Eleições em São Paulo: com 46% de rejeição, como tem Serra, só se ganha eleição por milagre

Haddad, Russomano e Serra: fator rejeição acaba sendo centro da disputa (Fotos: veja.abril.com.br)

Amigas e amigos do blog, jornalista não é (e nem deve ser) adivinho, e muito menos sou oráculo.

Mas, de tudo o que está sendo divulgado pelo instituto Datafolha sobre intenções de voto para a mais importante das eleições para a Prefeitura no dia 7 de outubro — a disputa pela cidade de São Paulo –, o dado que mais chama a atenção, como das vezes anteriores, é o altíssimo índice de rejeição do candidato tucano, o ex-deputado, ex-senador, ex-ministro, ex-prefeito, ex-governador e ex-presidenciável José Serra.

Que o aventureiro paraquedista Celso Russomano (PRB) haja caído três pontos, que o ex-ministro Fernando Haddad, do PT, haja subido um e que Serra perca outro é muito menos importante do que os espantosos 46% de pesquisados que dizem não pretenderem votar no trucano de jeito nenhum.

Esses 46% podem ser justos, injustos, facilmente explicáveis ou não. Mesmo não sendo adivinho, e muito menos oráculo, porém, não me lembro de qualquer eleição majoritária, em lugar algum, em que alguém com tal índice de rejeição a tão poucos dias do pleito tenha conseguido vencer. Um milagre, porém, nunca é excluído por quem disputa eleição.

Toda a luta de Serra — cuja derrota constituiria uma catástrofe para o PSDB — parece consistir, agora, em ir para um problemático segundo turno.

E prestem atenção num detalhe: entre todos os candidatos, aí incluídos os três que estão na frente e mais Soninha Francine, do PPS, e o eterno nome do PDT, o sindicalista Paulinho da Força, o de menor índice de rejeição é Haddad, candidato de Lula.

Não estou prevendo nada, só estou dizendo: prestem atenção nesse detalhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

29 Comentários

  • Inácio

    Não tenho nenhuma simpatia pelo Serra. A eleição, entretanto,não é para se eleger o sujeito mais bonito ou o mais simpático e sim aquele que, além de honesto, tenha uma visão clara do que é preciso ser feito para melhorar a vida dos cidadãos dessa cidade. É uma coisa tão óbvia que, talvez por isso mesmo, poucos consigam enxergar esse fato.

  • GABOLA de Garanhuns

    Por sinal, a foto que veja escolheu para o SERRA é uma esculhambação, né ??????

  • Titus Petronius

    Você tem razão, Setti. Não se trata de adivinhação, mas de análise fria dos números da pesquisa. E estes são cruéis com Serra no quesito rejeição. Agora, esses mesmos números indicam que a queda de Serra e a subida de Haddad parecem estar diminuindo. A próxima pesquisa pode dizer se já há ou não uma tendência à acomodação nos números, com Russomano bem à frente e Serra com uma pequena vantagem (empate técnico) sobre Haddad. Agora, com todo o apoio de Lula, Dilma e Marta, era de se esperar uma arrancada de Haddad na última semana, o que não aconteceu. É bom lembrar que Marta também tem uma rejeição altíssima e que Lula e Dilma já perderam em urnas paulistanas. Então, acho cedo ainda para se fazer qualquer previsão. Na semana que vem, com uma nova pesquisa, talvez já tenhamos indícios do que possa acontecer nas urnas.

  • Alberto Porem Jr.

    Esta rejeição tem uma explicação simples: são oito anos de Serra-Kassab na prefeitura e uma baixíssima aprovação de Kassab neste final de mandato.
    Serra de novo? Não tem a ver com o candidato mas sim com suas escolhas, alguém sabe quem é o vice do Serra? E se ele for governar a cidade de São Paulo?
    Como o povo sentiu-se enganado por Serra em 2006 e e Kassab em 2008 agora vai dar sua revanche e ai sobrou pro Serra.

  • Caio Frascino Cassaro

    Prezado Setti:
    Lamentavelmente, acho que o Russomano já levou essa eleição. Quem vota no Serra não Vota no PT. Quem vota no PT não vota no Serra. E, só um detalhe: a rejeição do Fernando “Tragédia Educacional” Hadad é pequena, pelo fato dele ser um ilustre desconhecido para a imensa maioria da população. Quando a população souber da função de exterminador do futuro que esse camarada exerceu à frente do Ministério da Educação,com suas cartilhas ensinando que “nóis pega o peixe” ou que o bissexual tem 50%(!!!!!!!!!!) a mais de chance de encontrar um parceiro, com o fracasso sistemático do ENEM, transformado em algo que funcionava em um desastre anual anunciado, com as Universidades Federais implantadas a toque de caixa, sem instalações, sem docentes e, em alguns casos, até sem alunos, caracterizando o pior ministro da educação da história “destepaizzzzzzzzzzzz”, veremos se a rejeição dessa criatura fica nos 17%.
    Um abraço

  • Teresinha

    A rejeição é fruto de difamação sistemática que colou naqueles que não refletem. Ter um Serra como candidato e escolher aventureiros revela que os eleitores paulistanos precisam amadurecer! São Paulo nunca será perfeita, precisa seguir sempre e qualquer desvio por aventura sairá muito caro! Não gostaria que os paulistanos pagassem para ver!.

  • Teodora Marques

    Tenho esperança que Serra seja o eleito,São Paulo
    precisa de um executivo e ele o é,digo isso porque
    se fosse profissional de politica,destacaria coisas uteis que fez para seus eleitores area da saúde e dez qdo ministro institui o generico etc etc.

  • J.B.CRUZ

    O tempo passa mas alguns MISTÉRIOS da vida continua…Na hora H, JOSÉ SERRA será lembrado..Em SÃO PAULO; (ESTADO) ou CAPITAL; o ‘homem’ tem um carisma eleitoral insuperável..Os PAULISTAS e PAULISTANOS, gostam dele..

  • Gustavo Campos

    Os números mostram que Lula, dessa vez, vai fracassar em sua intenção de fazer com o Haddad o que conseguiu fazer com a Dilma, que era eleger um ilustre desconhecido.
    Depois de administrações desastrosas da Erundina e da Marta, o PT tão cedo não elege prefeito em São Paulo. E o paulistano sempre diz “não” a uma administração ruim: disse “não” à Erundina, disse “não” à Marta, disse “não” ao Maluf-Pitta e está dizendo “não” ao Serra-Kassab. Quem está se beneficiando é o Russomano, talvez o próximo a levar um “não” daqui a quatro anos…

  • Salomão hamer

    Haddad, mais uma criação do marketing politco e da baixa escolaridade do povo.Que pena, compram mentiras!!!,azar nosso.

  • Corinthians

    Ainda acho que dá Serra.
    Não dá pra acreditar muito nas pesquisas – basta ver as pesquisas da última década de eleições…
    Basta prestar atenção nas conversas – já ouvi muito “não queria, mas vou ter que votar no Serra, pois a opção é o PT ou o partido do bispo”.
    Já prestou atenção que a propaganda diz vote Russomano 10 e não coloca o nome do partido ?
    Acho que as coisas ainda estão muito bagunçadas… mas acho mais fácil dar Malddad do que Russomano por exemplo.

  • carlos nascimento

    Ricardo,
    Sem querer ser adivinho, tenho a leve impressão que vc faz parte da turma dos 46% de rejeição, fazer o quê é um direito democrático. Talvez a sua opção pelo Aécio seja um tiro no pé, à frente veremos.
    Não fique bravo comigo, a democracia nos permite sermos francos e honestos nas expressões, principalmente, quando admiramos e respeitamos o alto conceito de credibilidade de um jornalista como RS.
    Sigamos em frente, o tempo será o Senhor das soluções.
    Abração.
    Carlos Nascimento.

    Ué, de onde você tirou que eu “optei” (epa!, palavra perigosa, lembra do oPTei?) por Aécio?
    E não cabe aqui dizer qual seria meu candidato a prefeito de SP, não é mesmo, caro Carlos? Até porque, infelizmente, não votarei nessas eleições — pela primeira vez em décadas — porque preciso voltar a BCN por razões de família antes do dia 7.
    Se você quiser uma resposta técnica, considero José Serra, de longe, o candidato mais preparado e experiente para ser prefeito de São Paulo, apesar de sua personalidade difícil e de sua característica de não-agregador.
    Um abração

  • Pedro Luiz Moreira Lima

    Amigo Setti:
    É eleição e quando se abrir as urnas – PIMBA! novo prefeito – queimando a moringa antes do tempo – besteira!
    Serra com rejeição – direito do povo.
    Haddad ganhar – direito do povo.
    Russomano ganhar – direito do povo.
    Felizmente mais 4 anos novas eleições – ninguém imposto pela força.
    Abraços
    Pedro Luiz

  • Heloah

    Ah! essas pesquisas tendenciosas…
    Gosto de São Paulo, torço pela vitória do Serra.

  • Leandro

    Amigo Setti,

    Na pesquisa Ibope o Serra não tem toda essa rejeição.
    Confira os números.

    Muito obrigado, caro Leandro. Sei disso.
    Pessoalmente, com base em várias e várias eleições, considero mais confiável e correto o Datafolha.
    É claro, porém, que pode estar errando nesse aspecto.
    Um grande abraço

  • lula, O Verdadeiro Chefe do MENSALÃO

    … De quanto é a REJEIÇÃO ao PT em São Paulo qualquer que seja o candidato ??????

  • Alberto Amorim

    Serra é, entre todos os candidatos o melhor administrador, e também o que fez as piores escolhas. Ao não concorrer a uma re-eleiçãõ em que os Paulistas apostavam nele em primeiro turno, ao correr para presidente contra a máquina de Lula, ao “melar” a convenção do PSDB que escolheu o candidato do partido a Prefeito, ao escolher uma equipe de técnicos antiquados, com postura velha e conversa que não atinge o eleitor. Sua rejeição dentro do PSDB é tão grande, que os candidatos a Vereador não apresentam suas fotos junto a Serra! Agora teremos pela frente um belo problema…

  • Matteus Saldanha

    José Serra?? Deus me livre! SP não precisa de uma criatura como ele.

  • Ailton

    Caro Ricardo Sett;

    Ibope 14/09 – em primeia mão!

    Russomanno 36%
    Serra 19%
    Haddad 16%

    Com um Serra derrotado, os ânimos dos tucanos para o 2014, serão aplacadoa.
    E assim, seguiremos seguros de que os anos noventa não voltem tão cedo.

  • Sarah

    Serra tem rejeição por não ser considerado simpático. Haddad se junta com Maluf, procurado em mais de 180 países pela interpol e a rejeição é Zero. Não consigo entender. Sou um peixe fora d´água nesse país.

  • Ailton

    Olá Ricardo Setti;

    SALVADOR;

    Começa a se restabeler a verdade em uma capital que nunca capitulou diante do caudilhismo, uma cidade que nunca disse “SIM” para essa famiglia ladina, uma cidade que nunca se rendeu à ditadura militar! A primeira Cidade que se fez às ruas, após o golpe aplicado por três patetas fardados em 1964;

    COMEÇA A SE RESTABELECER A VERDADE; 7 PONTOS SEPARAM PELEGRINO E ACM-O NETO!

    ACM-O NETO,
    Em Julho tinha 49%, cai para 40% em Agosto e agora tem 36%
    PELEGRINO, um nome desconhecido para a maioria dos eleitores solteropolitanos, começa com apenas 8%, em Agosto foi a 12% e agora tem 29%. com um atenuante, todos os demais que pontuaram são oposição ao ACM-ONeto, eles juntos tem 35% da preferencia de votos do eleitorado, uma gente que tem horror ao carlismo.
    ACM-O Neto, congrega em sí todos os partidos, como PSDB, PSB, PV e o proprio DEM, eles tem 36% e não tem nenhum outro partido a ceder eleitores para a sua coligação, estão encurralados com os seus 36% e com forte queda.
    Partidos Que sairam com candidaturas próprias, são partidos e politicos que não apoiariam, o Neto, sob hipótese alguma, todos esses partidos possuem eleitores que tem a mesma decisão, nenhym deles jamais votariam no Neto.

    No segundo turno, esses eleitores de partidos como P-SOL, PRTB, PCB PCdoB e outros partidos, migrarão para o Pelegrino, são partidos dos mais radicais anti-tucanos e anti-cartlistas, não votaria, nem sob pena de morte, em ACM-O NETO, sabem o que esse rapaz representa, o que se esconde por trás de uma vitória dele.

  • Jefff

    Setti e a turma e espera de um milagre! Amém!

    Você não tem ideia de nada a meu respeito e diz bobagens, Jefff. Também não faço parte de nenhuma “turma”, a não ser minha família e meus amigos.

  • Jefff

    Já dizia o poeta não exagere na ironia pode ser que o interlocutor não entenda.

  • Jefff

    Setti e amigos a espera de um milagre! Amém!
    Ficou melhor?

    Não ficou melhor, não, mas publico. Você fica supondo que eu voto assim ou assado, e não tem qualquer elemento para saber o que penso ou faço como cidadão.

  • Ailton

    Sarah

    Foi só uma questão de tempo, o PSDB chegou um pouquinha atrasado, o PT chegou antes e levou o maluf.

    Algumas fotos pra nos lembrarmos que o Maluf já apoiou o Alckimim, o FHC, o Serra em diversas eleições, veja nas fotos como todos estão a sorrir.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/06/jose-serra-criticou-lula-mas-nao.html

    http://www.blogdacidadania.com.br/2012/06/fhc-fez-sumir-a-foto-que-tirou-com-maluf-lula-conseguiria/

    http://wwwterrordonordeste.blogspot.com.br/2011/09/maluf-e-fhc-movimentacoes-da-direita.html

    Veja quantos risos, quantas alegrias, mais de mil amigos no salão!!

    http://blogdotarso.com/2012/06/25/obscenas-especial-maluf/

    Realmente, cara Sarah, o PT chegou primeiro, senão o PSDB teria levado o Maluf.

    Aproposito, não gosto do Maluf eu sou contra o PT atrelar-se à esse senhor.

  • Ailton

    Mitt Romney teve um dia de Serra, soltou a verborragia desinfreada contra as minorias étnicas americanas, atacou os menos favorecidos, xingou os hispãnicos, ofendeu os imigrantes e humilhou as minorias, então alguém grava tudo e soltam na internet, e o resultado, a candidatura Mitt foi para o Beleléu, assim como o Serra, o Mitt Romney é um grande risco para sí mesmo.

    É o Serra a fazer escola fora do Brasil.

  • Ailton

    MALUF
    O mais triste disso tudo, é que o apoio do Maluf, reforça a candidatura do Haddad e o faz subir nas pesquisas em contrapartida, esse apoio faz muita falta ao Serra, sem o apoio do Maluf, Serra só faz cair (despencar) na preferencia do eleitor paulista.
    Isso mostra que o eleitor brasileiro.

    O ELEITOR BRASILEIRO NÃO TEM JUÍZO.

  • Jefff

    Com esse post vc não esconde a frustração com a rejeição e a quase impossibilidade de eleição do Jose Serra. É nítido isso.

    Não, eu constato um fato. É diferente.

  • Jefff

    Você tem razão em dizer que não posso dizer que vc pensa assim ou assado ou fazer juízo de valor. Mas quantas vezes vc fez isso comigo até insinuando que eu defendo corrupto. Não faça com outros aquilo que vc não quer que façam com vc.