Image
Lendas de diferentes gerações: (a partir da esquerda) Damon Albarn, Tony Allen e Flea (Foto: divulgação)

Por Daniel Setti

Na música pop, o termo “supergrupo” serve para designar as bandas cujos integrantes provêm de outras formações previamente consagradas. E não poderia haver palavra mais adequada para descrever o Rocket Juice & the Moon, combo que começou a tomar corpo em 2008, estreou ao vivo em 2011 e lançou disco homônimo em março deste ano.

Sobram superlativos nos currículos dos componentes do time: do alto de seus 71 anos, o nigeriano Tony Allen é um dos maiores bateristas vivos, reputação que criou na década de 1970, quando forjou ao lado do lendário Fela Kuti (1938-1997) o gênero batizado afrobeat; já o australiano Flea (nome de batismo: Michael Balzary), que completa 50 anos em outubro, carrega nas costas, com seu baixo indomável e performance selvagem, os grooves do quarteto californiano Red Hot Chili Peppers há quase três décadas.

Fecha o trio o inglês Damon Albarn, 44 que, desde o boom do britpop na primeira metade dos anos 1990, quando atuava à frente do Blur, se estabeleceu não apenas como dono de uma das vozes mais reconhecíveis e inimitáveis do rock, mas também como um criador inconformista, sempre saltando de um novo projeto a outro (entre os quais os ótimos Gorillaz, de estrondoso sucesso mundial, e The Good The Bad & The Queen, na companhia de Allen).

Não por acaso, foi Albarn o responsável pela concepção do Rocketjuice , já que ele, Flea e Allen começaram a trocar figurinhas durante um voo a Lagos, Nigéria, onde participariam em um de seus projetos.

Boa parte das canções de Rocket Juice & the Moon é instrumental – o que abre espaço para o suíngue de Allen e Flea -, enquanto algumas canções trazem participações especiais como a da cantora Erykah Badu. Por hora, no entanto, ficamos com a quase balada “Poison”, em registro do grupo em show realizado em Marselha, França, no ano passado. Além de bonita, a faixa se destaca por soar bastante diferente tanto de Blur, quanto de Fela Kuti e do Red Hot Chilli Peppers.

Uma pena que, por causa da agenda lota dos músicos – principalmente a de Flea, que até 2013 estará em turnê com os Chili Peppers – Rocket Juice & The Moon não tenha concertos programados para esta temporada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 5 =

1 comentário

Marco em 24 de maio de 2012

Dom Setti: Daniel, realmente um desfile de talentos! Abs.

VER + COMENTÁRIOS
TWITTER DO SETTI