso, o que todos sabemos não tem.

  • Nasdarra Turião.

    O debate deve acontecer por volta das 11:00 horas e deve varar pela madrugada. Os dois mais divulgados, o primeiro na Bandeirantes e este na Globo, o último, os outros só se soube que houveram no dia seguinte quando cada um correu para divulgar que “ganhou” o debate. Isso não é campanha eleitoral, é um lixo. A contar pela conta de cada campanha, nos traria grande vergonha saber a verdade de onde foi realmente gasto tanto dinheiro.

  • Pereira Passos

    Algo me diz que ela vai fazer o mesmo…

  • Antonio Matarazzo

    Dilma tem que ir, mesmo porque a Globo é um ambiente totalmente oposicionista e nada melhor do que lá para ela mostrar seus planos de governo.

  • douglas

    Acho que ela vai fugir kkkkkkkk, ela ta se achando pq ta em alta nas pesquisas, mas como diz um antigo ditado QUANTO MAIS ALTO O COQUEIRO, MAIOR E A QUEDA vou so esperar pra ver.

  • paulo´s

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Ricardo

    Nenhum dos candidatos conseguiu me convencer . Mas o que mais me impressiona é ver Dilma Roussef disparada nas pesquisas . Decididamente ela não é carismatica e fez um péssimo governo , o país está caminhando ladeira abaixo , ela mente descaradamente em relação a si e aos outros . E mesmo assim é a favorita pra ganhar . Alguém poderia me ajudar a entender porque ela tem tudo para ser reeleita ?

  • Vitor

    Se não for metam o pau no governo sem dó! Apontem todos os podres por que tem passado o país nos últimos 12 anos. Cadeira vazia: quem cala consente…

  • Abraão Bastos

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Felipe

    O blog não publica comentários contendo acusações sem provas.

  • Felippe

    O blog não publica comentários contendo acusações sem provas.

  • Carlos

    Não acreditem em pesquisas eleitorais que procuram induzir o eleitor; no Brasil, infelizmente, receio que muitas instituições não estão sendo imparciais; estão se deixando levar por interesses econômicos. Temos, sim, que fiscalizar o processo eleitoral e a apuração dos votos, pois ai que mora o perigo.

  • RICARDO

    A única cadeira que me interessa estar vazia, e no dia 1º de janeiro, é a cadeira do palácio, mas vazia de petista, isto sim seria a redenção
    PRESIDENTE 45 – GOVERNADOR 45/25 – SENADOR 45/25
    DEPT. FED. 45/25 – DEPT. EST. 45/25

  • Sandro

    E qual o problema de não ir? O blogueiro mesmo citou a ausência de FHC. A dona da cadeira da presidência é a Globo? A cadeira de Presidente é a que importa estar ocupada. Eleito pelo povo, não pela Globo.

  • roberto

    Não deve ir mesmo…aliás nenhum candidato deveria ir.

  • wanderlei

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • José Ricardo

    Na verdade, falando-se de uma possível reeleição da PresidentA, a nossa eleição tem uma escancarada compra por atacado de votos. Isto se concretiza com o pagamento de benefícios sociais a uma população que, por desinteresse de muitos governantes, não têm um nível de educação e discernimento para entender que estes benefícios são um retorno de seu próprio dinheiro, sentindo-se então nossos compatriotas, agradecidos a um governante específico. Neste ponto também o LULA foi muito esperto…No fundo temos simplesmente votos comprados, o que deveria ser proibido pelo TSE!

  • João

    Deixar a cadeira vazia é uma punição terrível para quem falta ao debate! Meu Deus, onde vamos parar!

  • Jota

    Eu no lugar dela dava uma “banana” para a globo.

  • pineiro

    Vazia igual da presidencia.

  • Dona Zelite

    Não comparecer pode ser até um bom negócio no final das contas. Tanto FHC quanto Lula não compareceram e foram eleitos. Assim vota o brasileiro. Povinho medíocre !

  • Leandro

    Dilma é fraquinha…. fora pt.

  • Joao Paulo

    A Dilma vai assistir ao debate de camarote, linda e leve, porque está em 1º lugar e tem o eleitorado mais fiel.
    Se Aecio for esperto, terá de atacar a Marina, já que o Datafolha de hoje mostra quase um empate no segundo lugar. O antipetismo tucano é o mesmo marineiro, ou seja, melhor pra Marina, mais carismática e cara de Classe C.
    A Dilma também deverá atacar a sonhática, o que ajudaria o Aecio. O Eduardo Jorge, como linha auxiliar do PSDB, fará qual jogo? E a esquerda aloprada da Genro? E a ultradireita do Levy? E o estado mínimo da jihad do Everaldo?
    Não perco por nada…

  • Winston

    Não se descarte a ausência de Dilma, porque a probabilidade será enorme caso seja vislumbrado o alto risco de reduzir a sua vantagem no primeiro turno.
    No entanto, se o comando da campanha avaliar, de forma otimista, que a presença de Dilma concorreria para uma vitória, mesmo que a possibilidade seja remota, em primeiro turno, então é muito provável que a presidenta compareça.
    Certo mesmo, apenas Aécio, que procura reduzir a distância para Marina; a meu ver, inutilmente.
    O voto em Aécio, para quem deseja oxigenar, minimamente, o aparelho estatal e as relações institucionais, tornou-se inútil; já para Dilma, o voto em Aécio é tudo que o comando estratégico da campanha petista sempre desejara, desde o início. Lula, Dilma e João Santana consideram mais fácil depenar um tucano, do que estrangular uma mameluca com pés na senzala, acostumada a lidar com bichos do mato.
    Votar em Marina nada tem a ver com a tese do voto útil, mas com a única possibilidade real de, nas circunstâncias coagentes, remover o bloco de poder que capturou o Estado para oxigenar a nossa democracia em construção.
    Fernando Henrique parece ser o único tucano com capacidade de discernir entre o compromisso exclusivamente partidário estrito e o porvir.
    Se a fala do ex-presidente em Fortaleza não houver sido deturpada, a pauta tucana a partir de agora deverá mudar, terá que mudar, mudará.

  • CORREIA

    Em outubro “FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO”. É tanta corrupção e desgoverno, que a Dilma não consegue justificar as malandragens de conhecimento público.

  • naka

    Fico pensando ,quando sairemos dessa pouca vergonha em que se encontra nosso pais.O roubo,a mentira e todos os adjetivos mais medíocres então conspirando contra uma mudança radical nesse imenso Brasil.Seu povo não consegue enxergar que uma mudança para melhor só varrendo praticamente toda a cupula desse governo conduzido por um bando de bandidos e sem vergonha nenhuma na cara.Para a turma que vota no bandido,é porque se identifica com ele.Tenho arrepios só de pensar que há uma grande possibilidade que esse partido e seus aliados tenham mais uma longa estrada para percorrer e roubar.Os candidatos da oposição deveriam usar uma linguagem mais simples para atingir o analfabeto,o que se vende por uma dentadura,bolsa familia etc.Infelizmente ainda há uma grande percentagem de vagabundos,de mal esclarecidos e analfabetos que ainda se dão por satisfeitos com esmolas,e acreditam em promessas vazias e cheias de impossiveis realizações.Meu voto é para o Aecio,que nesse momento ,me parece o melhor para governar esse pais,jã num estado de anemia preocupante.Nos resta pouco sangue para sobrevivermos,os sangue-sugas estão acabando com o pouco ainda que nos resta.Aécio é a nossa esperança.Será que só um pequeno grupo enxerga isso??!!Povinho de terceiro mundo mesmo.

  • JB Figueiredo

    E o sujeito ganhou, nao? Isso mostra bem o caráter dos eleitores e dos politicos em quem eles votam. Caro Winston, parece que não adianta argumentar. Estao querendo enfiar um bastao triangular num buraco redondo. Nem em MG Aecio consegue eleger o candidato dele e o PT não o ataca.Por que sera? A resposta e obvia. Aecio e um tucano facílimo de depenar, não representa nenhuma ameaça e obviamente o PT tem vasto arsenal de baixarias contra o coitado, para serem usadas se necessário. No momento o alvo do PT e Aecio e Marina, por ser a menos comprometida com o esquema politico vigente. Eles tem medo dela.

  • Luciano Jorge

    Confesso meu voto em Aécio. Mas sabemos que o PT só teme Marina, por conta justamente das semelhanças dos discursos. Só Marina pode destronar a Anta.

  • JB Figueiredo

    Naka, o povinho e terceiromundo mesmo. Viralatas sem complexo, como Lula, portanto se identifica com outros espécimens da mesma raca. Alem das bolsas tem o clientelismo, coronelismo. Ha sempre favores a fazer, repassando o dinheiro dos pagadores de impostos e clamando credito, como Lula sempre faz. Do jeito que vai teremos um Lulistao ou Dilmestao sabe-se la por quantas décadas.

  • Leniéverson

    O que me causa surpresa são as pessoas que enrolam e enrolam para dizer bem baixinho que votarão no Aécio, como se fosse algo tão constrangedor como reconhecer que ouvem Roberto Carlos ou ABBA.

    O que não é o meu caso, JT, parte da minha família julga Aécio Neves antipático, mas eu não. Eu já troquei farpas com eles por causa disso, mas eu sei que tem gente assim, o que é lamentável.

  • Ronaldo força

    Jornalista Ricardo Setti, de acordo com a nova pesquisa do Data Folha Aécio Neves irá sem dúvida alguma para o segundo turno. Como será outra eleição a Dilma Roussef patinará no 30% do PT, devido a rejeição avassaladora que tem. Vamos nos livrar com o Aécio Neves de implantação de uma ditadura bolivariana – o que vai livrar o Brasil de uma revolução sangrenta.

  • Leniéverson

    Aecio e um tucano facílimo de depenar, não representa nenhuma ameaça e obviamente o PT tem vasto arsenal de baixarias contra o coitado, para serem usadas se necessário.

    Não concordo, você me parece subestimar a realidade.

  • P artido dos T rambiqueiros

    EÇEIÇÕES 2014 JA ENCHEU A SACOLA candidatosmediocres,pesquisas manipuladas , urnas suspeitas, um embrolio juridico para desvendar a maldita ladroagem contida em varios pseudonimos, e as tvs informão cada faceta de denuncias malditas e comprometedoras de uma disputa macabra e viciada, ja com favoritos corruptores intocaveis, com seus escarnios, enganações,manipulações,mentiras , roubos da dignidade e da inteligencia de seu povo, tratado como mero gado eleitoral,para beneficiarem a um mesmo grupinho,digo quadrilha que não cora aomudar de lado ou denome, pt, psdb, psd,todos querendo estorquir e aniquilar a nação ja depenada,envergonhada e aviltada com tanta canalhice e hipocrisia, VERGONHA NACIONAL ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, tamo mal de representantes

  • Dagoberto

    Ir ao debate para que? Para o JN editar o debate e exibir os piores momentos da presidenta e os melhores momentos dos outros (principalmente do mineirinho)? A emissora já fez isso. Lembram-se?

    Eu cobri aquela campanha para o Jornal do Brasil e só a má memória ou a má-fé atribuem à Globo a vitória de Collor.
    Lula PERDEU FEIO aquele debate, o país inteiro o assistiu e não foi uma edição da Globo quem derrotou o candidato do PT.
    Isso é lorota pura.
    Agora, como você sabe, não há amigos melhores e mais próximos do que Lula e o ex-canalha do Collor, não é mesmo?
    O que diz muito sobre o caráter de ambos.

  • Atylla

    Os nanicos vão?

    Sim.

  • Alcides da Silva

    quem defende ladroes, é ou será um deles também, fora Petralhas, a hora é de limpar o Brasil, Aécio vai fazer o que os honestos e que realmente trabalham tanto querem trazer a ética e a honestidade de volta ao governo brasileiro, FORA PT

  • rommel romanielo

    Com cadeira vaga ou nao, Dilma serah reeleita, nao adianta espernear nem espumar.

  • VICENTE FELIPE PEREIRA

    Salvo engano, FHC também não participou de debates na sua reeleição. Vocês não estão lembrando disso não??????

    Você não leu o post não?

  • Atylla

    Ricardo, essa suposta ata da Petrobrás sobre o Paulo Roberto ter renunciado em vez de ter sido demitido pela Dilma, vc sabe se é verdadeira?

    Não tenho informação suficiente. A própria Dilma, porém, chegou a dizer que foi ela quem o demitiu! (Se demitiu, significa que foi ela quem nomeou, também…).

  • Maria Luz

    Alguns não fazem falta mesmo. Nem preciso citar nomes. São pessoas que,mesmo sabendo não ter chances, dispõem de uma vitrine para futura candidatura a vereador,deputado,prefeito, síndico,gerente de qualquer coisa,etc.
    E nós com isso???

  • Ronaldo força

    Nos comentários vemos que a “petralhada” está nervosa. Aécio Neves vai ganhar e estes comissionados perderão os empregos por incompetência e falta de conhecimento para assumir qualquer cargo. A roubalheira vai terminar e cuidado com o que já disse o Paulo Roberto Costa, chamado de Paulinho por Lula. Vai ter gente grande na prisão.

  • Hilda

    DAGOBERTO vc perdeu o bonde cara. Depois do caso Collor a GLOBO não reprisa debate!!!! Quem viu viu, quem não viu não vai ver reprise nenhuma!!! Há anos que a Globo não reprisa, não mostra nos seus noticiários os debates, mas tem atrasadinhos desinformado que acham que ela vai mostrar!!nos seus noticiários! O que aconteceu na época foi bobagem pois quem por causa de 1 minuto vai mudar o voto????? ACORDA DAGOBERTO! E quem na época mudaria o voto por causa de 1 minuto?????? Vc??????

  • Dorgival

    Dilma não vai se reeleger nem que a vaca turssa, nunca na historia deste pais, vai haver outro gorvenopetralha,

    FORA PT 05/10 1ª ronde e depois é correr para a festa, pt nunca mais, corrupção e incompetência.
    Errei uma vez, votando nestes enganadores, PAPUDA NELES, erra a segunda vez e burrice. FORA PT

  • Hilda

    Vcs já imaginaram se o Faustão fosse candidato `prefeito do Rio de Janeiro ou São Paulo? O Brasil cairia de pau em cima da Globo! Mas a Record fez isso com o seu apresentador e ninguém fala nada!
    Na posse da Dilma Edir Macedo, diretores da Record e seus jornalistas estavam na fila para cumprimentar a nova presidenta! Das outras emissoras não estavam ninguém, porque é anti-ético afinal as emissoras de rádio e Tv são concessões públicas. A Record é claramente chapa-branca e a Globo não declara apoio à ninguém. Se o fez no passado (apoiou Color por questões de amizade entre Marinho e o pai de Color) hoje ela não faz mais isso, os tempos são outros.

  • domenico

    Esse debate é imperdível e estarei atento e radiante se a “dama-petralha” comparecer e for detonada pelo Aécio ou mesmo pela Marina ! Ah, como vai ser maravilhoso, quando a petralhada espernear e espumar de ódio, assistindo a sua “dama” se ferrar !

  • Renato Aguirre

    Luciano Jorge – 30/09/2014 às 20:35
    Concordo

  • João

    Só no Brasil que a TV deixa a cadeira vazia… a cadeira vazia é uma afronta a todos nós.

  • ezio g da sila

    Dilma assim como o seu cumpanheiro, ensinam bem a PTlhada a melhor maneira de serem mal caráter, trapaceiros, exploradores do bem público e encobertadores oficiais das falcatruas dos seus pares.
    Até quando o estado brasileiro vai aguentar tudo isso. Poís, o meu limite chegou, não aguento mais trabalhar e entregar o meu suado dinheiro, para esses larápios.
    Vamos gente, mudemos logo. O treze sempre foi o numero do azar, a foice é retrocesso. Hoje no pais civilizado usa-se tratores. 45 neles, vamos ver o céu todo azulado no dia 05.

  • jose esperança

    Dilma será derrotada no 2o. turno ! Aparelhamento estatal, incompetência e a corrupção é a marca de seu Governo . Por isso, sua rejeição é enorme ! Se o Brasil não quiser ser uma futura Cuba ou Venezuela terá que mudar de governo.

  • BOCA

    Aécio deve falar todas as VERDADES que nos enojam sobre a Dilma e o PT e deve pegar leve com Marina pra ter seu apoio no segundo turno, já que Dilma MENTIU DESCARADAMENTE durante toda a propaganda eleitoral, entrevistas e debates, principalmente sobre a candidata do PSB, a quem vomitou calúnias e difamações… Dilma vai sim ao debate, com a mesma cara sínica, com a mesma pose dissimulada e com o mesmo discurso que deixa o Pinóquio no chiclete grudado no chinelo. “Fomos nós que determinamos que a PF investigasse sobre a Petrobras” UUUUIIIIIII!!!!… EI DILMA, VAI TOMAR NO SUL!

  • BOCA

    Ah! Quanto a Marina… tá morta e enterrada, coitada!

  • BOCA

    Eduardo Jorge e Luciana Genro estarão novamente *********, o Pastor armando as jogadas pro Aécio concluir e o Fidelix mandando beijinhos pro ******* do Jean Wyllys, o maior incentivador da homofobia no Brasil. DÁ-LHE FIDELIX!!!

  • jose walter

    Se eu fosse a Dilma não apareceria nesse debate “Da velha mídia”….
    A eleição já está ganha…

  • Vinicius

    Bom… estou fazendo a minha parte. Todos os dias eu consigo uns cinco votos para o Aécio. ..

  • neusa de oliveira

    Estou no maior dilema da minha vida. Ora, para que Deus continue dando oportunidade para Aécio. Dentre todos os presidenciáveis ele tem tudo: nunca pertenceu aos quadros do PT ou de outro partido de esquerda; é pessoa de boa qualidade, chega a ser um pouco ingênuo; tem perfil de estadista. Acredito que os empresários se sentirão melhor dialogando com ele, exceto os canalhas que deram grana para o PT; penso que ele unirá muito mais o Congresso, que está muitíssimo desgastado, principalmente o PMDB, que faz parte desse mensalão/petrolão.
    Mas para que Aécio suba, emplaque, é importante que as pessoas, principalmente as mulheres, não vá votar em Marina por ela parecer uma coitadinha, por causa daquela cara de sofredora. Chega de sofredora, já aguentamos o Lula e Dilma – que só nos fizeram sofrer vendo tanto dinheiro indo para o bolso deles.
    Marina, não é diferente: uma vez petista, sempre petista e, ademais, ela não para em partido nenhum, e em todos que militou alguém saiu ferido, até Chico Mendes.
    O povo de São Paulo tem que apoiar essa empreitada. Vamos dar essa oportunidade a ele, se não der certo: BOLSONARO na cabeça.
    Agora o meu dilema: Se Dilma e Marina forem se degladiar no segundo turno, prefiro Dilma à essa disfarçada petista Marina!

  • Carlos Vieira

    Caro Setti, pior do que uma provável ausência ao debate eh a ausência de comando em nosso país,veja: 1290 explosão de caixas eletrônicos de jan a ago/14,segundo a fedabran, um número sem fim de ônibus incendiados em diversas regiões,turista checo esfaqueado na Bahia,crescimento alarmante de roubos e assassinatos no Brasil,homem dando uma de terrorista em hotel de Brasília, denúncias de corrupção envolvendo politicos…Isto sim eh ausência de comando! Mas 4 anos e onde vamos parar? Mudança já.Aécio neles!!!

  • J.B.CRUZ

    O DEBATE ELEITORAL da REDE GLOBO é por assim dizer OFICIAL..O que realmente vale..O candidato que conseguir realmente convencer o eleitorado com suas propostas de governo, será eleito…A última impressão é a que vale..

  • domenico

    José Walter – 1:02 : Não conte com o ovo no .. da galinha ! No segundo turno a “dama-petralha” vai ser expurgada, pode crer !

  • Marcos

    Não duvido da ausência da ********.

  • João

    nada pode ser mais prejudicial para um candidato do que a cadeira vazia…

  • João

    cadeira vazia prejudica muito, muito mesmo. A TV Globo age assim para mostrar o quanto é maldosa. E ainda coloca uma plaquinha com o nome do candidato para associar a sua imagem à cadeira vazia, somente para prejudicá-lo. Uma das piores punições já inventadas pela humanidade: “cadeira vazia”.

  • João

    O TSE precisa proibir o uso da “cadeira vazia” nos debates. É uma crueldade muito grande… uma técnica dos debates mais sangrentos da idade média… Pra que fazer isso?

  • João

    #cadeiravazia

  • Mauricio Morais

    Meus Amigos.Está claro que quem não comparece deve e muito ao povo cego e mal esclarecido sobre nossa triste realidade.
    Voto opcional e trabalho voluntário nessa cambada mudaria a história desse povo tão *****

  • Nadia

    Ela faz um favor de não comparecer. Estamos cheios deste povo.

  • Valmor Lemainski

    Se comparecesse, o que de bom a Dilma poderia acrescentar?… Só repete o que o marqueteiro mandou dizer…

  • Carlos Visani

    Assistir a um debate com esse tal de Levy, falando asneiras, entre outros que não fedem e nem cheiram nas eleições é pura perda de tempo e de paciência. Vou deixar para assistir apenas no 2o. turno

  • Wyngolet.

    Hoje a Dilma se esforçou para dizer aos jornalistas que está sem voz. Sabemos quando uma pessoa realmente, está rouca.
    Isto é um sinal de que talvez, a candidata não comparecerá ao debate de amanhã “quinta-feira” na Globo.
    Ainda mais, devido a bomba que ela teria que explicar sobre o envolvimento do PT nos correios.
    Este momento, não é o mesmo e semelhante, aquele que Lula faltou ao mesmo debate. Ela poderá estar colocando sua reeleição na ponta da navalha e seu eleitor tomar outros rumos.
    A Globo inclusive e talvez, já fora avisada da ausência da presidente do governo do PT.
    Estas eleições não é um exemplo de Democracia. Em outro país o PT já estaria fora das eleições há muito tempo.
    O último reduto alcançado pelo aparelhamento petista foi o Correio com grande prejuízo À milhões de eleitores.

  • João

    a “cadeira vazia” é uma tragédia nacional. Todos os brasileiros esperam um debate de idéias e ganham uma cadeira vazia… Pior pro candidato, nada é tão ruim para quem quer votos do que uma “cadeira vazia” pelas fuças… Dona Maria já morreu!

  • Alcide da Fonseca

    Dilma 2014.no primeiro turno. com debate ou sem debate.

  • Carlos Vieira

    Será que com mais este escândalo dos Correios (Correão) ela vai comparecer?

  • Meia Verdade

    Meu palpite…quem for ao segundo-turno, ganha do PT.
    Nada esta favorável ao governo Dilma, diferentemente das eleições passadas. Serão 25 dias….inflação, desemprego, contas públicas, e claro o doleiro estará mais vivo do que nunca, para nos contar muitas coisas.

  • João

    a “cadeira vazia” que a TV Globo impõe a quem falta ao debate é pior do que o “garrote vil” espanhol. Abaixo à “cadeira vazia”! Abaixo ao terrorismo!

  • geroldo zanon

    Dia 5/10 vamos nos livrar de todos trambiqueiros

  • Marcus Borelli

    Dia 5 vamos nos livrar deste **** autoritário e viva o Brasil!

  • Sélio

    Seria bom que fossem o Aécio e a Marina pro 2º turno.

  • MAria Pereira

    Eles falam tanto e no fundo sempre a mesma coisa,quando o Levi deu sua opiniao do qual foi questionado disseram que ele e homofobico so porque ele nao concorda,eles estavam em um debate onde as respostas tem que ser com com sinceridade ,o E duardo o tempo todo defende as drogas Luciana o aborto e querem jogar pedra no outro.

  • Carlos Vieira

    A propósito do debate da Globo, Aecio foi de longe o melhor! Enquadrou este Governo, ineficiente, gastador e envolto a denuncias de corrupção.

  • João

    Graças a Deus, ficamos livres da “cadeira vazia”… Esperamos que nunca mais seja usado esse artifício criado pela Globo…