Emenda que sobe salário de PMs no Brasil todo é bomba-relógio para Dilma desmontar

Entre as muitas bombas-relógio de gastança de dinheiro público que esperam pelo trabalho de desmonte da presidente Dilma Rousseff se inclui a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 300, que equipara os salários dos policiais militares e bombeiros de todo o país aos vencimentos dos PMS do Distrito Federal – o que significaria que um PM em início de carreira no Rio, que hoje recebe 1.450 reais, passaria a embolsar cerca de 4 mil.

Excelente para melhorar a vida de responsáveis pela segurança pública – tarefa que a Constituição atribui aos Estados –, a chamada PEC-300 prevê a criação de um fundo de 12 bilhões de reais para fazer frente aos custos iniciais da medida, mas com dinheiro do governo federal.

Para um governo que talvez precise cortar 50 bilhões de reais do Orçamento e até espremer investimentos importantes a fim de equilibrar as contas públicas, e que adiou para 2012 a compra – tida como urgente pela Força Aérea Brasileira – de 36 caças supersônicos por causa de seu custo (6 bilhões de dólares), notícia ainda pior do que o fundo são os dispositivos da PEC-300 que estabelecem que caberá ao governo federal o encargo de complementar os novos salários dos PMs enquanto os Estados não puderem assumir os gastos.

Como estamos no Brasil, a resposta, em muitos casos, poderá ser “nunca”.

Ninguém sabe o tamanho que um rombo desses representaria.

A PEC-300 já passou pela Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, já foi aprovada pelo plenário em primeiro turno e, vejam vocês, tem – ou pelo menos tinha, antes da eleição de Dilma – o apoio do vice-presidente Michel Temer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + cinco =

Nenhum comentário

  • Profquintana

    Caro Senhor,
    PM em inicio de carreira não recebe vencimentos de 1450,00 reais, isto é o somatório final de gratificações que ele não leva na aposentadoria e se morrer em serviço sua viuva. O vencimento procure saber o valor real e dpois veja o porque da nossa polícia ser o que é. INFORME-SE antes de comentar.

    Recolhi esse dado da Secretaria de Segurança do Rio. E, embora o vencimento seja absurdamente irrisório, os PMs têm a possibilidade de, mesmo no início de carreira, receber algumas gratificações ou acréscimos com outros nomes técnicos.

    De todo modo, é uma miséria para a responsabilidade de um PM.

    Mas, caro Professor Quintana, você bem que poderia ser menos agressivo com esse seu ‘INFORME-SE”. Você acha que eu faço o que, como jornalista?

  • Marco

    Caro R. Setti: É a velha história socialista e marxista de q só o trabalho isolado é produtivo e tem q se valorizar acima do produto. Será q nessa Pac não está a redução do trabalho 12/48 horas para 6/72horas. Mais uma obesidade contra SC… “Os malandros” como diz Joel Santana as vezes, podem se atrapalhar com a sua esperteza. E não me venham com essa, como sempre de Demanda efetiva para Economia, bobagem isso se chama consumo improdutivo !
    Abs.

  • Onde o Sr andou nos ultimos meses? Nao sabe que foi com essa promessa que a DILMA ganhou apoio de milhares de policiais no pais inteiro? Agora é culpa deles? O sr é daqueles que para ganhar a eleição estrupa e mata? Mas depois nao pode? Tenha respeito.

    Mas que gentileza e delicadeza, a sua, prezado anônimo que não se identifica sabe lá Deus por quê. Quer dizer que, mal tendo lido um post, já acha que estou entre os que “para ganhar a eleição estrupra e mata?” De que hospital psiquiátrico você saiu, meu amigo?

    E onde é que você viu que eu tenha escrito que o problema é “culpa” dos policiais? Cansei de escrever sobre a má remuneração dos policiais. Cheguei até a postar um comentário longo comentando positivamente a PEC-300. Mas para alucinados como você nada disso adianta, já que seu objetivo parece ser posar como o valentão que ofende sem nem prestar atenção ao que o outro disse.

    Respeito tenha você, seu energúmeno. Se for para ter comentários desse tom, dê o fora daqui e não apareça mais. É um favor que você faz a mim e aos leitores que tiveram educação de pai e mãe.

  • Francisco

    Ricardo, dá para pensar numa alternativa gradualista e na fixação de um prazo para a contribuição da União.
    E ainda falta os professores. Da educação básica, bem entendido.
    Acho inexorável que saúde, segurança e educação ganhem participação cada vez maior no orçamento.
    Nos países da OCDE, praticamente só se gasta com educação e transferências. A exceção são os Estados Unidos: educação, transferências e defesa.
    Há hoje no Brasil pelo menos dez ministérios que fariam um favor se desaparecessem. Só de cabeça temos Pesca, Cultura, Esportes, Mulheres, Igualdade Racial, Turismo, Assuntos Estratégicos, Cidades, Comunicações…bom, Defesa, Integração Nacional e Combate à Fome ainda encontram alguma justificativa para serem mais que uma secretaria ou agência ou uma pessoa só, assessorando o Presidente.
    A Dilma devia chamar aquela japonês do Alckimim, o Nakano. Ela veria com quantos talhes se faz um sushi.

    Em linhas gerais, caro Francisco, concordo com você. Inclusive quanto ao Nakano — japonês originalmente do Covas, não nos esqueçamos, hahahahaha…

    Abração

  • jeff

    E so diminuir o piso para R$ 2.500,00 que dá para todos os estados pagarem.
    Enquanto isso em São Paulo Soninha Francine se tornará Superintendente de Artesanato. Não sei o que artesanato tem a ver com papel de difundir mentiras e difamações que essa senhora desempenhou em 2010.

    Olá, Jefferson. Fazia tempo que você não vinha ao blog. E, para não deixar o costume, atirou em alguém do lado oposto ao PT, não é mesmo? Desta vez, pelo menos, eu próprio escapei. Não me lembro de mentiras e difamações praticadas pela Soninha, que é uma boa pessoa.

  • Marco

    Caro R. Setti: Salário público é 300 % maior q o da iniciativa privada. Meu amigo como está, tá muito bom para a Turma. Nunca vi pedido de demissão voluntária pública passar de 1 %, e quanto a morrer para me defender,tbm existe legítima defesa. É a 1 vez no mundo q vejo por esse partido a revogação de uma lei de oferta e procura. E parece q a tese de máxima estupidez e minímo de energia vai dar certo…
    Abs.

    Caro Marco, depende do cargo e do poder — se o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário. Os policias, civis e militares (excetuada a Polícia Federal) em geral ganham muito menos do que deveriam, diante de suas responsabilidades.

  • Bom Ricardo, hj só vou comentar sobre a sua resposta a estes petistas fanáticos que entram aqui pra falar asneiras… eles são tão burros que correm o risco e são, a toa, nocauteados pela sua inteligência e pela sua coerência nos pensamentos e artigos. Adorei esta resposta ao Jeff, pq tb nunca ouvi nenhuma mentira e difamação feita pela Soninha, mas a melhor resposta foi para o anônimo “Anúncios Locais”. Tenho que lhe parabenizar e dizer mais uma vez que sou sua fã. Bj!

    Obrigado, Daniela. Você é muito legal. Eu preferia não ter que fazer isso, mas há limites para a paciência. O pior é quando o camarada nem lê o post e, só pelo título, deduz algo que nada tem a ver com conteúdo.

    É uma honra pra mim você dizer que é minha fã. E também uma responsa, né?

    Abração

  • Diocleciano

    4 mil reais é a soma que o PSDB usa ,aqui em São Paulo, para pagar os salários de 5 professores da rede oficial de ensino.
    Detalhe: os professores têm curso superior; enquanto um soldado da PM só tem ensino médio. Tinha que ser em banânia.
    Onde é que já se viu um guarda receber maior salário do que um professor ??? Dá para dizer que isso aqui é um país sério ???

    A preocupação número um de todos os governos deveria ser com a educação e com os professores. Bons salários, permanente aperfeiçoamento — e também permanente avaliação.

  • Olha Ricardo, o “Anúncios Locais” se identificou: Matias S Zagonel…
    E sobre a sua responsabilidade por eu ser sua fã eu digo que isto vem com um trabalho sério e competente, e isto vc faz muito bem… 😉
    Abs!

    Agradeço uma vez mais sua gentileza, cara Daniela. O “Anúncios Locais” bem que poderia aparecer com seu verdadeiro nome, da próxima vez — tal como você faz, não é mesmo?

    Abração

  • Ricardo Quintana

    Caro Senhor,
    Não cometi nenhuma indelicadeza. Como jornalista o senhor deveria ter sido mais criterioso e mais “pesquisador”, para o desgoverno do Estado do Rio de Janeiro, vencimento soma triênios e gratificações algumas vão para a aposentadoria, os triênios e as outras não. Tente passar trinta anos como PM e depois se aposentar com o tal salário inicial. Sou professor da rede estadual, é uma calamidade os salários do Estado em todas as categorias. Agora veja as tercerizações. Chega de chorar, se o Senhor achou que fui agressivo, minhas sinceras desculpas.

    Está desculpado, caro Ricardo. E tenho grande respeito pelos professores da rede pública, idealistas, maltratados e mal pagos, quando deveriam ser a base do nosso progresso em todos os sentidos.

    Abração

  • Cil

    E apoio também do irrevogável hoje ministro da ciência e tecnologia (ou agora falta dela) que me recuso a dizer o nome.

  • Dawran Numida

    Isso sim é problema do Brasil e para o Brasil resolver. Não é o Brasil dos novos amigos ex-UNE e ex-impeachment. Estes não estarão lá para resolver absolutamente nada.

  • luis eugenio

    Quem mandou ser demagogo(a)! Agora deve cumprir ou vetar e assumir o risco da impopularidade que o “cara bebim” não quer ter,isto é que é Brasil.

  • jeff

    De boas intenções o inferno tá cheio.
    E viva o artesanato!

  • APARECIDO DE SOUZA

    Estamos cercados de criminosos no geral, desse jeito policia não tem vez.É mais facil acabarem com ela do que valoriza-la. e as magoas do passado ????????

  • W Moraes

    Enquanto o Brasil sofre com tanta criminalidade, nossos governantes se negam a pagar um salário digno a quem passa a maior parte do tempo longe de suas familias, defendendo a pulso firme esse imenso país. Pelo que parece, está dificil aprovarem a PEC 300, visto que a propria sociedade civil se posiciona contrária. Acorda Brasil!!! Força Guerreiros!!!

  • Bruno Salviano

    Sr Ricardo Setti… o Sr é contra a Emenda??? contra a PEC??? o salario dos nossos herois policiais e bombeiros é uma miséria… o Pm que coloca a vida em risco para defender a do Sr…

    Caro Bruno, você visivelmente não é leitor do blog.

    Leia outros posts que coloquei nos links seguintes, inclusive com depoimentos dramáticos de policiais militares e bombeiros sobre suas vidas:

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-pms-e-bombeiros-de-todo-o-brasil-relatam-vidas-dramaticas/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-deputados-continuam-querendo-votar-a-emenda-e-pms-e-bombeiros-de-todo-o-pais-se-mobilizam-para-estar-em-brasilia-no-fim-do-mes/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-que-cria-piso-salarial-para-pms-e-bombeiros-pode-cair-em-buraco-negro-na-camara-dos-deputados/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/politicos-aplaudem-o-sargento-heroi-do-rio-mas-empurram-com-a-barriga-a-questao-salarial-de-pms-e-bombeiros/

  • Leonardo Sanchez

    Caro senhor ricardo setti, o salario base de um policial em SP hoje é de R$436,00 reais.. isso mesmo se quiser mostro o holerite..

    o que vem a mais nao passa de adicionais como: retp que é 100% do salario base, adicional local de exercicio, insalubridade e ajuda de custo alimentaçao que é de apenas R$2,00 reais por dia TRABALHADO..

    ou seja o PM tem que se alimentar com apenas 2 reais.. ao final a somatoria é de R$1,800 reais na media pois é descontado quase R$200 reais em impostos..

    este é um salario bom pra quem arrisca sua vida diariamente? pra quem trabalha 12 horas seguidas em um serviço stressante?

    pra quem trabalha a 500km de sua familia e tem que ficar pedindo carona pelas rodovias?

    Gostaria de fazer uma sugestão de reportagem, o salario dos politicos que ganham em torno de R$30mil reais por mes e os seus projetos de lei que aumentam seus salarios de um dia para outro e tambem a corta de verba da policia federal que Dilma fez, abriu as fronteiras do país para drogas e armas pois 80% das armas que entra no país sao de fora, ah tambem ja ia esquecendo faça uma materia sobre o novo estatuto do desarmamento para retirar armas legais de cidadaos de bem.

    A pec 300 nao passou, mas nos militares vamos pelos meios legais com o Partido Militar Brasileiro que foi recém criado, faça a comparaçao do rombo nos cofres publicos e federais que os politicos fazem em comparaçao com a PEC 300.

    Procure se informar o numero de policias que morrem por dia e tambem que se suicidam, isso nimguem divulga.

    Por fim, acho que o senhor deveria consultar mais os trabalhadores, que os departamentos pessoais ou secretarias que se baseiam em numeros.. apenas numeros que na verdade sao trabalhadores que realmente sentem na pele o que é ser policial.

    Boa sorte. Mais um policial de São Paulo.

    Caro Leonardo, o objetivo da nota não foi atacar as instituições policiais. Acho absurdamente baixo o salário dos policiais militares, como você, e tenho defendido neste blog melhoria de condição de vida, de salário, de treinamento, de equipamentos e, também, de avaliação de desempenho para policiais civis e militares, bem como bombeiros.

    Você não deve ser leitor constante do blog, e, portanto, não conhece meus pontos de vista a respeito do assunto. Então aproveito para lhe indicar links de posts que publiquei anteriormente — um deles justamente fazendo o que você recomenda, “consultar mais os trabalhadores”. Trata-se do primeiro da lista abaixo, em que publico relatos dramáticos sobre os problemas que PMs, como você, enfrentam em sua vida diária.

    Um abraço e lá vão os links:

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-pms-e-bombeiros-de-todo-o-brasil-relatam-vidas-dramaticas/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/a-terrivel-ofensa-da-moca-assassinada-por-bandidos-namorar-um-pm/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-deputados-continuam-querendo-votar-a-emenda-e-pms-e-bombeiros-de-todo-o-pais-se-mobilizam-para-estar-em-brasilia-no-fim-do-mes/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/pec-300-que-cria-piso-salarial-para-pms-e-bombeiros-pode-cair-em-buraco-negro-na-camara-dos-deputados/

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/politicos-aplaudem-o-sargento-heroi-do-rio-mas-empurram-com-a-barriga-a-questao-salarial-de-pms-e-bombeiros/

  • Leonardo Sanchez

    Boa tarde, caro senhor ricardo setti, bom é uma pena eu não ter muito tempo para leitura, pois o serviço ocupa muito tempo e quando não estou trabalhando, passo horas e horas viajando, realmente nao sou leitor assiduo da veja, mas parabéns pelas matérias publicadas, espero que este espaço continue, como forma de nos opinarmos e mais, que ganhe maior notoriedade para os “poderosos” acima de nós reflitam sobre a Segurança Pública no Brasil. um abraço.

    Obrigado, caro Leonardo. Você sempre terá espaço para expor suas ideias aqui.
    Um abração e volte quando puder.

  • Felipe

    Sr. Ricardo Setti

    “Ninguém sabe o tamanho que um rombo desses representaria.”

    E o rombo que o gasto dos politicos causam aos cofres públicos? o senhor precisa fazer bicos para complementar sua renda para então, pode dar uma condição mais digna ao seus filhos?Some isto à arriscar sua vida todos os dias por pessoas das quais o tal “PM” nem conhece.
    No mais

  • wrubatan-comentário 01

    Caro amigo Ricardo Setti, quero explicar mais ou menos agora a real situação que vivi um PM no Brasil, onde todos querem uma polícia de primeiro mundo:
    1º)Maioria das PM´S no Brasil não tem carga horária definida,permanecendo ao dispor dos nossos cmt’s como se fossem seus patrões;
    2º)Não podem realizar qualquer movimento(greve), e sim apenas ficar calado, pois é crime militar;Enquanto no Br. o momento é de Liberdade de Expressão em vários setores da Sociedade, ex:Marcha da MACONHA e outros;
    3º)Usa insíguineas das Forças Armadas e se dis militares, sendo que não chega nem perto das regalias das mesmas, pois elas(F.Armadas) não precisam realizar nenhuma greve;
    4º)O PM não é liberado p/concluir seus estudos ou sua faculdade, tendo a maioria das vezes que abandonar;

  • wrubatan-comentário 02

    5º)A P.M. em qualquer lugar do Br. tem o seu efetivo insuficiente(não acompanha aumento populacional) e a maioria é sacrificada diariamente com escalas atropelando as devidas folgas.ex:veja a baixo a carga horária de outras intituições que trabalham em conjunto com as PM’S e tem suas cargas horárias respeitadas:Pol.Civil trabalha 24hsx72hs de folga; Pol.Fed.trabalha 24hsx72hs de folga; Pol.Rodov.Fed.trabalha 24hsx72hs de folga;Agentes Penitenciários trabalham 24hsx72hs de folga, só a PM é que trabalha 24hsx48hs de folga, a única que não respeita seus funcionários.
    6)As PM’S não obedecem um programa de promoções de seus quadros, a única instituição que apesar de já ter seu quadro de futuras promoções tem que passar de 15 até 20 anos para poder ser promovido. ex: de soldado a cabo para ganhar menos de R$60,00.

  • ricardo

    cada um tem a polícia que merece.

  • martinho

    é preciso da um piso salario para as policias, pois tem pm e bm, se suicidanso por nao ter como saldar suas dividas, visto os baixos salario, seraque os nosso governantes que ves nossa força se bandear para o lado, negro, presidente dilma, pense em umulher de pm, como se sente, em viver de migalhas de bicos, em plantoes de 24 por 48, e depois entram em outras segurança, nunca vem a familia, socorro dilma

    dignidade ja