Image
Foto histórica (infelizmente sem crédito ou data disponíveis): Clara e Clementina entre a dupla Nana Caymmi e Elizeth Cardoso e ele, Chacrinha

Por Daniel Setti

Elas tinham vozes diametralmente opostas. Clementina de Jesus (1901-1987), com seu potente e grave gogó de trovão, parecia uma prima perdida de Nina Simone que nascera por acaso em Valença, no estado do Rio de Janeiro; não menos inconfundível, o timbre da mineira de Caetanópolis Clara Nunes (1942-1983) emanava uma doçura mais, digamos, comercial.

Mesmo assim, as duas divas combinavam quase à perfeição. Tanto é que colaboraram em mais de uma ocasião. A primeira de destaque foi em gravação da deliciosa “PCJ (Partido Clementina de Jesus)”, composição-tributo de autoria do lendário sambista Antônio Candeia (1935-1978) interpretada por ambas no disco Forças da Natureza, lançado por Clara em 1977.

Embora seja coroada pelo despretensioso e irresistível refrão “não vadeia (sic) Clementina”, a letra da música se envereda curiosamente pela ecologia, em versos como “cadê o cantar dos passarinhos?/ar puro não encontro mais não”.

Dois anos depois, seria a vez de Clementina convidar a amiga para participar de seu álbum de duetos intitulado simplesmente Clementina na faixa “Embala Eu”, de Albaleria. Entre os outros ilustres que dividiram o microfone com ela na ocasião estiveram João Bosco e Martinho da Vila.

Abaixo, clipe (tipicamente vagabundo, como a maioria do período) produzido pela Globo em 1977 para “PCJ (Partido Clementina de Jesus)”. Não percam o detalhe nonsense aos 35 segundos, quando aparece um suposto figurante consertando o motor de um Fusca.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 20 =

7 Comentários

Adílson A. Santos em 27 de abril de 2012

Talvez discorde um poco do "tipicamente vagabundo". Os clips da época eram bem mais naturais e, portanto, mais próximos da vida real. Ainda, o,digamos, estágio tecnológico de então não permitia os efeitos especiais que, utilizados ao exagero torna tudo muito artificial e distante.

Marco em 26 de abril de 2012

Amigo Setti: Daniel, não sabia q o goleiro reserva do Julio César, hoje barrado pelo Tite, é o Cássio ex Grêmio, se derem uma sequência para ele, é o Goleiro da seleção de 2014. Tem todos os fundamentos de um goleiro de segurança. Acho q já jogou na sub 20, vou pesquisar no youtube, só não ficou no Grêmio, pq o Vitor estava em excelente fase. Abs.

Atento em 26 de abril de 2012

Foi bom lembrar: 1977! Outros personagens, outros tempos! Para não perder o brilho, já que errar é humano: "...conSertando o motor..." Valeu a postagem Daniel!

Marco em 26 de abril de 2012

Amigo Setti: Daniel. Se o teu pai conseguir, amanhã as 10:00, d Brasilía, no Sportv, será transmitido, aqui de Poa, na Gaúcha, é um programa para quem gosta de futebol, é feito a 40 anos, já passaram, Chico Anysio, Augusto Nunes, Mestre Cabral, Ibsen Pinheiro, LFV e etc.. Fica a dica. Infelizmente por compromisso não vou poder assistir, vou ver o replay. Abs.

Marco em 26 de abril de 2012

Amigo Setti: Daniel, hoje é o dia do Goleiro, o maior goleiro q eu vi jogar, Manguita o Fenômeno,para quem não sabe, quando jogou no Penharol,foi ele q introduziu o goleiro como batedor de Pênalti, hoje tão bem feito pelo Ceni, mas ontem comprovou a tese, q eu tinha, bola na trave, azar do goleiro, geralmente se diz q é sorte do goleiro, ontem foi provado q não, e para minha felicidade outro grande goleiro da copa d 86, q teu pai deve conhecer bem, Carlos, q tomou um gol assim na copa,confirmou minha tese. Abs.

Marco em 26 de abril de 2012

Amigo Setti: Daniel, se tu gosta de poesia, recomendo tu assistir no youtube o TheJoezin2010, para ver o preparo físico carioca. Rssssssss! Abs.

Marco em 26 de abril de 2012

Amigo Setti: Daniel, Clara Nunes é sempre um banho de interpretação. E Clementina de voz grave. Abs. PS: Rapaz assisti ontem o Inter, e tenho q dar razão para o teu Pai, os times do RJ, não tem preparo físico, o Flu jogou um baita 1 tempo e morreu no 2, o Santos e o Corinthians tem mais time q os dois. O Boca, com seu MCs , vou ter q ver melhor.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI